Categories: blogueiros

A base levou o Galo à vitória e a pegar o elevador na tabela de classificação

Aconteceu o roteiro que todo Atleticano desejava e previa. O treinador, teimando, insistiu com Elias e Cazares entre os titulares.

As vaias no Mineirão ao anúncio da escalação, não passaram despercebidas e foram ouvidas até mesmo ao mencionar alguns reservas. Terça-feira, aqui neste espaço, o amiGalo Roberto Caldeira já trazia a voz das ruas, pedindo oportunidade para os meninos criados nessas categorias do Galo.

Passamos períodos inteiros de Osvaldo de Oliveira, Thiago Larghi, Levir Culpi e Rodrigo Santana – quase repetindo com Vagner Mancini – sem dar chance aos garotos criados na Cidade do Galo.

Ontem, aqui neste espaço, ainda mencionei que Elias já não merece mais oportunidade. Tanto pela idade avançada quanto e principalmente por demonstrar total falta de apetite (endossada pelas manifestações de seu procurador/pai) com a camisa do Galo.

Pois, no intervalo, corrigindo parte de seu equívoco, o treinador tirou Elias e optou finalmente por Marquinhos. Segundos antes de o ponteiro chegar aos nove minutos do segundo tempo, o jovem atleta do Galo fez o Mineirão lotado – ali é a nossa casa – explodir tirando o zero do placar.

O time Atleticano, apesar da escalação equivocada de Elias e Cazares, foi superior ao Goiás desde o início da partida, mas a bola não entrava.

Até os vinte minutos do primeiro tempo, foram pelo menos cinco chances de gol, mas o goleiro adversário estava bem e os nossos atacantes não conseguiam o superar e balançar as redes.

O próprio Elias, por volta dos 40 minutos dessa primeira etapa, recebeu passe de Di Santo e ao invés de devolver ao companheiro na cara do gol, deu um chutinho mequetrefe sem ameaçar o time goiano.

Após o gol, com o apoio da Torcida, o Galo tentava aumentar o placar e consolidar a vitória, porém – como nos tempos de Santana, mas sem a covardia daquela época – abandonou a intensidade que vinha tendo na partida.

As saídas do Cleiton do gol apavoravam o Atleticano, com medo de tomar um desastroso empate. Goleiro, ao meu pensar, deve ficar dentro da sua área e sair eventualmente. O nosso insistentemente tem feito isso. Mata a gente!

Por volta dos quinze minutos, com a vantagem no marcador, lança-se finalmente Bruninho no lugar de Cazares. Era o time ideal para o início da partida, que estava na boca de todo Torcedor, e o jovem mostrou que o Atleticano da arquibancada estava certo.

Embora o seu gol tenha saído no último segundo da partida, ele deu qualidade ao time, o que Cazares faz esporadicamente.

Sobre o gol que fechou a goleada, quero registrar a observação que me fez outro amiGalo, o Caio Ducca.

O Di Santo foi fundamental para o garoto na jogada, ao prender o marcador e deixar o jovem solto para receber a bola e mandar para o fundo do gol. O argentino, que não é lá um grande jogador, mostra muito mais qualidade que seus concorrentes. É participativo e combativo.

Além deles, o time esteve bem – com as duas exceções dos primeiros que foram substituídos e destaque para – acreditem – Patric e Zé Welison. Vai ter quem questione, mas me chamaram a atenção.

Terans, que entrou nos minutos finais, não me agrada e antes do gol final deu uma bandeira no sistema defensivo que fez o Goiás prensar nossa equipe.

Por fim, algumas breves considerações. Para lançar os meninos, Vagner Mancini – embora tardiamente – teve saco roxo, ao contrário de seus antecessores.

Mérito. Foi assim, em 2005, com Lori Sandri e quase escapamos daquele rebaixamento. Outra. Ontem, ao chegar do Mineirão e antes de dormir relaxado, recebi informação dando conta da contratação do Fábio Carille a ser concretizada amanhã.

Sinceramente, não acho o perfil adequado, mas, se for concretizado, que tenha melhor sorte aqui que nos seus dois últimos trabalhos. Foi fiasco o Al Wehda, na Arábia Saudita, e na sua volta ao Corinthians.

Em tempo: Amanhã, a partir de 14hs, no Plenário da Assembleia Legislativa a Associação Mineira de Cronistas Esportivas – por requerimento dos deputados Mario Henrique Caixa e João Vitor Xavier – será homenageada pelos seus 80 anos em sessão solene daquela Casa. Uma hora antes, ou seja, às 13hs, no salão nobre da Assembleia, serão também homenageados cronistas esportivos mineiros.

Este blogueiro, já um decano no meio, será um entre os que receberão essa distinção da AMCE. Por mensagem recebida do amiGalo Zé Roberto Galo da Mata sobre essa honraria, repasso ao leitor frase (adaptada e inspirada) no romancista Victor Hugo. “Quarenta anos é velhice para a juventude. E sessenta é juventude para a velhice”. Vida que segue. Galo Sempre!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Boa noite amigos do Galo." Próxima venda', prevê empresário de joia que renovou com AtléticoIsaque, de 18 anos, é zagueiro titular da equipe sub-20.
    É ele que define se vende ou não ?
    É por estas e outras que o NOSSO GALO está se apequenando.

     Redação /Superesportes

  • Prezados Eduardo e Atleticanos, após um dia atribulado, enfim posso manifestar sobre o jogo de ontem. tinha que ser uma vitória vindo de algo diferente de tudo que foi o retrato do time do Atlético esta ano. Os jovens da base, antes ignorados, entraram e fizeram a diferença. Portanto isto demonstra que o time do Atlético tem de renovar radicalmente: dar chance aos garotos promessas da base e trazer quem possa realmente dar qualidade ao elenco. Dos atuais jogadores do plantel que veio atuando durante o ano, no mínimo uns quatorze devem caçar ou ares, sem deixar de incluir aí a diretoria de sette camara, que é imperiosa e prioritária sua destituição ou renúncia. Saudações Atleticanas

  • Boa noite!
    Sempre "vibrando com alegria nas vitórias", principalmente da forma que foi, com os moleques da base, tão pedidos pelo blogueiro e pela Massa em geral, sendo os protagonistas da bela vitória diante do time esmeraldino. Porém...tô cansado disso! Ou seja, tô cansado de ver o Galo dando uma acordadinha no final das temporadas, depois de passar uma temporada quase toda dormindo, apagado...aí, depois de tanta teimosia dos dirigentes e treinadores, eles resolvem dar a mão à palmatória e atender o clamor da torcia. Se bem que no caso de ontem, os garotos entraram porque finalmente o INÚTIL ELIAS se machucou e Cazares também, senão, seria mais do mesmo.
    Fora Mancini!
    Fora Rui Costa!
    Fora Sette!
    Fora Patric (você não me engana. Joga bem uma partida e patrica 10 anos)!
    Fora Fábio Santos!
    Fora pai véi!
    Fora Terans e todos os gringos...
    Otero, você tem raça e mais nada, embora se ache o Messi. Some do Galo!
    Fora Ricardo Oliveira!
    Fora Vina loka!!

