Publicidade

Categories: blogueiros

A fraude Lula e o risco que (ainda) corremos

A jararaca está morta, sim. Não se levantará jamais. Mas ainda possui muito veneno em suas presas e todo cuidado é pouco

Criminoso, e não uma vítima

Após uma robusta denúncia do MPF — aquela que os petistas dizem não haver provas — , o juiz da 13ª vara da Justiça Federal de Curitiba, Sérgio Moro, abriu o devido processo legal em desfavor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Depois de meses de audiências, oitivas, depoimentos, juntada de provas, documentos, testemunhas etc, por parte da Defesa e da Acusação, em sentença de quase 300 páginas, Lula foi condenado a nove anos de prisão.

Inconformados, Lula e o MPF recorreram ao TRF-4, a segunda instância da região sul do país. O ex-presidente pedia absolvição, dizia-se injustiçado, perseguido e tudo mais. O Estado acusador queria o aumento da pena.

Quase oito meses depois, três desembargadores, por unanimidade, em votos que levaram quatro horas para serem lidos, decidiram pela manutenção da sentença com aumento da pena para doze anos.

Contrário à decisão, Lula apelou ao STJ, em Brasília, pedindo um habeas corpus preventivo que impedisse sua prisão. Novamente por unanimidade, cinco ministros lhe negaram o pedido.

Como de direito, o ex-presidente já condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, buscou a Suprema Corte em novo pedido de habeas corpus.

Em julgamento histórico, onde os onze ministros disputaram palmo a palmo, voto a voto, por mais de 11 horas seguidas a prevalência de suas teses, pelo placar de 6×5 negaram o pedido do réu Lula e autorizaram o cumprimento imediato da pena já proferia em primeira instância.

Não fosse por toda a publicidade dada ao caso. Não fosse por ter sido o mais aberto, claro e minuciosamente estudado processo criminal já julgado neste país. Não fosse por 15 juízes (contra 5) determinarem a prisão do corrupto condenado. Não fosse ainda por inúmeras regalias possibilitadas a um réu, devida e justamente por ter sido Presidente da República, poder-se-ia levantar alguma suspeita de perseguição ou irregularidade qualquer.

O ex-presidente, e atual presidiário, ainda responde por outros seis ou sete processos criminais. Novamente, provas robustas, testemunhos, documentos e toda sorte de evidências irrefutáveis, revelam que Lula foi o chefe do bando responsável pelo maior assalto aos cofres de um país do ocidente democrático. Vários de seus parceiros, ou melhor cúmplices, encontram-se presos ou em regime de prisão domiciliar.

Além de Lula, chefe de todo o esquema, políticos de vários partidos e empresários poderosos encontraram-se com o leve martelo da mansa Justiça brasileira. Todos alegaram inocência, claro. Mas absolutamente nenhum teve a audácia infame de se dizer perseguido. Até para criminosos há de haver certa dignidade.

Ao insistir na tese de perseguição política, de golpe eleitoral, apostando firme na notória e triste realidade educacional dos eleitores, o presidiário tenta construir uma narrativa que lhe favoreça nos próximos meses. Conta, em primeiro lugar, com a possibilidade de o STF lhe devolver a imerecida liberdade. E, num segundo instante, conseguir eleger um cúmplice-presidente que lhe garanta a impunidade eterna e o passe-livre para continuar a delinquir sem ser incomodado pela Justiça.

Infelizmente, em um pais onde 85% das pessoas consideram a “política de juros” do governo Temer inadequada (lembrando que os juros atuais são os mais baixos da nossa história!), e um STF composto por Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello, a estratégia do corrupto Lula está mais que correta e, sim, há grande chance de ser bem sucedida — em uma ou outra hipótese, quando não muito difícil as duas.

Olho vivo e alerta máximo. Sempre!

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • "Se for por mera ignorância, perdoar-te-ei, mas se for por austentar os alforges da minha alta prosopopéia, dar-te-ei mil croques em tua sinagoga, enterrar-te-ei a mil pés do sub-solo, para não sentir teu eférito odor."
    “Não falsifica a História somente quem inverte a verdade, senão também quem a omite.”
    "A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer."
    Frases de Rui Barbosa.

    • Não há crime mais hediondo do que o de roubar o presente e o futuro de um país com tanta miséria, com tantas diferenças sociais, com tantos problemas de infraestrutura, com tantas e graves deficiências nos sistemas de saúde pública/ educação/saneamento.
      Surfando num período em que o contexto da economia mundial favorecia enormemente os países emergentes (guiados pela voracidade do Dragão Chinês, todos os países exportadores de commodities apresentaram taxas de crescimento recordes) e num ambiente interno que se caracterizava pela estabilidade monetária e fiscal herdada de govs anteriores e por altos índices de popularidade, os govs PT tiveram a “faca e o queijo na mão” para promover um grande salto para o séc 21. Com ampla base aliada no Congresso e com apoio popular, bastava dar continuidade às reformas fiscal, política, previdenciária e trabalhista que tornariam nossa economia moderna, competitiva e apta a iniciar um crescimento efetivamente sustentável. Com as contas públicas saneadas é possível cumprir não só as funções precípuas do Estado na infraestrutura, saúde, educação como atrair investimentos produtivos, condições fundamentais para um crescimento sustentado e efetiva inclusão social.
      Entretanto, para nosso imenso azar, os govs PT resolveram chutar para fora a maior oportunidade de nossa história de rompermos com nosso eterno subdesenvolvimento. Por submissão à ideologias e dogmas retrógrados dos sécs 19 e 20, e também por enorme incompetência e ignorância, o trio Lula, Dilma e Mantega optou pelo seu arraigado populismo promovendo uma irresponsável farra com as contas públicas que nos conduziram a esse fundo do poço: estagflação, desemprego e gigantesco déficits nas contas públicas. Se antes, tínhamos superávits anuais primários, hoje temos déficits de mais de 150 bilhões/ano; se antes o Brasil tinha uma dívida pública inferior a 1 trilhão, hoje ela está acima de impagáveis 4 trilhões.
      Isso, sim, é o maior crime: significa roubar o futuro de um povo, principalmente daqueles que mais necessitam : os pobres!

    • O "povo" não aguenta? O "povo" quer reeleger Lula e todos os desgraçados que estão hoje no poder.
      Se o país está um inferno, é por causa do desleixo do "povo" com questões sobre política. Votam pensando no seu próprio umbigo e de acordo com seus próprios interesses particulares. O "povo" está se lixando para interesse público. E depois reclama e paga o pato.
      Mesmo preso, Lula ainda está entre os favoritos para assumir a presidência. Graças ao "povo". No Brasil, lugar de corrupto e gente ruim é no governo. Com a bênção do "povo".

      • Caro Paulo, boa noite!
        Usei a palavra "povo" como forma de expressão.
        Mas, no "fundo no fundo", você tem razão.
        Abraços

      • O' povo' quer tanto reeleger lula que ele mesmo disse no 'discurso alcoólico' que juízes o estava prendendo 'só' pra atender o anseio popular.
        Pra quem sabe ler e ouvir, ele confirma que a maioria do povo o quer preso e que não tem maioria dos votos.
        Chance dele ganhar se não fosse ficha suja? ZERO!
        Se houvesse segundo turno e lula com 30% dos votos, quem votou nos outros candidatos no primeiro turno JAMAIS votaria no lula então:
        chances dele se reeleger = ZERO!
        Acorda Paulo melo, até o lula afirmou sobre o desejo popular!

  • Ricardo Lula tanto queria um cadáver para seu espetáculo dantesco e circense, na maldita missa horroshow, que acabou conseguindo. Sim, o finado é o condenado, com mais de mil provas, tanto queria foi ele próprio, Lula é hoje um morto fétido e insepulto. As fotos de sua prisão são incontestáveis: Lula morreu e já faz um bom tempo.

    • O primo dele morreu no sábado e lula não mandou celebrar missa nem fez o menor comentário sobre o caso.
      O pt realmente não quer só destruir o país, quer a destruição da família conforme 'cartilha'!

  • Allien, você ainda verá muita coisa diferente do que profetisa, acontecer. Aguarde e enquanto isso, tente arrumar um emprego na Globo enquanto há tempo.

      • Rogerio,
        O Eduardo, petista, recebe bolsa família enquanto nós, 'os que saímos da miséria no governo de lula' e ficamos ricos, podemos ficar aqui respondendo e tentando ensinar o que é democracia pra ele!
        Sindicato não dá emprego pra quem recebe bolsa família senão a justiça julga e assim cria jurisprudência e 'arregaça' o sindicato e os 'bolsados'!

  • Pedido de prisão de Lula repercute na imprensa internacional Por Valor SÃO PAULO - A ordem de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva repercutiu rapidamente no exterior. A imprensa internacional chamou a atenção para a rapidez da decisão do juiz Sérgio Moro, o revés que ela representa para as aspirações eleitorais da esquerda brasileira
    velocidade incomum na justiça brasileira, geralmente lenta". Para o The New York Times, a prisão iminente de Lula "envia uma mensagem assustadora para outras figuras políticas proeminentes envolvidas em investigações de corrupção". A reportagem lembra que a ameaça de prisão tem sido uma das ferramentas mais importantes na investigação da Operaçã

    Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link ou as ferramentas oferecidas na página.

    • A justiça brasileira foi rápida demais. Nossa Senhora de Aparecida, estou com meu único fio de cabelo em pé. Um crime que começou a ser analisado em 2010, conseguir prender o criminoso em 2018 é uma velocidade espantosa, jamais vista por aqui. Bom, matematicamente, considerando que ele tem mais 6 processos, numa média de 8 anos em cada um, receberá a última pena no ano de 2066. Sendo assim, quando Lula receber a última pena, certamente já estará no inferno, como sindicalista talvez. Ai, tem toda uma burocracia para trazê-lo de volta para cumprir a pena, o capeta não vai querer perder seu filho mais eficiente, ainda mais com a galega como secretária. Mas, de qualquer forma, é muita rápida essa nossa justiça.

    • Enquanto isso a ONU tá 'se lixando' pro lula!
      E o NYT está correto: a prisão iminente de Lula “envia uma mensagem assustadora para outras figuras políticas proeminentes envolvidas em investigações de corrupção”.
      cuidado gleisi, dilma, 'lindaembregue', pt em geral, etc, etX...

  • "Medo, venalidade, paixão partidária, respeito pessoal, subserviência, espírito conservador, interpretação restritiva, razão de estado, interesse supremo, como quer te chames, prevaricação judiciária, não escaparás ao ferrete de Pilatos! O bom ladrão salvou-se. Mas não há salvação para o juiz covarde."
    Ruy Barbosa

    "Em tempo de revolução, cuidado com a primeira cabeça que rola. Ela abre o apetite ao povo."
    Victor Hugo

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!