O tal “primeiro dia do resto de nossas vidas” finalmente chegou. Resta saber agora o que faremos daqui para frente
Se numa democracia nem tudo são flores, numa ditadura, absolutamente nada é. Democracia pressupõe aceitação e obediência ao chamado “Estado de Direito”. Neste, as leis são criadas para serem cumpridas, doe a quem doer. Vivemos em uma democracia, sim. Se não justa, avançada e desenvolvida como gostaríamos, ao menos a caminho. Mesmo que a passos de cágado.
Travei como poucos uma guerra-santa contra Lula. Desde a campanha de 2002, bem antes das redes sociais, eu participava de fóruns, eventos, palestras ou o que fosse possível, em busca de combater o mal que se aproximava. Infelizmente, jamais fui bem-sucedido. Eu perdi com Serra, perdi com o Mensalão, perdi com Alckmin, perdi com Serra novamente e perdi com Aécio.
O impeachment de Dilma não foi uma vitória. Foi o símbolo de uma derrota. O Petrolão também, assim como a Lava Jato. Não há vitória na falência moral ampla, geral e irrestrita de uma nação. Não há tal vitória quando um projeto de poder, ancorado em corrupção e totalitarismo, impera, de cabo a rabo, por todo um país, arrasado pela pobreza e miséria intelectual.
O Brasil do papel acaba de virar uma página. Eu Ricardo também. Lula jamais ocupará outra vez um cargo público neste pobre país. Morrerá e será enterrado com as desonras que merece. Seu nome e dos seus descendentes estão carimbados com as cores da vergonha e do crime. Mas o Brasil de verdade ainda rasteja nas trevas. Levaremos décadas até conseguirmos descontaminar mentes, corações, ideias, atitudes, modos e comportamentos.
Minha luta nunca foi por mim ou pelos meus. Muito pouca coisa mudaria na minha vida caso Lula não fosse condenado e eleito presidente novamente. Talvez uma gastrite aqui, alguma dor de cabeça ali. O que construí, ao longo dos anos, é muito mais que suficiente e inabalável, em todos os aspectos. Todos. E em último caso, o aeroporto é sempre uma boa serventia, ainda que desesperada.
Sei que irei decepcionar a muitos de vocês, mas não vou comemorar a condenação de Lula. Não se trata de fidalguia. Muito menos compaixão. Lula não merece nem uma coisa nem outra. Trata-se de saber vencer. Trata-se de reconhecer que ainda há um longo e difícil caminho pela frente, e que todo esforço será pouco.
A árvore do mal deixou frutos. Bem menos venenosos, é verdade. Também menos apetitosos aos olhos dos famintos. Mas, ainda assim, perigosos. Para mim? Não, eu repito. Mas, sim, para todos os que mais sofrem por causa de um fruto podre.
Que a decisão de hoje conduza Lula à cadeia. Nada menos que isso servirá de fato. Sobretudo, que a decisão conduza tantos outros para o mesmo destino. A Justiça não pode ser seletiva, sob pena de mudarem os nomes e modos, mas não o que realmente importa: a conduta.
Feliz vida nova, Brasil. Duzentos milhões de brasileiros merecem!
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Cidrac em profunda da depressão!
Olá Paulo, engane-se. Nada de depressão. Constato, apenas, que o Brasil continua como ha séculos: fraco com o forte e forte com o fraco. Dentre outras mazelas. Como a elitizinha rapinosa e extrativista sabe que não vence a Lulinha Paz e Amor no jogo jogado (falta-lhe votos) tenta, covardemente, retirá-lo da cancha.
A peleja continua e as instâncias superiores poderão corrigir a infâmia que vem desenrolando com o juiz da roupa preta, aquele cuja fala não combina com o próprio rosto e demais procuradores e magistrados que nem cuidado têm com a última flor do Lácio.
Sugiro que olhe para esses argumentos daqui a quinze! Combinado? Grato.
* Corrigindo:
Cidrac em profunda depressão!
Pobre de espírito, ou melhor, capacho intelectual; pena...
Corrigindo Paulo.
CIDRAC no fundo do poço.
Que alegria podem ter aqueles que mais sofrem e sofrerão com o pesado ônus da herança maldita deixada pelos 2 piores governos de nossa história?
Sim, são os desdentados, os desempregados, os pobres, os favelados, os sem recursos quem mais sofrem com a recessão, com a falta de saúde pública, saneamento, emprego, segurança, escola e comida na mesa. As consequências desastrosas da farra, da incompetência e da corrupção dos desgovernos Lula/Dilma pesam muito mais sobre os ombros dos menos favorecidos, porque estes que não têm para onde recorrer, não têm uma poupança, não têm planos de saúde,não têm nada.
Olá Mendes, por falar em saúde pública, tens observado que o Mais Médico é um programa exitoso na saúde pública e em especial beneficia as pessoas pobres dos arrabaldes e do interior deste país? Estás atento que ele é criação do Governa Dilma? Não perca a conta!
Olá, Cidrac
Mais médicos Escravos é aquele programa que paga 10 mil pra falida ditadura cubana, ficando 3 mil pra o "medico" ?
Mendes, admitindo que seus números estejam corretos, e quanto ao alcance das pessoas nas bibocas e perambeiras? Dia desses li, na insuspeita e sujíssima veja uma matéria na qual o médico destacava o quanto de útil é seu estetoscópio para quem nunca era consultado e receitado por médico.
Ricardo,mais uma vez, Parabéns!!!!!!!
Ricardo, Braga te espera. Minha casa está aberta. A cobra morre.
grato!! um dia beberemos juntos. viva!!
que viadagem!
Avante! A jararaca sentiu o 'golpe" e vai para a papuda em breve!
Este foi o primeiro passo para liberarmos desta herança maldita!
Feliz vida nova, Brasil! (que lindo!)
Parabéns à Democracia.
O Brasil é verde e amarelo.
Até que enfim enxergo uma luz no fim do túnel. Túnel esse, tenebroso, que todos nós percorremos desde a eleição desse mentiroso e ladrão chamado de "lula nove dedos". Fico um pouco aliviado, pois acertaram a cabeça da jararaca, mas também cabreiro, devido a muitas jararaquinhas que esse enganador e corrupto gerou. Jararaquinhas essas cheias de veneno, preparadas para dar o bote, picar e envenenar toda ordem democrática que até agora foi construída. Mas o fato é que demos um pequeno e importante passo em prol da liberdade, da democracia e do Estado de direito.
A Justiça foi feita.
Que se cumpra agora o "acordum" prossiga com o embargo declaratório e depois o
"transitado e julgado". Aí é CADEIA NELE!!! Isso é bom demais
Brasileiro se contenta com muito pouco. A maior parte dos assaltantes do dinheiro público continuam livres, leves e soltos, e não venham dizer que isso é só o começo. Temos inúmeros exemplos no Brasil de uma justiça que deixa processos prescreverem permitindo que grandes bandidos públicos se beneficiem. Achar que a condenação de Lula é uma “proclamação da república” ou slgo assemelhado é prova de muita alienação e panela guardada.
leia o post novamente, sem paixão, fanatismo ou viseira. talvez entenda melhor o sentido da proclamação da república. o que você diz querer está lá
Chora mortadela, sua hora chegou!!!