Sei lá se os atores são bons, se o roteiro é de primeira ou se a técnica de filmagem é perfeita. Não entendo patavinas disto. Mas que o título e a mensagem são puro engodo, para mim não resta a menor dúvida
O tal “mecanismo” tem nome: Estado. Não há porque disfarçar. Não houvesse Estado, não haveria mecanismo algum, engrenagem alguma. Ladrões são como moscas sobre esterco. Aglutinam-se em torno de dinheiro fácil. Um Estado que concentra dinheiro, poder e um bando de vagabundos é o Nirvana da criminalidade.
“Ah, Ricardo, o “mecanismo” só existe com a participação da banda podre empresarial”. Sim, é verdade. Mas é como o enigma do ovo e da galinha. Quem surgiu primeiro?
Conhecemos países desenvolvidos onde a iniciativa privada não alia-se ao Estado em busca de dinheiro fácil. São as democracias mais ricas do mundo, onde o Estado é o menor possível (comparativamente falando) e seu poder altamente limitado.
Mas e o contrário? Um Estado concentrador, regulador, gigante, onde a corrupção não impera, existe? Não conheço. Rússia, China, África do Sul, México, Argentina, Itália… Há fartura de exemplos.
E por favor, não me venham com a balela sobre os países nórdicos, ok? Leitores (de manchetes) agora dizem que a Noruega ou, sei lá, a Suécia são socialistas. Riqueza e igualdade jamais serão sinônimos de Socialismo. Até porque inexiste socialismo rico. Irrigue com muito dinheiro poucos habitantes; estabeleça a Monarquia como sistema político; delimite seu território em pequenas frações de terra e pronto: terá prosperidade e certa igualdade, desenvolvimento humano e educação, saúde e bem-estar social. Claro, se o monarca não for um tirano qualquer.
O tal “mecanismo” parte do Estado, passa pelo Estado e encerra-se no Estado. Elimine a concentração de poder do Governo Central. Dilua a distribuição de impostos por estados e municípios. Exclua a presença estatal de qualquer atividade que não se resuma à Segurança Pública, Saúde Pública, Infraestrutura Pública e Administração Pública. O mecanismo desaparecerá como os fios de cabelo da minha cachola.
Reformule os Poderes. Retire das mãos de poucos as canetas que tudo podem, que tudo decidem. Descentralize as políticas educacionais, as leis que não versam sobre segurança territorial ou Constituição. Dê, de fato, poder ao cidadão, e não apenas de mentirinha, através deste sistema eleitoral de cartas marcadas, onde os porcos revezam-se no poder a cada dois ou quatro anos.
Estado, senhores! Estado, Estado e Estado. Este é o vilão. Este é o culpado. Diminua-o, sufoque-o, estrangule-o. Liberte o cidadão; liberte a iniciativa privada; fortaleça, nesta ordem, o indivíduo, a família, a vizinhança, o município, as leis locais, o estado, as leis estaduais e, finalmente, o país. A nação!
Partidos Políticos não podem ser supremos. Políticos não podem ser supremos. Aliás, o Supremo não pode ser supremo. Supremos devemos ser nós; eu e você, que bancamos como nosso trabalho e dinheiro esta corja toda.
Ou o brasileiro entende esta droga de uma vez por todas, ou ficará brincando de assistir à séries na Netflix acreditando estar ali a fonte de todo o saber.
Tô fora!
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Cruzes, que horror!
Voltamos à quaresma.
O problema é conseguir isso. A série até mostra, onde quem quer fazer algo está a mercê do ego de promotores e juízes orgulhosos que buscam mais projeção pessoal do que defender o cidadão comum, no caso os dois policiais, um bipolar e a outra com câncer de útero. E também retrata o quadro existente no Brasil desde que o país é país, marcado pelas vantagens a poucos, apadrinhamentos, falta de caráter, falsos líderes(presidente), incompetência e a cultura do mais ou menos ( a presidente), que se julga uma sumidade.
O que nós como país devemos abandonar é esse quadro de fazermos tudo pelas metades e acharmos que já está bom sendo que não está. Ministro aulas de Inglês e noto que a grande maioria das pessoas estuda 1,2 anos e pensa que é fluente no idioma. Isso é só um exemplo para demonstrar que, se queremos ser um país melhor temos de nos esforçar mais. Fato bem diferente de povos como o japonês ou o alemão. Sem jeitinho, sem pensamentos tipo : "Vamos dar uma parada para tomar uma cerveja gelada no bar da esquina". UM ABRAÇO.
abrs
Olá Distinto, como ha séculos a mineradora vai abrindo a terra e deixando buracos nas Alterosas enquanto os lucros são mandados para terras distantes. A imprensa, blogueiros inclusos, se encarrega de criar cortinas para dissipar a visão, pois, trás os assuntos de mínima relevância e o trata como se fosse coisa que importasse na vida das pessoas.
Abril chega e a elitizinha extrativista e rapinosa não consegue apresentar um candidato que se viabiliza, porém, Lulinha Paz e Amor se mantém impávido na preferência do eleitorado . Vai ser bom de voto assim, bom não, fenomenal!
Boa Semana a todos. Sorte, Saúde e Sabedoria.
BOM DIA! Mas se o PT governou o país por mais de uma década, porque não acabou com a elitizinha extrativista e rapinosa???? Seria incomPTência, Conivência ou eles não sabiam de nada? Amigo e amiga, atacar quem gera riqueza é a maior prova de ignorância do socialista. É simples: se ninguém produzir riqueza, de quem vocês vão pleitear a um pedaço dela? Porque produzir, a maioria não quer.
Boa semana!
Olá Guimarães, vários são os motivos pelos quais o PT não acabou com a elitizinha rapinosa e extrativista. Dentre tantos motivos, exemplificativamente, é sua aderência a ela, sempre no rítmo do forte com o fraco e o fraco com o forte. Assim como tantos outros inocente úteis (royalties a Itamar Franco pela citação) e outros menos inocentes, contudo, invariavelmente, serviçais ou intereceiros de plantão.
Ha que se reconhecer que além de rapinosa ela esta no poder ha séculos. É especialista em ofender o povo e exaurir as riquezas e não seria um governo afinado com a coletividade que iria em poucos anos ou poucas décadas exterminar.
Não se iluda. Essa campanha de ódio, criada pele Rede Bobo, e disseminada por seus aliados, começada em 2003 e intensificada em 2013, muito se deu em face de LULA ser um retirante nordestino, criado sem pai, que viveu na periferia das cidades. Então, foi só o PT começar a criar mecanismos de melhoria de vida para o povão logo veio o revide.
Isso não é novidade: Getúlio Vargas, que tinha plano e projetos para um país grande e soberano, teve de dar o tiro no peito; o entusiasmado JK também foi acusado de obter apartamento na Vieira Souto de modo ilícito, até por ai você verifica a falta de originalidade nas intrigas e na vilania. Até mesmo o fazendeirão João Goulart, porque tinha identidade com o povo, teve de sair correndo. A elitizinha extrativista e rapinosa é indefectível nas maldades.
A questão da produção de riqueza que colocastes eu não compreendi, mas advirto para aquela situação do corsário que foi interceptado por Felipe da Macedônia. - Eu pilho uma embarcação, sou pirata; o senhor pilha os mares, és o Rei!
E quanto a trabalhar saiba que sou um Zé Coisa Nenhuma, nunca fui funcionário público e levanta as 05h para trabalhar e estudar e nessa faina vai até as 21h. É como disse aquele jegue: se trabalho enriquecesse.
O brasileiro é um ignorante funcional, ou seja, não se aprofunda nas coisas, começando pela sua profissão, seu oficio, estuda só para passar, trabalha para pagar as contas e está otimo,o futuro o Estado tem que prover através de uma aposentadoria aos 50 anos que sustente toda sua familia sem trabalhar. Ou seja o brasileiro é um sonhador, vive afastado da realidade. o Estado nestes últimos anos estragou o pais, o ensino, começando do básico. Fui professor universitário, e digo com causa, estão chegando ás universidades analfabetos funcionais que são incapazes de fazer uma conta simples de exponenciação, analisar e entender um texto. Triste o aparelhamento no ensino acabou com o país.
Concordo totalmente com você. Porém, para a maioria dos brasileiros as coisas têm que ser desenhadas para serem entendidas. Ou não?
Negar que o mecanismo existe é como o Padilha querer convencer que é uma obra de ficção.
O estado pode fazer parte da engrenagem, no caso da série supra citada, é peça fundamental.
Veja que existe corrupção nos meios privados, comerciais e industriais, sem participação do estado, portanto é mesmo um mecanismo, porém viciado pelo carácter duvidoso de muitos.
Particularmente eu achei a série boa, com pontos positivos e negativos.
Você acabou concordando que o mecanismo existe.
Parece que convidaram um dono de empresa, um capitalista total, para analisar a série. Mas como estes fazem parte do "MECANISMO", tem que defender o próprio umbigo mesmo e não encontrar solução alguma.
Claro que há soluções, sendo a principal criar leis que atraiam homens bons e honestos para comandar nossa nação (e sim, eles existem), leis que punam com mais rigor os delitos cometidos, leis que coloquem bons gestores ao invés das absurdas indicações políticas que na maioria das vezes não tem capacidade para serem ofice-boy do setor e estão como chefes apaga incêndios, só sabem mandar e mamar na teta. Estes são os principais causadores dos delitos, realizam tudo que são mandados caso queiram se manter no posto, não tem capacidade de tornar os processos mais eficientes. Caso retire esta peça do mecanismo iria causa um PT no real sentido em todo sistema.
BOM DIA! Mas se o PT governou o país por mais de uma década, porque não acabou com a elitizinha extrativista e rapinosa???? Seria incomPTência, Conivência ou eles não sabiam de nada? Amigo e amiga, atacar quem gera riqueza é a maior prova de ignorância do socialista. É simples: se ninguém produzir riqueza, de quem vocês vão pleitear a um pedaço dela? Porque produzir, a maioria não quer.
Boa semana!
BOM DIA! Mas se o PT governou o país por mais de uma década, porque não acabou com a elitizinha extrativista e rapinosa???? Seria incomPTência, Conivência ou eles não sabiam de nada? Amigo e amiga, atacar quem gera riqueza é a maior prova de ignorância do socialista. É simples: se ninguém produzir riqueza, de quem vocês vão pleitear a um pedaço dela? Porque produzir, a maioria não quer.
Boa semana!
Análise perfeita! Porém, tem um problema: Onde os puxa-sacos de plantão, os alcoviteiros do dinheiro público, os incompetentes e demais, irão se resfestelar ?