por Marcelo Seabra
Divertido até! Isso define o primeiro longa como protagonista do ex-governador Arnold Schwarzenegger desde 2003, quando estrelou o terceiro Exterminador do Futuro. O Último Desafio (The Last Stand, 2013) chega aos cinemas apostando que muita gente vai querer ver de novo o sujeito durão que fez a felicidade de fãs do gênero ação nos anos 80 e 90. Apesar de claramente enferrujado, o ator consegue convencer num papel muito parecido com ele próprio: um veterano, cercado por jovens, que está pronto para a aposentadoria, mas ainda agüenta o tranco.
Tida como decepcionante por muitos, a participação de Schwarzenegger nos dois Mercenários não é nada perto do que ele precisa fazer em O Último Desafio. Até para o mano a mano contra um adversário bem mais jovem ele parte. No longa, ele é um ex-policial de Los Angeles que foi para uma pequena cidade do interior para levar uma vida calma como xerife. O máximo de movimentação que a cadeia local vê é um arruaceiro detido por estar bêbado. Um dos ajudantes quer ação e pede para ser transferido, e mal perde por esperar! A série de clichês é grande, mas não é problema.
A violência é exagerada e algumas cenas são para rir alto. A história, escrita pelo novato Andrew Knauer, é das mais simples, e ainda precisou ser reescrita por Jeffrey Nachmanoff (de O Traidor, 2008) e teve como supervisor George Nolfi (de Os Agentes do Destino, 2011). Nada de inédito ou inovador será visto aqui, e frases de efeito são metralhadas sem dó. Obviamente, o protagonista brinca com sua idade avançada e arruma as soluções que são possíveis naquela situação, além de não dar confiança para o asno que coordena a operação do FBI, já que considera que um não tem jurisdição sobre o outro.
O coreano Kim Jee-Woon, lembrado por O Mistério das Duas Irmãs (Janghwa, Hongryeon, 2003) e Eu Vi o Diabo (Akmareul Boatda, 2010), imprime um ritmo ágil no longa e mantém a peteca no alto, com perseguições, tiroteios e o que mais precisar. É basicamente o mesmo tipo de coisa que Schwarzenegger costumava fazer em seus tempos áureos, talvez com um pouco mais de humor. Para quem aprecia esse filão, é um prato cheio.
O Disney+ lançou Music by John Williams, documentário que O Pipoqueiro já conferiu e comenta…
O Pipoqueiro preparou um pacote de filmes de terror ou suspense para este Halloween e…
Confira o resultado de uma hipotética disputa entre DC e Marvel, já que ambas as…
Confira a segunda parte do especial do Pipoqueiro para M. Night Shyamalan, com um punhado…
Armadilha, mais recente longa de M. Night Shyamalan, chegou aos cinemas há pouco e O…
Brats é um documentário escrito e dirigido por Andrew McCarthy, ator destaque nos anos 80…
View Comments
Schwarzenegger (ao que tudo indica) está retomando sua carreira nas telonas. Boa sorte pra ele. He is back. Abraços. http://www.dicaselistas.blogspot.com