Não se deve nunca confundir a mensagem e o mensageiro. Da mesma forma, religiões, líderes e praticantes
Há dezenas de milênios a humanidade cultua divindades e crê em religiões. Dentre as duas ou três principais características, que deram início ao reinado do Homo sapiens na terra, a capacidade de criar “factoides coletivos”, como forma de unificação de tribos ou grupos rivais, talvez tenha sido a mais importante. O escritor Israelense Yuval Harari nos detalha isso, com rara perfeição, em seu provocante livro Sapiens: Uma Breve História da Humanidade.
Pessoalmente sou um fã das religiões. Qualquer delas. Não conheço nenhuma que não pregue bons conceitos e bons valores. Sou judeu por raízes familiares e por profundos laços, digamos espirituais, que me ligam à história do meu povo e de meus antepassados. E ainda que não pratique o judaísmo — ou seja dele grande conhecedor — ou qualquer outra forma de religião ou crença (já que sou extremamente racional), estimulo e congratulo quem faça o oposto.
É inegável que indivíduos, ou grupos destes, ao longo da história da humanidade tenham usado — como ainda usam — a religião e a fé popular como formas de doutrinação, poder e até mesmo enriquecimento. Infelizmente, outra forma muito comum do uso indevido da crença existe sob a prática de violência física, desde assassinatos e genocídios, a ataques terroristas. Tais maus usos acabaram por criar certas adversidades e até preconceitos à algumas religiões.
No Brasil, os evangélicos representam o grupo mais negativamente estereotipado que conheço, bem como os espíritas (em todas as suas variantes) o contrário. Pois bem, como reza o tal dito popular, “toda generalização é burra”. É injusto e inadequado dizer que todos os pastores, ou “bispos”, são aproveitadores atrás de dinheiro fácil. Assim como declarar seres do bem e iluminados todos os praticantes do espiritismo, em suas diversas formas.
O médium — mundialmente conhecido por supostas curas espirituais — João de Deus está sendo acusado por centenas de mulheres de todo o País por assédio e abuso sexuais. Relatos chocantes dão conta que o espírita atraía suas vítimas usando o “poder divino” que tais moças lhe conferiam. Assim como os conhecidos casos de pedofilia, envolvendo padres da Igreja Católica, esta triste história vem jogar ainda mais desconfiança e preconceito sobre as religiões.
Algo tão importante para a humanidade, a boa crença e prática das religiões deve ser defendida e incentivada. Por outro lado, o mau uso que alguns líderes espirituais fazem desta sua condição, deve ser combatido com todo rigor. Que não apenas a Justiça se encarregue da punição aos culpados, mas que as próprias coletividades jamais tentem abafar os casos ou proteger os malfeitores. Até porque, como todos jamais saberemos, a Justiça divina talvez nunca apareça.
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
"Pessoalmente sou um fã das religiões."kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
O careca, vc é uma pândega mesmo.
“Vc é uma pândega”
Eita, que falta faz uma boa escola na vida!!
com todo respeito que todas as crenças merecem. O nosso Irmão nunca foi espirita. segundo sua próprias palavras é católico. Se o irmão se informar melhor verificará que não há variantes para o Espiritísmo. Este não tem hierarquia, sacramentos ou paramentos. o João é um médium mas não espirita.
sendo a mediunidade uma faculdade inerente ao ser humano, cada indívíduo tem o direito de exercê-la como melhor lhe aprouver. se fosse um médium espírita jamais usaria a cor branca para suas práticas, jamais trabalharia mediunicamente daquela forma ou aceitaria reconpensas, como pedras preciosas, para praticar a caridade. pois no espiritismo temos o lema "Dai de graça o que receber de graça" como é o caso da mediunidade. sugiro ao irmão se informar melhor sobre o Espiritismo.
Perfeita observação!
'Irmaõ' de quem baseado em que e onde?
Perfeita sua observação.
Assim aprendi em meus estudos da Doutrina Espírita.
Parabéns por sua lucidez e coerência.
Concordo com você. Assim aprendi em meus estudos da Doutrina Espírita.
Parabéns pela observação, oportuna, lúcida e coerente.
O que tem a ver a cor branca? Porque é Umbanda? Se fosse assim médicos e enfermeiros não poderiam usar branco para exercer sua profissões. Você está precisando praticar mais o evangelho de Jesus, nem Deus nos julga.
