Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Devo tentar voltar com minha ex-namorada?

homem-duvida“Olá, Dr. Douglas Amorim. Tenho 20 anos de idade. Aos meus 17, comecei um namoro que durou 01 ano e 07 meses, com uma garota que sempre me respeitou, assim como eu o fazia em relação a ela. Porém, depois desse tempo, ingressei na universidade. Isso gerou algumas brigas por ciúme e outras coisas bobas. Terminamos e ficamos separados 09 meses, até o momento em que ela veio atrás de mim, no início de 2016. Pediu para voltar e, como sempre a amei, aceitei voltarmos. Foram mais 09 meses de namoro, sem nenhuma briga, com muita cumplicidade, respeito e parceria. No entanto, num determinado momento, aconteceu uma briga que culminou no fim do relacionamento. Depois de 04 meses terminados, voltamos a nos falar. Isso tem aproximadamente 01 mês. Como temos muitos amigos em comum, nos encontramos algumas vezes e ficamos em 02 oportunidades. Foi muito intenso e com forte desejo de ambas as partes. Porém, ela fala da vida de solteira como se estivesse nas nuvens. Menciona outros rapazes que se interessaram por ela. Estou confuso pois, desde que ficamos, mantemos contato todos os dias, falando sobre coisas do cotidiano. Nada relacionado a voltar, mas, sei que ela me amou muito no passado e talvez ainda goste. Eu a amo demais mas não sei o que fazer; estou confuso sobre o que sinto. Cada um está vivendo sua vida. Eu saio, beijo outras e sei que ela faz o mesmo. Mas, quando estamos no mesmo ambiente, parece que nos atraímos muito. Espero sua ajuda. Obrigado”.

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querido leitor, você começou este namoro quando ainda era muito jovem. O episódio que relatado é muito comum. Ou seja, adolescentes que se conhecem e começam a namorar antes de entrarem na faculdade. Quando um ou ambos ingressam na universidade, a insegurança começa a bater mais forte e crises de ciúme podem ser desencadeadas. Afinal de contas, entrar numa instituição de ensino superior, significa conhecer uma série de pessoas diferentes, o que implica em saídas, eventos, encontros etc. Não é raro este tipo de situação desembocar em términos de relação. De acordo com o que você disse foi exatamente isso que aconteceu. Após nove anos de separação, ela resolveu lhe procurar e, o resultado, foi o de terem optado por reatar o relacionamento. Até aí, sua história não apresentou nada significativamente grave e caminhou da mesma maneira que ocorreu com milhares de pessoas em nossa sociedade.

Acontece que, passaram-se nove meses sem brigas, com respeito e bastante cumplicidade. Infelizmente, num dado momento, aconteceu algo bastante grave e que implodiu a relação. Teria sido importante dizer o que desencadeou este segundo término de vocês. Com esta informação, eu conseguiria ter uma noção melhor do ocorrido para tentar emitir minha opinião. Depois dessa ruptura, passaram-se mais quatro meses até que vocês começaram a se falar novamente. Como o círculo de amizades que tinham era muito semelhante, seria uma questão de tempo, até que  voltassem a se encontrar. De fato, foi o que aconteceu e, nessas ocasiões, vocês já ficaram duas vezes. Segundo você, de forma bastante intensa, de ambas as partes. Isso deixa de forma muito clara que o término do casal não foi bem resolvido. Ficar nessa situação pode trazer dúvidas, insegurança e confusão para vida de um dos dois ou, até mesmo, de ambos.

Dicas pra você: parece que foi exatamente isso que começou a ocorrer. Ao mesmo tempo em que os encontros foram carregados de sentimento, por outro lado, ela começou a se vangloriar da vida de solteira. De certa forma isso mexeu com você e deixou-o confuso. O que penso ser mais importante de ser analisado agora, da sua parte, e em primeiro lugar é se você gostaria de tentar dar mais uma chance para este relacionamento. E, dar essa nova oportunidade, significa rememorar o que de tão grave aconteceu, a ponto de fazer com que terminassem pela segunda vez. Se você perceber que existe a possibilidade real de tal situação se repetir, é melhor pensar em tirar o time de campo de vez, e procurar viver sem a presença dela. Caso julgue que este tipo de episódio possa ser evitado, vale a pena revisitar este assunto com ela porque, ao que tudo indica, você também exerce forte influência afetiva/emocional sobre ela. Se isso não fosse verdade, possivelmente ela não teria interesse em ficar com você em determinadas ocasiões.

Não tenho como dizer se sua ex-namorada está curtindo de verdade essa fase solteira ou se diz isso apenas para te provocar de alguma maneira. Penso que esteja na hora de você fazer uma revisão interna sobre tudo o que aconteceu entre vocês, desde a época em que começaram a namorar. Refletir sobre quais foram os acertos e desacertos de ambas as partes. O sentimento por ela existe e é forte. Se não fosse, seguramente este e-mail não teria sido enviado por você, certo? Se enxergar a possibilidade de não repetir os desacertos, o mesmo valendo para ela, entendo que seria coerente conversarem, para tentar se fazerem uma proposta de retorno realista e madura. Fora isso, o risco de continuarem como “ficantes esporádicos” pode ser muito sério pra você. Dá que ela, de repente, se encanta por outro e começa a namorar. Como você se sentiria? Será que não iria ter uma espécie de arrependimento por não ter tentado mais uma vez? Pense nisso e não seja omisso consigo mesmo. Boa sorte!

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

 

One thought to “Devo tentar voltar com minha ex-namorada?”

  1. Dr, Douglas oque leva a pessoa pensar que ela está bem e não está, pois passei pela mesma situação e vejo que minha ex, se encontra numa situação pior do que a minha, mas vejo que orgulho não deixa as as coisas andar, está com carro financiado, perdeu o emprego, está devendo o fies, ou seja a vida dela está um inferno, se vangloria da vida de solteira, mas no fundo agente sabe que a pessoa está fazia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *