Repescagem 2017: Bright

por Marcelo Seabra

Disponibilizado no final de dezembro, a Netflix lançou seu primeiro blockbuster sob fogo intenso da crítica. Quem teve acesso antecipado a Bright (2017) já garantia que seria uma bomba. Tendo em mente que se trata do diretor de Esquadrão Suicida (2016) e o roteirista de Victor Frankenstein (2015), essa afirmação seria facilmente comprovada. O resultado até tem seus méritos, mas está longe de ser bom.

Uma espécie de cruzamento moderno de O Senhor dos Anéis e Dia de Treinamento, Bright nos apresenta a um mundo de orcs, fadas, elfos, humanos e outros tipos que vivem misturados, numa alegoria óbvia e capenga às raças diferentes que coexistem no nosso dia a dia. Um orc, criaturas obrigatoriamente malignas, entra para a força policial e busca mostrar o seu valor, com todos os colegas contra, torcendo por uma morte rápida e esquecível.

No elenco, temos um Will Smith nada inspirado, trazendo apenas o lado ruim de seus filmes: carisma e esforço no zero, vaidade rumo ao topo. Joel Edgerton (de Ao Cair da Noite, 2017), debaixo de uma máscara e muita maquiagem, sai ileso desse mico, assim como Noomi Rapace (de A Entrega, 2014). Num filme de Smith, fica difícil ressaltar a presença de outros atores, já que ele pega o foco só para si. O único coadjuvante que consegue aparecer um pouco, e de forma negativa, é Edgar Ramirez (de A Garota do Trem, 2016).

David Ayer já dirigiu coisas boas, claro, como Marcados para Morrer (End of Watch, 2012). Mas é bastante irregular, como provam Esquadrão, Sabotagem (Sabotage, 2014) e Tempos de Violência (Harsh Times, 2005). E Max Landis ficou famoso por escrever Poder Sem Limites (Chronicle, 2012), e basicamente mais nada, lembrado apenas como filho de John Landis. E, mais recentemente, apontado como predador sexual nessa bem-vinda onda de revelações. Talvez por isso, não esteja envolvido na sequência de Bright, já anunciada. Apesar de altamente criticado, o longa garantiu uma boa audiência – e uma continuação.

Ramirez é apenas um dos problemas em Bright

Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é atualmente mestrando em Design na UEMG. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.

View Comments

Recent Posts

Grazi e Gianecchini são Uma Família Feliz

Expoente da literatura de terror nacional, Raphael Montes já vendeu estimados 500 mil livros e…

4 semanas ago

Oscar 2024 – Indicados e Previsões

Com apresentação de Jimmy Kimmel (abaixo), que exerce a função pela quarta vez, a 96ª…

2 meses ago

Oscar 2024: comentários de um convidado

por Alexandre Marini Marcelo Seabra me convidou para escrever um pouco sobre minha percepção a…

2 meses ago

Família da luta livre tem sua história contada em Garra de Ferro

A partir do final da década de 70 e por todos os anos 80, houve…

2 meses ago

Parte Dois de Duna chega mantendo o nível

Depois das 2h35min da primeira parte, chega aos cinemas essa semana Duna: Parte Dois (Dune:…

2 meses ago

Pacote Oscar 2024

Conheça melhor alguns dos indicados ao Oscar 2024: Maestro (indicado a sete Oscars) Esforço gigantesco…

2 meses ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!