  • Caros,
    O Nosso Galo ñ pode ter receio de time algum, seja onde for, no Alçapão do Bonfim, no pequenino da Sagrada Família, seja em Wembley. Derrota, em qq situação do Clube, jamais pode ser encarada como NORMAL, como muito vezes defendida pelos fantasistas. Uma derrota com luta e suor pode ser reconhecida, ñ envergonhar, jamais ser normalizada. Esse time atual VAGABUNDO tem a obrigação moral de tirar nosso time da situação vexamosa e ainda assim deverá ser dispensado, a maioria por deficiência técnica, ñ são jogadores de futebol. Ñ pode haver dúvida qnt a isso, ñ pode continuar no clube de forma alguma AnoQVem. SÓ UMA MARIA ou então UM SEMVEGONHA prá defender algo sequer parecido. É isso q o SETTE tem q entender de uma vez por todas. Vai esperar a UNIVERSIDADE do Galo prá fazer doutorando no óbvio? Questão de hombridade. DESMONTE sem piedade e custe o q custar. A melhor atitude dO SETTE foi cortar o Kit Mídia, acabou com a raça dos bajuladores COVARDES a ficam por aí a captura de "CARNE PODRE" e o "modus operandi", austeridade prá inglês ver na COMPRA/VENDA e baixa qualidade técnica e moral do plantel, foi exposto. SEM REFORMULAÇÃO RADICAL DO PLANTEL, nada feito AnoQVem ...Outra boa atitude foi mandar o jogo para o MINEIRÃO. Melhor q isso só MONTAR um grande elenco competitivo AnoQvem. EU ACREDITO é nisso...Pai Nosso no Céu, ouvi nosso prece!
    Obs.: Treinador q vier, seja quem for, sem o compromisso de mudar RADICALMENTE o perfil do plantel, ñ pode ser levado a sério.
    Obs.: Fabíola Santa, Pastor Paçoca, Elias são apenas os principais.Tem um transatlântico pra zarpar...Pastor q vá celebrar na casa do caralho...
    Obs.: Patrick deve sair. Deixem de tolice. Qq jogador, bom ou ruim, fica 2, 3 anos num clube hj em dia. no máximo. Ñ tem sentido nenhum nosso CAM ficar com essa nódoa azarada, 10 anos e nada... Quem banca esse pica doce? Para ficar na respeitabilidade, pq ñ tenho mais saco prá esse PERNA DE PAU, antitático, quadrado, ENTREGADOR DE PAÇOCA. (Agora uns aí acharam q ele ñ comprometeu contra o fumogoiano e já querem entregar suas filhinhas para o "Ogro". Só pode ser essa tara, pq jogador aquilo ñ é.)
    Obs das obs.: MARQUINHOS SALVA! (Solta prá feras, sem medo de ser feliz)
    GALO SEMPRE!

  • Carille não é treinador pro GALO. Quem acompanha e entende, sabe que ele é adepto do mesmo esquema utilizado pelo Rodrigo Santana (4-1-4-1). Privilegia a defesa e costuma gostar de atletas medíocres (medianos, meia boca). O único treinador brasileiro que seria boa opção pro GALO, é o Cuca, capaz de remontar nosso envelhecido elenco. Se Cuca não puder ou não quiser, que seja trazido um estrangeiro. Os brasileiros são fracos demais!
    Quanto ao jogo, Patric é mais jogador que Guga (não quero nenhum dos dois no GALO); Cazares jogou melhor que Bruninho, apesar do gol do garoto da base; e o time todo jogou bem, pressionou o bom time do Goiás e mereceu a vitória. O Mineirão, apesar de não estar lotado, pulsou, principalmente porque com os ingressos mais baratos, quem foi pro campo é a antiga Massa, aquela que não acha (ainda bem!) que jogo do GALO pode ser comparado a uma peça de teatro ou a um restaurante. Público zero é a mais idiota das ideias! Não ajuda o GALO de forma alguma, pelo contrário! Desconfio muito dos defensores desse tipo de medida.
    Acredito que com mais 7 pontos, estamos garantidos na série A. Domingo temos que ir com a mesma sede pra cima das mariposas. Vamos nos garantir na série A, depois vamos cuidar da mais que necessária reformulação do nosso elenco. Que a direção faça boas escolhas e não invista mal nosso suado dinheiro. A torcida também tem papel fundamental. Não pode aceitar e ser conivente com nomes como Carille, e, principalmente, com nenhum medalhão ultrapassado e obsoleto (seja atleta ou treinador!). SAN

  • O Galo tem uma grande chance de nos pagar aquele ano que poderia rebaixar o rival. O time azul tem 34 pts e uma derrota domingo coloca uma pressão tremenda por lá, vez que as 2 últimas rodadas são contra palmeiras e gremio. É possível vencer, desde que jogue como ontem, um time ofensivo criando várias chances de gol. A torcida modinha smurfete começa a vaiar logo de início caso o time vá mal, então é partir pra cima e fazer um gol logo. O Galo pode nos presentear com um jogo inesquecível domingo, mas será que eles entendem isso? Aguardemos...
    Carille é bom nome. Sabe montar boas defesas, cobra bastante a diretoria e o grupo. Tem um perfil diferente dos que passaram por aqui. Vale a aposta.

