Os Jogos Vorazes continuam!

por Marcelo Seabra

HG Catching Fire poster

Depois de vencer os Jogos Vorazes, o que cabe a Katniss Everdeen? Essa é a resposta que Jogos Vorazes: Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire, 2013) traz. Com o elenco original, a produção mudou de diretor e segue de onde a anteriora parou. O resultado, para a satisfação dos fãs da série, é na mesma linha do primeiro, talvez até superior. Afinal, não é mais necessário apresentar os personagens, é possível partir para a ação, adiantando a trama. Mas não espere por conclusões: elas virão nas duas partes finais.

Jennifer Lawrence, agora vencedora do Oscar (por O Lado Bom da Vida, 2012), volta como a protagonista Katniss, a guerreira que trouxe um pouco de esperança para os moradores dos 12 distritos ao vencer a mistura de disputa mortal e reality show promovida pela Capital. Ao contrário do que era esperado, houve dois vencedores, e a garota e Peeta Mellark (Josh Hutcherson, de Amanhecer Violento, 2012) agora são o casal mais seguido do país. E precisam manter as aparências como se estivessem apaixonados, mesmo não tendo intimidade alguma. O Presidente Snow (Donald Sutherland, de Crossing Lines) espera que o casal faça propaganda do governo, mas o povo está mais disposto a vê-los como símbolo de rebelião, do poder do cidadão comum. A menina não é tola e vai mostrar ser mais que um peão na mão do governo.

Com Francis Lawrence (de Água para Elefantes, 2011) no lugar de Gary Ross, as coisas parecem ter ficado um pouco mais sombrias, como a história pede. Realmente, trata-se de uma aventura juvenil que arrebatou o público adolescente mundial, mas isso não significa que não possa atrair adultos também. De forma geral, o roteiro, assinado por Simon Beaufoy (de Quem Quer Ser um Milionário?, 2008) e Michael Arndt (de Pequena Miss Sunshine, 2006), reúne bem as características do livro de Suzanne Collins e minimiza possíveis falhas, inclusive dando mais espaço para os personagens masculinos, Peeta e Gale (Liam Hemsworth, de Os Mercenários 2, 2012), que deixam de ser tão chatos e passam a ter uma função melhor delimitada na trama.

HG Catching Fire scene

Junto aos nomes já citados, o bom elenco é completado pelo retorno dos veteranos da série, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci e Toby Jones, além das novidades, que respondem por Philip Seymour Hoffman, Jeffrey Wright, Amanda Plummer, Sam Claflin e Jena Malone. Algumas participações são maiores que outras, mas cada um tem a sua função. No próximo filme, certamente vamos entender melhor alguns detalhes, como a motivação de determinado personagem. Continua havendo muitas referências a outras obras, começando pelos soldados: se parecem com Stormtroopers (de Star Wars), mas estão mais para Fahrenheit 451 (1966) quando entram em ação.

Aqueles que ficaram chateados com os finais dos primeiros episódios de O Senhor dos Anéis, alegando que eles não tinham fim e precisavam do último para se completar, vão permanecer com a mesma sensação. Apesar de, na literatura, Jogos Vorazes ser uma trilogia, no Cinema serão quatro episódios, com A Esperança – Parte 1 para novembro de 2014 e A Esperança – Parte 2 para um ano depois. Aí, sim, teremos o final da jornada de Katniss.

O apresentador mala de Stanley Tucci está de volta

O apresentador mala de Stanley Tucci está de volta

Sobre Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é atualmente mestrando em Design na UEMG. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.
Esta entrada foi publicada em Adaptação, Estréias, Filmes, Indicações e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

0 respostas para Os Jogos Vorazes continuam!

  1. gabriel oliveira disse:

    não vi o segundo filme,mas se for parecido com o primeiro fico muto bom,gostei muito do primeiro.e to loco pra ver esse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *