Que passo enorme, Brasil. Talvez tenhamos jeito.

O tal “primeiro dia do resto de nossas vidas” finalmente chegou. Resta saber agora o que faremos daqui para frente

Símbolo do que precisamos enterrar

Se numa democracia nem tudo são flores, numa ditadura, absolutamente nada é. Democracia pressupõe aceitação e obediência ao chamado “Estado de Direito”. Neste, as leis são criadas para serem cumpridas, doe a quem doer. Vivemos em uma democracia, sim. Se não justa, avançada e desenvolvida como gostaríamos, ao menos a caminho. Mesmo que a passos de cágado.

Travei como poucos uma guerra-santa contra Lula. Desde a campanha de 2002, bem antes das redes sociais, eu participava de fóruns, eventos, palestras ou o que fosse possível, em busca de combater o mal que se aproximava. Infelizmente, jamais fui bem-sucedido. Eu perdi com Serra, perdi com o Mensalão, perdi com Alckmin, perdi com Serra novamente e perdi com Aécio.

O impeachment de Dilma não foi uma vitória. Foi o símbolo de uma derrota. O Petrolão também, assim como a Lava Jato. Não há vitória na falência moral ampla, geral e irrestrita de uma nação. Não há tal vitória quando um projeto de poder, ancorado em corrupção e totalitarismo, impera, de cabo a rabo, por todo um país, arrasado pela pobreza e miséria intelectual.

O Brasil do papel acaba de virar uma página. Eu Ricardo também. Lula jamais ocupará outra vez um cargo público neste pobre país. Morrerá e será enterrado com as desonras que merece. Seu nome e dos seus descendentes estão carimbados com as cores da vergonha e do crime. Mas o Brasil de verdade ainda rasteja nas trevas. Levaremos décadas até conseguirmos descontaminar mentes, corações, ideias, atitudes, modos e comportamentos. 

Minha luta nunca foi por mim ou pelos meus. Muito pouca coisa mudaria na minha vida caso Lula não fosse condenado e eleito presidente novamente. Talvez uma gastrite aqui, alguma dor de cabeça ali. O que construí, ao longo dos anos, é muito mais que suficiente e inabalável, em todos os aspectos. Todos. E em último caso, o aeroporto é sempre uma boa serventia, ainda que desesperada.

Sei que irei decepcionar a muitos de vocês, mas não vou comemorar a condenação de Lula. Não se trata de fidalguia. Muito menos compaixão. Lula não merece nem uma coisa nem outra. Trata-se de saber vencer. Trata-se de reconhecer que ainda há um longo e difícil caminho pela frente, e que todo esforço será pouco.

A árvore do mal deixou frutos. Bem menos venenosos, é verdade. Também menos apetitosos aos olhos dos famintos. Mas, ainda assim, perigosos. Para mim? Não, eu repito. Mas, sim, para todos os que mais sofrem por causa de um fruto podre.

Que a decisão de hoje conduza Lula à cadeia. Nada menos que isso servirá de fato. Sobretudo, que a decisão conduza tantos outros para o mesmo destino. A Justiça não pode ser seletiva, sob pena de mudarem os nomes e modos, mas não o que realmente importa: a conduta.

Feliz vida nova, Brasil. Duzentos milhões de brasileiros merecem!

Leia também.

 

82 thoughts to “Que passo enorme, Brasil. Talvez tenhamos jeito.”

    1. Olá Paulo, engane-se. Nada de depressão. Constato, apenas, que o Brasil continua como ha séculos: fraco com o forte e forte com o fraco. Dentre outras mazelas. Como a elitizinha rapinosa e extrativista sabe que não vence a Lulinha Paz e Amor no jogo jogado (falta-lhe votos) tenta, covardemente, retirá-lo da cancha.
      A peleja continua e as instâncias superiores poderão corrigir a infâmia que vem desenrolando com o juiz da roupa preta, aquele cuja fala não combina com o próprio rosto e demais procuradores e magistrados que nem cuidado têm com a última flor do Lácio.
      Sugiro que olhe para esses argumentos daqui a quinze! Combinado? Grato.

  1. Que alegria podem ter aqueles que mais sofrem e sofrerão com o pesado ônus da herança maldita deixada pelos 2 piores governos de nossa história?
    Sim, são os desdentados, os desempregados, os pobres, os favelados, os sem recursos quem mais sofrem com a recessão, com a falta de saúde pública, saneamento, emprego, segurança, escola e comida na mesa. As consequências desastrosas da farra, da incompetência e da corrupção dos desgovernos Lula/Dilma pesam muito mais sobre os ombros dos menos favorecidos, porque estes que não têm para onde recorrer, não têm uma poupança, não têm planos de saúde,não têm nada.

    1. Olá Mendes, por falar em saúde pública, tens observado que o Mais Médico é um programa exitoso na saúde pública e em especial beneficia as pessoas pobres dos arrabaldes e do interior deste país? Estás atento que ele é criação do Governa Dilma? Não perca a conta!

        1. Mendes, admitindo que seus números estejam corretos, e quanto ao alcance das pessoas nas bibocas e perambeiras? Dia desses li, na insuspeita e sujíssima veja uma matéria na qual o médico destacava o quanto de útil é seu estetoscópio para quem nunca era consultado e receitado por médico.

  2. Até que enfim enxergo uma luz no fim do túnel. Túnel esse, tenebroso, que todos nós percorremos desde a eleição desse mentiroso e ladrão chamado de “lula nove dedos”. Fico um pouco aliviado, pois acertaram a cabeça da jararaca, mas também cabreiro, devido a muitas jararaquinhas que esse enganador e corrupto gerou. Jararaquinhas essas cheias de veneno, preparadas para dar o bote, picar e envenenar toda ordem democrática que até agora foi construída. Mas o fato é que demos um pequeno e importante passo em prol da liberdade, da democracia e do Estado de direito.

  3. A Justiça foi feita.
    Que se cumpra agora o “acordum” prossiga com o embargo declaratório e depois o
    “transitado e julgado”. Aí é CADEIA NELE!!! Isso é bom demais

  4. Brasileiro se contenta com muito pouco. A maior parte dos assaltantes do dinheiro público continuam livres, leves e soltos, e não venham dizer que isso é só o começo. Temos inúmeros exemplos no Brasil de uma justiça que deixa processos prescreverem permitindo que grandes bandidos públicos se beneficiem. Achar que a condenação de Lula é uma “proclamação da república” ou slgo assemelhado é prova de muita alienação e panela guardada.

    1. leia o post novamente, sem paixão, fanatismo ou viseira. talvez entenda melhor o sentido da proclamação da república. o que você diz querer está lá

  5. Agora acertaram a cabeça da jararaca. Pior que os desvios bilionários, pior que a indicação daquele poste, pior que o desastre econômico e político, foi o roubo das mentes de 30 milhões dos agora zumbis sem cérebros.

  6. Tá doido! Essa vitória de hoje, é pra comemorar demais. Um animal traiçoeiro, bandido perigosíssimo, foi abatido. Como não comemorar? Pode isso Arnaldo?

  7. se preparem para a guerra: Bostonaro, o nazista. Meirelles, o banqueiro. Alkmin, o Ladrao de merenda. Alvaro Dias, o tucano arrependido. Podem escrever ai: voces nao vao levar.

  8. Hoje o TRF-4, por seus Desembargadores, teve a grande oportunidade de demonstrar para onde vai o Brasil. Fez um julgamento técnico, independentemente de quem estava sendo julgado e, a meu ver, aproveitou bem a oportunidade de deixar claro que o Brasil mudou e que este processo de combate à corrupção é irreversível.

    Avante Brasil !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. E o terceiro desembargador suspeito acabou se alinhando, não só aos dois primeiros, mas aos milhões de brasileiros. Parabéns, TRF-4!

  10. Síndrome Vita-Lata. É uma prna que alguns não dão valor à mudança de comportamento das instituições e da sociedade que abandonaram o coronelismo. A lava-jato é a maior expressão dessa evolução.

  11. Mais ums vez um texto ridículo qye somente prova e da nome aos bois daqueles que nunca enxergam o Brasil somente queriam a vingança, você é tão ridículo no seu texto vingativo que sua trajetória macabra começa em 2002 , ora que ridículo você já imaginava onde sua classe social iria chegar e chegou, voce deve sentir repúdio de ter que dividir o que o seu papai e mamãe te deu com quem cheira suor de trabalho, tem este espaço aqui porque ganho porque pelos seus textos de comentários você é ridículo e lembra bem aquilo que foi altamente mostrado hoje você também faz parte dos cumpadres tanto que tem este blog para dizer o que quer e julgar os comentários que quer. Você é ridículo e só volto depois das eleições .

    1. Senhor Jesus!
      Achei que vc tinha aniquilado o pobre do ponto final!
      Cheguei a ficar sem ar, pelo vazio do texto e pela falta de sentido! Arf, arf!!!!!

  12. Paris foi a escolha do FHC, aliás diz aí pra gente quando começa o julgamento do Temer, do Aécio Neves, do Geraldo Alkimin, do José Serra, do Geddel Vieira Lima, do Rocha Loures, do merendeiro paulista Fernando Capez… Tudo não passa de uma farsa, puro ódio aos pobres no Brasil!

  13. Falou, falou, falou e não disse nada, e como sempre seus capachos te adorando, essa prisão do Lula é igual aquele traficante que envia um quilo de droga para um cobaia levar até um certo destino, e depois avisa a polícia para desviar a atenção, a polícia fica no encalço, e enquanto isso o mesmo traficante está enviando uma tonelada por outro caminho. Queria saber se o moro teria mesmo empenho com os demais, como ele teve com Lula, acho que não né, tem político de grosso calibre por trás do Sr. Moro.

      1. Inundado, sugiro que respondas com argumento ao ITA, piada superficial da era de whats zap e tripudiar é fácil, mas é necessário sair da leviandade e adentrar no substancial. Não quer tentar?

  14. Quem dera o STF tivesse a mesma agilidade e presteza para julgar políticos que os nossos tribunais de primeira e segunda estâncias…. O STF deveria ser um tribunal jurídico e não politico. Se assim fosse já estaríamos livres de outros bandidos indesejáveis no cenário político nacional.

  15. Ricardo… Leio você bastante e comento muito pouco. Um dia numa conversa ao pé da cerveja, um amigo me questionou: – O quê precisamos para mudar esse país? Sem procurar criticar “a” ou valorizar “b”, respondi: – Nosso pais precisa de idealistas. Pessoas que pensem e façam o bem para todos. Raça que nunca conheci e se já existiu a minha professora de história omitiu! De qualquer forma, dentro de um raciocínio lógico e imparcial, uma pequena luz acendeu no fim do túnel. Acho que você como formador de opinião não deve deixar a espada na bainha! Lute e corte a garganta dos inimigos! Deixe sua história de vida e comunicados mais brilhante ainda!

  16. Brasileiros e brasileiras….
    ESTAMOS DIANTE DE UMA CORRENTE DE FANÁTICOS EXTREMISTAS.Imaginem nosas opçoes agora:vcs podem votar no Bolsonaro,no Dória,Alckmin , e pq não, Fernando Collor de Melo.Quem sabe o Temer tbm saia do armário!!!Lula foi condenado por causa de um triplex q vale 3,5 milhões.Serra recebeu 24 milhoes de caixa 2,comprovados por uma construtora.Geddel,capanga de Temer foi pego com 51 milhoes!Ah, me esqueci;tem tbm o Luciano, da Globo, aquele do caldeirão do Hulk….oh pessoal, burrice e até extremismo tem limite.Mas quem nasceu fanático , morre fanático.
    Mas o Brasil não tem nada com isso!!!

  17. SEMPRE ACOMPANHEI SUA LUTA E SEUS COMENTÁRIOS. SEMPRE ADMIREI E SOU PARTIDÁRIO DELES. DESDE 2002 QUE TENTO, AS VEZES SEM EXITO, MOSTRAR O MAL QUE ESTE SENHOR PODERIA NOS CAUSAR. AGORA É UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE REDIRECIONAR NOSSOS CAMINHOS.
    RESPIRO FUNDO DE ALÍVIO. ” ELES QUASE” CHEGARAM LÁ.

  18. A senha foi dada pelo judiciário. Para facilitar as prisões dos “políticos” ladrões,que ainda estão soltos, basta não os reelegermos. Assim perdem o famigerado “Foro Privilegiado” e os sacanas sem exceção,serão presos.

    Se bem que isto não funcionou nos casos de: Serra, Eduardo Azeredo…..
    Mas mesmo assim darei meu voto de confiança ao judiciário, não cometerei novamente os mesmos erros. Com meu voto, ninguém se reelegerá. E pouco, mas é o que posso fazer.

