Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Como recomeçar a vida após a separação?

recomeço

“Boa tarde, Dr. Douglas Amorim. Tenho 47 anos e fui casada durante 23. Durante este período nunca fui tratada como mulher. Eu era a faxineira, a lavadeira, a passadeira, a babá, a office girl , mas, na cama, não tinha nada de bom. Quando o procurava, a resposta era sempre a mesma: “estou cansado e com sono”. Nos últimos anos, eu sempre o encontrava  com outras mulheres e, embora ele negasse, eu sabia exatamente o que estava acontecendo. Elas tinham sempre o mesmo tipo físico. Elas eram gordas e eu sempre fui magra (comprei até um pote enorme de vitamina pra engordar e não consegui). Com o tempo, entendi que nada que eu fizesse, iria modificar este quadro e acabei me cansando. Fiz de tudo para salvar meu casamento, me anulei totalmente e minha autoestima foi a zero. Queria reconstruir minha vida, mas, depois de tanto tempo de casada, não sei por onde começar. Você poderia me ajudar”?

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com   Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora, uma coisa que não pode ser questionada ,foi seu esforço em permanecer casada. Foram vinte e três anos de dedicação integral, sem ser tratada com o mínimo de respeito. Apesar de ter se dedicado tanto, fico me perguntando aqui, porque você demorou tantos anos para tomar uma providência em relação ao seu casamento. Não estou dizendo que esteja tarde pra você recomeçar a vida, aliás, muito pelo contrário – falarei sobre isso mais adiante. Um tema que abordo constantemente com meus pacientes é a diferença entre teimosia e persistência. Pra mim, persistência é algo saudável, que representa uma grande disposição de força e estratégia para se atingir determinado objetivo. O persistente consegue ter uma leitura de até onde deve ir pra alcançar o que deseja. J,á o teimoso, não. Ele não consegue reconhecer o limite que determinadas situações impõem. Ou seja, significa que aquele objetivo não é passível de ser atingido, por motivos diversos, e ele teima, teima e teima. Fica dando murro em ponta de facas e acaba se dilacerando de alguma forma: fisicamente, mentalmente, socialmente, financeiramente e afetivamente, entre outras.

Será que você não teimou durante tanto tempo? Penso que vinte e três anos sejam mais que suficientes para uma pessoa viver em qualquer tipo de sofrimento, entre eles, o afetivo. Creio que temos a obrigação de cuidarmos bem de nós mesmos, sabe, querida leitora. Por mais que possa parecer clichê, a vida é realmente, muito curta. Quando menos assustamos, passaram-se cinco, dez, vinte anos e permanecemos patinando na mesma situação. Não existe uma vida desprovida de sofrimento; isso é fato. Porém, penso que podemos viver, buscando a minimização das angústias e insatisfações no nosso dia a dia. Inequivocamente, isso tem uma relação muito estreita com a variável tempo. Não estou dizendo que temos de adotar condutas impulsivas porque, essas, geralmente nos levam ao arrependimento. Por outro lado, perdurar anos a fio num emprego que não gosta, num relacionamento falido, num curso com o qual não se identifica, não faz o menor sentido. Portanto, é preciso que tenhamos um equilíbrio para não sermos impulsivos por um lado e,não agirmos como teimosos pelo outro. Por isso mencionei o conceito de persistência, o qual gosto muito.

Dicas pra você: felizmente, depois de tantos anos você decidiu romper com esse relacionamento nocivo. É muito bom ver que você teve coragem de fazê-lo. Durante um tempo em que atendia mulheres vítimas de agressões, na Delegacia Especializada de Violência Contra a Mulher de Belo Horizonte, vi dezenas delas demorarem até vinte anos para denunciarem os maus tratos por parte de seus companheiros. De fato, penso que elas cultivaram ao extremo o sofrimento, porém, num dado dia, tomavam a decisão de denunciar aqueles monstros. Isso é muito bom. E eu dizia a elas, que sempre estava em tempo de reconstruir a vida. Não existe idade certa para isso. Existe momento certo. E, querida leitora, o momento certo é o agora. Além de querer ter uma escrava dentro de casa, seu marido não sentia atração por você, pelo seu biotipo. Você é magra e o desejo dele é voltado para mulheres com sobrepeso. Ele não teve o mínimo de brio para com você porque, se não te amava, nem te desejava, ele se acomodou com uma espécie de mucama, dentro de casa.

