Sei que irão aparecer alguns não Atleticanos e até mesmo amiGalos conformados, entre os quais alguns paus mandados, para combater a afirmação inegável que essa entidade trabalha em favorecimento aos times cariocas e paulistas. Desde sempre foi assim, incluindo neste rol atuações de determinados sopradores de apito e até mesmo decisões do stjd em desfavor de eventuais concorrentes dos protegidos pela emissora de tv que banca o futebol nacional.
Ontem, dois fatos aguçaram essa – que seja – paranoia do blogueiro. Ambas, amplamente, questionadas neste espaço. Lá em São Paulo, pela Copa do Brasil – depois que as bolinhas que imagino serem quente e fria – definiram a ordem do confronto, o Torcedor do Galo não merece o mesmo tratamento que foi dado aos corintianos em Belo Horizonte. Aqui, a infantil hospitalidade mineira, tratou essa gente bem. Lá, amanhã, sacaneando os Atleticanos, a venda (ou troca) de ingressos será duas horas antes da partida. Objetivo único e explícito de provocar a Massa.
No Brasileirão, assim como o Flamídia, também o Curíntia joga o primeiro turno em BH, facultando a mesma situação no returno. Ou seja, sacanearem com o Atleticano. Ano passado, também no turno, foi em BH e no returno em SP. Não existe critério nessa gerigonça de cbf. Já com o Flamídia, o queridinho cheirinho da cbf/tv, nas últimas cinco competições do nacional, apenas uma única vez o confronto no Rio aconteceu pelo primeiro turno. Em todas as outras quatro a tabela da cbf marcou esse jogo no turno final para a Cidade Maravilhosa. Não é descuido ou desatenção, é maracutaia mesmo.
Com isso, ano a ano – como está acontecendo para o jogo decisivo da Copa do Brasil amanhã – não brindam ao Torcedor do Galo pelo mesmo tratamento que recebem em Belo Horizonte. Nossa diretoria tem sua parcela de responsabilidade, passou da hora de ir ao Rio de Janeiro – na sede suntuosa da cbf – e meter a mão na mesa do presidente de plantão. Lá onde os quatro antecessores do atual não concluíram o mandato. Porque será? E não tem sido diferente no trato aos clubes filiados nessa gestão ednaldo e seu seneme na arbitragem.
Daí para fechar o circo dessas artimanhas, amanhã lá no estádio do Curintia, onde já começaram as armações contra o Galo, vem a turma do seneme e escala para apitar ninguém menos que o tal de Wilton Pereira Sampaio. O mesmo fumo goiano, que ano passado, fez o trabalho na partida entre Galo e Flamída pela mesma Copa do Brasil. Vencemos aqui por dois a um e no Rio fomos derrotados pelo placar desejado de dois a zero.
No primeiro gol dos cariocas, bem na cara deste sujeito nosso meio campista Allan sofreu falta e o cara deixou seguir. No segundo e decisivo tento, pior ainda, a bola que não entrou totalmente foi festivamente comemorada pela torcida do cheirinho e – creio – pelos interesses da tv com o soprador de apito dando o gol quase meio minuto depois do lance. Sem ação do bandeirinha e nem do VAR, imagino que por alguma ordem do além, que possa ter buzinado no sistema de comunicação que o juiz carrega pendurado na cabeça. Então, caríssimas e caríssimos, olho vivo nessa gente que apita nossos jogos.
Domingo último, aqui dentro da Casa de Shows da Pampulha – que no passado foi estádio de futebol – o juizinho e VAR covardemente não assinalaram penalidade contra o Palmeiras. Assim caminha o triste futebol brasileiro. Daí chega na Copa do Mundo e mesmo em Sul-americano e essa selecinha é derrotada pela Alemanha, Croácia, Bélgica e Argentina. Culpa dessa situação interna que vivemos aqui nas competições organizadas pela cbf e que atende aos interesses da tv em favorecimento aos times do RJ e SP. Vergonha!
Em tempo: e a tv não vai fazer uma piadinha com “pênalti para o Flamídia”? Ah! Não, borram de medo da sede no Rio de Janeiro.
*imagens: 1 e 2) UAI/EM; 3) redes sociais
O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…
Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…
View Comments
EVERSON , VOLTOU A SER O VERDADEIRO EVERSON , MÃO DE ALFACE E BRAÇO DE JACARÉ......... TEM FALHADO SISTEMATICAMENTE EM TODOS OS JOGOS.........
BOA TARDE A TODOS.......
ESSA GLOBOLIXO É O MAIOR CÂNCER DO BRASIL , HÁ MUITOS ANOS..............
JOSÉ ROBERTO "RATO" , É O SÍMBOLO MAIOR DESSA EMISSORA , QUE JÁ NOS SURRUPIOU VÁRIOS TÍTULOS E JOGOS...........
E ATÉ HOJE , ESSA SUJA EMISSORA CONTINUA MANIPULANDO JOGOS , ARBITRAGENS , ETC.............
ABAIXO A GLOBOLIXO.
Excelente texto, Eduardo, parabéns.
Juizinho escolhido a dedo.
Roubaram do Galo, no domingo, e vão roubar, amanhã.
E a diretoria segue quieta, sem reclamar, gostado do Seneme e cia.
Genival vieira.
Reclamar nunca resolveu nada. Desconfio que são motivos de chacota para esses bandidos, as reclamações que as diretorias do Galo já fizeram ao longo da história. E, não são poucas. Todas justas.
O fabuloso , o revolucionário , o estrategista , o monumental Sampaolli que parte de nossa torcida o tem como marco de nossa história já aprontou lá no Rio .
Contestado pelo Filipe Luiz , as rixas com vários jogadores já pipocam .
E dizem que o que ele mais tem feito é pedir reforços .
Características desses gringos que nunca ganharam nada mas que contam com a simpatia de torcedores que os endeusam .
Já tem gente pedindo perdão ao 30MILHÕES por aqui .
É PRACABÁ !
Esqueceu do Jesus do Abel papa titulos. Pode torcer mas com inteligencia.
Falou tudo. É isso que vem acontecendo. E sobre a seleção brasileira tem que torcer é contra mesmo por causa desse sistema podre que domina o futebol brasileiro. Esse Wilton é um novo Simon na vida do galo.
Disse tudo Eduardo. SEMPRE as mesmas "coincidências"...
Aliás, TODA VEZ QUE O PALMEIRAS JOGOU AQUI, O PLACAR DO JOGO DE CAMPO FOI "MUDADO" PELOS PROGRAMAS ESPORTIVOS DO EIXO.
Lembro-me quando o volante Patrik de Paula recebeu 2º amarelo, foi uma choradeira geral, igual ao impedimento marcado anteontem pelo...VAR. Parece que o VAR não deve ser checado em caso de gol do Palmeiras, tal como, ao contrario, ocorreu no penalti escandaloso do Marcos Rocha, que no próximo jogo deverá entrar com par de luvas de goleiro para fazer seus bloqueios.
Esse Wilton Pereira, juiz goiano que apitará em SP na 4a feira foi escolhido a dedo. Vale lembrar, ainda, que antes desse jogo do Galo x Urubu no ano passado no Maracanã que voce fez bem em lembrar da mão na cara do Allan (1º gol do flamidia), também já havia prejudicado o Galo contra o Botafogo (que tinha Seedorf) aqui no Independência em jogo da Copa do Brasil, deixando de apitar penalti no início do jogo em prol do CAM e marcando faltinhas, paralisando/esfriando o jogo para diminuir a pressão do caldeirão no Horto.
Ingleses e franceses não querem nem ouvir falar desse péssimo juiz goiano que esteve na última copa...
E o Rafael segue fazendo milagres no São Paulo e a praga do Sampaoli fez a diretoria contratar esse frangueiro do Everson e agora indica o Allan pro Flamengo, leva esse frangueiro do galo que ultimamente nem com os pés está sobressaindo
Voltando aqui para uma situação muito preocupante.
Hulk indubitavelmente é o jogador mais decisivo que vi jogando com a camisa do Galo, mas ultimamente tem se mostrado muito irritado nas partidas.
As vezes, claro e justificado, pelas arbitragens tendenciosas e mal caratistas, mas sinto também que sua irritação é por não conseguir fazer as suas jogadas.
Creio que a parte física tem pesado para o jogador e a sequência de jogos irá em algum momento estourar o cara.
Por outro lado o jogador vem sendo individualista em alguns lances e até displicentes ao tentar jogadas de efeito, onde o correto seria a jogada mais simples.
Mas mesmo Hulk, não é blindado a críticas e ultimamente a falta de gols tem contribuído para as cornetagens.
Além do descanso, penso que o jogador tb precisa de um templo para reflexão, pois as constantes reclamações estão criando um clima de animosidade com as arbitragens que invariavelmente o punem com cartão amarelo e deixam propositalmente de marcar as faltas em seu favor.
Este cara é diferenciado, bom caráter e acima de tudo comprometido com a camisa do Galo. Precisamos nesta hora prestar todo apoio, porque com ele focado e bem fisicamente.. esmaga!
As narrações estão contaminando o futebol de uma maneira irreversível !
O que esses comentaristas e narradores têm usado em suas falas é coisa de deixar qualquer um maluco .
As explicações que eles arrumam para despejar nos microfones são completamente alucinadas .
No caso de faltas , então , eles entram em delírio verborrágico .
Aquele Pedrinho , crendeuspai , ao lado do Henrique Fernandes e da locutora de rodeio é um trio que é caso de internação compulsória .
Bom dia, Eduardo e Massa!
Quis comprovar alguns pontos assistindo os debates no SporTV e ESPN. A teimosia dos comentaristas de arbitragem chegou ao nível do ridículo ao dizer que foi "mão na bola". Só que dois detalhes desmentem as narrativas: A bola amorteceu na palma das mãos do Marcos Rocha. Ela não bateu e tomou outro rumo. Foi amortecida. Se fosse nas costas das mãos ou nos braços colados ao corpo, teria tomado outra direção. Se a direção foi o solo teria quicado e não amortecido. Nenhum comentarista falou desse detalhe.
E, não consegui identificar, mas parece que no início do lance dentro da área, a bola teve também uma "barreira" antes de sobrar para o Hulk. Será se não foi na mão de alguém?
Finalmente, sobre o Hulk. Estamos vendo que ele está produzindo menos em alguns jogos, está sempre irritado e desagradando a alguns. Mas, na entrevista que vi dele, sobre a arbitragem, ele "pede que sejam observadas as faltas que fazem sobre ele e os juízes não marcam". E ele tem razão. Nesse jogo com o porco, o jogador do parmera inclinava o corpo numa dividida e já era marcada uma falta contra o Galo. Nas situações semelhantes contra o porco, nada era marcado. Jogada normal e segue o jogo... Lastimável.
Amanhã é dia D. E a galera tem que entrar focada para sufocar o curintian, não dando oportunidade de nenhuma penalidade dentro da área ou próximo, pois qualquer "inclinação do corpo" pode ser considerada faltosa a favor dos carniças.
Bora Gaaaaaaaloooooo!