Categories: blogueiros

Quem deve mais, o Galo ou quem acusa?

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Caríssimas Atleticanas e caros Atleticanos, o clássico mineiro da atualidade saiu dos gramados e foi para a 24ª Vara Cível de Belo Horizonte. Nas redes sociais, repercute-se sobre quem deve mais e com que cor se veste o “caloteiro”. Enfim, ganhou contornos que fogem de esquema tático, padrão de jogo e melhor elenco.

Tudo isso, pois um resolveu alfinetar o outro. Enquanto isso, lamentavelmente o eixo Rio de Janeiro e São Paulo se une para ferrar mineiros, gaúchos e quem se atreva a ameaçar a falsa hegemonia destes dois estados, apadrinhados pelo sistema que envolve TV e entidade madrasta do futebol brasileiro. Entretanto, enquanto existirem dirigentes com o perfil que temos, dificilmente isso será mudado.

Também pudera, se voltar um tempo nas divisões de base do Galo e pesquisar, não será difícil encontrar a razão para tanta ira que se vê presente. Ex-pretenso jogador, dispensado por falta de qualidade técnica – entre outros “probleminhas” -, não perdoa e vive provocando, formando uma perigosa bola de neve.

Pois bem, o que interessa pelo lado do Galo é que o credor recorreu à 24ª Vara Cível e quer receber. Ora, se devemos, temos de buscar equacionar o problema. A dívida, ao que sei, vem do ano de 2000, quando o Galo teria transferido parte dos passes dos então jogadores Cláudio Caçapa e Guilherme a um grupo empresarial de uma tradicional rede de supermercados da capital. Já no ano seguinte, após a venda do zagueiro para o Lyon, da França, o Galo não transferiu o valor ao sócio e foi condenado a pagar R$ 15,5 milhões. Agora, estão cobrando o valor atualizado.

O presidente se reuniu e o acordo está prestes a ser firmado entre as partes. A irresponsabilidade não é da diretoria atual e tampouco das últimas gestões, embora reconheça que deveriam ter procurado sanar o problema e resolver a situação financeira do Galo. Sette Câmara e Lásaro Cândido estão procurando quitar essa e outras pendências da dura realidade que herdaram. Eu, como Torcedor, embora entenda e respeite, quero é o meu Galo vitorioso. Deveria existir, a exemplo da legislação para quem exerce mandato público e eletivo, uma lei de responsabilidade e ir atrás dos responsáveis por tamanho descalabro.

A propósito do tema, ontem, entre os primeiros comentários do dia, recebi um conteúdo do bom amiGalo Paulo Silva. Com seu conhecimento e autorização, guardei para dividir hoje com os Atleticanos o texto sempre bem humorado do nosso colega deste espaço.

 

“Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu não estão nem aí para dívidas do Atlético. Desde o dia de sua fundação, o Atlético deve. Ser devedor é uma das marcas registradas do Atlético. Afinal, o clube foi fundado por estudantes – em sua maioria adolescentes que viviam de mesadas parcas. Desde o dia 26 de março de 1908, já tinha gente batendo na porta para cobrar alguma coisa. E de lá para cá o Atlético só cresceu. Poder-se-á dizer que o Atlético deve e não nega, mas, só paga se tiver dinheiro sobrando. Como nunca tem dinheiro sobrando por que a grana que entra vira patrimônio, os credores que se virem. E se viram até receber aos pouquinhos. Lembram-se do consórcio de credores de direitos trabalhistas do Atlético? Isso foi invenção do Atlético. Virou jurisprudência trabalhista. Hoje têm muitos clubes se beneficiando dessa prática e o Atlético não cobra royalties de ninguém.

Eu já disse aqui e parece ser necessário repetir. A vida do Atlético pode ser descrita por vários ditados populares. Um deles, eu repito: “Em casa onde falta pão, todo mundo manda e ninguém tem razão”. E o futebol do Galo é o pão do atleticano. Estamos sem pão, famintos e por isso todo mundo acha que pode dar pitaco nas dívidas do Atlético. Ora, essa merreca que a WRV está cobrando e não consegue receber por que está com o olho grande demais, ainda que fosse real o valor cobrado por eles de cerca de R$ 63.000.000,00, não representa nem 5% do patrimônio do Atlético. Isso é dívida? Comparado com o Atlético, é dinheiro de pipoca. Num país onde 60.000.000 de pessoas são devedores com o crédito bloqueado nos sistemas de controle de crédito, ser devedor é pertencer à maioria, e ser maioria em país democrático é ser o macaquinho da bala Chita.

Então, se não tem pão, vamos comer batata doce. Alimenta muito mais. O Gallo está indo à feira fazer compras, já trouxe um monte de pepinos. Vamos pedir para ele trazer batata doce e mitigar a nossa fome. Mas, por favor, peço encarecidamente, parem de falar de dívida do Atlético. Eu ouço isso desde criancinha, há quase 70 anos. E nunca vi e jamais verei dívida do Atlético ser problema. Aposto que entre esses famintos torcedores que se preocupam, sem necessidade, com as dívidas do Atlético, tem um monte no SPC e Serasa. Vamos, Galo, continue devendo e pague quando puder. Isso não é problema, é marketing. O que você precisa é encher a nossa mesa de pão. Um abraço atleticano para os amiblogs e amiGalos do mundo todo. Tá todo mundo devendo, e daí?”

Em tempo: Eu recomendo. Carnaval e Galo, tem sintonia e sincronia. Tudo a ver!

Blogueiro

View Comments

  • Tema irrelevante, ao qual não deveria ser dado tanto espaço de mídia, nesse contexto. Embora importante para a vida financeira do clube, mas sinceramente, bastidores só de contratações e assuntos diretamente ligados ao futebol. Isso não agrega em nada agora. Sem querer fazer juízo de valor.

  • Enquanto isso a nossa justiça até hj não intimou o Timeco Azul Calcinha pra depositar a grana em juízo como foi determinado pela justiça. O prazo expiraria hj . Enquanto isso está dando tempo pras Caloteiras que não tem a grana. Mas com o acordo vão ter que depositar na conta do GALO, quem viver verá.

  • Valdivia já está de malas prontas rumo ao São Paulo. A Diretoria mais uma vez tomando a decisão certa. Repito: o Galo está em boas mãos.

  • DEPOIS DE TUDO QUE LI SO UMA PERGUNTA?
    E ESSE TIME DE REFUGADOS DO GALLO VAI OU NÃO VAI JOGAR DOMINGO? ISSO É QUE IMPORTA!

  • Caros Eduardo e demais Amigalos. Hoje tá bom ver os comentários. Existem aqueles que demostram fé no trabalho da nova Diretoria e outros que se preocupam com as opções da mesma. Mas hoje, as mensagens possuem maior embasamento. Nível bom, melhor que em muitos outros dias.
    Pra quem acompanha o blog há tempo, e consegue estabelecer um pouco do perfil dos participantes, certamente já percebeu que sou bem mais crítico do que estou sendo nesse início de ano. E me explico: entendo que seja necessário deixar o trabalho acontecer, no mínimo. Dar tempo para que a razão se sobressaia sobre a impressão inicial. Penso ser um conceito não só ao futebol, mas nas situações da vida. Acredito que, com tempo para “respirar e pensar”, chegamos a um senso crítico melhor, menos influenciado pelas emoções do momento. Isso é tão óbvio quanto afirmar que a torcida do Galo é apaixonada. Logo, extremamente passional. E, por isso, bastante influenciada, me desculpem a verdade.
    Os Amigalos Andrade e Lugalo citaram a “agenda positiva” criada em cima do rival. Há, explicitamente, uma blindagem quanto as notícias ruins, sempre precedidas ou sucedidas de notas de esclarecimentos ou opiniões amenizadoras, ao passo que há superexposição e maior ênfase nas notícias negativas do Galo. É fato, é nítido e é notório. Vejam que, nesse mesmo portal, existem dois blogs e duas colunas relativas à aquele time, enquanto apenas metade de cada espaço se designa ao Galo. Considerando que a coluna do Fred Melo Paiva, absolutamente genial, diga-se de passagem, não nos deixa campos para comentários, temos, no portal, apenas nesse blog um espaço para debatermos sobre os assuntos do Galo. E, quimera, fosse sempre como hoje. Infelizmente, nos últimos dias, muitos atleticanos não estão debatendo opiniões, mas sim, digladiando palpites e desinformações. E isso, é óbvio, não ajuda em nada. Pelo contrário, inflama, cria ansiedade, pré-conceitos e ranços entre os atleticanos.
    O Blogueiro, com muita maestria e paciência, conduz o espaço com bastante democracia, desde que não haja desrespeito. Não censura nem mesmo algumas discursões alongadas e improdutivas. Portanto, todos têm direito e espaço para se expressar. Então, que tal potencializarmos o espaço? Nesse blog, já tivemos notícias em primeira mão, informações de bastidores, esclarecimentos de situações e histórias de Atleticanismo (algumas até críticadas por mim quanto ao momento da publicação) . Particularmente, já aprendi muito aqui, principalmente a respeitar as opiniões diferentes.
    Mas respeitar opiniões não me inibe, presunçoso que sou, de criticar as desinformações ou críticas malfeitas (quer seja favorável ou contrária ao tema proposto), inconsistentes e, muitas vezes, mal-intencionadas. E, repito, estou me referindo tanto a chapa “branca” quanto “preta”.
    Quem sabe assim, contribuímos para retomar, ou reforçar, a união entre os atleticanos. União essa que, ao meu ponto de vista, está faltando ao elenco de jogadores, muito respeitosos entre si, mas sem coesão, sem cumplicidade, sem companheirismo. Vamos falar de Galo, vamos debater o Galo, vamos vivenciar o Galo. Com respeito as diferenças de ideias, desde que todas as ideias sem convergentes para a melhoria do Galo.
    Saudações alvinegras!

    • Perfeito! Impecável! O blog está aberto à críticas, claro. Só assim faremos deste espaço um canal pretendido pela Massa.

      • Souza Boa Tarde, para quem acha que é Teoria da Conspiração. Ha tarde entrei no jornal o Tempo e havia uma reportagem falando que essa dívida estava sendo negociada para liberação de qualquer pendência juridica que impediria o GALO de enviar o Projeto do Estádio para a Câmara. E que essa era a maior dívida apurada e que paga ou acertada liberaria o GALO pra botar a mão nas granas do Pratto e Fred e o que ocorreu quando voltei mais tarde para sugerir a leitura aqui no Blog; a matéria simplesmente sumiu. Não estou mentindo alguém pode até ter visto também não acho mais em lugar nenhum. Agenda Positiva só pras MARIAS mas daqui a pouco tempo a corda vai arrebentar. E essa pro Pablo que enaltece tanto as rendas das MARIAS no Mineirão, um amigo meu tem o sócio deles paga se não me engano paga 120,00, tem ingresso para todos os jogos e pra domingo teve uma bonificação em que tem mais 4 ingressos no valor de R$ 10,00. Capaz de ficar devendo a Minas Arena. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.

  • 'ex-pretenso jagador", Blogueiro. Você fala do Bernard, só porque ele foi discriminado na base e está abrindo o jogo. Que feiura, caro!

  • Eu acho que estamos desviando o foco daquilo que é mais importante,O FUTEBOL DENTRO DE CAMPO,estamos muito mal e não vejo perspectivas nenhuma de melhora,deixa essa pendenga para os tribunais resolverem,aliás quem deveria pagar o multa seria o Fred e não o time lá do outro lado da lagoa,a direção esta nervosa porque vai ser depositado em juízo e não poderá ser usado,o dinheiro,como a diretoria desejava.
    Estou muito,mas muito preocupado mesmo é com o nosso time e o futebol mostrado nas primeiras rodadas do Mineiro,o resto não me interessa,eu sou alvinegro por causa do futebol e não por causa de pendengas judiciais.
    SIMPLES ASSIM.

  • Qualquer cidadão de bem,qualquer empresa séria que deixam de pagar seus débitos são penalizados pelas leis vigentes,o cidadão comum tem seu nome inscrito em um monte de serviços de proteção ao crédito,as empresas vão a falência.
    Os clubes de futebol,todos eles,são protegidos,por isso os cartolas quebram os clubes e mesmo assim ainda tem milhares de torcedores que acham isso muito BONITO.
    É como na política.

  • Bom dia caros amigos. Ver as Marias se vangloriando de um calote , que provavelmente não vão conseguir e terão que pagar a dívida em juízo é no mínimo hilário. O orgulho de ver o galo sem receber é maior que o prejuízo de pagar a dívida em juízo. Quanto a montar times e fazer frente aos grandes times de são Paulo e Rio, o grêmio está mostrando como se faz. Revelando talentos e investindo na base. Como galo investe pouco na base, pagando salários baixos , muitos atletas preferem outros clubes. Vi outro dia que o são Paulo investe em média 20 milhões por temporada é o galo só 9( me corrijam se estiver errado). Não é a toa que vende talentos lá da base por valores maiores que nossos profissionais. Como exemplo , veja elenco agora , contratar Valdivia e ter que jogar com Paulo Roberto é no mínimo irresponsável. Mais uma herança que o Nepomuceno nos deixou. Só pra não esquecer , precisamos de um técnico;!!!!!

  • Caros,
    Quem ñ deve ñ tem...Tenham certeza de uma coisa, enquanto a agenda positiva, a crise financeira e falácias mais vão dominando as mentes dos ingênuos, embora apaixonados atleticanos, os JABAZEIROS kkk vão deitando a língua de trapo de acordo...E o lado técnico da montagem e reformulação do nosso elenco, q é o q importa, vai ficando pro futuro. Tal qual o negócio do estádio, tudo pro futuro. É o q dá ficar ouvindo sem o devido critério papo noveleiro no sportv, na bancada do JC do Super, no bandsport e no espetácular jornal nacional, informativos imparciais. Se já tivéssemos ao menos um entregador de camisas Cuca eficiente trabalhando sério no q interessa ao torcedor comum, ía adiantar demais nosso lado. O 7 pode ter boas intenções e muito imbroglio prá resolver. Mas o cara ñ é um neófito na área. Ele sabe q futebol é time bom dentro de campo. Se ñ der um basta na sequência vergonhosa de derrota, eliminações, pior, na contratação e manutenção de jogador perna de pau no plantel, de nada adianta o marketing do acerto das finanças. É um ciclo vicioso...
    Obs.: Ô 7, desde 1908 o CAM é crise. Cuidado com aquela turma J...ZEIROS. Cuide do time de futebol. Trabalhe. Tem amontoado de perna de pau aí q vai fazer a torcida desgastar muito depressa o "Eu acredito" e outros refrões. Ainda é tempo e botamos fé na REFORMULAÇÃO!
    QUEREMOS O BR18!
    GALO SEMPRE!!!

    • Aqui a soberba tem soberania. Devo confessar que me diminuo perante a esses "grandes" atleticanos. Sou um dos mais comuns entre os milhões de Alvinegros e passei grande parte da minha atleticaneidade ouvindo os jogos pela metade, devido aos cortes e chiados que "presenteiam" os ouvintes do rádio AM. Depois não tinha condição de ter canal fechado e quando assistia aos jogos do Galo tinha sempre que aturar os narradores e comentaristas da Globo, sempre tentando diminuir o Galo. Mas, o Galo é gigante. E pude perceber isso naquela nossa visita à série B. Ali vi que era mais que futebol. Que o Galo é a vida. Assim se apoiar o Galo for ser JABAZEIRO, me incluam entre os maiores. Estou contando os dias para que o Galo venha a Fortaleza enfrentar o Ceará e eu possa sentir a presença do time ao vivo. Não tenho muito isso, atleticanos de verdade. Já faz muito tempo que não assisto a um jogo do Galo no estádio. A última foi na final da Libertadores e talvez por isso eu seja ignorante e menos torcedor que vocês, que não podem conviver com uma temporada ruim que já partem para a "corneta". Quanto aos AmiGalos que amam o CAM acima de "ser ou estar", esses estão comigo e quem sabe a gente consiga manter intacto o nosso amor, apesar de tanto pessimismo... Sou Atleticano, igual aos outros e com um sentimento inabalável.?

      • Eu nunca fui a um estádio ver o galo jogar ,sou do interior de MG mas quando ainda criança fui morar no exterior ,bem no inicio dos anos 90 ,naquele tempo não tínhamos a tecnologia q temos hoje ,e pra conseguir alguma noticia sobre o galo era uma dificuldade ,tipo ler o EM q chegava todas as segundas com uma semana d atraso ,ou seja , do domingo anterior ,era uma tortura
        Como ainda era muito jovem e curioso ,foi q construi eu mesmo um radio digital SW para poder ouvir os jogos do CB ou qualquer competição q o galo estaria envolvido ,foi uma felicidade tremenda ,com o passar dos anos ja inventaram a web TV e o antigo MSN mas ainda nao tinhamos a internet ,os anos foram passando e cada atualização me sentia mais proximo do galo ,sem jamais ter abandonado meu time de coração
        Hoje posso acompanhar tudo d perto ,sofrer ou ser feliz ,nada me abala
        Convivência com blogs ou redes sociais é preciso muita calma e saber lidar com o q lemos .
        Pois temos a opção de ler ,baixar e ate mesmo de ouvir o q queremos ,aqui mesmo nesse blog deixo d ler muitos comentários , não somos obrigados a ler d tudo ,ate mesmo concordar ou discordar d postagens compartilhadas pelas redes sociais . O melhor a fazer é ignorar as vezes ,sem estressar e cada um tem uma opinião própria e devemos respeitar .
        Sou fan d muitos q opina aqui ,com muita relevância e as vezes considero opniões irrelevantes ,so acredito q ofensas e palavras de baixo calão deveriam ser filtradas ,nem é preciso sitar nomes ,não é o caso .
        Me considero imparcial .
        Gosto do termo Jabá (Nem sei o q significa isso ) também gosto da salsicha indigesta ,acho ate um tanto quanto divertida .
        O q eu gostaria mesmo era d ver um time mais qualificado ,se não é possível ,paciência
        Mas jamais deixar d apoiar o Galo
        Dias melhores ainda virão !
        Desejo o melhor a todos
        Aqui é galo pow !

Recent Posts

Cumprindo tabela no BR e com ausências

A opção pelas Copas, que até questionei – sem criticar -, está cada dia mais…

14 horas ago

A sobriedade da Massa Atleticana

Conforme planejado, executei fielmente minha programação para a quinta, pós vitória e classificação dignas de…

2 dias ago

Na raça e no grito do “eu acredito”

Uma partida gigante, frente ao último campeão da Libertadores. Assim, como na Copa do Brasil…

3 dias ago

Motivação da Massa em alta

Tem tempos que não sentia uma atmosfera tão interessante para o Galo como para esse…

4 dias ago

A voz da massa é a voz da sensatez

Tudo bem, é verdade que somos milhões de técnicos, mas a decisão é do treinador…

5 dias ago

Vitória para engatar melhor sequência

O bom resultado e a boa apresentação da equipe, tem tudo para sinalizar uma mudança…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!