Publicidade

Categories: blogueiros

Nada como um dia após o outro

De tanto julgar e condenar agentes políticos, apenas por delações premiadas, a Globo prova o gosto amargo da imprudência

Será que ele está tristinho só por isso?

A Rede Globo, especificamente a TV Globo, é de fato a única coisa que presta na TV aberta brasileira. Infelizmente, aliás. E digo isso não por causa da própria emissora, já que faz TV de primeiríssima qualidade. Me refiro à falta de opção mesmo. Quiçá tivéssemos ao menos uma alternativa. Sobretudo no jornalismo, campo onde a Globo já mostrou não privilegiar a verdade nem muito menos ser parceira da independência. Neste quesito, inclusive, sou daqueles que critico, sim, mas não condeno a emissora. Acredito que um veículo de comunicação tem o direito de escolher seu lado ou, como queira, sua linha ideológica (editorialmente falando).

Vejam meu exemplo: não sou jornalista, não trabalho no Grupo Diários Associados e não recebo nada para escrever. Ainda assim, de certa forma, faço parte da chamada “linha editorial” do UAI. Diariamente tenho espaço de destaque na capa do Portal, o que faculta ao meu blog extrema visibilidade. Vez por outra, tenho meus textos publicados também na versão impressa do Jornal Estado de Minas, bem como no seu site. Não por acaso ser o Opinião Sem Medo! um dos dois ou três blogs mais lidos do Grupo, o que vale dizer — já que o Portal UAI é disparado o mais lido de Minas Gerais — que é também um dos mais lidos do estado. Nada mal, né?, em se tratando de um empresário, amador na área de jornalismo.

Pois bem. Sou antipetista de carteirinha, antiesquerda e anti-Estado convicto. Meu texto não é dos mais ponderados nem muito menos leve. Na maioria das vezes sou agressivo e uso palavras feias com alguma frequência. Ou seja, tenho tudo para não estar na capa de um veículo com esta importância. Ainda assim, em nome da pluralidade e do respeito à liberdade de expressão, o Grupo não só me mantém no ar como é extremamente generoso na divulgação do blog. Vejam vocês: acabamos de atingir a marca de 1.5 milhão de leitores únicos! Isso em pouco mais de um ano de blog. 45% dos novos leitores retornam. Apenas o texto sobre o William Waack foi lido por mais de 130 mil pessoas. Isso só é possível graças ao Portal! Sem ele eu continuaria sendo ainda “mais ninguém” do que sou. Assim, se acho louvável o comportamento dos Diários Associados, por que não acharia o mesmo em relação à Globo?

A emissora experimenta seus dias de acusada e condenada, sem direito de defesa, pelo tribunal da internet. O mesmo tribunal que acabou de condenar William Waack por um crime que jamais cometeu e por ser algo que absolutamente não é: racista. Só que na era dos leitores de manchetes, sobretudo leitores de manchetes que sequer compreendem as próprias, a diferença entre uma frase preconceituosa e racismo é a mesma que existe entre água com gás e sem. Para diferir os líquidos há que olhar com atenção e até mesmo beber. Para comentar uma notícia há que ler e compreender. Do contrário, tudo fica igual mesmo. E de tanto não se preocupar com o que — e sobretudo a forma como — noticia, a Globo sente o gosto do próprio veneno. Bastou um delator, nos Estados Unidos, dizer que a empresa pagou propina para deter direitos de transmissão das Copas do Mundo e dos campeonatos sul-americanos e pronto! Já está condenada.

Se eu acho que pagou? Claro que eu acho! Assim como acho — o que é diferente de acusar!! — que a empresa está envolvida até os dentes com a bandalheira das Olimpíadas. Como acho também em relação à Copa do Mundo, que um dia também irá estourar. Mas não posso julgá-la (pois não sou juiz), muito menos condená-la (pois não possuo provas). Por isso só acho! E achar não é pecado. Muito menos crime. O que é, aí, sim, crime, é sair por aí afirmando que ela pagou propina e pedir a prisão dos Marinho apenas baseado na tal delação. Coisa, aliás, que a emissora ainda não parou de fazer com certos políticos não-amigos, né, William Bonner? Até porque, com os amigos, todos sabemos bem como funciona.

Sérgio Cabral, Dilma Rousseff e Luís Inácio Lula da Silva que o digam.

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Ricardo, a rede Globo é como qualquer veículo de comunicação no Brasil: "senta em cima do rabo pra falar do rabo dos outros!"
    A rede Globo é a maior desgraça do país!
    Se preocupou tanto com o fim da TV digital para que os acéfalos não deixassem de ver sua programação imunda e garantir a audiência para não perder contrato com anunciantes.
    De certa forma, a internet tem a vantagem de tirar o poder e monopólio da informação dos grandes veículos.
    Um abraço!

  • Não percam tempo com a Globo. A única coisa que os brasileiros não podem deixar é que Luciano Huck seja presidente, pois a Globo vai mandar no Brasil. Vamos voltar a escravidão enquanto eles promovem seus bacanais.
    A TV Cultura é excelente e por essa razão já se chama vultura.

  • condenar por... Delações?? kkkkk meu caro nesse país nem com mala de dinheiro o sujeito é condenado e a culpa é nossa.

  • Olá Almada, é como diria aquele camponês da América Central as leis e as serpentes só picam a quem anda descalço. Então, no Brasil a lei e a justiça talvez não consiga condenar, mas persegue, e muito, quem é do PT ou trabalhou com este partido. Grato.

    • Só que hoje são farinha do mesmo saco. Como disse Benito Mussolini, "o fascismo deve ser chamado de corporativismo, como é a fusão do poder corporativo e governamental".

    • - É isso que dá, Ricardo, como seu blog é democrático, aí vem os seguidores do 9 dedos e diz que seu texto é confuso! Leu e não entendeu, pode?!rsrs!

      • VANDER, vc ta dando pra ele???Quanta defesa!!! Ricardo é igual a globo, senta no proprio rabo, pra falar do rabo dos outros, ou seja, a globo tem a linha de ideologia dela e vc tem a sua, vc odeio o pt pq vc queria ver o aecim cheirador no poder, como ele tmb é tudo farinha do mesmo saco, aí vc só fala mal do poder e esqueceu do seu aecim!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Não fala mal do Aecinho não, que eu não gosto. Se não fosse por ele, a vaca louca estaria no poder até hoje.

  • Quem trabalha em Jornal, ou se é jornalista, sabe que as matérias exibidas nos telejornais não são de autoria do apresentador, portanto, Willian Bonner não é culpado por nada, ele é apenas um jumento, digo. instrumento de sopro, como muitos outros, exceto o Boechad da bandeirantes.

    • Quem trabalha em Jornal, ou se é jornalista, sabe que as matérias exibidas nos telejornais não são de autoria do apresentador, portanto, Willian Bonner não é culpado por nada, ele é apenas um jumento, digo. instrumento de sopro, como muitos outros, exceto o Boechad da bandeirantes. Retiro a palavra jumento, Este Jornalista merece meu respeito e admiração, ótimo profissional.

  • Willian Bonner, é o melhor comunicador de jornal do pais, simples e tranquilo, muito bom. Tenho
    grande admiração.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

3 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

3 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

3 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!