Publicidade

Categories: blogueiros

Libertas quae sera tamen: Minas Gerais começa a se libertar das sombras

Com Fernando Pimentel e Dilma Rousseff expulsos do estado, um último sopro de atraso permanece na disputa eleitoral

Peguem seus banquinhos e saiam de fininho (Foto: Ricardo Stuckert)

Absolutamente ninguém poderia prever o que se passou em Minas Gerais neste domingo, 7 de outubro. Os mineiros acordaram, tomaram cafizin, vestiram-se e foram votar. E como votaram!

De favorita nas pesquisas eleitorais para o senado, a aberração Dilma Rousseff foi expurgada definitivamente do solo das Gerais. Que vá para o sul ou o Rio que te carregue, apesar de Curitiba estar logo ali, hehe.

Dilma foi humilhada nas urnas com requintes de crueldade. Eu duvido que nossa história política produza algo tão caricato, tão inútil e tão disforme assim novamente nos próximos 500 anos.

Ao seu lado, foi varrido para a lixeira da história Fernando Pimentel. Companheiro de guerrilha, de incompetência e de assalto aos cofres públicos, o atual governador mineiro encontrou o destino que merece.

Levou uma surra eleitoral de Anastasia e Romeu Zema. Levou uma surra eleitoral dos mineiros. Levou uma surra eleitoral da realidade. Que a partir de 1° de janeiro leve uma surra também da Justiça brasileira.

Minas se reinventou. Minas acordou. Minas está por um fio de se livrar de um passado caótico, sucessivo, onde PT e PSDB revezaram-se no poder. Adoro Antonio Anastasia, mas adoro ainda mais o cheiro de NOVO.

Anastasia é íntegro, capaz como poucos, um homem público brilhante, mas está atrelado a um partido morto, com cadáveres insepultos à lhe assombrar. Aliás, Aécio Neves escapou por um fio: míseros 100 mil votos.

Minas elegeu deputada estadual a excelente e promissora Laura Serrano. Elegeu o igualmente excelente e promissor Lucas Gonzalez deputado federal. Ambos do Partido Novo.

É hora de abraçarmos essa novidade política, tão cheia de jovens preparados, ideias frescas e espírito liberal. É hora de darmos adeus aos velhos caciques e seus partidos mofados.

Só espero que o NOVO, desde já, repense algumas posições. Lembre-se de que política se faz com política. Que em meio à laranjas pobres, algumas se salvam. Que, assim como políticos, também não há “partido salvador da pátria”.

Que respeite o passado e o presente político e pessoal do Senador Anastasia. Que o trate como adversário de ideias, não como inimigo. Que apoie Jair Bolsonaro contra o PT. E que faça de Minas sua vitrine para o Brasil.

Parabéns, Novo. Conte comigo!!

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Prezado Ricardo, quando tiver um tempinho gostaria muito de ver um posto seu sobre o que acha das pesquisas eleitorais. Fazendo uma avaliação não só das eleições de 2018 mas também de 2014 quando colocavam Marina Silva na frente de Aécio Neves.
    Abraços,

    • Bernard, meu caro, acho que as pesquisas são sérias, ainda que falhas. São muitos institutos, contratados por diferentes clientes, cada um com diferentes propósitos. Por isso não acredito que sejam manipuladas, compradas, etc. Simplesmente tentam antecipar um resultado baseado em entrevistas. Temos que reconhecer que mais acertam do que erram, né? Abrs

      • Bernard, em que pese a imprevisibilidade inerente ao ser humano, a metodologia dos institutos é equivocada. Um professor de estatística demonstrou num MBA que fiz que a amostra calculada, sempre ao redor de 2.000 candidatos, é incorreta, pois parte da premissa de que o universo de eleitores é desconhecido. E por isso sempre são entrevistados 2.000 eleitores, não interessa se para prefeito, governador ou presidente. Como a população de eleitores é, sim, conhecida, a fórmula estatística correta é outra e a amostra, para presidente, seria de algo entre 200 mil e 250 mil eleitores, para 95% de confiança e 2 p.p. de margem de erro. Mas quanto custaria para os institutos uma pesquisa desse tamanho, né?! Abs

  • A “Venezuela” do Brasil , de lá dos grotões mais atrasados do Brasil, atrasou em mais 20 dias o processo de nos livrarmos do retirar o entulho petista.
    Mas já despachamos a Anta, o Suplício é o Requião.
    Que a Venezuela nordestina
    se separe do Brasil e fique lá com os
    haddads, dilmas, lulas, renans etc.
    Bom proveito com este lixo!

    • Olá Mendes, a região do país a qual endereças os termos mais pejorativos é sábia e reconhece o PT como o partido que mais atuou em seu favor. Simples assim. Além de grata ela é fiél. Agora é outra fase do jogo, Boçal Naro irá se revelar e milhões fugirão dele. Guarde seu preconceito, adote um pouco de razão e de educação.

      • Cidrac,
        Não faço juízo de valor, aponto fatos históricos inquestionáveis: os grotões do Brasil tradicionalmente elegem o que de pior temos na política; não é, portanto, nada surpreendente os votos para Haddad, Ciro, Renan etc nesses rincões mais atrasados do Nordeste (mesmo lá, Bolsonaro venceu na maioria das capitais e perdeu nos grotões). Se conseguir superar a cegueira ideológica e a idolatria --que vc, explícita, desavergonhada e candidamente, demonstra ter pelo seu "lulinha-paz-e-amor"--, talvez possa perceber essa realidade.

        Coincidentemente, o velho coronelismo-- de que Ciro é um perfeito representante-- e o neocoronel-populismo --que Lula/PT Lula simboliza perfeitamente-- se nutrem, como parasitas, da ignorância e miséria de parcela de nossa população.
        Seu ídolo adorado é hoje nada mais do que um extemporâneo e decadente símbolo do Brasil velho, do que nós e a A. latina têm de mais retrógrado .

        • Evidentemente que Bolsonaro não é o novo, não é o suprassumo, mas já é um bom passo a frente para romper com esse atraso que esquerdo-populismo e o coronelismo representam.
          Não se pode esperar que se possa de um pulo só saltar do início do século XX para o século XXI já às portas de sua terceira década.
          Uma coisa de cada vez: o primeiro passo é retirar esse entulho que bloqueou durante 1 década e meia o caminho para o séc XXI.

          • Olá Mendes, muito bem explicado, quem se sente autorizado a dizer qualquer coisa sobre qualquer coisa, afiança que Bolçal Naro é avanço. Compreendo.

          • Qualquer coisa que seja útil à retirada desse entulho, desse tumor maligno é um avanço.
            Repito: extirpar esse tumor do retrocesso populista é condição sine qua non para iniciar o processo de recuperação desse nosso debilitado e enfermo organismo social/econômico e político.
            Se o doente vai recuperar a saúde, isso vai depender se a ele seus administrados os medicamentos e procedimentos corretos. E posso adiantar que esses não serão nada doces e muito menos indolores, pois o esquerdo-populismo é uma doença grave, que pode até matar (veja o estado terminal da Venezuela).

      • Ô mané (tal de Cidrac),sua boquinha vai acabar,hein ? Se você não for funcionário público concursado como é que você vai se virar tendo em vista que petista não é chegado em um serviço.Petista gosta é de emprego público,trabalho não.Considerando que vocês serão escorraçados de suas boquinhas e os sindicatos estão quebrados,eu acredito que o jeito vai ser pedirem socorro lá na Bahia hehehehehe.Por falar em Cidrac,isso lá é nome de gente batizada ? Se for,seu pai além de ter te sacaneado garantiu que nem xará você teria.

        • Bala Perdida, (alguém que por medo, vergonha ou covardia não ousa dizer o nome de pia). Erras no atacado e no varejo.
          Não sou, nunca fui funcionário público um dia sequer em minha vida. Embora não seja demérito, principalmente num país onde a iniciativa privada é incipiente e reprimida. Não é do meu feitio. E mesmo na minha família são raros, mesmo assim são barnabés, não são da elite do funcionalismo onde vigora os odiosos privilégios.
          Sou um Zé Coisa Nenhuma que vivo do meu trabalho e não dependo de favores seja de quem for. Apresento-me em qualquer lugar com meu nome completo. Dialogo com as pessoas em qualquer local e não me acanho, pois, o que digo no siber espaço digo olhando na pupila, pois, faço com educação e urbanidade e não do modo que você faz, visto que por meio do teclado és grosseiro e bruto.

          • ô mané,sou eu de novo.Para começar duvido muito que um sujeito esse se jeito petista de ser não tenha nenhum tipo de interesse que possa vir a ser prejudicado com o fato inconteste de que o pt será escorraçado do comando do governo.Do contrário, seria acreditar que se trata apenas de altruísmo de sua parte,o que não combina absolutamente com a pratica que conhecemos, e temos acompanhando,da sua "cumpanherada' de partido.Lembre-se de que quem com os porcos se mistura,farelo come.De resto, não me interessa em nada a forma como você se apresenta ou deixe de se apresentar, com seu nome completo,ou não,olhando em pupila dos outros (você por acaso é oftalmologista sem desmerecer,é claro,a classe dos oftalmologistas),não tenho absolutamente nada a ver com sua vida,tenho meu jeito de ser,não me lembro de lhe dever absolutamente nada e se você gosta ou não gosta disso ou daquilo o problema é todo seu.

      • Essa 'região' pode ser até muito sábia mas eles ignoram em quem votam.
        No link que posto abaixo, se assistirem a partir de 01:00(um minuto) até 03:14(três minutos e quatorze segundos) já é o suficiente mas recomendo assistirem o vídeo todo (5 minutos).
        Esse é o meu recado pra 'venezuera nordestina', região iludida que precisa de ajuda pra acordar.

      • A Brazuela nordestina é realmente uma vergonha.
        A ignorância e a desinformação estão afundando o Brasil.
        Essa bandeira vermelha anti patriota significa um socialismo/comunismo sem fronteiras.
        Para esses esquerdopatas, a desigualdade social nasceu junto com a família (acúmulo e herança) e, por esse motivo, a família deve ser substituída pelo Estado Comunista.
        Daí, as campanhas: pedofilia, gaysismo, gênero, drogas, aborto, etc...

      • A Brazuela nordestina é realmente uma vergonha.
        A ignorância e a desinformação estão afundando o Brasil.
        Essa bandeira vermelha anti patriota significa um socialismo/comunismo sem fronteiras.
        Para esses esquerdopatas, a desigualdade social nasceu junto com a família (acúmulo e herança) e, por esse motivo, a família deve ser substituída pelo Estado Comunista.
        Daí, as campanhas: pedofilia, gaysismo, gênero, drogas, aborto, etc...

    • Grande Robes! Na ultima eleição também distribuí fartos xingamentos aos nordestinos... Mas vi que errei. Infelizmente, são mantidos reféns da pobreza. A massa intelectual dos estados nordestinos não vota em PT ( menos aqueles que mamam nas tetas ) . Quem vota são os ignorantes, os pobres e miseráveis, cultivados como capim pelos esquerdistas para garantirem um curral eleitoral. O Nordeste continua pobre como nunca, mas o povo ignorante nao enxerga isso. Por isso, temos que fazer uma campanha tranquila, sem xenofobia, são brasileiros como a gente. Precisam de apoio para se livrarem de Ciros, Calheiros e Lulas da vida, mas não tem consciencia disso. É o meso povo que elegeu FHC em primeiro turno. A verdade vos libertará.. O resto do Brasil acordou, nossos irmãos nordestinos ainda cochilam, mas em breve despertarão!
      Sobre o Cidrac, respeito a vontade dele , mas não entendo um ser humano culto pensar que o PT foi bom para o Brasil. Isso faz dele um dos piores gados do Pt : os cegos.

      • Olá Guimarães, agradeço aos imerecidos elogios. As melhorais trazidas pelo PT são fatos. Vide elevação do valor do Salário Mínimo, eletrificação rural, universidades, escolas técnicas, moradia, emprego, respeito internacional nunca visto, a expansão das sociedades empresárias mundo afora, bolsa família etc... É claro que as mazelas são penta centenárias e o país vai completar duzentos anos e não formou instituições. Então muito ficou por fazer e agora com o descarrilhamento do golpe muita coisa boa vai ser retardada, isso se o povo não cometer novo equívoco elegendo o Capitão América do Subúrbio que ai sim será o caos. Dá calafrios só de pensar. Basta lembrar do que foi o Color e toda mistificação daquele momento.
        Falastes em campanha tranquila sem xenofobia. Assim são as campanhas do PT. Por exemplo: na véspera da campanha de 1.989 Abílio Diniz foi sequestrado. A mesma mídia perversa fez muito para colar aquele crime ao PT. Forjaram a cena do crime, colocaram camisetas do partido etc. O partido aguentou firme (agora, novamente, o juiz da roupa preta abre o sigilo de uma delação feita em abril que nada trazia de novo, tudo requentado, a qual não foi nem aceita pelo MPF, mas só pela PF - pura perseguição), então, no caso do empresário Abílio Diniz somente muitos anos depois é que restou pratos limpos comprovando que o partido não tinha atuado no episódio. E aqui em honra a serenidade do empresário. Mesmo tendo sofrido pacas ele é contra a liberação de armas. Nunca falou em ir embora do Brasil, gosta deste chão e continua acreditando nesta gente. (...) Não podemos nos dispersar!

  • Rapaz, não compartilho de tuas idéias, mas cá entre nós, a primeira postagem, a primeira providência não foi de elogiar teu candidato, mas de pisar em cima dos perdedores. Reveja tua postura.

    • Cachorro morto foi feito pra se chutar, mesmo. Ainda falta um vira lata, que vai sobreviver até 28/10/2018. Viva Minas, que nos trouxe vergonha num passado recente, agora nos traz orgulho. Aqui será o berço do partido NOVO.

      • Aosilva, seu escrito traduz com fidelidade a prática de de um país onde a velhacaria campeia, pois, não basta um versus um; não, na hora do pisoteio não acanha em atacar cinco, dez, doze, cem, mil contra um. É sempre o forte com o fraco e o fraco com o forte, indefectível.

  • Dilmanta, pilantrel, lindebergh, grazziotin, Requião, súplica, Haddad...
    O Brasil acordou ...e varreu um monte de lixo!

  • Parabéns aos mineiros. Confesso que fiquei preocupado com a volta da inútil Dilma e do salafrário Pimentel e fico extremamente feliz pelo fato do povo ter desbancado do círculo político a maioria das raposas do PT. Agora falta um, Haddad, que derrotado em 28 de outubro, será a pá de cal sobre o monstro enjaulado em Curitiba. E para o bem dessa nação, que nunca mais emerja das trevas.

    • Olá Roberto, um medíocre deputado do baixo clero, que em muitas legislaturas não apresentou nada digno de nota, que meteu logo os parentes na política, que esta rodeado das forças mais atrasadas e oportunistas da nação, inclusive a filha de Eduardo Cunha, que dissemina o ódio, o preconceito e a intolerância não é luz e nem mesmo o reflexo da iluminação. É hora de o povo acordar e não cometer mais esse equívoco, pois, já estamos no limite. Sorte, Saúde e Sabedoria.

      • ...só que eu prefiro um 'medíocre deputado do baixo clero, que em muitas legislaturas não apresentou nada digno de nota' para presidente do que um que já foi presidente e roubou tanto que está preso e uma burra que não sabe nem fazer uma simples conta de aritmética que também foi presidente e só gerou prejuízos.
        o 'medíocre' pode ser tornar extraordinário mas um ladrão só pode ser tornar cidadão de bem depois de pagar pelos erros na prisão se e somente se mudar o comportamento e a burra tem que estudar pra diminuir a burrice mas tanto o ex presidente quanto a ex presidanta não irão repor os prejuízos que causaram e continuam causando onde o caráter de ambos passa ao longe ou inexiste, então.....vou no que já é honesto e pode se tornar extraordinário, minha perspectiva é bem melhor, não acha?

  • Tá na hora de provar que esse país não é machista mais, tem gente que tá merecendo o mesmo destino do patrão que tá em Curitiba, Ricardo quero que você faça um texto das coincidências do Ibope sempre errando em vários estados a favor dos ptralhas, isso tem que ser levado a sério pois influencia muitos inocentes.

  • Ricardo , parabens pelas colocações , TEMOS QUE VARRER PARA A FOSSA estes animais , terroristas , bandidos e assassinos !! So falta o poste do "andrade".....

    • Olá Felicori, a vassoura, ou seria bassoura, terá de ficar guardadinha por muito tempo. O PT fez a maior bancada na Câmara dos Deputados. Outros partidos de esquerda cresceram!

  • Concordo com quase tudo que você escreveu, exceto a última parte do 3.º parágrafo. Que alívio ver a Dilma e o PilanTrel escurraçados! Mas nunca subestime a capacidade do brasileiro de conseguir eleger gente pior ainda do que a Dilma e seus similares. Muito lixo ainda surgirá nos próximos anos. De minha parte, pretendo votar no Anastasia que, com todos as suas limitações é, na minha opinião, a melhor escolha. De qualquer forma, caso Zema ganhe, não ficarei decepcionado. Pelo menos para governador, temos duas boas opções. E que vença o mais preparado!

  • Em contrapartida, 106.702 minieiros deram o aval ao Aécio voltar para Brasília. Eu preguei a renovação geral, mas alguns conseguiram se reeleger.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!