Publicidade

Categories: blogueiros

Benditas sejam as privatizações

Embraer tem R$ 467 milhões de prejuízo no segundo trimestre de 2018. Sabe o que isso lhe importa? Nada

Foto: Veja/Embraer

O Brasil dos sábios socialistas / estatistas conta hoje com mais de 150 empresas estatais. De camisinha a trem-bala passando por TV e asfalto, não há nada que o governo não tente meter a mão e o bedelho.

Cabides de emprego e fonte inesgotável de corrupção e desperdício, as estatais sugam o dinheiro da parcela da sociedade que trabalha e produz e o transfere para os bolsos das castas amigas do poder e seus poderosos.

Há 20 anos, FHC quebrou o muro do atraso nas comunicações e privatizou a telefonia. Hoje, após bilhões e bilhões em impostos e investimentos, a iniciativa privada — mesmo com problemas — nos permite ao menos possuir um telefone.

Igualmente privatizada há 20 anos, a Vale tornou-se um colosso mundial. É uma das empresas mais importantes do país, das maiores empregadoras e multiplicadoras de valor agregado além de uma das principais pagadora de impostos.

Além de nunca mais ter tido de se preocupar com a gestão destas empresas, o país as tem como “âncoras macroeconômicas”. São importantíssimas para a balança comercial, equilíbrio fiscal e crescimento do PIB.

Compare-as com a situação da Caixa e chore. Compare-as com a situação da Petrobras e tenha uma crise histérica. Compare-as com a Eletrobras e tenha um AVC atômico seguido de infarto tissunâmico.

Pois bem. Em 1994 a Embraer foi privatizada. “Um absurdo!”, babaram os petistas. “Trocaram nosso patrimônio por moedas podres”, zurraram os sindicalistas. Como sempre, eles estavam brigando por seus próprios interesses.

A empresa tornou-se referência no mundo e um dos principais players do mercado mundial de aviação. Está em processo de “aquisição” pela gigante americana Boeing, e é um orgulho para a indústria nacional.

Por conta da forte retração do mercado global de aviação militar e a estrondosa desvalorização do Real ante o Dólar, a empresa amargou quase 500 milhões de reais de prejuízo no 2º trimestre deste ano. 500 milhas, meu velho!

Sabe o que aconteceu? Nada. Você não teve de botar a mão no bolso, para socorrer a empresa, o governo não desviou dinheiro da saúde para cobrir o rombo, e o “Presidente da República” não nomeou um amigo para a direção.

Gostou? Eu também. Chama-se iniciativa privada. Chama-se privatização. Chama-se tudo aquilo que Ciro Gomes, Lula, Boulos, Manuela e companhia mais detestam. É o pesadelo dos políticos e sindicalistas “deste paíff”..

Em outubro próximo pense bem em quem vai votar. Escolha entre deputados federais e senadores vermelhinhos e fique vermelhinho também. De raiva! Ou escolha um presidente estatizante (alô, Bolsonaro!) e pague a conta.

Não quer pagar? Quer se livrar destas estatais e seus chupins? Fácil, colega! Candidatos liberais há os montes para escolher. Em todas as cidades e estados, aliás. Basta fazer o dever de casa e pesquisar.

Por fim, uma dica: Geraldo Alckmin não é, definitivamente, um deles, não, viu!!

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!