por Marcelo Seabra
Jason Statham é um cara legal. Mesmo parecendo ensaiar horas as poses que vai fazer, sempre traz um ar cool a seus personagens. Mas não foge de uma boa briga ou de uma bela mulher, elementos que não podem faltar em seus filmes. Assassino a Preço Fixo (The Mechanic, 2011), que estréia nesta sexta, 18, não é diferente. Como de costume, sua presença acaba trazendo um diferencial – diversão – a um argumento batido e, à primeira vista, bobo.
Os problemas começam quando seu mentor, Harry McKenna (Donald Sutherland, um dos Cowboys do Espaço, de 2000), é morto e Bishop se vê tendo o filho dele, Steve McKenna (Ben Foster, de O Mensageiro, de 2009), como aprendiz. Logo, se estabelece um conflito que, sabemos, vai explodir mais cedo ou mais tarde. Algumas verdades começam a aparecer e, com um chute aqui, outra cena meio forçada ali, a ação transcorre com tiros e lutas.
Statham é velho conhecido dos fãs do gênero ação, sendo mais lembrado por ser o protagonista de duas séries cinematográficas, Carga Explosiva (The Transporter, com filmes em 2002, 2005 e 2008) e Adrenalina (Skank, de 2006 e 2009). Um trabalho mais discreto, porém, é um dos mais interessantes: Efeito Dominó (The Bank Job, 2008). Isso, além dos fantásticos dois primeiros de sua carreira, ambos com o diretor Guy Ritchie: Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (Lock, Stock and Two Smoking Barrels, 1998) e Snatch – Porcos e Diamantes (2000).
É fácil, assistindo a Assassino a Preço Fixo (é bom lembrar que não existe a crase que alguns insistem em colocar no título), se lembrar de Um Homem Misterioso (The American, 2010 – abaixo), longa recente estrelado por George Clooney. Mas as semelhanças param na profissão do protagonista. Cada filme segue em uma direção, e ambos são bem sucedidos em seus caminhos. Enquanto o de Clooney é mais contemplativo e visualmente belo, o de Statham é mais direto, curto e movimentado. Na dúvida, fique com os dois.
Obs: já ia me esquecendo de mencionar uma curiosidade: a empresa de fachada que contrata Bishop em Assassino a Preço Fixo chama-se Cobol Engenharia, nome que nos remete ao filme A Origem (Inception, 2010). Seria apenas uma coincidência, uma referência a uma linguagem de informática ou teria aí algo mais?
O Disney+ lançou Music by John Williams, documentário que O Pipoqueiro já conferiu e comenta…
O Pipoqueiro preparou um pacote de filmes de terror ou suspense para este Halloween e…
Confira o resultado de uma hipotética disputa entre DC e Marvel, já que ambas as…
Confira a segunda parte do especial do Pipoqueiro para M. Night Shyamalan, com um punhado…
Armadilha, mais recente longa de M. Night Shyamalan, chegou aos cinemas há pouco e O…
Brats é um documentário escrito e dirigido por Andrew McCarthy, ator destaque nos anos 80…