por Marcelo Seabra
Quando se reúnem Fernando Meirelles e Peter Morgan, as expectativas crescem. Afinal, trata-se do diretor de Cidade de Deus (2002) e O Jardineiro Fiel (2005) e do roteirista de A Rainha (2006), O Último Rei da Escócia (2006) e Frost/Nixon (2008), entre outros grandes trabalhos. No entanto, o resultado da parceria, 360 (2011), não foi recebido com tanto ânimo. Muito pelo contrário: a crítica estrangeira destruiu a obra. Realmente, não se trata de um ponto alto na carreira de nenhum dos dois, mas não chega a ser uma mancha no currículo.
O filme, que estreia essa semana nos cinemas, é vagamente inspirado na peça La Ronde, publicada em 1900 apenas para os amigos do autor, Arthur Schnitzler. A partir dos anos 20, novas tiragens circularam por Berlim e Viena, causando um certo barulho por abordar hábitos e transgressões sexuais entre várias classes sociais. Muito popular na França, o texto ganhou duas adaptações oficiais ao cinema, por Max Ophuls (1950) e por Roger Vadim (1964), além de várias outras não assumidas.
O grande problema, como apontado por muitos críticos, é a superficialidade com que as histórias são tratadas e a falta de impacto dos momentos que deveriam ser os mais impactantes. Alguns personagens parecem apenas cumprir tabela, já que o roteiro precisava deles para tapar buracos, e certas decisões são tomadas apenas para que tudo dê o resultado que Peter Morgan havia programado e complete o círculo que o título indica. Acaba sendo nada mais que uma produção genérica, como há várias por aí, muito aquém do que Morgan e Meirelles já provaram serem capazes de fazer.
A Apple TV traz a nova série original do criador de Breaking Bad, Vince Gilligan,…
Nova série do Prime Video faz suspense em torno do desaparecimento de um menino, mas…
Agora que o ano realmente acabou, confira a lista de melhores filmes de 2025 para…
O Pipoqueiro traz comentários sobre cinco filmes de 2025 que não ganharam crítica à época…
Cinebiografia de Ney Matogrosso, disponível na Netflix, mostra de frente os fatos mais escandalosos da…
Experiente no mundo de Stephen King, Mike Flanagan dirige uma das melhores adaptações da obra…