A decisão do Ministro Moraes deixou o tiro sair pela culatra, pois além de configurar censura, chamou atenção para matéria, a princípio sem muito fundamento, apenas sensacionalista
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Revista Crusoé e o site O Antagonista retirassem do ar matérias que associavam o ministro Dias Toffoli, à época Advogado Geral da União, à construtora Odebrecht.
Além de determinar a retirada, o que por si só já é estarrecedor, ainda impediu, previamente, todas as postagens subsequentes que tratem do assunto, sob pena de multa diária de cem mil reais, o que denota censura prévia, expressamente proibida pela Constituição.
Segundo a matéria, em um e-mail trocado entre Marcelo Odebrecht e dois executivos, datado de 13/07/2007, constava a seguinte pergunta: “Vocês fecharam com o amigo do amigo do meu pai?”
De acordo com Marcelo, a pergunta se referia às tratativas que Adriano Maia, seu ex-executivo, mantinha com a AGU, e que o “amigo do amigo do meu pai” seria o Ministro Toffoli.
Tal e-mail foi juntado em um dos processos movido contra Marcelo Odebrecht em Curitiba. Importante destacar, que não há nada de comprometedor no e-mail e não há nenhuma referência à vantagens ilícitas oferecidas ou recebidas pelo ex-Advogado Geral da União.
Ressalta-se, que apesar de tal e-mail não ter chegado às mãos da PGR – Procuradoria Geral da República, como afirmado na decisão de Moraes, o documento é real. Prova disto é que o Juiz da 13ª Vara de Curitiba, para “afastar possíveis interpretações equivocadas sobre o conteúdo”, determinou sua retirada do processo.
As matérias, mesmo que sensacionalistas, referiam-se ao e-mail como sendo um “documento explosivo” enviado pelo empreiteiro-delator. O exagero da imprensa, infelizmente, é ato corriqueiro para chamar a atenção dos leitores.
Destaca-se que não há nada de anormal, em grandes empresas vencedoras de licitação, terem tratativas republicanas com a Advocacia Geral da União. Se existe alguma desconfiança, esta deve ser averiguada pelas autoridades competentes, já que ninguém está acima da lei.
Um dos pilares da Democracia é uma imprensa livre. Quaisquer decisões que a censurem, principalmente quando levam fatos verídicos ao conhecimento dos leitores, ferem de morte a consagrada liberdade, deixando manco o Estado Democrático de Direito.
O que se defende não é uma libertinagem da imprensa. Acaso abuse de sua prerrogativa de liberdade de expressão, falseando a verdade, publicando reportagens inverídicas e que ofendam a honra injustamente de uma pessoa, seja o Presidente da Suprema Corte ou o mais humilde cidadão, deve arcar, através de processo indenizatório, obedecido o princípio da ampla defesa e do contraditório, pelo excesso praticado.
Por óbvio, a indenização deve ser à altura do mal feito, não só para ressarcir o ofendido, mas para inibir que volte a ocorrer, impedindo que as manchetes planetárias compensem o custo das indenizações.
Por: Bady Curi Neto, professor, advogado, ex-juiz eleitoral do TRE-MG, sócio-fundador do escritório de advocacia empresarial que leva o seu nome
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Olá Neto, vá ser chapa branca assim lá na casa do escrivão. Sim, aquele que apõe o carimbaço.
Larga a mão de bancar o ingênuo. A imprensa não exagera simplesmente para chamar atenção. Em verdade ela atua com LIBERDADE DE EMPRESA logo deturpa os fatos, faz insinuações e, sobretudo, omite O QUE TEM RELEVÂNCIA enquanto expõe o folclórico, porém estéril. A imprensa atua na defesa de quem a banca, no geral os banco, mas outras grandes corporações também entram nos ajustes e tratativas.
O Brasil, vai fazer duzentos anos, mas além do Corpo de Bombeiros, a quem cumprimento na pessoa de Pedro Aihara, não construiu instituição. Assim, meu fii o STF não é uma casa, não é um colegiado, é, antes um palco onde desfilam pavões engalanados, cada um querendo aparecer mais e a garantir vantagens para si, para os seus e se ajeitar para logo mais adiante. Nada de cuidar dos Interesses e Princípios Republicanos. Então o STF permite todos os abusos como condução coercitiva e etc, inclusive não faltou alerta de Lulinha Paz e Amor avisando do ACOVARDAMENTO e agora com o monstro bem alimentado e musculoso não volta para a garrafa.
Assim tem sido desde sempre entre nós. Toda força e manobras atuam em prol da elitizinha rapinosa, extrativista e predadora de abuso em abuso o amioria do povo vai sendo mantida longe, muito longe, dos bens indispensável ha uma vida digna. (Depois de anos que o PT dava aumento superior ao Salário Mínimo) agora isso acabou e o SM vai, dentre em breve, voltar ao patamar de Maria Antonieta Morena U$ 62, algo em torno de R$ 241,8. Isso sem mencionar outros tantos estragos.
Para completar os danos. Depois que o ocidente viveu séculos de predomínio do legislativo, estamos na era do predomínio do judiciário, época que mais injustiças e abusos acontecem.
Por essas e outras é melhor parar de chamar urubu de meu louro, cair na real e dar nome aos bois.
18 de abril de 2019 às 09:35
“Amigo é coisa pra se guardar DEBAIXO DE SETE CHAVES “
(Já diziam os versos proféticos de Milton Nascimento)
Precisamos voltar a falar do “amigo” , aquele presidiário de Curitiba,que tinha uma conta de propinas disponível na Odebrecht, no valor de 150 milhões!
Agora fica a pergunta: por que PToffoli está tão preocupado com esse assunto?
Olá Neto, vamos ser curto. Muitas forças (judiciário, MP, PF, Imprensa, segmentos empresariais) se uniram para o golpe de 2016. Agora essas forças se digladiam na disputa pelo poder. Tudo para alijar o povo dos direitos e do acesso aos bens da vida. É claro como um lago de água cristalina, como diria Alexander o Largo. Ah, no meio desse lamaçal todo tem muita conversa de cerca Lourenço.
Olá Neto, enquanto tudo isso no Planalto o Bolso Nabo autoriza o BNDES a financiar despesas operacionais dos caminhoneiros. (Vamos vender o carro para colocar gasolina). Fiquem de olho.
Censura mais antecipada pelos nostradamus da oposição ao novo governo era que seria praticada pelo Bolsonaro. E no fim das contas, veio a dos togas vermelhas, pode?
Pois é. O Moraes se embaralhou todo e foi obrigado a dar uma de Mercadante.
Formar STF usando puxadinho político ideológico bolivariano e nomeação feita com rabo algemado só podia dar nisso mesmo.
Todos os dias, a partir das 8:30h da manhã, a petralhada que não tem o que fazer, acorda, toma um café e parte para tentar destruir o Brasil, é rotina. Só que agora, encontraram um adversário duro, repare, não é um adversário grelo duro, é um adversário duro. Por isso, não vão conseguir destruir. O Start foi dado dia 1º de janeiro de 2019, não tem volta.
É uma pena que Minas Gerais não elegeu o Anastasia ao invés do Zema, não era a hora do Zema. Por isso, vamos capengar até 2022. O consolo é que, antes dessa data, vamos ver o Pilantrel preso.
Meu doidinho favorito, boa noite!
É estranho ouvir você ir contra censura, chamar de "estarrecedor", uma vez que você faz isto, mas te desculpo, sei que a culpa deve ser do gadernal.
Lembre-se que, se não houvesse censura o miliciano não teria sido eleito.
Ah, o Lula vai dar entrevista, aumente sua dose de gadernal, vai ficar mais doido ainda.
Escreva alguma coisa sobre o Queiroz, se souber quem é, é claro.
Forte abraço e boa páscoa.
o texto não é meu seu burro!!
Meu doidinho favorito, porque tamanha falta de educação, tá triste? Fica triste não!
Quem compartilha é porque acredita, passa a ser financiador do que foi escrito.
Mas o que me preocupa é ver que está piorando, dobre a dose.
Dr. Bady, e quando se trata do outro lado da moeda, isto é, a parte prejudicada com a censura? Cabe indenização?