por Marcelo Seabra
Jason Statham é um cara legal. Mesmo parecendo ensaiar horas as poses que vai fazer, sempre traz um ar cool a seus personagens. Mas não foge de uma boa briga ou de uma bela mulher, elementos que não podem faltar em seus filmes. Assassino a Preço Fixo (The Mechanic, 2011), que estréia nesta sexta, 18, não é diferente. Como de costume, sua presença acaba trazendo um diferencial – diversão – a um argumento batido e, à primeira vista, bobo.
Os problemas começam quando seu mentor, Harry McKenna (Donald Sutherland, um dos Cowboys do Espaço, de 2000), é morto e Bishop se vê tendo o filho dele, Steve McKenna (Ben Foster, de O Mensageiro, de 2009), como aprendiz. Logo, se estabelece um conflito que, sabemos, vai explodir mais cedo ou mais tarde. Algumas verdades começam a aparecer e, com um chute aqui, outra cena meio forçada ali, a ação transcorre com tiros e lutas.
Statham é velho conhecido dos fãs do gênero ação, sendo mais lembrado por ser o protagonista de duas séries cinematográficas, Carga Explosiva (The Transporter, com filmes em 2002, 2005 e 2008) e Adrenalina (Skank, de 2006 e 2009). Um trabalho mais discreto, porém, é um dos mais interessantes: Efeito Dominó (The Bank Job, 2008). Isso, além dos fantásticos dois primeiros de sua carreira, ambos com o diretor Guy Ritchie: Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (Lock, Stock and Two Smoking Barrels, 1998) e Snatch – Porcos e Diamantes (2000).
É fácil, assistindo a Assassino a Preço Fixo (é bom lembrar que não existe a crase que alguns insistem em colocar no título), se lembrar de Um Homem Misterioso (The American, 2010 – abaixo), longa recente estrelado por George Clooney. Mas as semelhanças param na profissão do protagonista. Cada filme segue em uma direção, e ambos são bem sucedidos em seus caminhos. Enquanto o de Clooney é mais contemplativo e visualmente belo, o de Statham é mais direto, curto e movimentado. Na dúvida, fique com os dois.
Obs: já ia me esquecendo de mencionar uma curiosidade: a empresa de fachada que contrata Bishop em Assassino a Preço Fixo chama-se Cobol Engenharia, nome que nos remete ao filme A Origem (Inception, 2010). Seria apenas uma coincidência, uma referência a uma linguagem de informática ou teria aí algo mais?
Série ficcional mistura personagens reais e cria situações para mostrar um novato crescendo no mundo…
Surpreendentemente, os roteiristas conseguiram criar uma história interessante para dar vida novamente aos cativantes personagens…
As relações políticas em uma cidadezinha do interior são analisadas pelo diretor, que as leva…
Desnecessariamente recontando a história do livro clássico, del Toro faz como Victor: uma nova obra…
Série nacional recria a década de 80, quando a AIDS chegou ao Brasil fazendo milhares…
Sempre lembrado por Los Angeles: Cidade Proibida, James Ellroy teve outras obras adaptadas. Conheça aqui…