Publicidade

Categories: blogueiros

Lógica do prefeito: Parque Guanabara reabre as portas; escolas, não

Não há mais coerência nem ciência no abre e fecha da prefeitura de BH. Apenas um proto ditador decidindo a vida de 2.5 milhões de pessoas

Alexandre Kalil (Foto: Marcus Desimoni)

Desde o início desta maldita pandemia de coronavírus – e lá se vai quase um ano inteiro – jamais opinei ou “julguei” as decisões (quaisquer decisões) tomadas por prefeitos e governadores (quaisquer prefeitos e governadores) sobre o que (e como) deveria ou não funcionar nas cidades e estados.

Primeiro porque não entendo nada disso, e não sou idiota o bastante para dar palpite sobre o que desconheço. Segundo porque, no caso de Belo Horizonte, eu conheço pessoalmente e admiro e confio nos responsáveis por essa batalha dura, longa e inglória; os Drs. Carlos Starling e Jackson Machado.

Como tudo é novo e o terreno, totalmente desconhecido, pisa-se em ovos o tempo todo. A decisão que valia até ontem, já não vale mais hoje, mas poderá valer outra vez amanhã. E aí reside minha contrariedade neste momento, e é o que me motiva a palpitar. Repito: palpitar. E não opinar, o que é diferente.

Em vários países pelo mundo as escolas estão abertas há mais de seis ou sete meses. No Brasil, em algumas cidades, estão abertas desde o início do ano. Em São Paulo, a maior capital do País, desde o início de fevereiro. Ora, por que em BH continuam todas fechadas?

Inúmeros estudos indicam que a transmissão do novo coronavírus em ambiente escolar é bastante reduzida, desde que tomados os devidos cuidados. E mais: os efeitos da Covid-19 em crianças e adolescentes é muito pequeno, além de as taxas de mortalidade serem próximas de zero.

Diante disso, há que se avaliar o famoso “custo x benefício” do retorno às aulas presenciais. Com o início da vacinação dos idosos e dos grupos prioritários, não há muito sentido em, por exemplo, se permitir a abertura de um parque de diversões e de uma escola, não.

O déficit educacional no Brasil é gigante e a desigualdade entre alunos do ensino público e do privado, ainda maior e mais dramática. O fosso, que já se abriu por um ano inteiro perdido, será ainda maior e mais profundo se o fechamento das escolas permanecer.

Estudantes de escolas privadas, via de regra, além um ensino de melhor qualidade, também contam com aulas de reforço, com professores particulares, já que possuem maior renda. Mas os alunos de escolas públicas, não. Quando chegar o momento do ENEM, haverá uma carnificina estudantil.

Além disso, cada ano perdido para um aluno de baixa renda, significa um ano a menos trabalhando e contribuindo com o sustento familiar. A realidade do País não permite mais tempo com escolas fechadas. É cruel e desumano com essa “geração corona“, e uma sobrecarga insuportável para os pais.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, precisa descer do seu pedestal de arrogância e autocracia, e rever, ao lado de sua brilhante equipe, novos valores e novos conceitos. A doença, assim como a saúde pública, é dinâmica, e pode e deve sofrer mudanças ao longo do tempo.

Quem fica parado é árvore, e crianças não gostam de fincar raízes. Elas precisam se expandir e crescer por toda a nossa Belo Horizonte. Leave them kids alone, prefeito!

Leia mais artigos meus em: IstoÉ, Estado de Minas e Facebook
**Atenção: Este texto não reflete a opinião do Portal UAI, e é de responsabilidade exclusiva do seu autor**

 

Ricardo Kertzman

View Comments

  • É ridícula a postura da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Permite a aglomeração absurda na Avenida Afonso Pena aos domingos. Mas escolas ficam fechadas. Incoerência não explica isso. Populismo de quinta categoria do Sr. Prefeito Municipal é uma explicação mais plausível.

    • Todas as redes de ensino que reabriram as escolas, precisaram retroceder em razão de surtos. Para um retorno seguro, é necessária vacinação do maior número possível de pessoas (incluindo todos os trabalhadores das escolas). Não há outra saída.

  • Olá Inundado, em Pindorama há pouca memória, por isso, mais do que nunca é necessário relembrar.

    Lulinha Paz e Amor e Dilma não mantêm conta em banco do exterior. Lula é um dos fundadores do PT, no qual se mantém desde 1980, são quarenta e um anos. O PC do B vai completar cem anos. São partidos comprometidos com a democracia e a coletividade. Os demais partidos, com honrosas exceções dos pequenos da esquerda, como o PSOL são sopinhas de letrinhas que se alteram a cada eleição e ninguém sabe o nome (Roberto Jéferson, Jair Bolsonaro et caterva), mas estão invariavelmente em desfavor do povo.
    Kalil deveria melhorar sua apresentação corporal. Adquirir mais ginga e melhor articulação, pois ele já começa a surgir no cenário nacional visto que tem sua marca, conteúdo e se mostra. Vejo que ele poderá sim, dentro em breve tomar dimensão muito maior.

    • Partidos de esquerda comprometidos com a democracia??? Que gozação é essa? Ensinar sexo tirando a inocência de crianças de 5 anos é compromisso com a democracia? Ideologia de gênero, aborto, fim dos valores familiares, promoção do divórcio, ensinar crianças na escola a destruir patrimônio e incendiar veículos, destruição do cristianismo e outras mazelas do comunismo é compromisso com a democracia?????

  • Vou concordar, não reabre nada.
    "Na Alemanha, as escolas e creches estão encerrados desde meados de dezembro.

    "É um enorme esforço para os pais de crianças em creches e na escola primária cuidar e educar os seus filhos em casa. A isto há que somar as obrigações laborais e preocupações", afirmou a chanceler.

    Merkel, que na próxima quinta-feira participará num encontro virtual sobre este tema com pais e mães -- alguns dos quais membros de famílias monoparentais -- recordou, ainda assim, algumas das ajudas estatais aprovadas nos últimos meses para apoiar as famílias.

    Entre elas, referiu um apoio extraordinário de 200 euros por criança (liquidado no outono) e uma subida no abono mensal por menor, de 204 para 219 euros (que entrou em vigor em janeiro).

    Adicionalmente, disse, foi duplicado para 20 o número de dias de baixa que se podem requerer por doença de um filho, admitindo-se como motivo a necessidade de lhe dar assistência em casa devido ao encerramento das escolas.

    Merkel sublinhou ainda que, graças "aos esforços feitos, os números de novas infeções estão a recuar desde há já algum tempo", mas apelou a que não se baixe a guarda porque "o risco real" são as "mutações do vírus altamente contagiosas".

    "Ainda não chegámos ao ponto em que as creches e as escolas podem reabrir as suas portas", disse, sem fazer qualquer referência a 14 de fevereiro, data até à qual foi prolongada esta medida."

    Diário de Notícias, 30 de janeiro. Portugal.

  • O Sr. Prefeito da foto acima, foi um daqueles que afirmou que o povo mineiro não merecia só sofrer, após as tragédias das últimas enchentes, e incentivou a realização da festa do Rei Momo, atraindo para Minas Gerais, os dólares tão desejados que vieram acompanhados do coronavírus.
    Alguns petralhas comunistas aparecem neste blog, afirmando que a realização do carnaval, as campanhas eleitorais, as festas do final do ano, são de inteira responsabilidade do Presidente Bolsonaro, pois o desespero com a reeleição do mito, vem deixando todos totalmente imbuídos de
    total fraqueza mental !!!

  • Olá Inundado, quando a gasolina chegou a R$ 2,80 até charge desrespeitosa com Dilma surgiu. Agora que a gasolina ronda R$ 5,00 procura-se outros fulgases culpados. É o reino da manipulação de incautos!

  • Olá Inundado, o agente do político corre pela rua com mala de centenas de milhares (o Vampirão diz: tem de manter isso ai), Aécio Neves mantém alguns milhares de dolares em banco no estrangeiro. São quantias que nem dez gerações de minha família ganha em trabalho honesto. Em Pindorama a memória é pouca.

  • Kalil é seu desafeto. Você já está preocupado desde agora com uma possível candidatura dele para a Prefeitura de BH. Veja como você enxerga tudo pela ótica da tendenciosidade. O partido de sua atual paixão é o NOVO. Não entro no mérito das acusações feitas pelo meliante deputado ao STF, que teve sua prisão confirmada por ampla maioria na Câmara. Questiono só duas coisas. Primeiro, como é possível que uma pessoa com o currículo deste deputado tenha sido eleita? A segunda, como é possível que o partido NOVO tenha votado contra a prisão deste meliante? A primeira tenho resposta. Ele está no mesmo nível da grande maioria dos políticos brasileiros, e o povo sem escolha. A segunda, responda você.

    • Para Kalil se candidatar à prefeitura de BH novamente, ele terá de propor e fazer aprovar, no Congresso Nacional, uma PEC permitindo re-reeleição... ai, ai

    • O gado cansou de mandar quem pensa ir para a Venezuela.
      Como quase ninguém foi e os venezuelanos até nos trouxeram oxigênio, o que o Bozo Genocida não fez, então o Bozo Genocida resolveu trazer a Venezuela para o Brasil.
      Os golpistas pilantras se possam de "inganados" pelo miliciano que fingiu ser neoliberal sem nem saber o que significa sequer ser liberal.
      O miliciano improdutivo por 30 anos no Congresso com a família envolvida e homenageando criminosos seria capaz de fazer o que, além de corromper?
      Por falar em Pasadena, e a "doação" da refinaria de Mubadala, como fica? É corrupção doar património público aos bandidos amigos de bandidos?

  • Mais diversionismo do neofascista Cada Vez Mais Reaça e Boçal.
    O assunto, como qualquer outro, deve ser sempre discutido.
    Todavia o Parque não tem portas. É quase ao ar livre. Bem diferente de salas de aulas onde a concentração por metro quadrado é extremamente elevada, sendo impossível qualquer tipo de isolamento, a não ser que a lotação da sala seja drasticamente reduzida.
    Mas claro que abrir as entradas do Guanabara envolve riscos.
    Por essa razão deveria haver simplesmente o lockdown, se houver piora nos indicadores.
    O Kalil é a mais forte liderança politica emergente do Brasil.
    Só de ter dois tocadores de berrante - Bozo e Chico Bento - e o gado contra ele já diz muito favoravelmente.

  • Olá Inundado, é em outra prisão, Pastor Everaldo (aquele que batizou o Bozo nas águas do Jordão) continua preso! Ele e Silveira esperneiam e miam, já o Bozo faz que não é com ele.

  • Consórcio de Blogueiros Independentes informa:
    URGENTE: Descoberto o principal motivo dos verdadeiros genocidas tentarem culpar o Bolsonaro pelas mortes da pandemia.
    Se o carnaval do genocídio, autorizado pelos governantes de SP, RJ, MG, CE e bancados pela Globolixo fosse cancelado por determinação do Bolsonaro no dia 03/02/20, a contaminação por Covid-19 se daria de forma mais lenta e o índice 25 de janeiro de 2021 seria, no mínimo o de fevereiro de 2021.
    Fazendo as contas:
    Em 20 de fevereiro de 2021 o Brasil chegou a 10.139.148 casos e 245.977 mortes.
    Em 25 de janeiro de 2021, o Brasil chegou a 8.871.393 casos e 217.712 mortes.
    Genocídio carnavalesco:
    A diferença entre as apurações acima mostra que teríamos hoje 1.267.755 casos a menos e 28.265 mortes que poderiam ter sido evitadas.
    Com a palavra, o Doria e seus apoiadores.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!