Tô meio perdido...
não sei se são 3 'anônimos' ou se é o mesmo 'anônimo' respondendo pra si mesmo.
Coisa d'outro mundo, tá cheio de ispritu estranho aqui!
É muita perseguição.
O cara só tem 12 filhos com 12 mulheres diferentes, foi acusado de exercício ilegal de medicina, acusado de abuso sexual por 13 mulheres por enquanto...e é um respeitável 'agente' de deus(d minúsculo) após ser apoiado por pessoas influentes.
Só por ele entender que as palavras de Cristo no Evangelho de João (cap. 15, vs. 12): ‘O meu mandamento é este: que ameis uns aos outros, como eu vos amei’ e por interpretar Genesis 27&28: Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se....
é comer todas as mulheres possíveis...sacanagem pura, né?
tadim!
Enquanto isso se eu olhar pra uma gostosa...minha mulher me enche de cascudos e digo pra ela:
...snif, o jão di deuz pode tudo e eu nada, nem oiá...! :-(
Pela primeira vez, deparo-me com um artigo seu em que concordo totalmente com a sua análise. Que bom seria se você usasse a mesma sensatez nas suas análises politicas em lugar de expressar raivosamente o seu preconceito e bias contra o PT.
A sua pressa para generalizar nas suas análises políticas contrasta drasticamente com o cuidado que você teve em separar indivíduos e instituições no caso do médium João de Deus.
Ricardo, deve ser culpa da Elite Rapinosa e extrativista. kkkk.
abs
Ricardo, já se sabe até mesmo de mulheres abusadas, vindas de outros países pelo dito cujo, pois foram atraídas para o "líder" em momento de total desespero em decorrência de graves moléstias, contudo voltaram para seus países com mais um trauma, o do abuso.
A canalhice chegava a tal ponto, que o sujeito dizia que estava incorporado por alguém que desejava possuir as vítimas sexualmente, e se caso a mulher contrariasse o tal "espírito" a cura pretendida poderia não ser obtida, mas que se acaso ela cedesse para o espírito incorporado, a cura seria mais propensa.
Sabe o que muito me espantou? Aquele ser iluminado e puro, cheio de ótimas intenções, chamado Renan Calheiros, sair em defesa do dito cujo. Acho que não me assusto com mais nada neste país.
Um gambá cheira outro
Vamos aguardar se vai ter algum texto sobre "tal pai, tal filho" do Bolsonaro. Digo isso por que achei muito bom o texto anterior do lularápio e do luleco mas, em menos de uma semana, apareceu um problema grave envolvendo o presidente eleito e seu filho. Acho que cabe uma abordagem sobre o tema.
Nosso país não merecia isso, em menos de uma semana, aparecer um "batom na cueca" dessa contra o presidente. Cheque para a primeira dama.
Se o pai tiver feito merda e o filho também, tenha certeza que sim
O filho já fez, a primeira dama também pois recebeu 24 mil reais, a funcionária do gabinete do então deputado bolsonaro repassou mais de 80 mil reais para essa conta aí... Já tem bastante assunto
Isso não vai abalar a estrutura, ela está muito bem montada. Mais alguns dias e teremos uma desculpa esfarrapada qualquer para justificar esse chequinho, a compra de algumas jóias usadas da primeira dama, por exemplo, ainda não tem consistência. Batom na cueca mesmo é o rombo de 30 bilhões de reais nos cofres do governo de Minas Gerais. Que batom e que cueca heim!
Não vai dizer nada da Coaf e do motorista do milhão?
Não
"Toda generalização é burra"
Kkķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nunca imaginei uma confissão tão explicita assim! Confesso que esperava um lapso menos explícito!
Blogueiro, Vc está confundindo as coisas! A pessoa por ser médium não significa necessariamente ser espirita. Pode-se encontrar indivíduos médiuns nas mais diversas religiões,
catolicismo, protestantismo e por ai vai.
Procure pesquisar e compreender melhor os conceitos de Médium e Espiritismo.
Sds
“Toda generalização é burra”
mesmo não concordando muito com a afirmativa acima a uso no seu caso, RCS!
Médium protestante?
Nomeie só um que seja realmente protestante!
Pra 'alargar' o horizonte e o panorama, nomeie também um médium que seja realmente judeu!