Publicidade

Categories: blogueiros

BhTrans: Caixa preta ou caixa forte?

Sucessivos prefeitos sucumbiram ante a força do “feudo” BhTrans. Que segredos, afinal, escondem-se sob esta poderosa sigla?

Prometeu, foi eleito e… se esqueceu! (Alexandre Kalil, em programa de campanha eleitoral)

Que a BhTrans é um cabide de empregos, todos sabemos há décadas. Que a BhTrans só é competente em aplicar multas, igualmente estamos carecas (literalmente, no meu caso) de saber. Que a BhTrans manda e desmanda nos prefeitos, também sabemos de cor. Afinal, que diabos guarda, de tão secreto assim, o órgão municipal de trânsito de BH?

Belo Horizonte é um emaranhado de cruzamentos, esquinas e morros. Seu trânsito é dos piores do Brasil. Provavelmente é, por quilômetro asfaltado, a cidade com o maior número de semáforos do país. E de radares também. Tudo somado, contribui para um trânsito caótico, é verdade. Mas nada se compara à ineficiência da BhTrans. Nada se compara à sua omissão (quando se precisa atuação) e soberba (quando se precisa eficiência).

Seus quadros são antigos, desatualizados. Sua gestão, sempre guardada a sete chaves, mais assemelha-se a um “puxadinho” de diretoria de clube. De lá saem decisões surreais que afetam a vida cotidiana de milhões de belo-horizontinos. Mas entra prefeito, sai prefeito, nada muda. Nem os nomes. Muito menos o modus operandi. E a cidade continua entregue à tal “caixa preta”, como a apelidou o próprio Alexandre Kalil.

O vereador Gabriel Azevedo (independente, abrigado no PHS) prometeu em campanha (veja aqui o vídeo) tentar investigar os mistérios da BhTrans. Promessa feita, promessa cumprida! Mas eis que a tropa de choque da prefeitura, liderada por ninguém menos que Léo Burguês — deem um Google no seu nome; sua fama o precede — impede vorazmente a abertura de uma CPI. Por que será que Kalil mudou de ideia sobre a tal caixa preta? Vejam este vídeo do prefeito, durante a campanha. Cada vez fica mais claro o motivo que levou o vereador Gabriel a se afastar daquele que ajudou a eleger.

Por que Léo Burguês, o líder do prefeito na Câmara, é contra, afinal? Por que o vereador Jair di Gregório, que teve seu nome envolvido em um episódio de “toma lá, dá cá” com a prefeitura é contra, afinal? Por que outros vereadores são contra uma CPI, meu Deus do céu? Afinal, os senhores estão a serviço da população ou da BhTrans? A serviço de quem os elegeu ou do prefeito de turno? Eis a pergunta de um milhão de dólares! Talvez mais, vá saber, não é verdade?

Abaixo, a lista dos vereadores que já assinaram o pedido de CPI. Estes estão respeitando o mandato e seus eleitores. Se o seu vereador não assinou, saiba que está lhe traindo. Saiba que está ajudando a esconder os segredos da BhTrans. Saiba que está traindo o compromisso assumido junto à população de Belo Horizonte. Só falta uma assinatura para ruir a “caixa preta”. Pressione seu representante. Ele só está lá porque prometeu… lhe representar!

Já assinaram: Arnaldo Godoy‬; Áurea Carolina‬; Carlos Henrique‬; Claudio da Drogaria‬; Cida Falabella‬; Doorgal Andrada‬; Fernando Borja‬; Flávio dos Santos; Gabriel‬; Gilson Reis‬; Mateus Simões‬; Pedro Patrus‬ e Wendel Mesquita‬.

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Depois do depósito de sem teto ao lado da estação Lagoinha (se não for, o que é aquilo?) , acredito em qualquer coisa vindo da BHTRANS.

  • "Por quê Léo Burguês, o líder do prefeito na Câmara, é contra, afinal? "

    Mais um Texto de Ricardinho com seu brilhante padrão de qualidade.

  • Tão importante quanto divulgar os que não assinaram, é divulgar os que ainda NÃO assinaram. Vamos lá galera, ser cidadão também é cobrar de nossos representantes sua atuação firme e honesta.
    @alvarodamiao, @ver_autairgomes, @bimdaambulancia, @CatatauItatiaia, @DrNilton_, ver.edmarbranco@cmbh.mg.gov.br, , ver.eduardodaambulancia@cmbh.mg.gov.br, @elviscortesr, ver.fernando@cmbh.mg.gov.br, ver.heliodafarmacia@cmbh.mg.gov.br, @prhenriquebraga, http://www.irlanmelo.com.br/, @JairDiGregorio, ver.jorgesantos@cmbh.mg.gov.br, @JulianoLopes10, @jrloshermanos, @LeoBurgues, ver.marildaportela@cmbh.mg.gov.br, @NelyAquinno, ver.orlei@cmbh.mg.gov.br, @OsvaldoLopesCBA, ver.pedraododeposito@cmbh.mg.gov.br, ver.pedrobueno@cmbh.mg.gov.br, ver.preto@cmbh.mg.gov.br, @rafaelmartinstv, reinaldogomes@cmbh.mg.gov.br, ver.wellingtonmagalhaes@cmbh.mg.gov.br, ver.wesleyautoescola@cmbh.mg.gov.br

  • Na Suíça, deputado não tem benefícios e ganha igual a um açougueiro
    Parlamentares não têm carro oficial, nem motorista, nem auxílio-moradia. Vale-refeição "dá pra uma pizza e um copo de vinho" por mês.

  • Provinciano, capiau e populista, Kalil não tem os mínimos requisitos para ser prefeito de uma cidade do porte de BH.
    Já na sua campanha para eleição, o medíocre Kalil argumentava que BH não precisa de metrô, mas sim de mais ônibus. Ou seja, mais ônibus coletivo para engarrafar ainda mais o caótico trânsito de BH (ainda bem que ele não cumpriu a promessa, por enqanto).
    BH não tem metrô ( tem um arremedo) e não terá enquanto eleger esse tipo de prefeito.
    Mas eu pergunto: por que será que a 3a metrópole do país não tem metrô? Será pelo lobby das empresas de õnibus e/ou devido à mediocridade, a visão estreita de seus prefeitos?

  • A caixa preta é a seguinte: O órgão arrecada muito pois muitos motoristas belorizontinos não respeitam as regras de trânsito. Segundo o CTB: Art. 320. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
    Só que o dinheiro vai para o caixa único da prefeitura que gasta o dinheiro com outras coisas não previstas no CTB.
    A prefeitura não quer e não pode perder essa teta.

    • Simples assim: a teta chama-se FTU - Fundo de Transporte Urbano. Até onde tenho conhecimento, ficou fora da auditoria promovida pelo prefeito a respeito da BHTRANS. Esta, aliás, está em processo de alteração de sua constituição, assim como outras empresas da PBH (Urbel, Prodabel, etc.). Passará de empresa de economia mista para autarquia. Agora pelo menos os jornais vão acertar quando se referirem à BHTRANS. Li centenas de vezes chamarem de autarquia aquela empresa. Bobagem, né. Mas, uma pode multar, a outra não. A Transcon, por exemplo, é uma autarquia.

    • E o dinheiro da renovação de carteira de habilitação não sei se tem haver com BHtrans ,as vc vai em uma clinica, faz um exame ridículo e paga 170,00 ou mais dependendo do exame, que tem que ser em dinheiro vivo, sendo que não dão recibo, nem nada, esta sim é mais uma caixa preta a ser aberta. Uma vergonha, não aceita cheque, não aceita cartão, e se pedir recibo é escorraçado, toma bomba. A pegunta é para onde vai este dinheiro vivo não declarado á receita? Este caixa dois serve a quais orgãos do municipio ou estado, Detran? É distribuido para quem?

    • Mais um equívoco comum a muitos que falam da BHTRANS. Ela não aplica multa há uma década! As pessoas prestam muito pouca atenção no que acontece ao seu redor. Reclama do trânsito, mas comete infração adoidado. Nunca levou uma multa, embora muitas vezes merecesse. E ainda assim reclama. Vai entender...

  • Kalil quer a abertura da tal "caixa-preta" da BHTrans. Acho que ele se esqueceu de que possui a chave, e pode abrí-la a qualquer momento. Mas, prefeito marketeiro é assim mesmo, gosta de criar polêmicas para parecer político sério.

  • Boa tarde!
    No meu modo de entender, o prefeito Kalil está querendo tampar o sol com apaneira, porque ele prometeu que iria acabar com a bh trans e agora está protegendo o pessoal indicado pelo pt que trabalha lá.
    Obrigado pela participação!
    Bernardo Skorupa

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

3 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

3 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

3 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!