Grande elenco se reúne para tragédia familiar

por Marcelo Seabra

August posterAugust posterUm dramalhão interminável! Essa é a melhor descrição para Álbum de Família (August: Osage County, 2013), lançamento nos cinemas nacionais que reúne um ótimo elenco numa história arrastada dominada pelas mulheres da família Weston, um bando de gente mandona, frustrada e infeliz. Alguns atores ótimos em cena, sim, mas numa sucessão de situações irritantes e exageradas que fazem o público ficar olhando o relógio, imaginando até quando aquela tortura duraria. Duas horas depois e você está livre.

O dramaturgo Tracy Letts já havia adaptado duas de suas peças para o Cinema, que deram nos ótimos Killer Joe (2011) e Possuídos (Bug, 2006). Agora, ele é o responsável pelo roteiro deste Álbum de Família (nenhuma ligação com Nelson Rodrigues), versão para a peça de 2008 ganhadora dos prêmios Pulitzer e Tony. A ambientação de palco permanece, ganhando apenas alguns cenários a mais. A maior parte da trama se passa dentro da casa da família, numa reunião que é causada pelo sumiço do patriarca (Sam Shepard, de O Homem da Máfia, 2012). As três filhas, com os respectivos agregados, vêm ao encontro da mãe, a dopada Violet (Meryl Streep, de olho em mais estatuetas), para confortá-la.

August CumberbatchAugust Cumberbatch

Como não poderia deixar de ser, cada membro da família tem uma personalidade diferente, e embates serão inevitáveis. Barbara (Julia Roberts, de Espelho, Espelho Meu, 2012) leva o marido (Ewan McGregor, de O Impossível, 2012) e a filha (Abigail Breslin, de Zumbilândia, 2009). Karen (Juliette Lewis, da série A Firma) apresenta o noivo recente, o playboy Steve (Dermot Mulroney, de Jobs, 2013). A terceira filha, Ivy (Julianne Nicholson, da série Masters of Sex), é a única que não se mudou para longe, e cuida dos pais. A irmã de Violet, Mattie Fae (Margo Martindale, de Justified), vem se meter e traz o marido (Chris Cooper, de Sem Proteção, 2012) e o coitado do filho (Benedict Cumberbatch, o Sherlock da BBC). Todos esses nomes são reunidos num pesadelo familiar que acaba se estendendo ao espectador, e o mais interessante é ver Cumberbatch no papel de um perdedor ridicularizado pela própria mãe, fugindo dos tipos espertos aos quais já nos acostumamos a vê-lo fazer (acima).

Pelo título original, fica a impressão de que, a cada mês, o drama de uma família seria apresentado, seguindo as cidadezinhas de Oklahoma, como naqueles programas ruins de televisão que expõem situações particulares. Não faltam belas paisagens das planícies do meio-oeste americano, daquelas estradas poerentas e lagos inesperados. Mas sobra atuação – no mau sentido, com principalmente Streep e Roberts se esforçando para uma lembrança da Academia, além de umas discussões e revelações que caberiam melhor numa produção mexicana. John Wells, que dirigiu o correto A Grande Virada (The Company Men, 2010), aqui pesa a mão e erra a dose. Ao menos a Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood caiu na armadilha, já que as duas atrizes de fato foram indicadas aos Globos de Ouro. Aguardemos o anúncio do Oscar.

Mãe e filha, atriz principal e coadjuvante

Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é mestre em Design na UEMG com uma pesquisa sobre a criação de Gotham City nos filmes do Batman. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.

Recent Posts

Michael Keaton faz dose dupla de pais ausentes

Em um curto intervalo, Michael Keaton curiosamente estrelou dois longas sobre pais ausentes: Pacto de…

1 dia ago

Conheça a carreira do talentoso Ripley no Cinema

Muita gente que viu a série Ripley não conhecia bem o personagem e O Pipoqueiro…

5 dias ago

Oscar 2025 – Indicados e Previsões

Como acontece todos os anos, há mais de uma década, O Pipoqueiro traz os indicados…

2 semanas ago

Oscar 2025 – Um Completo Desconhecido

Outro indicado ao Oscar 2025, Um Completo Desconhecido apresenta um curto momento da vida de…

2 semanas ago

Oscar 2025 – O Brutalista

Com dez indicações ao Oscar 2025, O Brutalista é um dos destaques da temporada de…

2 semanas ago

Admirável Mundo Novo estreia outro Capitão América

Admirável Mundo Novo é a primeira aventura de Sam Wilson como o novo Capitão América…

4 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!