Publicidade

Categories: blogueiros

E o STF se supera! Jamais assistimos a um atentado tão forte contra o País

Numa sessão histórica, parte do STF tenta colocar os corruptos em liberdade. Não foi hoje, mas poderá ser amanhã

O amigão do Lula quer soltar os corruptos para economizar nosso dinheiro (Imagem: TV Justiça/Google)

A faxina no Executivo Federal já está marcada. A partir de 1º de janeiro de 2019, sai o governo do PSDB/PT/PMDB e entra o de Jair Bolsonaro e seu — até o momento — timaço de ministros. Dará ou não certo, economicamente falando, é o que veremos.

A faxina no Congresso Nacional, igualmente a partir de 1º de janeiro de 2019, será muito menor. Ainda que muita gente boa, e com bom potencial esteja chegando, figuras nefastas como Renan Calheiros, Aécio Neves e Gleisi Hoffmann, dentre várias outras, continuarão por lá.

A encrenca pesada é outra. É em outro Poder. É no Judiciário, sobretudo o lotado em Brasília. Mais precisamente no STF, ainda que STJ e TSE não sejam lá nenhuma maravilha. O fato é que há uma turma entrincheirada na mais alta corte, que não está fácil de suportar.

Alguns ministros definitivamente perderam a vergonha na cara e partiram para a cumplicidade ao crime de forma escancarada. Se antes ainda disfarçavam um pouco, hoje nem se importam mais com as aparências. Ligaram o “foda-se” e atuam criminosamente em desfavor do Brasil.

O respeito à Constituição já não existe faz tempo.  Lewandowski tratou de rasgá-la,  ao vivo e em cores, para todo o País, quando fatiou o processo de impeachment, ao lado do mais nocivo político em atividade no Brasil, o famigerado Renan Calheiros, em prol de Dilma Rousseff.

José Roberto Barroso idem. Monocraticamente “legalizou” o aborto. O Ministro Fux manteve, numa canetada e numa engavetada, o auxílio-moradia até que o Senado, numa franca troca de favores, aprovasse recentemente o indecoroso aumento dos Ministros do Supremo.

Este mesmo STF, ou melhor parte dele,  interferiu indevidamente no processo de impeachment de 2016. Antes já havia descumprido novamente a Constituição e permitiu que Lula decidisse pela não extradição do terrorista italiano Cesare Battisti. Obra de Barroso, diga-se de passagem.

Mais? Atropelou o regimento do Congresso e interferiu no processo de cassação de parlamentares. Mais? Vem tentando alucinadamente soltar o corrupto e lavador de dinheiro Lula. Mais? Contrariou novamente a CF e instituiu o casamento homoafetivo na marra (que eu sou a favor).

O que assistimos hoje, durante a sessão em que ao menos cinco ou seis ministros tentaram, incansavelmente, colocar nas ruas três dezenas de corruptos amigos,  foi algo desolador. Algo digno de, no desespero, clamarmos por uma ruptura institucional.

Michel Temer, a despeito do governo exitoso (milagroso eu diria), não passa de mais um membro da quadrilha formada pelo PT. Seu primeiro time de auxiliares e assessores nos demonstra isso claramente. Fartamente. Ele próprio, um potencial presidiário num futuro breve.

Ao apagar das luzes,  negociou com a banda podre do STF, a aprovação do aumento salarial citado acima. Em troca, quer por a turma cúmplice — e a si próprio — longe das garras da Lava Jato. Por muito pouco não conseguiu isso hoje. Não há a certeza de que não consiga amanhã.

O herói do dia não tem nada de herói. Fux, como eu já disse, é mais um a usar a toga como quer, e não como manda a Carta Maior. Por isso me enoja assistir a outros pares seus fazerem a defesa da Constituição. Todos — absolutamente todos — a descumprem quando querem.

Uns a descumprem para o bem (o que é sempre relativo e subjetivo); outros para o mal, certo, Gilmar Mendes, Toffoli, Lewandowski e companhia?  Alegar obediência ao texto legal,  como fez Moraes e Weber, por exemplos, ou é cinismo ou ingenuidade. Escolham vocês.

Temer deturpa incontroversamente o espírito da lei que regula o indulto de natal. A afronta é tamanha, que não há outra forma de chamar senão de…  Canalhice. Sim!  Estou chamando o presidente da República de canalha. Se me processar, será uma honraria em minha vida.

Que um sujeito com o histórico de Michel Temer proceda assim,  bem,  nenhuma surpresa. Que ministros, como alguns dos já citados acima lhe deem guarida, também. Mas que Celso de Mello, Rosa Weber e Alexandre de Moraes, em nome da Constituição, endossem tudo isso…

O pior, meus caros, é que entre a “turma do bem”, encontra-se Barroso, Fux e… Fachin. O primeiro, um notório ativista judicial, ainda que, às vezes, por boas causas.  O segundo, useiro em manobrar ‘pedido de vistas’, como fez hoje — e como já havia feito no caso do auxílio-moradia.

