Publicidade

Categories: blogueiros

Mudo meu voto e explico o porquê

Quando a barreira final do que nos sobrou de decência ameaça ruir, só nos resta apertar o 17 e rezar

Foto: Juliana Knobel/FRame

O bom da internet, ou melhor o ótimo, é que uma vez dito, sempre dito. Pois bem. Sempre declarei meu voto em Henrique Meirelles, sem sombra de dúvida o melhor dentre todos os candidatos. Mais: atualmente é o homem público mais bem preparado do país. Nenhum outro reúne tantos e tamanhos predicados.

Após Meirelles, minha predileção é por Amoêdo. Reúne as mesmas qualidades, mas lhe falta a experiência em administração pública que sobra a HM. Infelizmente — para mim e para o Brasil — apenas 10% da população pensam o mesmo. Estivessem certos os demais 90% e não estaríamos no buraco em que estamos.

Minha terceira opção (notem, opção, não escolha!) seria Geraldo Alckmin. Seria? Sim. Explico mais adiante. Eu votaria no Chuchu por: 1. Sua capacidade gerencial; 2. Sua experiência administrativa; 3. Sua honestidade. Como é tucano, me receberia o mesmo voto dado a Aécio Neves contra Dilma, ou seja, “dos males o menor”.

Por último, meu voto com “olhos e nariz fechados” será de Jair Bolsonaro. Será? Sim. Também explico mais adiante. Já disse e repito: considero o deputado o mais despreparado de todos os candidatos viáveis. A seu favor, contudo, a honestidade e, principalmente, sua profunda ojeriza das esquerdas. Qualquer esquerda.

Mudança de rumo

Em 16 de agosto último, FHC disse que “o PSDB pode unir-se ao PT contra Bolsonaro”. Bem, ainda que suas últimas intervenções em favor de Lula (o criminoso presidiário) e Dilma (a criminosa fiscal) nos indicassem uma recaída amorosa, tal declaração simplesmente assumiu sua condição de “corno manso”.

Em 5 de setembro, menos de um mês depois de FHC, Geraldo Alckmin disse que “Bolsonaro é o pior dos candidatos e o mais despreparado”. Meus caros, uma coisa sou eu achar isso. Outra, bem diferente, é o principal rival do PT dizer o mesmo. Ou por outra: Alckmin diz que Haddad é melhor que Bolsonaro.

Em 13 de setembro, em entrevista à Folha, Tasso Jereissati, ex-presidente do PSDB e atual presidente do Instituto Teotônio Vilela, espécie de bunker tucano, resolveu, digamos assim, desabafar. Dentre mea culpas pessoais, que repassou ao partido, flertou com a possibilidade de uma “união partidária” contra Bolsonaro.

Pois bem. Eis que ontem, 16 de setembro, Fernando Haddad, o poste do presidiário e atual postulante ao Planalto pela quadrilha petista, reafirma o que já havia dito em duas outras oportunidades (uma em 2016 e outra em agosto passado): PT e PSDB podem e devem se unir num segundo turno contra Jair Bolsonaro.

Assumindo um novo voto

Explico agora o que prometi 5 e 6 parágrafos atrás. Porque votaria — e não votarei mais! — em Alckmin, e porque votarei — e não mais votaria — em Jair Bolsonaro. Simples! Porque finalmente PT e PSDB deram as mãos em público. Deixaram o flerte velado e partiram para o abraço franco. Os amantes assumiram o amor de vez.

A relação entre ambos é velha conhecida. Como na figura de linguagem popular, o PSDB sempre fez o papel de “mulher de malandro”. Aquela que “quanto mais apanha mais se apaixona”. O PT, por sua vez, sempre negou. Fez o tradicional: desdenhava em público, lambuzava-se no privado. Tal qual fez com bancos e empreiteiras. Certo, Luiz Inácio?

Atenção para este próximo parágrafo

Porém, desta vez, a podridão está explícita. Está escancarada. “Lula Livre” une-se a “Aécio Livre” e “Temer Intocável” e, juntos, em companhia do trio do STF (Mendes, Lewandowski e Toffoli) irão nomear mais dois companheiros-ministros após as saídas de Marco Aurélio e Celso de Mello. Está claro ou preciso desenhar?

