Ethan Hawke vive Uma Noite de Crime

por Marcelo Seabra

“Lembrete: todos os serviços de emergência serão suspensos”. Por 12 horas, crimes de todas as naturezas são permitidos, inclusive assassinato, sem possibilidade de socorro. Isso, para purgar os pecados e purificar a alma de todos, ou alguma bobagem do gênero. Ou, como logo fica claro, para que se possa justificar a hipocrisia de uma sociedade ligeiramente futurística que se diz tranquila e segura à custa de permitir o sacrifício da parcela mais pobre e doente da população. Esse é o ponto de partida para Uma Noite de Crime (The Purge, 2013), novo suspense que propõe discussões interessantes, sem se aprofundar em nenhuma delas.

Uma noite, a cada 365 dias, das 19h às 7h da manhã, tudo é permitido. Assim, teoricamente, as pessoas cometem todos os delitos que quiserem para não precisar fazê-lo o resto do ano. Garotos ricos e mimados, por exemplo, podem ir às ruas e matar mendigos, e você poderia fazer o mesmo com o seu chefe. Nesse contexto, conhecemos a família Sandin, que tem uma vida mais do que confortável em um luxuoso condomínio, tudo conquistado à custa do trabalho de James (Ethan Hawke, de Antes da Meia-Noite, 2013), que vende equipamentos de segurança. Ele vive com a esposa (Lena Headey, a vilã de Dredd, 2012) e os dois filhos. Julgando-se seguros dentro de casa durante a noite da purgação, os Sandins verão que não será tão fácil sobreviver.

The Purge couple

A exemplo de filmes como Funny Games (1997 e 2007) e Os Estranhos (The Strangers, 2008), temos aqui o pânico de ter o seu lar invadido. A diferença, no entanto, é que os invasores se identificam e revelam suas razões, por mais absurdas que sejam. E eles ainda têm a benção do governo, já que naquele dia vale tudo. As possibilidades polêmicas criadas pela premissa do diretor e roteirista James DeMonaco são várias e válidas, e a primeira é a mais óbvia: os líderes desse futuro (são apenas dez anos de diferença) buscam uma solução para a violência crescente que as cidades enfrentam. Mas é justificado liberar o crime, mesmo que por 12 horas? A melhor forma de não ter criminosos é eliminando-os? Ou, pior, permitindo que as supostas pessoas de bem o façam?

Apesar de ter esse início bem promissor, Uma Noite de Crime rapidamente perde a mão, colocando seus personagens em uma situação forçada e desnecessária, envolvendo um certo namorado. Logo em seguida, a violência pura e simples invade a tela e tudo se torna um aborrecido jogo de sobrevivência, perdendo toda a força que poderia ter tido. Isso, N produções oferecem, de tempos em tempos. Não que tudo vire uma catástrofe, mas é muito triste perceber o mau uso de um belo potencial. O elenco, correto, é desperdiçado, a expectativa criada fica por terra e seguimos adiante só para ver que fim terá aquela família. O final é apenas coerente e é questão de minutos até que se esqueça do filme.

Este é o educado líder dos dementes

Sobre Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é atualmente mestrando em Design na UEMG. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.
Esta entrada foi publicada em Estréias, Filmes, Indicações e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

0 respostas para Ethan Hawke vive Uma Noite de Crime

  1. Davi Vilela disse:

    Pow Marcelo, você acabou com minhas expectativas por esse filme. Vi o trailer e fiquei com a maior vontade de assistir agora, perdi toda a vontade. Vou deixar pra ver em DVD!

  2. Concordo com tudo que você disse, Marcelo!
    Um filme com um potencial enorme, que se perde ao longo da projeção. Uma pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *