03/05/2015. Credito: Ramon Lisboa/EM/D.A Press. Brasil. Varginha - MG. Lance do jogo de futebol entre Caldense e Atletico-MG, valido pelo jogo de volta da final do Campeonato Mineiro, realizado no Estadio do Melao (Estadio Municipal Dilzon Melo). O Atletico-MG venceu por 2 a 1, sagrando-se campeao da competicao. Na foto, torcedores do Atletico-MG
Já ganhei e já perdi, quero crer que mais vitórias que derrotas. Aliás, tenho convicção de ter vivido muito mais alegrias que decepções nessa trajetória por décadas – já bem acima de meio século – de Atleticanidade. Dedicação gostosa que me seduziu e – apesar dos tempos recentes – ainda me embala em sonhos e presença em jogos do Galo. Já fui adepto de planos de toda ordem em apoio ao nosso time do coração. Volto o pensamento no tempo e me lembro de um carnezinho (eu ainda era estudante e com dinheiro na régua da sobrevivência) sem direito a nada, parecia aquele baú da felicidade do Silvio Santos, que ao final valia uma caixinha com meia dúzia de xicaras e pires. Fajutos, diga-se! Depois já aqui mais próximo dos tempos atuais, o GNV desde o dia do seu lançamento, até cadeiras cativas nessa Arena que comprometeu em muito mais a esse endividamento sem fim.
“Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”, recorro a essa canção do Roberto Carlos para suavizar minhas dores ao longo desses tempos. Quero crer, sem arrogância e me gabaritar, que dificilmente um Torcedor do Galo ou mesmo de outro time tenha assistido – in loco – tantos jogos quanto estive presente. São anos e anos, com sol ou chuva, liderando ou meio da tabela para baixo, campeonatos regionais, nacionais, internacionais e até quando tínhamos muitos amistosos, eu presente em detrimento de qualquer outro evento no horário de jogo dessa nossa paixão. Antigamente se trocava diretoria e renovávamos a expectativa ou entrava na fila de espera para a próxima eleição. Já estive conselheiro, retirado por um grupo que não deixou saudades. Cury. Nem por isso deixei de seguir meu caminho com a camisa preta e branca. Nos tempos anteriores, uma ou duas, talvez três.
Hoje tenho mais de uma centena, guardadas com carinho e vez por outra, coloco para fora das gavetas e cabides para contemplar. Houve uma época que as frustrações me doíam, fossem pela roubalheira histórica e mesmo nos vacilos e entregadas imprevisíveis, que anunciavam o risco de terminar com essa relação. Aos poucos, ainda que esses ocasos me convidasse, passei a viver a resistência da Atleticanidade. E disso não vou abrir mão até o fim dos meus dias. Já não tenho a mesma energia e resistência física, mas mantenho minha paixão e fidelidade ao Galo. Mesmo com o time maltratando a mim e aos Torcedores espalhados pelo mundo todo, concentrados em BH e MG. O maior do meu estado e da Cidade do Galo, que assina Belo Horizonte.
Diante disso, frustrado e ainda machucado – maltratado como todos que pertencem a essa Massa – não vou ceder à essa situação que vem contaminando muitos amiGalos. Continuo P da vida, com o time e treinador, além dos dois principais donos dessa saf. Mas peraí, a dívida cresceu – estranhamente – e seguimos nesse buraco sem fundo. Minhas contas em papel de padaria sugerem muita indignação. Se tempos atrás vender o Diamond pagava toda a dívida, como agora ela aumentou? E esse estádio, bem que o Domingos Sávio – me contrariando – alertou com aquela postagem “parem as máquinas”. Apanhou adoidado e eu, de tabela, pela boa relação que sempre tive com o autor. Por isso, tenho insistido na proposta das minhas contas na bobina de enrolar pão. “Fiquem com a Arena e nos devolva a associação”. Mas com dívida zero.
Já que não vou deixar de ser Torcedor Atleticano, por mais que tenha de tolerar Biel, Natanael, Gabriel, Rafael e outros decepcionantes jogadores e também dono, seguirei com a língua afiada e os dedos desfilando nesse meu teclado. Digitar essa coluna diária, por mais trabalhoso que seja – agora doloroso – pode arrebentar com meu emocional, mas o físico ainda resiste. Duro é ficar 27 horas acordado para ir e voltar de Assunção e ver um time apático em campo perder o título para uma equipe horrorosa, exclusivamente por falta de brio e vergonha na cara. É o retrato do que acompanhamos desse treinador que errou na escalação inicial e borrou nas substituições. Vem fazendo insistentemente nos jogos recentes. E, só para fechar, sob o olhar contemplativo de quem chegou chegando e afirmando tantas maravilhas que não aconteceram. Arena multiuso rentável, time de ponta no futebol mundial, contratações de peso em cada temporada. E agora, depois que a casa caiu, pede tempo e apoio. Ora, com todo respeito, o Atleticano tem – insisto nisso – reconhecimento por 2021, mas de lá para cá degringolou. Empresário da construção de apartamento modesto não tem perfil para gerir meu time minha vida. Paixão é inegociável, entendam.
Por fim, quero falar de Cuello e Lyanco. O primeiro, fez muita falta nesses jogos que esteve ausente, se deixou contaminar pela ausência emocional do segundo. Já esse zagueiro, com todo respeito – adoro os vídeos dele em família e suas duas lindas criancinhas -, pisou feio na bola nesse episódio lá em Defensores Del Chaco. O sérvio/brasileiro também fez muita falta, notadamente em jogos pelo Brasileirão, quando tínhamos dois defensores em campo e nenhum no banco de reservas. A soma de cartões (amarelos e vermelhos) dele é um prontuário preocupante. Já o argentino teria sido extremamente importante para quebrar linha defensiva e balanças as redes adversárias. Não perderia nenhum dos três – cabeçada, chute olhando para o chão e penalidade – gols decisivos que passaram na frente do Biel. Ambos, depois desse incidente, ao que penso, deveriam seguir na barca da reformulação. Enfim, é o meu pensar, mas não tenho qualquer voz ativa lá dentro, exceto boa e respeitosa relação com três que eu pessoalmente excluo (Sérgio, Ricardo e Márcio) desse desastre e descaminho que estão condenando quase dez milhões de Atleticanos.
Em tempo: hoje tem jogo na Casa dos sonhos dos donos, frente ao virtual campeão Brasileiro da temporada. Será 21h30m e eu vou. Só não definido ainda em qual lugar vou me posicionar. Tampouco para que lado vou dirigir o meu olhar.
*fotos: 1) UAI/EM; 2) Pedro Souza/Atlético
Nem bem terminou a temporada para o Galo e as especulações já ocupam o noticiário.…
Hoje o dia amanheceu, ou melhor clareou pela minha janela depois de uma noite com…
E lá vou eu e alguns poucos assistir ao jogo de hoje, exclusivamente pela devoção,…
Ou, poderia ser, com que roupa eu vou? Parece não ter qualquer similaridade, mas só…
Time sem mando e sem comando. Dentro e fora do campo. Jogadores preguiçosos e descompromissados.…
View Comments
Se amassem o CAM, como querem fazer acreditar, venderiam suas participações na SAF, libertando o Galo e seus Torcedores de suas presenças perniciosas. Quanto a Lyanco e Cuello, se os donos da SAF fosse sérios e respeitassem o Torcedor Atleticano, estes 2 já estariam de aviso prévio, procurando outro terreiro para ganhar dinheiro fácil. Mas, bem sabemos, não dá para esperar nada sério vindo da SAF Atleticana.
Pois é Guru
Sergio Coelho, que tinha até então a minha consideração e sempre defendido aqui por vc, acabou de jogar no lixo a sua reputação e idoneidade.
Se juntou à trupe de mentirosos e vergonhosos dono da SAF, contra as declarações, mais do que pertinentes do Bolívar, que sempre foi um cara retilíneo e fiel ao Clube Atlético Mineiro.
https://www.youtube.com/watch?v=t6xmvRTlW80
Bora fora Presidente rainha da Inglaterra, mais um pau mandado a serviço da SAF!
Sampaoli ao meu ver foi o maior responsável pela perda da decisão. Já havia testado a formação contra o Red Bull e perdeu o jogo. Insistiu com a medrosa escalaçao de 3 zagueiros do início ao fim e com Rony de lateral, parecendo que Rony foi proibido de afastar mais de 2 metros da linha lateral. Com Dudu com pouca movimentação de posição, muito preso na linha lateral. Jogadores de ataque distantes um do outro. Tirou Rony e colocou Saraiva. Poderia ter colocado Scarpa mais cedo para jogar junto com Bernard e Dudu. Sampaoli foi muito medroso e sem ousadia na final.
Vamos ver se vai insistir neste esquema horroroso hoje a noite contra o Flamengo. Sampaoli tem o mérito de ter recuperado vários jogadores, mas está tendo uma organização de jogo péssima.
Preocupar é com o ano que vem. SAF quebrada, um dos donos preso, envolvido com vários crimes. Suspeita de uso da SAF para lavagem de dinheiro do tráfico.
É com isso que deve-se preocupar. Não vai cair, culposamente, diga-se de passagem. O ano acabou e o próximo pode nem começar.
Boa tarde?
Respeito a história do Hulk,mas ele é MUITO pipoqueiro.
Todos os pênaltis decisivos que ele cobrou, ele bateu à meia altura felicitando as defesas dos goleiros.
Mesmo jovem, me lembro de João Saldanha dando conselhos ao Bebeto, que pênalti se bate forte, rasteiro e no canto. Até acho que o pênalti no alto é mais difícil pros goleiros,mas o risco da bola subir é alto também. ( já errei pênalti, assim querendo bater no alto)
Com tantos analistas de tudo hoje em dia, será que ninguém fala com os jogadores que a distância de um pênalti rasteiro e no canto é muito maior para o goleiro?? Que aqueles milésimos de segundo fazem a diferença??
Esse Hulk tem que parar de bater pênaltis no Atlético.
O Lyanco mandou engoli o choro e lamber as feridas caladinhos.
É pra esculhambar de vez mesmo esse clube sem comando.
Bom dia! Tocou no ponto Eduardo. Já acompanhei o time "in loco" em diversas jornadas, em algumas tantas decepções e muitas alegrias. Muitos roubos do apito e muitos arranjos obscuros contra o meu Galo querido. Mas não me lembro em nenhuma época destes meus 68 anos, em que o time perdia, e vida que segue. Sem lamento, sem grito, sem indignação. Um mar morto que dá até medo. Ai me aparece os Menins pedindo desculpa de novo e dizendo que o time é muito bom. Só esta declaração já me diz o quanto esses caras entendem de futebol. Nenhum deles, e principalmente, Vitor e Paulo Bracks. As contratações por si só já corroboram meu pensamento. Não irei hoje ao estádio em protesto. E como fui um a criticar o Domingos Sávio, quando do texto "Parem as máquinas", venho agora concordar com o amigalo e reconhecer o meu erro. E brilhante hoje de novo no texto. Hulk, meu amigo, reconhecimento é para quem trabalha pelos outros voluntariamente, quem pesquisa e descobre vacinas. Para você que trabalha e recebe um polpudo salário, por um produto que agora não está entregando, receba as criticas da mesma forma que recebeu os elogios. Com Humildade, reconhecimento e respeito. A torcida é sábia! Não acredito, mas que precisamos de uma mudança radical, como foi feita no sub-20, isto precisamos! Ou vão esperar um rebaixamento de novo para tomar esta atitude? Então Fora Vitor, Paulo Bracks e uma barca com 60 a 70% desse elenco sem compromisso!
Rapaziada e a VIÚVA, permitam-me só uma última palhinha sobre o SUPERHERÓI VERDE!
Foi, no passado, um dos MAIORES DE TODOS OS TEMPOS pt tempos gloriosos entre 2021 e 2022 pt novamente e GRANDE ELENCO pt
...por mais q seja dolorida a despedida, uma hr ela chega, são as circunstâncias da vida...no futebol atual despedida é o tempo todo, basta um BOM contato de um bom Xeique ou q o SÓCIO benemérito esteja no radar da PF.
A idolatria criada n me pegou pq sou torcedor das antigas, e meus heróis morreram entre 75 - 87 por aí. Depois, percebi q bom era o Mineirão e CAM...hj não sei mais, n os tenho visto juntos
Queria lembrar (máximo respeito, não pretendo magoar A VIÚVA) queria lembrar só da quantidade penaltis perdidos em jogos ABSOLUTAMENTE decisivos, o pedido recorrente de desculpas decisão após decisão...o coraçãozinho prá galera, etc.
Ora, qnd os salários chegaram atrasados NENHUM HERÓI ficou solidário com os DONOS...aliás, será q tá tudo bem ne$$e campo minado? Tenho dúvidas, embora na real o time seja mesmo é de BAIXA ESTIRPE!
Chega, né! FIM DE LINHA!
Como dizia CAMÕES, médio volante do NOSSO GALO, das antigas:
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
muda-se o ser, muda-se a confiança;
todo o Mundo é composto de mudança,
tomando sempre novas qualidades."
Podem ter certeza, outro EXCELENTE JOGADOR voltará a vestir a NOSSA CAMISA, quer dizer, a camisa DELES, ou seja...o difícil é isso: saber q CAMISA esse excelente jogador q vai surgir vai envergar! Se a NOSSA CAMISA, do NOSSO GALO, ou se a camisa do galo deles!
Voltei para um desabafo em função do título da crônica de hoje.
Não sou eu que estou desistindo e largando o GALO de lado.
É essa SAF mentirosa que está a passos largos matando o maior patrimônio do CAM... a sua apaixonada torcida.
Antes de virar SAF, dizem que esses bilionários salvaram o clube da falência e ainda montaram o super time de 2021. Gostaram tanto da brincadeira que deram um jeito de terminar de quebrar o clube para depois comprar a preço de banana.
Veio a SAF e as promessas foram de encher os olhos da torcida... me lembro dos 4 Hulk's por temporada e dá-lhe blá blá blá... e o que se viu com o passar dos tempos é que as promessas foram ao vento e mesmo assim, o Atleticano seguiu o fluxo da paixão absoluta.
Hoje em dia todos esperam, de joelhos e com urgência, uma virada de rumo sem tantas decepções seguidas... perder faz parte do futebol, mas dessa forma que se apresenta as derrotas, tira muito o tesão do torcedor.
Está muito escancarado desde que virou SAF, que o clube é muito mal gerido e administrado em todos os sentidos.
Como pode uma SAF "bilionária" não saber investir, não saber comprar, não saber vender e para piorar, não consegue nem lidar com a paixão do torcedor???
Essa SAF deveria trazer o torcedor para perto do clube e ela faz totalmente o contrário, ela afasta a cada dia mais o torcedor do clube, isso é apenas um dos absurdos.
Esses caras que comandam, já que são donos de tudo quanto é negócio, mas entendem de futebol como torcedores e tão somente, precisam se cercar de pessoas muito competentes para tocar esse departamento de futebol.
Victor foi e sempre será um ídolo incontestável como jogador, mas como dirigente de uma SAF bilionária não dá, precisa de experiência no ramo e ele ainda carece de muita rodagem.
Bracks chegou com pompa de fodão, mas não mostra o serviço que todos imaginavam que iria fazer. Falta profissionalismo, falta experiência ou falta grana nas mãos para fazer o certo???
Quem comanda esse tal de CIGA???
Esses profissionais indicam os caras certos, mas os donos não aceitam pagar pelos melhores???
Ou esses profissionais só indicam refugos pois são mesmo fracos na profissão???
Nem vou falar do tal CEO que para os donos é muito competente e fez um ótimo trabalho ao longo dos anos, mas que vai ser trocado pois encerrou seu ciclo.
Que ciclo???
De não ter dado conta nem do gramado da casa de shows???
Chega dessa incompetência absurda para administrar e montar um time de futebol... já se vão alguns anos dessa SAF "bilionária" e nada de conquistas relevantes... ser HEXA Mineiro é legal, mas só isso não empolga ninguém... só isso não engrandece time nenhum... só isso não nos satisfaz.
Vou parar por aqui e sobre o jogo logo mais, se empatar solto UM foguete... se vencer solto TREZE!!!
Concordo com tudo sobre o Hulk. Sem essa de que é o maior ídolo. Não precisamos de um. Meu maior ídolo é o torcedor raiz. Temos 4 "Grandes do Galo": Dadá, Reinaldo, Ronaldinho Gaúcho e Hulk. (Não tenho propriedade para falar de Mario de Castro, Said etc.).
Devemos focar no oitavo lugar e torcer pro Fluminense copar a CB. É o que nos resta e é muito acessível. Isso se o Vitor posse o p. na mesa e dissesse umas verdades pro elenco.