por Marcelo Seabra
O filme começa quando três calouros se conhecem ao chegarem em São Paulo. Têm em comum o fato de serem de cidades menores, de onde estavam loucos para saírem, e de cursarem Comunicação na faculdade. Um laço de amizade é formado instantaneamente e logo eles estão morando juntos. Como trata-se de uma menina e dois rapazes, eles estabelecem o trato de não arriscar a amizade com possíveis envolvimentos românticos.
Depois dos quatro anos do curso, é chegado o momento da separação. Isso, até que uma grande cadeia de lojas de departamento os contrata para colocarem em prática o projeto que desenvolveram em uma disciplina: uma espécie de reality show em que tudo que é mostrado está à venda, servindo como peça publicitária. Tudo bem adequado à experiência do diretor. É certo que a ideia não é das mais originais – há anos, a Globo vende tudo que você vê na novela. Mas serve como mote para um filme divertido.
A partir de um certo ponto, cenas mais quentes começam a acontecer, tudo de forma bem natural. A nudez pode ser contestada, é complicado dizer o que é necessário e o que não é. O bem sucedido Três Formas de Amar (Threesome, 1994) trata de uma situação parecida com praticamente zero de nudez. A opção do diretor é não esconder, escurecer a imagem ou virar a câmera para os passarinhos na janela, como outros fazem.
O elenco de Os 3 não é formado por atores marcados pela televisão, rostinhos famosos da trama das oito. E nem por isso desapontam: Juliana Schalch, Gabriel Godoy e Victor Mendes entram bem em seus personagens e constroem figuras interessantes, mesmo que nunca cheguem a se tornar muito profundas. A jornada dos protagonistas é bem desenvolvida em pouco tempo, o que dá a impressão de a projeção ter sido mais longa que seus 80 minutos. A ótima e discreta edição de Daniel Rezende (de Cidade de Deus, 2002) cai como uma luva, tornando dinâmica a troca entre a imagem das câmeras do apartamento e a vida deles de fato.
Nando Olival recebeu bastante atenção quando chegou à Internet o clipe de Eduardo e Mônica criado para a campanha da Vivo. No último dia dos namorados, todos se encantaram com as imagens que ilustravam a música da Legião Urbana. Dos quatro minutos do clipe, ele passou aos 80 de Os 3. Não sabemos o que vem em seguida, mas não deve decepcionar.
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