Publicidade

Categories: blogueiros

“Na vitória se conhece o caráter de um homem”. Lascou! O meu é péssimo

Este é um post histórico, que retrata uma data histórica e repara um evento triste, traumático, que me deixou marcas

Imagem: Google

Meus queridos,

Eu pensei muito, nestes últimos dois dias, o que escrever — e como escrever — para vocês. Tenho plena ciência da minha responsabilidade para com todos.

Nestes pouco mais de dois anos de blog e quase quatro de Facebook, aprendemos a gostar um do outro, a confiar um no outro e a nos encontrarmos neste espaço que não é meu; é nosso.

No blog ou no FB, eu reconheço seus rostos (pelos retratinhos) e seus nomes. Isso me aproxima do que cada um é, do que cada um pensa. Inclusive de quem participa apenas para me xingar.

Eu poderia aqui disfarçar o que estou sentindo e num gesto de altruísmo ou grandeza espiritual ser nobre na vitória. Há quem diga que é mais importante saber vencer que perder.

Eu poderia entoar um discurso de união, de pacificação e, digamos, de perdão. Daí pensei no outro lado, pensei em como reagiriam meus adversários políticos e ideológicos em caso de sucesso.

Pensei no que sou e nas consequências — e alcance — das minhas palavras e cheguei à conclusão de que, ao contrário de outros, posso ser 100% fiel e claro nos meus sentimentos.

Acaso eu representasse algo ou alguém, além de mim mesmo, ou estivesse à frente de alguma instituição ou entidade, obviamente seria mais contido e conciliador. Não é o caso.

Estou me sentindo, em primeiro lugar, aliviado. Muito aliviado. É como se um peso de 200kg deixasse minhas costas. Como se eu acordasse livre dos problemas do dia anterior.

Em segundo lugar, estou me sentindo vitorioso. Uma espécie de vencedor de uma longa e sangrenta batalha contra um inimigo cruel e completamente despudorado.

Também sinto uma espécie de orgulho, como se de fato tivesse contribuído para a derrota do mal. Ao mesmo tempo em que me sinto ínfimo, perante tantos milhões de compatriotas.

Uma espécie de “dever cumprido” me vem à cabeça. Até ensaio um “parabéns” a mim mesmo, como se eu pudesse me dar um prêmio por todo este trabalho de quatro anos seguidos.

Mas, entre as dúvidas acerca do que e como escrever, e os sentimentos que lhes relatei, encontram-se um claro e sonoro: Xô, PT! Um claro e sonoro: Acabou, seus vagabundos!

E mais. Um claro e sonoro: Vão para a Cuba que lhes pariu! Um claro e sonoro: Se ferrou, Gleisi; se ferrou Lindbergh; se ferrou, Dilma. Um claro e sonoro: Lula tá preso, babaca!

Raiva na hora da alegria? Não, senhor; desabafo. Ódio na hora da comemoração? Não, senhor; reciprocidade. Desrespeito com quem perdeu? Não, senhor; vingança!

Comecei a escrever no Facebook durante a madrugada da vitória da criminosa fiscal e presidente impichada Dilma Dona Doida Rousseff. O motivo: buzinas nas ruas e gritos de “chupa, coxinhas!”

Minha mãe morava em São Paulo, em um bairro de classe média alta, e eu estava lá naquele fim-de-semana. Foi uma das piores noites da minha vida. Os zurros eram alucinados e intermitentes.

Os mortadelas não tiveram respeito nem com os hospitais ao redor. Para eles, era simplesmente um “bairro de ricos, da elite”. E essa gente “tem de apanhar nas urnas e nas ruas”. Simples assim.

Pois bem. Do conforto do meu lar, longe das ruas, sem buzina, sem incomodar o sono dos idosos e enfermos, através deste blog hoje eu grito muito mais alto e mais distante: Chupa, petralhada!!

O meu grito não é um zurro. E apesar de silencioso é ensurdecedor. E extrapola as fronteiras de um bairro. É a realização de um profundo desejo de reparação.

Eis a minha vingança. Eis o meu troco. Eis o meu desabafo. Eis a minha resposta. Eis, meus caros, tudo o que eu tinha a lhes dizer, nesta gloriosa noite de domingo, 28 de outubro de 2018.

Boa noite, Brasil!

Leia também.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Ricardo, o sistema se ferrou, os robôs da Internet se ferraram, a folha de S. Paulo, veja, carta capital, exame, se ferraram, Globo e seus aloprados se ferraram, aqueles outros que por aqui passam a defenderem vagabundos se ferraram e para encerrar petistas não participam de manifestações aos domingos e segundas-feiras porque aos domingos visitam seus entes queridos nos presídios e penitenciárias e às segundas recebem as suas putas no dia de folga da zona. Abraços. Se achar injusto, não o publique.

    • Não é a realidade. Ninguém lascou. Todos estão ligados aos Dominadores, que desta fez quis o liberalismo. No passado quiseram o Lula.

  • Ricardo, escrevo o seguinte:
    Graças a Deus!!!!!!!!
    Estamos livres dessa corja de presidiários....
    Quanta alegria, a doença recebeu a cura!
    Para uma doença tão grave, apenas com remédio muito forte...
    OBRIGADO MEU DEUS por nos livrar dos fascistas socialistas corruptos!
    RICARDO, PARABÉNS PELO TEXTO!!!!!

  • Boa noiiiite Ricardo!Tchau queridos, fiquei feliz principalmente pela votação no nordeste,tomara Deus,que consiga fazer um bom governo e liberte os mais humildes nordestinos,que são explorados por esses populistas ,e vamos que vamos capitão.

  • Cumprimentamos Presidente Jair Bolsonaro e a nossa querida Primeira Dama Michelle Bolsonaro.
    Parabéns!

  • Sensacional !!!! Era o que eu queria gritar. Mas vou gritar assim mesmo CHUPA PETRALHADA, CHUPA CIDRAC e COMPANHIA. O LULA ESTÁ PRESO, BABACAS!!!

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!