Para mim, senhores e senhoras que me leem, trata-se agora de algo muito mais sério que um caso de amor entre um opressor (o PT) e um submisso (o PSDB) — podem trocar por Lula e FHC que dá no mesmo, hehe. Trata-se claramente de mais Renan Calheiros, mais Aécio Neves, mais Lula, mais Jucá, mais PT/PSDB/PMDB.

Eu sei muito bem o risco em ter um Jair Bolsonaro presidente da República. Sei muito bem que autoritarismo, deslumbre, poder e incapacidade (alô, Dilma Rousseff!!) misturados não resultam em boa coisa. Mas sei também, ou melhor, tenho a mais absoluta certeza, de que é melhor tentar (mesmo quebrando a cara) do que continuar a apanhar calado.

Agora, meus caros, não será mais no segundo turno apenas, contra uma porcaria qualquer de esquerda. Será já, ainda no primeiro turno, que Bolsonaro terá meu voto. Ouvir Alckmin repetir promessas populistas de Guilherme Boulos ou vestir jaqueta da Petrobras é uma coisa. Assistir à pornografia explícita entre PT e PSDB é outra.

É com muito pesar, pois, que declaro meu voto em Jair Messias Bolsonaro. E nem encerrarei com o tradicional “Deus nos ajude”. Há muito Ele se esqueceu destas paragens!

Leia mais.

P.S.: O leitor Thiago lembra que esta semana Jacques Wagner (PT-BA) também declarou voto em Alckmin contra Bolsonaro

Ricardo Kertzman

View Comments

    • Está mais do que CLARO que este blogueiro é esquerdista.
      Fica usando de meias palavras pra tentar vender sua opinião.
      Só um candidato reúne condições de colocar o pais , destruído por esta esquerda infame.
      Este candidato é BOLSONARO.

      • Todos os candidatos ou são esquerda ou são a mão direita da esquerda no teatro das tesouras idealizado por Stalin, onde a direita é picotada pelas duas lâminas de uma mesma tesoura.
        Só Bolsonaro sai fora desse esquema socialista em que o governo é sócio do mega capital, que recebe privilégios e financia os políticos corruptos. (todos eles num projeto de poder pelo poder).

  • Meu caro Ricardo,
    Meu respeito e admiração!
    Concordo em gênero, número e grau com seus dizeres de hoje, 17 de setembro de 2018.
    Votarei em Bolsonaro porque me parece ter uma OBRIGAÇÃO: HONESTIDADE (Honestidade não é qualidade, é OBRIGAÇÃO de todo ser humano).
    Que Deus tenha piedade do nosso queridíssimo BRASIL!!!!!!!!!!
    cORDIAL ABRAÇO.

      • No teatro das tesouras idealizado por Stalin, existe a esquerda e a mão direita da mesma esquerda.
        O mega capital é sócio do governo, recebendo privilégios e financiando os políticos em um projeto de poder.
        Só Bolsonaro sai desse esquema vicioso no Brasil.
        Vão tentar mata-lo novamente...

  • Concordo plenamente com sua posição, pois psdb e pt são tudo farinha do mesmo saco.
    Jair Bolsonaro ainda é a melhor opção para derrotar esta quadrilha que tanto contribuiu para o caos do nosso País.
    A anta da dilma quer seguir o mesmo caminho do collor, mas não deve seguir muito adiante, pois quem planta a incompetência, sempre colhe o impeachment.
    O hadadd que foi derrotado de lavada pelo doria no primeiro turno em sp, este poste do lula, levará outra ferrada, caso o Bolsonaro não seja eleito no primeiro turno.

  • Mestre Ricardo, parabéns pela humildade e pela franqueza. Apenas os espíritos nobres admitem os erros e mudam de "opinião sem medo". O que vc descreve é o que vários de nós já haviam identificado há muito. PT e PSDB são faces da mesma moeda. Só que o PSDB é mais perfumado. Este partido, aliás, teve todas as chances para se mostrar diferente do PT, mas mostrou, especialmente no caso Aécio, tratar-se de uma quadrilha.
    Nesta, inclui-se o ilustre picolé de chuchu santo. Teve a cara de pau de dizer em rede nacional que o Aécio foi "afastado", sendo que o próprio Aécio pediu licença. Disse também que o Azeredo está fora da política, etc., mas não firmou posição quanto a bandidagem de seu partido, nem cobrou do PSDB uma posição firme, que seria a expulsão destes elementos.
    Quem sabe na próxima eleição a gente vai de Amoedo, mas nessa daqui será 17 de Bolsonaro/Mourão/Paulo Guedes. É melhor já ir se acostumando.

    • Penso que nem voce, inclusive sobre o Amoedo para 2022. Jair Bosolnaro não é o melhor dos candidatos, mas é fundamental que ele vença agora. Agora, precisamos de uma limpeza pesada, forte, radical. Foram 13 anos de lixo. Depois o Amoedo entra com a perfumaria, consolidamos a nova direita que trará progresso, desenvolvimento e uma nova realidade moral para o país. O PT nestes 13 anos demonizou a direita, demonizou os ricos, demonizou a polícia e as forças armadas, demonizou a classe média, demonizou o judiciário, demonizou o capital, demonizou os homens brancos e os heterossexuais. Fez tudo parecer crime e imoral, assim como a igreja sempre fez, ao longo dos seculos. Que bom que somos muitos que pensam da mesma forma.

  • Excelente! Acrescente aí a declaração recentíssima do Jaques Wagner de que votaria no Alckimin contra o Bolsonaro. E sinceramente, eu não vejo autoritarismo na pessoa do Jair Bolsanaro; esse tipo de coisa é possível de se ver, em alguma medida, nas entrevistas; ele ouve o interlocutor, se deixa ser interrompido, responde as perguntas sem o clássico desvio dos políticos velhacos. Ele demostrou honestamente vontade de ter o Magno Malta como vice; negociou uma parceria que seria surpreendente, com a Janaína Pascoal, que quase saiu; fez uma aliança que tem se mostrado sólida com o Paulo Guedes e é possível ver respeito de ambas as partes. Também não me parece incompetente, mas talvez não treinado nos padrões do político clássico, graças a Deus. Me parece muito competente quando diz coisas como "eu sou contra a política de cotas mas não posso prometer que vou acabar com elas porque isso depende do Congresso"; ou quando, ao invés de prometer escola em tempo integral e creche, se diz comprometido em tirar o Paulo Freire do Ministério da Educação, essa talvez seja a melhor proposta de todas.

  • Excelente! Acrescente aí a declaração recentíssima do Jaques Wagner de que votaria no Alckimin contra o Bolsonaro. E sinceramente, eu não vejo autoritarismo na pessoa do Jair Bolsanaro; esse tipo de coisa é possível de se ver, em alguma medida, nas entrevistas; ele ouve o interlocutor, se deixa ser interrompido, responde as perguntas sem o clássico desvio dos políticos velhacos. Ele demostrou honestamente vontade de ter o Magno Malta como vice; negociou uma parceria que seria surpreendente, com a Janaína Pascoal, que quase saiu; fez uma aliança que tem se mostrado sólida com o Paulo Guedes e é possível ver respeito de ambas as partes. Também não me parece incompetente, mas talvez não treinado nos padrões do político clássico, graças a Deus. Me parece muito competente quando diz coisas como "eu sou contra a política de cotas mas não posso prometer que vou acabar com elas porque isso depende do Congresso"; ou quando, ao invés de prometer escola em tempo integral e creche, se diz comprometido em tirar o Paulo Freire do Ministério da Educação, essa talvez seja a melhor proposta de todas.

  • Penso igual. Chega de "mais do mesmo".
    Talvez o capitão dê uma "sacudida saudável". Estou disposto a pagar pra ver. Do jeito que está (e pode ficar pior) é que não dá...

    Bolsonaro no 1o turno!

  • Não discuto seus argumentos de não votar em outros candidatos, mas no Jair não dá...minha ojeriza a um cara excessivamente conservador, autoritário e racista é extrema. Eu fiquei sem opção, mas esse retrocesso eu não vou apoiar. No médio prazo pode ser ainda mais catastrófico, ainda mais com o apoio das forças armadas.

  • Tô mal de 'previsões'! :-(
    Pensei que alguns da esquerda só se uniriam caso houvesse 2º turno.
    Com isso minha 'profunda ojeriza das esquerdas' AUMENTOU, eles se unindo a gang ficará enorme.
    E se houver 2º turno, podemos contar com a Desnutrida e corojegue declarando que voltam pra gang(de onde 'dizem' que sairam), aí terei que procurar no dicionário uma definição mais ampla da palavra ''ojeriza' pois nunca precisei usa-la em nenhuma situação e por isso ainda a desconheço....mas deve ser algo parecido com 'merda, diarreia ou noiterreia', etc!

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!