De acordo com seu relato, você se anulou e sua autoestima foi a zero. Eu não quero passar aqui uma espécie de cartilha para reconstrução de vida, mas, tão somente, dar algumas sugestões para que possa tentar estar bem consigo mesma. Vamos começar do mais básico, que é o nosso corpo. Hora de dar uma boa ida ao salão, modificar o cabelo e ficar bem bonita. Fazer as unhas com regularidade e comprar algumas roupas (sapatos e bolsas também, não é mesmo? – risos) que te façam sentir-se bonita. Caprichar nos cuidados com a saúde, começando por uma boa alimentação, aliada a exercícios físicos regulares. Dar uma ida ao Ginecologista e Clínico geral pra colocar a saúde em dia. Procurar boas leituras e, se possível, algum curso que te chame a atenção e com o qual você se identifique. Procure cultivar boas amizades e sair de casa pra se divertir um pouco. Se seu círculo e amizades estiver muito restrito, procure possibilidades de ampliá-lo. Clubes, por exemplo, são uma ótima opção de integração social e existem muitos a um custo bem acessível aqui em Belo Horizonte. Portanto, chega de se anular. Passou da hora de colocar a mão na massa pra cuidar bem de si mesma. Boa sorte!

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

 

 

 

 

 

11 thoughts to “Como recomeçar a vida após a separação?”

  1. Olá Doutor! Boa tarde
    Olha eu não se o senhor já atendeu um caso como o meu mas vou dizer minhas dúvidas!
    Douglas, conheci uma mulher por um chat, através de um aplicativo, começamos a nos conhecer e tal até que pedi ela em namoro no mesmo mês, ela é de outro estado e estamos numa relacionamento a distância, em dezembro do ano passado fui vê-la e a gente se encontrou pela primeira vez pessoalmente nos conhecemos mais ainda e aumentou o afeto um pelo outro, infelizmente fiquei somente seis dias com ela, conheci a família dela e muitas coisas também, mas precisei voltar pra minha cidade, e desse dia até o dia de hoje está sendo difícil ficarmos separados, se vendo só via internet sem poder tocar um a outro, combinei de voltar pra lá e me mudar de vez daqui, mas infelizmente não tentar me manter muito bem lá, eu trabalho mas ela no momento está desempregada, e em muitos momentos ela fica frustada porque eu não tou lá com ela, ela gostaria de vir morar pra cá, mas eu moro com meus pais lá ela mora com o pai dela e os irmãos, se ela vir pra cá ou se eu for pra vamos ter que começar tudo do zero, qual seria a melhor solução doutor? Pode me dar um luz com sua sabedoria de vida e como profissional? Agradeço muito!

  2. Recomeçar com dinheiro no bolso é mole…. Quero ver seguir essas dicas de se refazer comprando coisas, indo ao cabeleireiro, fazendo viagens e passando tempo procurando diversão sem um tostão no bolso… Acorda gente! O mundo de consumo é uma disneylandia prá quem tem dinheiro mas está bem longe da realidade do dia a dia! Tudo balela!!!

  3. Oi Boa noite. Fui casada por quase três anos. E há três dias atrás resolvi dar o passo da separação. Vivia uma vida de dívidas e dificuldades e ele ainda mechia com coisas que nao presta usa drogas . E chegou ao ponto que decidi dar um basta. Às palavras a ignorância e as atitudes foram me machucando…Temos um filho de quase dois anos que fica chamando pelo pai e não sei oque dizer. Nesses três dia não consigo dormir. Choro me lembrando de tudo. Eu me acabei sabe. Me acabei por uma pessoa que não se importou não consigo me olhar no espelho engordei.
    Já me imaginei tirando minha vida várias e várias vezes. Tem horas que parece que não vou suportar ser mãe, tem dia que eu choro como uma criança. Não sei mais oque Fasso. Se puder me ajudar com um conselho eu fico grata.

  4. Fui casada por 17 anos,aparentemente agente tinha sentimentos um pelo outro,derrepente entramos.numa crise que durou 3 anos de tentativas fracasadas enfim decidi acabar com as farsas e nos separamos e com 1 semana do nosso termino ele ja estava com uma menina ,ja fazem 7 meses da nossa separação e eu estou ainda tentando começar de novo,mais ta complicado ,temos uma filha de 8 anos de quem meu ex sempre teve ciumes ,e muito dificil saber por onde começar…sei que com o tempo vou me recuperar .

  5. Fui casada a 24 anos e 6 meses, meu casamento acabou pq descobri q o homem q vivi todo esse tempo sempre me traiu, cheguei a pegar DST e ficava me perguntando onde tinha pego essas coisas, pq p mim era Deus no céu e esse homem na terra, cheguei a separar dele várias vezes mas acabava voltando p gostar dele e p filhos e tbm sem condições financeiras. Fui deixando o tempo passar nem sei Pq, brigas, ofensas e filhos rebeldes. A uns 3 anos compramos através de financiamento um apto e achei q iria melhorar, engano meu. Enquanto eu toda feliz fazenda o jantar ele sentado na sala lendo jornal, a parte dos classificados de garotas de programa, e dizia q era muito bom ter uma mulherzinha em casa fazendo comida saborosa. Ele tem 63 anos e eu 51. Como ele toma vários remédios p colesterol, diabetes e etc eu achava q isso tirava o interesse sexual dele, pia ilusão. Foi qndo eu comecei a desconfiar pq eu saia p trabalhar e ele , aposentado, em casa e eu ligava e ele não atendia pq tava indo se encontrar c essas mulheres, no computador dele vários filmes pornô. Comprei câmeras e espalhei p casa até ouvir uma conversa dele c meu enteado, falando q a vida é feita de escolhas e ele já tinha pego em site 3 garotas de programa, uma das câmeras q estava no quarto dele mostrou ele chegando cheirando a roupa e contando o dinheiro na carteira e rindo na maior altura, sem falar q perdeu ou essas mulheres roubaram o cartão de crédito dele. Finalmente cheguei no meu limite e humilhada p demais mandei ele p fora de casa. Resumindo ele continua saindo c essas mulheres, está cada vez mais velho e acabado e cheio de empréstimo, eu tô tentando a duras penas catar meus cacos e levantar p seguir a vida é não tá sendo fácil, as vezes penso em desistir de tudo, não tenho ninguém p conversar nem parentes sou sozinha c dois filhos adolescentes dando muito trabalho, me culpando de tudo, estou sem forças p nada, tbm estou c colesterol e glicose alto e c DPOC e não consigo parar de fumar. Não sei o q fazer a não ser chorar. Obrigada p desabafo.

  6. Socorro!! Bom dia! Tenho 32 anos de casada. Nunca trabalhei fora de casa, sempre cuidei da família e da casa, estou fazendo 50 anos dia 25 e estou perdida. Fui tentar um diálogo com meu marido ontem pq estamos afastados um do outro há muito tempo. Fiz perguntas tipo, cadê meu companheiro de diálogo, que conversamos ele disse morreu, voltei a pergunta cadê meu marido amigo ele disse morreu, tentei varias outras perguntas e a resposta foi morreu! E simplesmente fui chorar e não dormi. Não sei mais o que fazer pra salvar meu casamento que achei que seria pra sempre. Nada é pra sempre. Mas preciso recomeçar como vou fazer isto. Não sei fazer nada a não ser cuidar de casa. Me ajudem! Preciso recomeçar

  7. No meu caso foram 19 anos de casada, me separei a 15 dias, só trabalho 1 dia na semana e ainda não tenho nem como me sustentar sozinha.
    Não fui traída, mas não me sentia amada, nem desejada e quanto mais o tempo passava menos e menos respeitada. Tive uma identificação grande com a resposta do Dr Douglas, acredito q não fui persistente e sim teimosa; por outro lado me alivia saber q fiz tudo q estava ao meu alcance antes de me separar, pq eu me casei acreditando q seria para sempre.
    Que Deus me ajude nesse recomeço e que eu ainda possa ser feliz.

  8. Comigo foi o inverso. Fui casado (sem papel) por 17 anos. Comecei a desconfiar porque ela saía muito com umas colegas de trabalho, tinha segredos pelo celular, começava a me rejeitar e dizer que não gostava da minha aparência etc. Um belo dia, peguei umas fotos no celular dela com um rapaz sempre ao lado dela em um grupo que ela arrumou que para fazer trilhas. Noutra foto, ela estava em um barquinho junto a esse cara. Detalhe, nunca gostou de trilha e nem de barco. Sempre dizia que tinha horror de barco e que trilha cansava ela. Eu sempre gostei das duas coisas. Um belo dia de sábado, o cara me bateu na porta de casa e começou a dizer que ela era louca e que tinha quebrado o celular dele. Puta da vida, tirei ela da cama e disse para resolver o caso dela. Resumindo… Saí de casa. Deixei tudo, inclusive meu carro porque não quis que minha filha andasse de ônibus. Estou sem casa porque investi na casa que era dela e agora estou sem praticamente nada porque contraí muitas dívidas. Uma verdadeira safada e sem vergonha. Às vezes penso em ir embora daqui. Estou muito ruim mesmo, mas penso na minha filha.

  9. bom dia, estou nesse processo de separaçao e tenho 1 filha de 7 anos, espero conseguir passar esse primeiro momento da melhor forma.. se abrir alivia demais ..

  10. Oi César, muito obrigada pelas dicas, vou fazer isso até porque eles são a melhor coisa que eu tenho no momento. Sinto muito que você também tenha passado por tudo isso, mas é bom saber que está bem e eu tenho certeza que vou ficar também.
    Obrigada

  11. Querida leitora, sou visitante assíduo do blog do Dr. Douglas, nesse momento te sugiro se apegar a familia, amigos, fazer as coisas que gosta, passear, viajar….Acredito que o tempo seja o melhor remédio, pois estou vivendo a mesma situação, isso com 27 anos e apenas 4 de casado. Me separei e estou vivendo….graças a Deus.
    Boa sorte!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *