Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Será que meu marido está cometendo violência psicológica comigo?

“Olá, Dr. Douglas Amorim. Tenho 22 anos e me casei com 16. Quando falo a idade com que me casei, todos acham foi pelo fato de estar grávida, porém, não estava. Eu me casei porque queria fazer as coisas certinhas. Sou cristã e queria me guardar para o casamento. Apaixonei-me pelo meu marido, nos casamos e logo no começo, tivemos muitos problemas na área sexual. Eu não gostei do sexo durante 03 anos e passamos o tempo todo brigando por conta disso. Ele queria namorar e eu não. Morria de medo de doer de novo e ele não entendia. Não o culpo porque ele também se guardou para o casamento e agora que tinha a sua esposa, não podia dormir com ela porque ela não queria. Difícil de entender não é mesmo? Bem, com 03 anos de casados, decidi que iria lutar e me esforçar mais pelo casamento. Engravidei e durante a gravidez as coisas estavam bem. Depois não. Ele sempre teve um temperamento um pouco grosseiro. Fala gritando quando estamos discutindo e xinga sobre essas coisas. Sempre tentei não levar para o lado pessoal, porém ele estava irritado com a situação e ficou muito mais agressivo. Depois que nossa filha nasceu, ele só sabe ver meus defeitos. Talvez para algumas esposas é normal esse comportamento do marido mas, pra mim não é. Ele me xinga de burra e de louca quando eu discordo de alguma coisa que faz. Ele disse que eu precisava ir ao um psicólogo e que sente pena da minha filha por ela ter que ficar o dia todo comigo. Faço Biomedicina, sou bolsista integral e quando comento que fui bem em alguma prova ele me diz que se fui bem é porque estava muito fácil. Se tento explicar que a matéria é difícil ele já me interrompe e diz que o que eu estou fazendo é ridículo: que quero que ele me elogie e que só vai me fazê-lo quando eu merecer. Eu não trabalho. Apenas estudo. Então, cuido dos afazeres domésticos e da nossa filha. Ele nunca me ajudou com trabalhos domésticos mesmo quando eu trabalhava e estudava. Não fica perto de mim quando está no meio da família dele, dentro de casa não me abraça, não beija e, quando eu abraço ou coisa parecida, não corresponde. Só me beija na hora do sexo, joga a culpa em mim quando minha filha faz birra, diz que sou uma péssima mãe e ameaça não me buscar na faculdade. Quando a gente está discutindo sobre algo que eu não concordei me manda calar a boca. Realmente não sei se eu que sou muito sensível ou se ele que é está sendo grosseiro. Para completar eu desenvolvi uma transferência afetiva por um médico. Já não me consulto mais com ele e até encontrei outra médica. Acho que isso aconteceu porque esse médico foi o primeiro homem que me tratou com respeito e tanta educação. Nunca imaginei que alguém poderia me tratar assim. Sei que ele estava sendo profissional e que precisa tratar os pacientes bem. É doloroso lutar por meu casamento, quando não sei se meu marido ainda me ama ou só está comigo por causa da nossa filha. Desde já agradeço.”

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com   Não identificamos os autores das perguntas

Instagram: @douglasamorimpsicologo

Inscreva-se no nosso canal do youtube:

youtube.com/douglasamorimpergunteaopsicologo

 

Resposta no link logo abaixo:

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

 

Basta clicar para visualizar a resposta!        

6 thoughts to “Será que meu marido está cometendo violência psicológica comigo?”

  1. Uma pessoa com esse perfil psicológico, não muda, só se oculta por um tempo. Isso não é amor, é costume. Com o tempo piora. Pode ter certeza, se separar dói, mas passa. Viver com alguém assim é estar separado estando junto, é um martírio constante. Coragem! Sempre há desculpas para não haver separação, aí o inferno será constante.

  2. Eu também vivo assim,no começo era tudo muito bom mas a partir do momento que descobri minha gravidez pronto tudo mudou.
    O comportamento dele mudou,o carinho o sexo,tenho que mendigar atenção e afeto e sexo uma vez por semana e olhe la só que ultimamente nem o sexo ele consegue começar começar terminar.
    Me sinto um lixo de ser humano,ele me humilha fala muito sobre o meu corpo de como mudou depois da gravidez,so sabe me colocar pra baixo e percebo que ele ficou com nojo de mim principalmente de me tocar por causa do meu corpo.
    Eu engordei vinte kilos na gravidez e está difícil de me livra da barriga que ficou mas ainda sou a mesma pés ao que ama ele e que luta pela nosso relacionamento so que estou pensando seriamente até que ponto devo lutar ?
    Vc ser traída dói mas o que mata mesmo uma pessoa é vc ser rejeitada e humilhada isso mata muito mais.

  3. Li seu relato, e minha sugestão, é partir para outra. Ou seja. Seu marido não te ama como você merece ser tratada, porque quem gosta e ama alguém, não faz o que ele está fazendo. Não permita mais isto, de um basta nesta situação. Porque se você aceita como ele te trata, ele irá continuar tratando. Que homem é este que só te da atenção na hora do rala e rola? Fale com sua família, conte o que está acontecendo. Fale também com seu parceiro que você não irá mais aceitar como ele te trata e se ele continuar te tratando como lixo, parte para outra, você é bonita, nova e como mulher não permita nunca que qualquer homem faça isto com você ou algo pior que muitos fazem que vemos diariamente nas mídias.. Não precisamos dos homens sabemos nos virarmos sem eles. Quem vai perder uma linda mulher por dentro e por fora é seu marido. Boa sorte. Vai ser feliz.

  4. Existem várias formas de Agressão , e no seu caso é mais que perceptivo que você está casada mais vive sozinha …Se refaça , não adianta manter algo que nunca era pra ter acontecido. Não se destrua , você merece ser feliz e tem direito a isso . Não interessa se casou nova, com 100 anos , grávida ou não grávida , o que importa é que vc não deve deixar sua felicidade em segundo plano pra manter este casamento fracasso. Reza e peça Deus orientação mas faça a sua parte também , converse com seu ” Eu” interior ” e vai achar a resposta. Deus te ilumine.

  5. Acho que você deveria ter uma conversa séria com seu esposo, ele não pode te tratar dessa forma, e se ele trata é porque você aceita, senta com ele e conversa, coloca pra ele que você não é capacho dele, que ele precisa te respeitar, e se de tudo ele não quiser conversar, pensa no que você quer pra sua vida, se você vai querer viver assim, eu me pegunto pra que viver ao lado de alguém sendo infeliz? Você tem que se amar primeiro, uma pessoa ao nosso lado deve ser pra somar e não pra maltratar ou nos desprezar, as vezes vivemos em situação por causa da comodidade, temos medo de começar de novo, mas se for pra começar pra ser feliz vai em frente, não tenha medo, porque pelo que você contou, não está feliz ao lado desse homem.

  6. Seu marido tem razão. Vc é burra mesmo. Não é possível um cara fazer tudo isso com uma mulher e essa ainda continuar com ele. Só sendo burra mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *