A ficha do brasileiro precisa cair. Não teremos mais tempo ou outra chance. Errar novamente em outubro poderá ser, de fato, o nosso fim
A carga tributária, ou seja, todo aquele dinheiro que o Estado nos toma sob a forma de impostos encontra-se em torno de 40% do PIB, o que vale dizer: 40% do trabalho e da renda de todo brasileiro segue para um governo qualquer (seja federal, estadual ou municipal) torrar.
Como sabemos, estes governos não gastam em escolas ou hospitais públicos decentes. Também não gastam cuidando das nossas ruas e estradas, nem mesmo nos provendo o mínimo de segurança. Sequer nos entregam saneamento básico! 50% dos lares do país não contam com água tratada e esgoto.
Ora, “onde então gastam tanto dinheiro?”, o leitor amigo pergunta. Bem, uma rápida “passada de olhos” pelos palácios e prédios públicos; pelas frotas de carros oficiais e seus motoristas; pelas folhas de pagamento e seus contracheques estupendos (além de benefícios como auxílio-moradia, auxílio-paletó, auxílio-creche, passagens aéreas e diárias de viagens ilimitadas, reembolso integral de todo gasto com saúde, etc) de boa parte do funcionalismo público; pela quantidade de empresas estatais e seus cargos infinitos; pelo número de funcionários à disposição não da população, mas dos próprios funcionários públicos (garçons, faxineiras, assessores, professores de ginástica!!) nos dará uma ligeira e dolorida ideia para onde ruma o nosso suado dinheiro. Notem que nem citei corrupção ou previdência.
Diante dessas informações, constatamos que os governos nos tiram muito e nos devolvem pouco — ou quase nada — , pois priorizam a si próprios e suas máquinas. Como não temos mais dinheiro a ser tomado, resta aos governantes pegar dinheiro emprestado (que será pago por todos nós, obviamente) para continuar bancando a própria festa. E quanto mais dinheiro eles pegam emprestado, menos serviços ainda nos devolvem, já que têm de pagar as prestações e os juros dos empréstimos. Se não pagarem, perdem o crédito, e aí não conseguirão nem mesmo dar conta das despesas básicas, como salários e combustível para a polícia e ambulâncias. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais já estão nesta fase. E algumas cidades também.
A solução, obviamente, seria cortar despesas. Vender as estatais, diminuir drasticamente o número de funcionários públicos não-concursados, reduzir a quase zero o custeio de mordomias e benefícios de todos os Três Poderes, em todas as esferas (municipal, estadual e federal), reformar drasticamente a previdência da União, estados e municípios, reformar o sistema político-eleitoral, dando fim ao famigerado fundo partidário, e tantas outras medidas que não impactariam negativamente a população; apenas eliminariam cargos e salários desnecessários, privilégios e desperdícios imensos.
Ocorre, meus caros, que tais medidas não dependem apenas de um presidente. Os Poderes são independentes, inclusive para administrar a si mesmos. Não é o Temer, por exemplo, quem pode determinar o fim do auxílio-moradia da turma do judiciário. Ao Executivo cabe apenas mandar a grana. Como também não depende do Presidente que o Congresso não contrate seguranças particulares, ganhando R$ 12 mil por mês, ou garçons R$ 18 mil. É necessário que os chefes do Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhem juntos no mesmo sentido. Porém, só um presidente com autoridade, legitimidade e acima de tudo vontade, pode tentar pactuar um acordo amplo que beneficie toda população.
Concomitantemente, um Congresso Nacional que enxergue a urgência e inevitabilidade de reformas profundas nas esferas fiscal, tributária, eleitoral, previdenciária, trabalhista e penal é mandatório desde já. Mesmo que não ocorra — e provavelmente não irá ocorrer — uma grande renovação nas duas Casas, os velhos caciques que lá estão precisam entender que a farra acabou, sob pena de verem os próprios cargos extintos por força de uma realidade cada vez mais dura, radical e intolerante. A “greve” dos caminhoneiros deixou isso bem claro. Só não enxerga quem não quer!
De nossa parte, e agora que desenhei lhes faço um apelo, nos cabe votar em candidatos que estejam ideologicamente alinhados à estas medidas reformistas. Nenhum candidato de esquerda é ou não estaríamos passando por tudo isso. Colhemos hoje, todo o estrago da irresponsabilidade e populismo (além da ladroagem, claro!) da dupla Lula e Dilma. O pouco que Temer tentou — reforma da previdência, por exemplo — foi enterrada pela ala populista do Congresso. Do lado oposto, infelizmente, Jair Bolsonaro é estatizante, a favor dos privilégios do funcionalismo (votou, por exemplo, a favor das aposentadorias especiais de deputados e senadores), contra as privatizações, contra o limite de gastos públicos e até mesmo votou contra o Plano Real.
Por isso, encerro este longo “desenho” clamando a razão para que vocês votem em deputados, senadores, governadores e presidente de viés liberal, a favor de um Estado mínimo, que não queiram apenas aumentar impostos para gastar mais e mal, como vem ocorrendo ano após ano desde a redemocratização, pois se não for assim, já podemos nos preparar para o pior.
E acreditem! Ele existe e virá antes do que todos nós imaginamos.
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
“O Brasil na realidade nunca foi um país realmente capitalista. Temos no Brasil um espectro de capitalismo, um sistema meio público, meio privado, altamente intervencionista, governista, dirigista e patrimonialista. Um modelo econômico caracterizado por impostos elevados, corrupção desenfreada, distribuição de privilégios, burocracia infernal e profundamente hostil em relação a quem deseja empreender. Esse capitalismo de compadrio tem consequências nefastas. Empresas, em vez de buscarem inovação – como seria normal em um sistema realmente capitalista-, vão competir por privilégios distribuídos pelo governo. Falta ao Brasil um capitalismo verdadeiro, liberal e competitivo.”
(Ivan Dauchas, Instituto Liberal)
já tinha lido esse texto, como é triste saber que a desiformaçao é lei no brasil, e informaçoes como voce postou, sao raridade no meio do povao
A estratégia das tesouras de Lênin significa a alternância de poder entre a esquerda (PT) e a mão direita da esquerda (FHC), até não sobrar nenhum resquício de direita conservadora no país.
A única opção de mudança real no momento é: Bolsonaro!
Olá Inundado, eis ai uma mulher brava, honesta, destemida, idealista e corajosa como poucos marmanjos que andam por ai na e fora da política. Os seguidores de pato amarelo e batedores de panela a retiraram do Palácio e lá entronizaram Gedel, Michel, Moreirel e Padilhel (também conhecidos como os quatro cavaleiros do apocalipse) e por fora Eduardo Cunha colado com eles.
O povo insano é assim. Numa semana jogam mantos e palmas para o Messias entrar em Jerusalém, na semana seguinte esgüelam: crucifiquem, cruciquem.
Ô mané,o que essa dona fez de tão nobre assim? A não ser que, para os dependentes do lulofacismo,a coisa tenha sido diferente,né? Para mim e para pelo menos 70% da população ela não representa coisa alguma. Aqui,no período em que ela obrigou às pessoas a bater panela,nós não vimos nada acontecer,nem as coisas que ela chegou a prometer. Taí a duplicação da BR- 262,metrô de Bh,etc,etc.Agora,para os eleitores de Caracas ela fez metrô,para os eleitores de Cuba ela fez porto e para os eleitores de diversas republicas bananeiras espalhadas pelo mundo afora ela fez o diabo a quatro.Essa "fenomena" incompetenta deveria candidatar e pedir votos para esses eleitores que foram beneficiados por ela e sua quadrilha. Aqui não, mané.
...entronizaram MICHEL!!!!!. Mas Michel não era Vice da PRISIDENTA????
Cidrac.
Ninguém colocou o Temer no poder. Ele simplesmente era vice dessa Srta e como Vice assumiu seu lugar de direito devido a falta de condições de governabilidade da Dilma. Quem colocou o Temer lá foi as mesmas pessoas que votaram na Dilma, ou vcs não viram quem era o Vice antes de votar????
Td farinha do mesmo saco assim como quem apoia.
Olá Marcio Silva, não confunda rifle ali na mesa com bife a milanesa. O cargo de vice no Brasil é pouca coisa mais que decorativo, cai bem a figuras medíocres como a do Vampirão. Vide os exemplos de Marco Maciel e do valoroso José Alencar que cumpriram muito bem seus papéis, já o Vampiro traiu e foi conduzido ao Palácio do Planalto pelos paneleiros e seguidores de pato amarelo. Fez assuma, eu assumo que o fiz vice, agora quem o retirou da posição e vice é que tem de embalançar mateus.
Blogueiro,
Em seus candidatos não voto.
Voto mesmo é quem Lula abençoar.
Quem sou eu para imaginar que alguém tão inteligente quanto você poderia "me dar ouvidos"?!?
Essa sua resposta é a prova inequívoca de seu caráter maniqueísta - donde só valem os que de suas besteiras comungam.
kkkkkkk Então lula, dilma, gleise e todo o pt é maniqueísta, visto que só eles dizem a verdade.
Moro, TRF, STJ e STF são todos golpistas mentirosos.
kkkkkkkkkkkk
Uma economia liberal jamais dara certo no Brasil. Temos inumeros defeitos mas no que diz respeito ao consumo pelo menos estamos salvos. Jamais seremos como os estupidos estado unidenses, que ao inves de trocarem o carro a cada ano, compram outro e jogam o velho (comprado no ano passado) no lixo. E sao assim com tudo: roupas, tvs, carro, etc... Devido a ter passado por inumeras penurias o povo brasileiro jamais sera futil e consumista assim. E sem pessoas estupidas o capitalismo nao funciona. a economia nao gira. O que move esse sistema assassino é o desperdicio e a futilidade. A natureza e nossos recursos naturais agradecem.
O brasil já chegou ao fim faz tempo.
E o povo não se deu conta.
A roubalheira institucionalizada não tem fim.
Viva a corrupção!!! Viva os espertalhões!!!
Não há salvação por inúmeras gerações...
Nenhum candidato apresenta condições morais e/ou intelectuais de dirigir o país (pelo contrário).
Um país com indicadores tão pífios quanto o brasil (renda, saúde, mortalidade, violência, calotes, justiçao, etc) já se esfarelou...
Sinceramente, vivemos no limbo.
Porque em vez de por na conta dos eleitores ninguém tem colhões de comentar sobre possíveis, mas muito possíveis fraudes nessas urnas inauditáveis.
A mentira foi contada tantas vezes que virou verdade que Brasileiro vota mal. Eu acredito mais que são através das falcatruas e fraudes que esses vermes e ladrões se perpetuam no poder, mas, é mais fácil jogar essa conta nas costas do povo.
Já que têm a resposta pronta(Brasileiro vota mal), quem vai duvidar das picaretagens nas eleições?
Tem que ser muito burro para achar que é mais fácil manipular uma urna eletrônica do que um monte de papel.
Próximo!
Gil,
Tudo(absolutamente tudo) em informática/computação pode ser alterado, NADA é seguro.
Pra conferir votos impressos participam vários representantes de todos partidos mais a polícia, etc. e mais um monte de pessoas.
Não adianta elaborar um texto bom, fundamentado e depois ir na urna e votar no Anastasia, Aécio ou outro que sua patroa mandar, Andrea Neves, a ex-presidiária.
claro que adianta!! ou você acha que vivo do quê? trabalho??? Aéééééécioooooo 2018 nas cabeça!!!!
Como você é inocente meu camarada. Dá dó de você ao ler tanta asneira. O principal você não colocou. Deveria estudar mais pra escrever melhor. Só faltava ser eleitor do Bolsonaro.
êba!!! Adoro quando vocês dizem "vá estudar". Faltou me xingar de fascista e neoliberal, pô. Completa o mantra aí, ô papagaio
Sr Ricardo Kertzman, é de gente como você que o Brasil está decadente. O problema da economia é político. O Governo abra mão de receber mais de 400 bilhões das grandes empresas, da bancada rural e da bola e apresenta deficits de 156 bilhões. Houve uma desoneração da folha para vários setores que deveria ter sido desfeito e não foi. Quando o barril de petróleo custava 112 dolares em junho/2014, pagávamos 2,99 no litro de gasolina. Em dez/2014 o barril estava custando 69 dolares. Houve uma grande desvalorização do barril de petroleo e dos preços das comodites. Continuamos a pagar o litro de gasolina a acima de R$2,99. O petroleo é nosso. O barril chegou a 27 dolares em 2016. É isso que explica a que de valor da Petrobrás e da industria de petroleo. É facil consegui esta informação na internet.
Pior que Dilma, talvez só o aé,aé, aécim!
Vc quer que votemos em candidatos reformistas que querem o fim da nossa aposentadoria p/ que sobre mais dinheiro p/ engordar a conta dos banqueiros? Tire seu cavalo da chuva!!!
claro, pô!! sou mau feito pica-pau