Publicidade

Categories: blogueiros

Eu já disse: o nome do blog não é por acaso

Ai, ai… Lá vou eu arrumar encrenca! Mas fazer o quê, né? É da minha natureza, hehe. Bora para mais uma treta

Viva a diferença

Eu adoro as mulheres! Sou um fã incondicional de tudo aquilo que representam. Da maternidade ao matrimônio, passando pela sexualidade e, sim, fragilidade. Física e psicológica. Não confundam com emocional, por favor, pois neste campo são ‘leoas ferozes’ a amparar as crias e os machos sedentos por sexo. No caso dos humanos, também por colo: de mãe, de filha, de esposa, de avó…

O Instituto Locomotiva divulgou um estudo onde afirma que, se homens e mulheres ganhassem salários equivalentes, R$ 460 bilhões seriam injetados na economia. Truco! Em quanto tempo? Em um mês, em um ano, em décadas? Mais: de onde sairiam os recursos para tal equidade? O que ocorreria com a produtividade? De uns tempos para cá, o importante é uma causa nobre, e pouco importam os fatos.

Homens e mulheres são diferentes e pronto. Ponto. Trabalham de forma desigual em atividades desiguais. Força física, personalidade, agressividade, gentileza, disposição, resiliência, paciência… ufa! São tantas as variáveis que definem o valor da mão de obra para quem lhe paga, que reduzir tudo à uma mera questão de gênero é ou de uma simplicidade tremenda ou cretinice atroz. Quando não raro, ambas simultaneamente.

Biologicamente, as mulheres pré-dispõem-se à reprodução, guarda e cria dos descendentes. Isso no reino animal, é claro. As humanas são ainda mais complexas! Via de regra são o esteio familiar. Parte delas o equilíbrio emocional que mantém os lares em harmonia. Na falta, tudo desanda. São dezenas de milhares de anos desta sublime pré-disposição, incrustada no interior das bilhões de células que formam o mais divino dos corpos vivos. Não reconhecer algo assim é como insistir que a Terra é plana.

Por outro lado, os homens são mais competitivos entre si. É a tal condição de “Macho Alfa”. De novo, dezenas de milhares de anos — e bilhões de células — unem-se em prol deste fato; não se trata de mera suposição. O que esperar, portanto, de um cenário assim, onde corpos e mentes desiguais, com propósitos e princípios desiguais, compartilham do mesmo espaço e estão em busca dos mesmos objetivos (cargos e salários)? Igualdade? Como? É uma disputa, meus caros e caras. Como tudo na vida, aliás.

Comparem a vida pessoal, afetiva, familiar etc, de mulheres que ocupam altos cargos (com altos salários) com aquelas que não. Comparem, depois, estas mesmas mulheres (ricas e poderosas) com homens que ocupam posição equivalente. Se encontrarem, aí, diferença substancial entre os ganhos, eu me desculpo e passo a acreditar que o mercado de trabalho é discriminatório. Do contrário, continuarei a a creditar que, seja lá qual for o gênero, o trabalho será sempre —  e tão apenas! — remunerado por aquilo que produz.

Leia também.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Aiiiii..... prepare o lombo! Apesar de eu concordar plenamente com você (e acho que uma grande parte também, mas não assume...), é certo que virão os "mimimi" de sempre. Afinal, não se pode mais ter opinião nesse país.

    • Bom dia, meu escravinho! Vejo que hoje resistiu um pouco e só me procurou às 7:14 da manhã. Ontem foi às 6:15. Parabéns! Mais um pouco e você se liberta de mim, hehe.

      Mas olha só: esqueça a sugestão que um leitor lhe deu hein! É para o seu próprio bem. Burro tem aquilo enorme!!!!

      • Blogueiro,
        Não se sinta amado ou desejado só porque acesso seu blog com frequência.
        Me permito, neste caso, o uso excessivo de drogas.
        Também me chama a atenção de seu comportamento quando se sente contrariado, sempre levando a coisa para uma conotação sexual.
        Recomendo tratamento.
        Se não quer ser comentado então não se exponha.

        • eu, hein! quem falou sobre sexo não fui eu; foi um leitor, ou melhor dois, que intuíram esta sua tara por mim.

          Agora, que você tem de assumir, isso tem! Ninguém se torna obcecado por um blogueiro qualquer sem estar xonadinho. Ninguém envia comentários às seis da manhã, às sete, de madrugada, várias vezes ao dia apenas por se permitir o uso de drogas.

          Você Marcelo, como mais uns dois ou três tarados, viciaram neste blog e blogueiro. Leem, comentam e clicam freneticamente, dezenas de vezes, à espera da minha resposta. Vejo que escreveu às 10 da manhã. Agora são 2 da madruga do dia seguinte. Fico imaginando quantas vezes não acessou esta página para ver se te respondi.

          Pobre coitado!! Tornar-se dependente de quem sequer conhece. Que triste

          • Essa figura,tal de Marcelo,deve ser sustentado pelo MST,CUT ,Pt e etc. para ficar o dia inteiro na Internet apoiando agenda comunista.Vá trabalhar seu mamador.

        • Esse aí é daqueles casos que nunca vão aceitar que o seu partido falhou. Lula será pra sempre inocente e vítima. José Dirceu um iluminado. Até o Maluf ele deve pensar que é inocente..Condenado sem provas!
          Com certeza, deve estar usando drogas mesmo.
          kkkk

  • Sempre o foi, é e será. Mas de forma injusta, não nos salários, mas na previdência, vivem mais, em média 7 anos a mais, e aposentam mais cedo, 5 anos antes, são elas a causa do rombo da previdência, pois se o marido morre, ainda ficam com a pensão. E se falarem em Reforma da Previdência, sou contra, afinal pobre sempre se ferrou - que o digam meu pai e minha mãe, mas educaram os filhos em valores e virtudes, esses mesmos filhos, hoje, se aprovada a reforma teria o salário de aposentados como os lambedores de salame e bebedores de kisuco, otários sejam contra a reforma da previdência, afinal não aprová-la só é benéfico a quem muito ganha, pois o pobre em nada muda. E as mulheres agredeceram pois da forma como está a previdência é favorável a elas. Opinião Sem Medo é a antitese do politicamente correto - conceito que nivela os jumentos, quem tem medo das conseqüências, pois vive num mundo de anomia e busca legitimá-lo. Abraços meu amigo Ricardo. Caso seja para bem geral da nação verde e amarela, contra os amorfos de vermelho, você meu caro, pode me execrar. Bom dia, Braga, a capital européia do desporto em 2018, te espera.

  • Ricardo,
    Você não vai arrumar encrenca nenhuma escrevendo este texto sobre este tema, falando a pura verdade como você falou. É claro que vão aparecer os jumentos que não entendem nada que você escreve e só querem aparecer e levar suas chicotadas, como este admirador Marcelo que você arrumou, mas também acho que o melhor das mulheres é ser como são...... diferentes. O dia em que a mulher for igual ao homem de deixo de gostar das mulheres. Elas são umas maravilhas assim do jeito que são. Não sei por que algumas querem ser iguais aos homens. Entendo que a discussão maior é sobre igualdade no trabalho e na remuneração mas muitas querem igualdade total. A natureza foi perfeita fazendo as coisas como são, para que mudar?
    Abraço.

  • Ricardo. O Lula insiste que a Terra é plana. Não podia ser diferente, afinal a cabeça dele vai de orelha a orelha, dali pra cima é um vazio só. Não! na verdade naquele vazio moram alguns cupins que são usados pra corroer o Brasil.

    • c tá errado mardição dos infernos. quem insiste que a terra é plana é outra rapaziada, ali, situada à direita, mbl's e bosonaros da vida, mas vá lá, exigir de gente como você o preparo para admitir tal heresia, seria pedir muito. Quanto a blogueiro, bem, tomara tenha mulher e ela lhe dê um bom esfregão na cara e lhe arrume um rodo e uma vassoura pra poder limpar o escritório com tanto lixo.

  • Olá Inundado, o atleticano da melhor cepa, capacitado, comprometido e respeitabilíssimo José Paulo Sepúlveda Pertence passa a integrar a defesa de Lulinha Paz e Amor. Sim, pois, Lula tal e qual o Reinaldo de Lima só é parado por falta ou pela atuação de gente nefasta como José Roberto Moro Rait. É mais um dos bons na defesa da boa causa. Sorte, Saúde e Sabedoria.

    • Não tem nenhuma advogada 'muito capacitada' pra defender o lula no lugar do Sepúlvada não, tem que ser homem(digo, gênero masculino, sei lá sobre o cara)?
      Por exemplo: hoffman $(&) Grazziotin $(&) Bezerra $(&) Souza advogadAs associadAs??
      Elas poderiam até pediram 'quentinhas', comer no tribunal, tomar a cadeira do juiz e transmitir pelo zap-zap o ocorrido com orgulho como fizeram no senado até teimarem empacadas na audiência alegando que o lula é inocente gritando 'forza lula' e que só sairiam dali com a sentença de inocência dele.
      Seria a 'forza' feminina do senado como advogadas em audiência para enaltecer a competência feminista mesmo que apagassem as luzes!
      E então? cadê a 'forza' feminista pra 'equiparar' ou suplementar os advogados escolhidos?

  • Ricardo, adoro suas crônicas. São boas demais! Não tem como não ver as diferenças, no caso dessa. Mas, deixa prá lá. Vamos ver, sempre, os bonitinhos serem do contra. Fazer o quê? Continue, meu amigo, a nos brindar! Abração

  • Não é minha opinião, é minha história sem medo onde não me lembro com exatidão das palavras usadas no FATO:

    Duas cunhadas, uma psicóloga e a outra aposentada que foi uma excelente professora II grau muito respeitada além de falar algumas línguas(espanhol, inglês e sei lá mais quantas).
    Elas estavam falando sobre a capacidade da mulher que sobressaem em muito às dos homens; que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo e bla, bla, bla. enquanto isto eu calado e ouvindo os argumentos até que pedi a 'palavra'.
    Eu disse: 'Não sou machista e também não sou feminista, sou só REALISTA.
    Desconheço qualquer mulher que estudou e cresceu na vida sem o apoio de um homem seja ele pai, irmão, esposo, etc."
    Frisei que: 'Mulheres nunca inventaram nada, nem um simples dedal de costura, linha, tijolo, colher, sapato, tinta, botão de roupa, giz, sabonete, privada, caneta, spray, desodorante, papel higiênico, porta, asfalto, pneu, etc., etc, etc, etc, etc ao cubo, nada! Poderiam pensar no mais simples objeto ou no mais complexo e que elas crescem usando a evolução que os homens proporcionaram e continuam proporcionando, este era o ponto de partida delas.'
    (quem tiver uma lista de inventos e descobertas femininas por favor publique)
    O clima ficou 'estranho'(elas meio p da vida, lógico).
    Propus um 'disputa salutar' para tirar dúvidas: Fazer um bolo de abacaxi com cobertura de chocolate e marchmallow (elas escolheram a fruta e ficaram eufóricas)
    Após a escolha, a única e exclusiva exigência era:
    "Os homens fariam o bolo usando somente 'coisas' inventadas ou descobertas por homens e as mulheres fariam o bolo usando somente 'coisas' inventadas ou descobertas por mulheres.'
    ps: entendam 'coisas' como material necessário: colheres, batedeiras, liquidificadores, espremedores, açúcar, farinha, chocolate, etc.
    SILÊNCIO TOTAL e elas ficaram como estátuas!!!!!
    Nem foi preciso fazer o bolo, precisava?
    Terminei dizendo que:
    "Exemplo de feminismo: As mulheres querem 30 cadeiras no senado(acho que 30) mas onde estão as 30 mulheres competentes para ocupar os cargos? Não tem que 'preencher' os cargos com qualquer uma só por quererem este 'direito'(que chamo de benefício)
    Para que elas 'evoluam', devem usar os próprios meios ou os que os homens proporcionaram e continuam proporcionando SEM deprecia-los pois a origem de TUDO que possa beneficia-las veio dos homens.'
    Aí elas concordaram parcialmente mas sem nenhum argumento pois não tinham o que dizer, continuaram um pouco 'p' da vida e mudaram de assunto rapidamente.

    Esta é minha opinião MUITO sincera e sem medo!

  • Há erros e acertos nessa crônica. Um acerto: de fato, homens e mulheres são diferentes. Diferentes em sua anatomia, fisiologia, etc. Estas diferenças biológicas também se refletem no comportamento e na personalidade, na *média*? Esta é uma questão que vem ocupando muitos cientistas. Há uma vertente que defende esta posição, outra que atribui tais diferenças meramente à cultura, i.e., desde muito cedo, homens e mulheres são educados de forma diferente e estas nuances em sua educação são responsáveis pelas diferenças observadas em seu comportamento ao longo da vida. Particularmente, prefiro a primeira explicação, embora não seja especialista. Todavia, se abstrairmos a questão da causa de tais diferenças, factualmente homens e mulheres têm diferentes preferências quando escolhem suas profissões, em *média*. Na *média*, há certas ocupações que são *preferencialmente* buscadas por homens (engenharia, p. ex.) e outras em que a maior parte é formada por mulheres (aquelas associadas ao cuidado, como enfermagem ou medicina).

    Outro acerto: há muitas variáveis que devem ser levadas em conta quando se avalia se alguém se adequa ou não a uma determinada ocupação. E, já que falamos em biologia, aponto um erro: segundo o autor, "[B]iologicamente, as mulheres pré-dispõem-se à reprodução, guarda e cria dos descendentes. Isso no reino animal, é claro. As humanas são ainda mais complexas!". Como assim, "no reino animal"? Estava se referindo às fêmeas de modo geral, ou apenas às fêmeas da classe dos mamíferos? Ou apenas às fêmeas da espécie Homo sapiens? Pra ser franco, eu fiquei em dúvida a respeito do que o autor quis dizer aqui. Se se referiu às fêmeas de modo geral, está equivocado, há exemplos na natureza em que o papel da fêmea não se reduz apenas à reprodução, guarda e cria de descendentes, incluindo exemplos entre os próprios mamíferos. Se, por outro lado, referia-se apenas às fêmeas de Homo sapiens, há que se fazer também um reparo. Naturalmente, há maior presença de homens fazendo cursos de engenharia, enquanto há mais mulheres em uma classe de enfermagem ou arquitetura. Mas há também mulheres que escolheram ser engenheiras.

    Embora prefira explicação biológica como fonte das diferenças, a cultura exerce um papel importante, tende a *reforçar* tais diferenças. E este reforço, infelizmente, pode se dar por exclusão. Até pouco tempo (coisa de pouco mais de um século), era impensável ter uma mulher em uma universidade a ensinar matemática e a fazer matemática. Cito o caso de Emily Noether, como exemplo. É fato, e o autor, talvez por questão de síntese, tenha omitido isso: que as mulheres têm conquistado, com o passar do tempo, maior espaço. Acredito que, apesar das diferenças, sejam elas de origem biológica ou cultural, é importante reconhecer que a mulheres têm ocupado maior espaço, e é nosso papel não excluí-las das oportunidades, quaisquer que sejam. Digo isso porque acredito que a diversidade também é motor de progresso, em qualquer área.

    Um outro erro. Segundo o autor, "[O] que esperar, portanto, de um cenário assim, onde corpos e mentes desiguais, com propósitos e princípios desiguais, compartilham do mesmo espaço e estão em busca dos mesmos objetivos (cargos e salários)?" Há estudos que apontam desigualdade em percepção de salários e na ocupação de cargos mais importantes por homens e por mulheres, em *ambas as direções*, enfatizo. As razões destas desigualdades formam um espectro bem amplo. A mera presença de mais homens engenheiros em uma empresa de engenharia torna-os *estatisticamente* mais "propensos" a ocupar cargos importantes nesta empresa. O que se deve combater é discriminação quanto ao gênero para se contratar um profissional, ou promovê-lo, ou definir seu salário. Mas, o mais importante, é que não se deve rotular um determinado cargo ou profissão como "masculina" ou "feminina". Exceto por nossos preconceitos, não há nenhum atributo de gênero que impeça uma mulher trabalhar na engenharia civil comandando pedreiros e mestres de obras possuindo as competências e capacidades para tal. O mesmo se pode dizer a respeito de homens trabalhando como enfermeiros ou secretários.

    A questão dos papéis atribuídos aos gêneros é complicada (como pode-se depreender lendo os comentários, há muito senso comum e pouca informação/reflexão). Há papéis definidos? Não acredito que existam quando se fala de ocupação ou profissão. Há preferências, em *média*? Sim, é fato. Reconheço que há exageros até mesmo dos que defendem a igualdade de gêneros. Não sei se se deve exigir que uma empresa tenha igual quantidade de homens e mulheres trabalhando em uma determinada área, simplesmente porque há muitas profissões em que o "gender imbalance" é elevado. Como disse, devemos evitar tolher as oportunidades a uma pessoa por mero preconceito.

    • Utilizando uma expressão do Casseta e Planeta: Fala sério!

      Gosto do blog e dos comentários mas tem gente que extrapola com textos bíblicos...

      De tão prolixo “passamos batido” pelo comentário, literalmente deixando de lado.

  • Para fazer justiça as mulheres vou indicar 15 invenções feitas por mulheres em resposta ao JLT:
    aquecedor de carro, escada de emergência, bote salva vidas, painéis solares, seringa, refrigerador elétrico, maquina de fazer sorvete, algoritimo de computador, tecnologia de telecomunicações, máquina de lavar louças, transmissor wireless, coletes balísticos e fibra kevlar, software de computador e a mais importante a cerveja e viva as mulheres.

    • Lamento informar mas não é possível atribuir às mulheres a invenção da cerveja. Na verdade não se sabe ao certo a data e qual a civilização responsável por tal iguaria.

      Dúvidas? Da uma olhada rápida no History.

      Se a discussão é sobre a “composição atual”, aí vem da Baviera e não foi mulher. É conhecida como Lei da pureza.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!