A cada dois anos, o brasileiro recebe a chance de melhorar sua vida. A cada dois anos, infelizmente, só tem desperdiçado a oportunidade
Eduardo Suplicy é favorito ao senado por São Paulo. Sim. Após ter ocupado o mesmo cargo por 25 anos, sem jamais ter aprovado um único projeto para o estado, o senhor de 74 anos, após ter sido vereador da capital — obviamente sem ter aprovado nada também — agora pretende morrer senador. Seu principal oponente é José Luiz Datena. É mole?
Em Alagoas, Renan Calheiros lidera a disputa também para o senado. Dizer o quê, se dona Dilma é favorita no… Maranhão? Que Fernando Pimentel lidera em Minas? Talvez que Luciano Huck tenha sido especulado como “a esperança”? Ou que um corrupto e lavador de dinheiro, prestes a cumprir pena de prisão, aparece com 30% de intenção de voto em pesquisas eleitorais?
Vejam o Rio de Janeiro. Acabou de empossar prefeito Marcelo Crivella. Ou era ele ou era Marcelo Freixo. É como escolher entre cadeira elétrica e facada no olho. Saiu Sérgio Cabral e entrou Pezão. Como poderia estar diferente?
É desolador o quadro político-eleitoral do país. Não bastassem a ignorância e apatia absolutas do eleitorado, a lei que impede as candidaturas avulsas (sem filiação partidária) e as regras impostas pela dupla TSE/STF, apenas concentram mais poder (político e financeiro) nas mãos dos caciques das atuais quadrilhas, digo partidos.
O Brasil só teria salvação com uma ampla e profunda reforma constitucional. De cabo a rabo! Mas como imaginar uma Assembleia Nacional Constituinte formada por representantes do que há de pior no país — leia-se 99% dos partidos políticos (salva-se o NOVO)? Ou por representantes de corporações e sindicatos, que apenas trabalham em prol dos próprios interesses?
A esperança de uma reformulação geral no Congresso, com quadros novos em detrimento aos velhacos de sempre, é cada vez mais esperança e menos realidade. Uma garotada preparada e bem intencionada será usada como “mera puxadora de votos” para a manutenção dos atuais vagabundos. E os cargos majoritários tendem a ser ocupados por figuras como as já citadas no início deste texto.
Mas sabem como é, né? Henrique Meirelles é antipático, por isto não serve.
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Blogueiro,
A democracia pressupõe o direito do eleitor eleger quem ele quiser.
Se você tem seus modelos de candidato o problema é seu.
Em princípio só tem como garantir seu voto.
Mas como você não dá o menor valor para a democracia e os candidatos que desenham possível vitória são os que você considera os piores, então você propõe mudar as regras do jogo.
Democracia? Que democracia. Eleições onde vc só pode votar em candidatos indicados pelos próprios partidos, escolhidos pelos donos da legenda, os barões da politica nacional. Isto não é democracia. Nossas leis beneficiam sempre a mesma classe politica estabelecida. Vc pode votar em quem quiser desde que seja em quem nos indicamos, para os outros restringimos o dinheiro para eleição, restringimos o tempo na tv. Mais do mesmo, por isto vou de 30, partido novo. Estadual, Federal, em todos os cargos eletivos.
A Democracia também pressupõe que burros devem continuar a comer capim.
Ótimo comentário!!
Se me permite, gostaria de salvar para futura referência!
Muito bem,Marcelo Campos!
Sim Marcelo, o eleitor vota e quem ele quiser mas só entre os candidatos permitidos, não existem candidatos 'avulsos'! Sou obrigado a votar no 'menos pior' como da última vez(era a opção que eu tinha) e desta vez mesmo não querendo penso que vou ser obrigado a voltar a fazer o mesmo, vide lista de candidatos!
Dentro do quadro dos 'permitidos', tem algum que preenche seu modelo 'democrático'?
Será que o povo brasileiro não sabe mesmo votar, ou que será que estão sempre manipulando a urna eletrônica para colocar lá cima quem eles querem.
Já nem importa se o povo sabe votar se temos esta lista de candidatos e até possível urna fraudável.
estive em uma padaria no meu bairro e o assunto era o julgamento de lula, que acontecera naquele dia.
a dona disse a suas funcionarias que lula foi um bom governo, que fez muito pelos pobres, sem qualquer analise das consequências de seu governo ou levar em conta que ele e dilma foram os que mais aumentaram a carga tributaria entre todos os presidentes que esse país ja teve. Como um burro que apanha do lombo de seu dono e ainda diz obrigado.
O Bananil é um país sem futuro.
Ricardo,
também achava o Meirelles uma boa opção até descobrir que ele foi um dos arquitetos do grupo JBS nos anos de ouro do PT. Em especial da Dilma.
J&F e Banco Original
No início de 2012, através de sua empresa de consultoria, assessorou o grupo J&F, na concepção e estruturação do Banco Original. Ele deveria fazer do banco, uma pequena instituição que dava crédito a fornecedores do grupo, o principal banco digital do país. Meirelles contribuiu, também, na avaliação de oportunidades de expansão internacional do grupo J&F. Em 2014, assumiu, temporariamente, a presidência do Conselho de Administração da J&F Investimentos. No entanto, nunca exerceu nenhuma posição executiva na J&F Investimentos, no Banco Original, ou em qualquer outra empresa do grupo. Convidado por Temer para assumir a Fazenda, Meirelles rescindiu o contrato de consultoria com a J&F Investimentos em maio de 2016.
Blogueiro, vc está correto, em verdade o povo brasileiro só foi consciente e inteligente nas vezes em que elegeram Lula e Dilma e em 55 com JK em se tratando de eleição Presidencial.
O Brasil, politicamente falando, ainda vai demorar muito para engrenar.
Não vejo perspectiva de evolução por gerações.
A ladroagem e o desrespeito estão muito enraizados.
A cultura do jeitinho, de levar vantagens, do favorecimento deveria acabar.
Infelizmente ninguém quer governar nada.
Somente derrotar seus adversários políticos.
Solução para o país? Talvez devolver para os índios.
É como escolher entre cadeira elétrica e facada no olho. KKKKKKKK, essa foi ótima.
Por que o NOVO se salva? O espaço é pouco, estou sabendo. Pesquiso ou apresentas os motivos?
por quê? porque eu acho, ué. Se você quer saber, pesquise você mesmo, pô! Coragem, amigo. Ler não mata!!
Essa foto do Lula com o campiro nao procede. O judas da transilvania esta governando é com a direita. Deu o golpe junto com eles e governa com eles.
o 'campiro' deu gorpi?
Pode ser mas foi a esquerda que o colocou lá, então reclamem entre si pois fizeram, no mínimo, 2 burradas só no governo dilma, sem falar no governo lula!
Vocês e todos estão colhendo os frutos petistas onde o pt e seu governo plantou tempestade e nós todos colhemos catástrofes(vocês inclusive)!
Essa foto do Lula com o campiro nao procede. O judas da transilvania esta governando é com a direita. Deu o golpe junto deles e governa com eles.