E o terceiro? Bem. O terceiro é aquele senhor que perdoou os irmãos (Wesley e Joesley) Batista de todos os crimes, e que até hoje não achou tempo para anular a delação premiada da quadrilha da JBS, por mera coincidência sua apoiadora no processo de escolha para o STF.

Conforme iniciei este longo texto, dos Três (podres) Poderes da república, dois estão sob processo de faxina. Já o terceiro, meus caros,  só aos 75 anos de cada um. Vai demorar uma eternidade, não é mesmo, Dias Toffoli (com 51 anos)?

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Como diria o poeta:
    "A nossa piscina tá cheia de ratos..."
    Muita gente que vem aqui no blog se parece com toda essa gente, pois vivem militando para soltar marginais. Os 11 são a cara desse país, gente idiota que implora para ser sacaneada.

  • Olá Inundado, pra que tanta gastura, pra que tanta amolação. Em um mês o pato manco com sua potência não irá restaurar a sorte de Pindorama? Não irá, qual o Vira Lata do desenho animado, cuja namorada a Polly Puro-Sangue, conduzir o país a rota correta? Pra quê se afadigar?
    Enquanto se desgastas nessas elocubrações pai e filho vão a América do Norte ficam joelhos, encurvados, e ainda pedindo perdão. Mais subservientes impossível!

    • Melhor ajoelhar do que ficar de quatro. Não acha? Na verdade, nosso, em breve, futuro presidente Bolsonaro, não fez nenhuma das duas alternativas citadas. Ele prestou continência e isso é muito diferente. O Bolsonaro não veio para quebrar paradigmas, ele veio para mostrar que eles nem sequer existem. São inventados como armas, para dominar as pessoas, fracas, incapazes e dependentes.

      • Olá José Geraldo, acho não, inclusive a Constituição brasileira preconiza a igualdade entre os Estados. Não quero subservientes e aduladores vis me representando.

    • Cara... Vc só pode ser um gozador a tentar atormentar a vida do Ricardo... Não é possível que um sujeito que tenha ao mdnos dois neurônios funcionantes pense e escreva tanta canalhice... Se bem que vc é lulista.... Não dá para esperar que vc tenha dois neurônios... muito menos funcionantes....

  • Olá Inundado, "cidades em extrema pobreza são rejeitadas no Mais Médicos" manchete do UOL deveras sintomática. Cadê os cubanos que atendiam tão bem a gentalha? Este é o Brasil Real, o Brasil Oficial esta na América do Norte ajoelhado e pedindo perdão.

  • Olá Inundado, larga de bobiça se não daqui a pouco estarás dando bom dia a cavalo. O Indulto consta da Constituição brasileira e das Constituições dos países democráticos mundo afora. Quem escreveu a Constituição foi o povo brasileiro através dos Constituintes em 1987/1988 em Assembléia Nacional Constituinte. Agora não cabe aos Ministros reescrevê-la, eles tem o dever de dizer apenas o que é e o que não é constitucional. Assim é que Indulto é um instituto fundamental da República no sistema presidencialista. Saia da escuridão.
    Essa sua indignação me fez lembrar a tertúlia de dois roceiros quando um indagou do outro como era feito a bomba atômica. Ao que o interpelado perguntou ao primeiro se ele sabia porque a bosta dos cabritos era granulada. Da negativa obtemperou: se você não entende nem de m vai querer entender de bomba atômica. Por favor!!!!!

    • Grande Cidra, meu velho!
      Sabemos que está na constituição, mas o "POVO" não participou disso, como você sugeriu acima. Os representantes de povo ( que normalmente é ignorante ) o fizeram... e deixaram estes subterfúgios a seu favor. Esqueça o Luis Inácio por um momento e me diga: Vc é a favor que soltem o Cunha? O gedel? e se o Aécio estivesse preso, o que vc pensa disso?
      Que se dane se está na lei! é MORALMENTE errado... é como o foro privilegiado, na minha opinião.
      E viva Cuba! Ê CUBÃO!

      • Olá Rodrigo, seu eu pudesse, se meu dinheiro desse, gostaria de visitar Portugal e Angola. Nenhum é ilha, logo, vê-se que não temos afinidade em gosto de países.
        Ha que existir referências. Para mim uma deles, inevitavelmente é a Constituição. Bem ou mal temos de contar com ela. Tá certo que não é perfeita, e haveria alguma perfeita? mas, é um documento de méritos. Acredito que se bem aplicada ela será útil para nossa vida como povo e como Estado.
        A lei não deve ser pensada e aplicada em função do Evilásio, da Cristiane, do Ernesto etc, sua principal marca é a impessoalidade, a generalidade e futuridade, todavia, a moral e a política, não raro, são predadores da lei. (A leitura de Antígona e Creonte pode lançar luzes para o entendimento do que estou a falar).
        Quanto ao nome dos políticos citados eu gostaria que fosse aplicados a eles a lei. Prisão, liberdade, reputação é consequência.
        Ha um ângulo que talvez você não tem se apercebido o qual é de grande relevância. Enquanto se trava a discussão e se freia a aplicação do referido indulto, assinado pelo Vampirão, ao pretexto que ele iria beneficiar duas ou três pessoas envolvidas na farsa jato, DEZENAS DE MILHARES de Josés Coisas Nenhumas, do meu nível sócio-econômico ou pior do que o meu mofam e são triturados nas alucinantes prisões deste país afora, justamente pela não aplicação do dito Indulto. Isso é aviltante e de uma brutalidade sem medidas. Sacou a cortina de fumaça?

  • O grande problema é que nossa constituição coloca muito poder na mão de uma única pessoa, no caso, o presidente.
    O art 84 XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;
    Então nosso presidente tem o aval para perdoar penas ou convertê-las em outras como a domiciliar, pecuniária, prestação de serviços, etc, praticando esse ato discricionário.
    Os legislativo deveria mudar isso, a começar pela indicação de membros do judiciário, em especial o STF, os quais, no meu entendimento, deveriam ser escolhidos tão somente entre os próprios membros e pelos próprios pares, acabando com o quinto constitucional, onde são indicados advogados e membros do MP.
    Mas enfim, o STF, quando quer, sempre arruma uma brecha na legislação, o que neste caso deveria ter feito por não haver nada mais contrário aos interesses da população como tal indulto.
    Torço para que um dia acabem com a progressão de regime. Ainda que as penas sejam mais brandas, o importante é o cumprimento integral. Se foi condenado a 15 anos em regime fechado que cumpra esses 15 anos em lugar de transformá-lo em meros 5 anos e já começar a progressão de regime.

    • A questão passa por aí, Geovane e Ricardo. Em que pesem recentes e controversas decisões que refletem inserção política exagerada do STF nas questões afetas ao Legislativo e Executivo (aliás, uma característica marcante do Ministro Barroso) , há previsão expressa do indulto na CF88 e ela cabe, no artigo 84, ao Presidente da República.

      Nesse caso, os ministros do STF apenas resguardaram a Constituição. Critique-se o presidente pelo teor ou abrangência do decreto de indulto. Mas, nessa seara, o STF cumpriu bem o seu papel.

    • Olá Geovane, sugiro que sejas mais atilado para compreender que no Sistema Presidencialista o Presidente da República ocupa esse cargo mas exerce e enfeixa o poder tal e qual o Rei, aliás ele é praticamente um senhor de baraço e cutelo. O Conselheiro Ruy Barbosa, uma pessoa que não suporto, dizia, no que eu concordo, que o Presidente da República é o maior Magistrado da Nação.

      • Sugestão recebida e recusada. Quem tem que ser mais atilado é você, pois ou a paixão pelo PT o cega ou tem algum interesse pessoal na preservação da estrela vermelha e seus asseclas. Gostaria que soubesse que quando vejo um comentário seu paro de ler no Olá. Detesto gente que se acha o dono da verdade e quer ter opinião sobre tudo. Palavras escolhidas a dedo não o fazem melhor do que ninguém aqui.

  • Enquanto existir o PMDB, não teremos chances. Desde 1500, estes covardes usurpam nosso país.
    Tumultuam tudo, quando não estão participando, inviabilizam governos, soltam pautas bombas, paralisam o congresso, compram tudo e todos.
    São capazes de servir a DEUS e o Capeta. Não possuem ideologia alguma.
    Ratos, simplesmente ratos!!!!

    • Pois é Lourival, e veja você que o PT e o PMDB são tão juntos, mas tão juntos, que podemos dizer que são o mesmo partido, praticamente. É só ver que em Alagoas o PT e PMDB subiram no mesmo palanque e estiveram juntinhos como sempre para eleger para o Senado brasileiro o Renam e para o Governo do Estado, advinha, o filho do Renam. Essas são as pessoas que o PT apoia e dão de presente para o Brasil.

  • Interessante observar que somente os brasileiros que não têm bandidos de estimação -- nem rezam por igrejas políticas-- é quem estão indignados.
    Os esquerdistas da vida--esses "progressistas" do atraso, esses "democratas" no discurso e ditatoriais na prática, esses "defensores do estado de direito" desde que os direitos sejam para os seus e os deveres para os outros, esses "defensores dos direitos humanos" cujos regimes promoveram as maiores carnificinas e atrocidades contra a humanidade-- estão caladinhos, esperançosos que estão que seus ídolos criminosos possam ser beneficiados pelo Trem da Alegria do STF/Temer.
    Cadê os Boulos, as G.Hoffman, os Haddads, os "intelecdiotas orgânicos, os artistinhas que vivem sob as tetas do Estado, os caetanos e chicos da vida sacudindo seus copos de uísque escocês 25 anos de cima de suas milionárias coberturas , os colunistas da Folha do PT???

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!