  • Pelo amor de Deus carille não, retranqueiro, gosta de jogo feio, vai na argentina e traz o horan mesmo, ou o becacecce q tá pra fechar com o athletico pr, aposta em alguém de fora, cansado desses treinadores brasileiros ultrapassados, se for carille mesmo vai ser mais um motivo pra eu odiar esse sette câmara

  • Boa tarde, amiGalos! Finalmente uma vitória pra aliviar o coração e a posição na tabela! Creio que se o time repetir contra as marias, na maior parte do tempo essa intensidade demonstrada no primeiro tempo de ontem, vamos conseguir outra vitória, o que seria ótimo! Creio que como os times de baixo estão pontuando pouco, faltando apenas uma vaga pro rebaixamento, já que Avaí, Chapecoense e provavelmente CSA também já caíram; basta apenas mais 5 pontos pra nos safarmos da degola, o que seria uma vitória e dois empates em sete jogos! E cá pra nós, se não conseguirmos isso, realmente temos que cair! Quanto ao jogo, méritos pros meninos e pro Mancine de colocá-los em campo! Acho justa a menção honrosa a Patric e Zé Welison, pra mim os manteria no elenco no ano que vem, porém como suplentes. No caso do primeiro, temos que conseguir outro lateral direito, já que Patric está jogando melhor do que Guga, que não vingou até o momento. No caso do Zé, Elias vai embora (graças a Deus) e com a volta de Blanco e a permanência de Jair, em competições longas como o Brasileiro, a qual devermos priorizar para não completar os 50 anos sem conquista e também porque estaremos fora da Libertadores, é necessário ter suplentes e aí o Zé Welison será importante para compor o elenco. Também investiria em mais um goleiro, já que tirando Cleiton, não dá pra confiar mais em Victor e os dois Wilson , o com W e o com U são muito fracos! Fernando e Michael sequer foram testados, portanto eu investiria sim no outro goleiro, que seria o de ontem (Tadeu) ou Cavalieri ou Gatito Fernandes, estes dois últimos do Botafogo. Achei "paia" o anúncio do Carille agora, por dois motivos: Primeiro, ainda não nos livramos totalmente do risco de queda e mesmo já sabendo que provavelmente não ficará no ano que vem, esse anúncio pode desmotivar o Mancini e outros jogadores que sabem que podem ser dispensados. Lembram do anúncio da saída de Cuca no Mundial do Marrocos no que deu? Segundo, resta saber se for verdade, qual Fábio Carille está vindo pra cá... O campeão brasileiro de 2017 ou um dos fiascos do ano de 2019? Pelo amor de Deus, Eduardo e amigos, Rodrigo Santana reloaded não, mil vezes não!Tem cinco anos que nossa defesa precisa de ajuste, mas jogar na retranca é pedir pra ser saco de pancadas a lá Santana ou as mediocridades de "Empatite" ou Paulo Autuori versão 2014! (batam na madeira aí!). Parabéns pela justa homenagem, Eduardo! Aos que te chamam de velho, eu que tive o prazer de te conhecer naquele dia em frente ao MP na rua Ouro Preto, te sugiro dar a resposta que o célebre Sean Connery deu a uma fã que lhe perguntou se ele ficava chateado quando o chamavam de velho. "A neve no telhado de uma casa não significa que dentro dela a lareira não esteja acesa"!

    • "Achei “paia” o anúncio do Carille agora..." Calma lá, cara-pálida! O ATLÉTICO, EM MOMENTO ALGUM, "anunciou o Carille". E outra: O Mancine já veio sabendo que não ficaria, portanto, sem essa de que "ele poderá ficar desmotivado se O ATLÉTICO anunciar outro treinador". Essa não cola, não!

      ps.: desculpe-me pela "caixa alta".

      • Teobaldo, realmente não anunciou, mas negou que ele vem? Se me responder que negou, fico mais tranquilo! Meu comentário foi muito maior do que o trecho que vc citou, pena que tenha fixado SOMENTE nele! Em tempo, tomara que vc esteja certo, pois NÃO ACHO CARILLE A MELHOR OPÇÃO PARA 2020! Tb peço licença pela caixa alta!

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

5 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

6 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

7 dias ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

1 semana ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!