O Brasil inova outra vez no campo da impunidade e permite que um condenado seja coordenador de campanha eleitoral
Esta semana a revista Isto é trouxe em sua reportagem de capa um fato que deveria ser estarrecedor em qualquer país do mundo. Um ex-presidente da República, cumprindo pena de prisão por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, encarcerado na sede da Polícia Federal, comanda a eleição de dentro de sua cela, buscando apoio de candidatos de outros partidos políticos para o seu indicado à presidência da República, em troca de dinheiro e promessa de vantagens ilícitas.
Pela reportagem, o condenado Lula, através de asseclas, está comandando verdadeira compra de apoio político, através de mensagens e bilhetinhos manuscritos. Apenas para a campanha ao senado de Weverton Rocha, no Ceará, o encarcerado Lula fez com que chegasse a quantia de seis milhões de reais, em troca de apoio para Haddad e abandono da campanha de Ciro Gomes.
A Fernando Collor de Melo determinou que abandonasse/renunciasse à campanha para o Governo do Estado de Alagoas, beneficiando diretamente seu adversário Renanzinho (filho do Senador Renan Calheiros), que poderá sair vitorioso em primeiro turno.
Isto permitirá a dedicação exclusiva de Renanzinho à campanha de Haddad, no segundo turno das eleições presidenciais. Por óbvio, o favor não irá sair de graça: Renan se comprometeria a aumentar as verbas publicitarias de trezentos mil reais para oitocentos mil reais mensais para a TV de Collor em Maceió.
A compra de apoio político não é uma novidade para o PT de Lula, conforme consta na delação premiada de Antônio Palocci. A prática ilícita parece ser a tônica máxima do Presidiário. Mas o que causa maior estranheza e perplexidade, é que o ex-presidente Lula está atuando, dando ordens e comandando a campanha eleitoral de seu “poste” Haddad, pasmem, de dentro da carceragem da Polícia Federal de Curitiba.
Permitir a um encarcerado determinar a compra de apoio político, como dito na reportagem, em troca de benesses ilícitas e dinheiro, seria o mesmo que permitir que condenados por outros crimes continuassem a comandar suas atividades ilícitas de dentro do presídio, o que é surreal.
A prisão tem por objetivo a punição pelo ato típico e antijurídico praticado pelo condenado, e filosoficamente, em uma visão mais moderna, o segregamento do indivíduo de suas relações sociais, para que durante o cárcere possa, diante do isolamento imposto pelo Estado Juiz, refletir sobre os crimes praticados, permitindo uma auto reflexão, consubstanciando na ressocialização do próprio indivíduo. Os dois objetivos parecem não estar surtindo efeito ao ex-presidente.
Lula, dada a relevância do cargo que ocupou, foi posto em um regime e carceragem diferenciados. Se comprovado os fatos narrados na revista ISTO É, alternativa não restará ao Estado Juiz do que a transferência do custodiado Lula para um presídio, diminuindo suas regalias, para que possa cumprir sua pena sem o risco da prática do cometimento de novos ilícitos.
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Parabéns Bady pela sua matéria. Abração Lamartine
Obrigado Lamartine!!!
Agora qualquer idiota e comentarista e ensaísta. E quem recebe auxílio do edir Macedo é o que? Ele foi preso e é o maior rato do Brasil.
Belo artigo de uma pesoa entendida e nao de palpiteiros como o bloguista hahahaha
Obrigado, apenas um reparo, o Ricardo trabalha com uma linguagem menos técnica, por não ser advogado, mas que retrata, em muito, a realidade
"o Ricardo trabalha com uma linguagem menos técnica", o blogueiro em questão é de baixo nível intelectual, moral e político.
Por outro lado, com admitir um texto escrito baseado e ilações de uma revista?????
Cadê as provas ??????
Se isso estiver ocorrendo mesmo, a culpa será do Juiz Moro que é o juiz de execução da pena no caso concreto.
Assim, Bady, como o senhor está sabendo sobre o assunto e tem provas sobre o ocorrido, sugiro que informe ao Juiz de execução para que este possa tomar as medidas adequadas.
Aliás, já que o senhor está mesmo preocupado com a real situação jurídica/política do país, o senhor poderia escrever um texto sobre a postura do Juiz Moro que autoriza a suspensão do sigilo da delação do Palocci a uma semana das eleições. Delação, diga de passagem, rejeitada inúmeras vezes em decorrência de ausência de provas.
A atitude do Juiz foi tão temerária que o CNJ abriu o prazo de 15 dias para o juiz explicar o porque da abertura.
Como é engraçado o Moro, a esposa dele foi assessora do Flávio José Arns, Vice do Governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), que é um exemplo de honestidade.
João,
Nao sou detetive, não sou jornalista para saber da veracidade das fontes, fiz o artigo em razão da publicação de um periódico respeitado. Termino dizendo "Se comprovado os fatos narrados na revista..." Apenas a titulo de esclarecimento o Juiz Moro não é o responsável pela execução da pena.
Concordo, mas o senhor teria a mesma posição sobre Eduardo Azeredo condenado há mais de 20 anos de prisão, mais do que o Lula, ele tá morando no quartel dos bombeiros e não no presídio. Dois pesos duas medidas?
Que tal o José Dirceu, condenado a mais de 30 anos de prisão que está solto e sem tornozeleira? Isso lá é cumprimento de pena?
Isto foi uma anormalidade, a meu juízo, da segunda turma do STF. Deveria estar preso como os demais.
Não ha dois pesos e duas medidas. Se o Azeredo praticar ilícitos de dentro da carceragem do Bombeiro, há de mudar para um presídio.
Douglinhas, presta mais atenção ao texto do Bady. Ele não está condenando o fato do Lula estar numa carceragem especial (por ter sido presidente da república) e sim a transferencia para um presidio, SE ELE CONTINUAR COMETENDO ILÍCITOS. Entendeu ou não? Não misture as coisas. Com Azeredo seria a mesma coisa. Se bem que, no meu entender particular, ambos deveriam estar numa penitenciária, já que todos somos iguais perante as leis independente do que somos, do dinheiro que temos, do que já fomos ou que cargo já ocupamos. Lula é infinitamente mais poderoso e muito mais vezes mais perigoso que Azeredo.
finalmente !!! trocaram o blogeuiro de merda anterior !!! só que substituiram por um merda !!!
A pessoa que sequer assina seu nome, escondendo atras do anonimato, para proferir ofensas, de duas uma, ou é covarde ou é filho de chocadeira!!!!
O único recurso do ignorante é o de proferir ofensas. Mesmo que existisse algum argumento minimamente razoável para servir de contraditório ao que aqui se posta, a profunda incultura e analfabetismo funcional desse tipo de perfeito idiota-útil funciona como uma barreira intransponível.
A pior das cegueiras é a mental: os olhos enxergam e os ouvidos ouvem, mas a informação se perde no vazio absoluto de uma mente atrofiada.
Robes Mendes,
Faço minha as suas palavras.
Muito bom dr. Cury, a lei de execução penal do Brasil é realmente muito branda. Parabéns.
Concordo.
ë melhor o luladrão jair se acostumando com a papuda kkkkkkkk!!!!!!
Perfeito. É incrível como este condenado possui tantas regalias e os presos comuns só tem celas superlotadas. Deveria ser transferido já
Dr. Bady o STF acabou de transferir a vara de execução penal de Curitiba para o Levandowski. O que o senhor acha? Obrigado, Marcelo Caldeira.
Creio que não vai dar tempo de fazer mais nada. Inês está mortinha da silva. BOLSONARO 17.
Jose Geraldo, que Deus o ouça!!!
Triste realidade!!!
Não vai para presídio nenhum! Se ele está fazendo isso é com a conivência das autoridades(as superiores, claro!) que deveriam zelar pelo cumprimento das leis. Veja a insistência daquele pseudo juiz do STF para que Lula conceda entrevista. O mesmo que rasgou a Constituição a favor da presidente que foi deposta. É lamentável!
Parabenizo pelo brilhante artigo.
Temo que isto seja uma realidade, mas ainda "existem juízes em Berlim".
O doutor choveu no molhado. Mas, é sempre bom lembrar, pois existem muitos distraídos por ai. Que Lula e o PT formam a maior quadrilha de bandidos já visto por aqui, é batom na cueca. Mas, o Brasil vai conseguir vencer esses vagabundos e o responsável por isso, será o BOLSONARO 17. Ele não vai metralhar ninguém, não vai fuzilar petista, não vai colocar os gays no pau de arara, nem vai mandar apedrejar mulheres. É muita estupidez e ignorância cogitar isso, devemos ter, pelo menos, o mínimo de sensatez. É bom lembrar também, que o Bolsonaro só vai servir para interromper a tentativa de domínio do comunismo, com a total destruição dessa coisa bizarra no nosso Brasil. Os problemas econômicos só serão resolvidos a partir de 2023, quando iremos eleger o "Cara". O economista administrador público, fodão, que vai fazer a coisa acontecer. O BOLSONARO 17 vai criar o ambiente para que isso aconteça. Pode ser que eu não esteja aqui para assistir, mas, acredito que meus filhos estarão. BOLSONARO 17.
Exatamente, as vezes o obvio precisa ser dito!!!