  19. Leio sempre os textos do xará! Ao contrário, vibrei como gol do meu time na final de campeonato. Estranho foi o sentimento de libertação, aonde na política, deveríamos ter orgulho dos governantes. Hoje vou de churrasco, nada mais gostoso do que um gole e outro de felicidade! Valeu xará! Parabéns e continue, com os textos sensacionais! Abraços

  20. Antes mesmo de pensar em tripudiar, você “careca”, deveria ser isento e imparcial, coisa que não o é e nem tampouco esse jornal de terceira.

    1. isento e imparcial é coisa para bunda mole ou baba-ovo de vagabundo, sacou? alguns nascem para liderar e outros para ouvir e repetir. adivinha onde é seu lugar?

  21. O Brasil realmente pode ganhar muito com essa condenação e torço por isso. Torço contra a corrupção e corruptos, o verdadeiro câncer desse país. Mesmo sabendo que infelizmente a bandidagem tomou conta desta nação desde sua descoberta, ramificando em todas as direções, como legislativo, judiciário, estatais, ongs etc. de tal modo, que é quase impossível “curar”. Mas não podemos desistir.
    Porem discordo quando você disse “Eu perdi com Serra, perdi com o Mensalão, perdi com Alckmin, perdi com Serra novamente e perdi com Aécio”
    Você, assim como o país, não perdeu. Esses “políticos” são da mesma laia do Lula e tantos outros que ainda continuam no poder.

  22. Parabéns, reflexão equilibrada, coerente, sem tendência, com paixão mas sem partidarismo, sem ofensas, madura . Sintetizou todo o processo desde do seu inicio ao seu desfecho final ; declarações e pensamentos do bem… Ricardo um abraço ganhou um novo leitor…

    1. Opa! Fico feliz e agradeço, Rei, mas olha só: normalmente desço a lenha sem dó nesta turma, viu? Só achei que ontem o momento pedia uma reflexão sobre o todo; não sobre apenas uma parte. Meus textos geralmente são carregados de mais paixão ainda e se, de fato, não poupo partido ou político que mereçam pancada, tenho um foco: Lula e PT.

      Faço estas considerações porque não gostaria que amanhã ou depois se decepcione comigo ao me ver carregar na tinta. No mais, seja sempre muito bem-vindo. Para mim é uma honra!

      Abrs

  23. O velho fala fácil, sequestrador de mentes, assaltante dos cofres públicos ex-sócio da Petrobrás, BNDS, BB , CEF e muito mais… continua com sua arrogância insuportável, para ele(com “e” minúsculo devido às suas atitudes), os servidores públicos do poder judiciário e PF e quem quer seja contra, são mentirosos, e o pior; conta com os seus sequestrados totalmente manipulados para apoiá-lo e aplaudí-lo. 3 X 0 é o placar e é com esse placar que o povo tem que exigir do STJ, TSE e STF. Vamos lá povo campeão!!! Temos que chegar ao título inédito!

    1. Olá Luiz de Marco, hoje como todos os dias levantei-me as 05h para estudar e trabalhar. Aqui estou e irei até as 21h nessa lida para ganhar o feijão com arroz e se possível um pouco de farinha, sem esquecer do frango caipira.
      No jogo com os covardes que sabendo da incapacidade de vencer a Lulinha Paz e Amor no relvado, querem retirá-lo de campo. O que se chamou de julgamento é apenas um arremedo, pois, trata-se de apenas perseguição.
      A peleja não acabou e não se assuste se as instancias superiores não anularem tudo isso e abusos do juiz da roupa preta.
      Lembre-se desses momento daqui a vinte anos.

      1. Qual é CIDRAC. Não era o Lula que tinha tirado o povo da miséria? Então porque te levantas as 5h pra estudar e trabalhar até as 21h pra ganhar o feijão com arroz e um pouco de farinha e de quebra se possível uma lasca de frango caipira ? Isso é a prova de quão burro és.

        Ainda tens no teu banheiro aquele retrato do Lula e quando olhas pra ele te masturbas?

  24. Falou tudo Ricardo, mais uma página virada da nossa tragédia, agora temos que matar o carrapato que já está maior que o boi. Abraços.

  25. Calma pessoal, ainda faltam uns 4 ou mais processos. E o Lula irá ser condenados provavelmente em todos.
    PS: vai perder o atenuante de réu primário. As penas serão maiores. kkkkkk.
    O Moro só estava esperando o julgamento de ontem para ver se iria precisar fazer alguma correção na sentença do Sítio de Atibaia. Pelo jeito não precisa mexer em nada.

    Tem que manter isso, viu?

  26. Para podermos concretizar o passo seguro adiante, rumo a evolução como nação em desenvolvimento, acredito que o caminho será traçado mesmo, em outubro deste ano, quando de fato acontecerá algo de muito maior relevância para nosso futuro

    Naquele dia, apesar de não termos plena liberdade de escolha, visto que no modelo eletivo atual, ainda, não podemos escolher “O” candidato, visto que, os que se candidatam, terão sido previamente escolhidos sem a nossa opinião, por esta imundice classe que (ainda) está lá . Mas são as regras. Ali se dará um processo que desencadeará no que queremos de fato pelos próximos quatro anos e no caso dos senadores pelos oito anos vindouros.

    Que haja renovações de mente, de atitude, de ação de cada um de nós. Tentemos ser coerentes com nossos anseios atuais e não nos esqueçamos das situações apresentadas atuais e brevemente passados, onde mudanças, devem serem realizadas urgentemente. Fazer de tudo isso um novo modelo politico. Construído, com seriedade, com maturidade e muito mais importante, exercendo nosso papel de eleitores. Daí, exijamos de nossos eleitos o cumprimento de medidas em favor de nós outros, como sempre se comprometem em tempos eleitorais, para um avanço concreto e seguro.

    Vamos em frente, esta página triste e negra de nossa história virou. Assumamos o nosso papel de cidadãos responsáveis, sérios, como deve ser feito na democracia. Quem sabe agindo assim, isso começará a apresentar resultados para o início da mudança do País!? Alguns passos primordiais já estão sendo dados. Urge respirarmos novos ares.

  27. Esse Fauser é uma piada, não sabe de nada
    Não divido o que meu pai e minha mãe construíram com ninguém. Quando era pequena na época da inflação de 400% enfrentei muita fila de supermercado com minha família pra comprar produtos em promoção, pq o máximo que podia ser levado eram 3 unidades. O que tenho hoje não divido com ninguém, trabalhava em dois empregos e estudava a noite, vendia meu vale refeição pra pagar a faculdade, quando casei, vendia tb pra pagar escola particular pros meus filhos, minha primeira linha de telefone era o preço de um apartamento, mas juntei e comprei, hoje acredito que todos têm celular, telefone fáceis graças a privatização. Meu primeiro apartamento comprado foi no suor, sem minha casa minha vida, nunca recebi bolsa família, bolsa nada, tudo no suor e passei fome pra conseguir, e CONSEGUI. E não divido com ninguém, e ensino meus filhos a dificuldade e ensino a passar necessidade mesmo hoje eu tendo condições de dar tudo para eles. Se quer, conquiste. Meu lema
    Ricardo, parabéns pelo texto, ontem foi um dia de vitória da justiça, mas não da moral.

  28. Ricardo,
    Infelizmente não sou tão otimista como você, sem duvida o que aconteceu ontem deveria ser um ponto de virada para nosso pais, nossas aspirações como nação, tivemos um lampejo de uma justiça funcionando, jogando todo o discurso bélico, vazio, dos aloprados acéfalos no esgoto. Masssssssss, nosso ilustre STF já está afinando as garras para salvar o seu bandido de estimação, jogando por terra de novo toda nossa esperança de dias melhores. Gilmar, Toffoli, Marco Aurélio, Lewandovski, não vão engolir “este insulto” das primeiras e segundas instâncias. Já aqueçem suas canetas, brigam entre eles para ver quer vai conceder o habeas corpus para o Capo, e permitir que ele concorra nas proximas eleições. Este pais ainda continua podre por dentro e o pior nas entranhas de quem deveria dar o exemplo. Continuamos um pais miserável, com bandidos como líderes.

  29. “É fácil identificar que é contra a corrupção e quem é só contra o PT. Quem é contra a corrupção, segue indignado, quem é só contra o PT, está comemorando.”

    Não vou me dar ao trabalho de checar a autoria da frase, mas atentando-me somente à frase, foi muito bem dita.

  30. eU ACABEI DE QUEIMAR O LIVRO DE UM DESTES TRES JUIZES DO JULGAMENTO, NO LIVRO ELE ESCREVE UMA COISA E NA REALIDADE AGE DE OUTRA. EU AINDA GASTEI DINHEIRO COM ESTA PORCARIA DE LIVRO… ADEU MEU CURSO DE DIREITO… O CARA QUE EU ACREDITAVA NÃO FAZ JUSTIÇA, SÓ FAZ POLITICA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *