Olhe-se no próprio espelho antes de julgar alguém

“Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”. Em tempos de tribunais virtuais, esta frase de Jesus Cristo deveria tornar-se um mantra

Mais uma vítima do tribunal da internet

Entro em uma loja, escolho um produto e negocio o valor. Logo um conhecido me diz: “deixe de ser judeu e pague logo”. Seria este meu conhecido antissemita?

Tenho amigos queridíssimos de origem árabe. Basta estarmos juntos para que comecem os comentários: “hoje a Faixa de Gaza está vazia, todos estão aqui”. Seriam estes comentários xenófobos?

Um amigão do peito, Márcio Salomão, pechincha até cafezinho em boteco. Quando lhe digo: “turco não tem jeito mesmo”, estaria eu sendo preconceituoso?

Cláudio é quase um irmão. Perto dele Pelé se torna Branca de Neve. Só lhe chamo de “negão”. Vivo lhe dizendo — quando faz alguma besteira — que “se não caga na entrada caga na saída”. Racismo?

No nordeste, para onde viajo com muita frequência a trabalho, sou chamado de galego, bicho de goiaba, Sivuca dentre outros. Sou vítima de racistas que odeiam brancos? Como também sou careca já fui chamado de Pinto Albino, hehehe. Sensacional!! Isso é engraçado, não ofensa, pô. Não sou nem um nem outro afinal.

Tenho vários amigos gays. Amigos mesmo! Uns há mais de 20 anos, outros há quase 40 anos. Todos casados ou com companheiros constantes. Saímos juntos, jantamos juntos, viajamos juntos, bebemos juntos. A quantidade de piadas (nós héteros) que fazemos sobre eles não cabe em um livro. A recíproca é verdadeira. Somos homofóbicos ou heterofóbicos?

Num jogo de futebol, quando o juiz erra contra meu time, acho que ele rouba. Para mim é um ladrão! Se for careca, é um careca FDP. Ser for barrigudo, é um rolha de poço FDP. Se for preto, é um tição FDP. Se for mulher, é uma vagabunda FDP. Se for gay, é uma bicha FDP. O que sou quando penso assim? Racista, homofóbico, intolerante?

William Waack não é racista. Preconceituoso no máximo. E não creio que o seja também. É apenas um branco externando (privadamente) um xingamento — aí, sim — preconceituoso. Tal qual como fazem pretos em relação a brancos, héteros em relação a gays, gays em relação a outros gays e quaisquer outros seres humanos em momentos de raiva. Frases ou pensamentos preconceituosos, quando não externados publicamente, não transformam o autor em um ente do mal.

“Racista” é aquele que odeia e não convive harmonicamente com outro ser humano diferente, seja pela cor da pele, etnia ou mesmo condição sócio-econômica. Comparar William Waack a alguém que estoura uma lâmpada na cabeça de um gay, por exemplo, é tão moralmente condenável quanto sua frase infeliz. O pior é que 99.99% dos comissários virtuais já pensaram coisas piores. Já disseram barbaridades ainda mais imorais. Só não tiveram a infelicidade de serem vítimas de um vazamento como foi Waack.

Não acho que a Globo errou ao afastá-lo. Não é compatível com a imagem de um jornalista a frase dita em privado e tornada pública. Assim como não é compatível cuspir na cara dos outros, como fez o ator Zé de Abreu. Ou chamar leitores de “coxinhas”, como fez Chico Pinheiro no Twitter. Infelizmente, no caso dos dois, a emissora nada fez a respeito. Talvez Waack tenha mexido com o grupo errado. Tivesse maldito brancos, conservadores, cristãos, judeus, ricos e heterossexuais e sua vida não sairia dos trilhos. Me recuso a taxar o jornalista como racista. Muito menos a condená-lo ao limbo eterno.

Lula disse que as “brucutus” do PT têm o grelo duro. Disse que gaúchos de Pelotas são gays. Eduardo Paes disse que Lula é rico com alma de pobre. Petistas disseram que Joaquim Barbosa é negro com alma branca. Exemplos de comentários grotescos contra mulheres, pretos e pobres não faltam. O que difere a reação não é o conteúdo, mas o porta-voz. A Jean Wyllys tudo é permitido; a Jair Bolsonaro nada é permitido. Marisa Letícia, por exemplo, a onipresente álibi de Lula, desejou que os “coxinha” fossem tomar no cu.

De minha parte, uma certeza: ao ser fechado por um idiota no trânsito lhe dedicarei um pensamento adequado. E que Papai do Céu não me ouça ou me mandará direto para o colo do capeta. Se o idiota for preto, gay, pobre, japonês, judeu, turco, gordo, manco, aleijado, careca, desdentado ou feio, tanto pior. O pensamento será impublicável! E até o “coisa ruim” se recusará a me receber.

Outro dia, uma mulher preta, ministra de alguma coisa, disse que ganhar R$ 30 mil por mês é coisa de escravo. Caraca! Ainda que não fosse uma descendente de escravos, a fala é de um desrespeito imperdoável. O que lhe aconteceu mesmo? Nada, né? Imaginem se fosse homem e branco. Pior: imaginem se fosse um desafeto das esquerdas. Pois é. O mundo lhe cairia na cabeça. O tribunal do Facebook lhe condenaria à morte. Dias estranhos estes, não é verdade?

Leiam também.

172 thoughts to “Olhe-se no próprio espelho antes de julgar alguém”

  1. Olá Inundado, no mundo do real e que conta no miúdo de nossas vidas, estão o padre devasso de filme holandês, também conhecido como Henrique Meireles, aquele que esteve em Goiás para nascer, com suas contas em bancos do estrangeiro – ele que é foi empregado de grandes bancos e trabalhou no frigorífico (Lulinha Paz e Amor não tem conta no estrangeiro); o mininu que exigia ventilador ligado para empinar pipa dentro de casa, o Senador do Amapá e Gedell Vieira Lima exigiram a substituição do Delegado chefe da PF ao que o Vampirão não titubeou em fazê-lo; e a lama que desceu da Vale cobre a vida e os sonhos Rio Doce abaixo, todavia, enquanto isso é o que nos diz respeito o blog tal e qual Assis Chateaubriand cuida do Macaco Elétrico e da Xoxota Pestana. Mais uma cortininha de fumaça básica no dia dia de Pindorama em nome da leitizinhza rapinosa, escravagista e extrativista.

    1. Somente lembrando , aos que tem memória seletiva e ou fraca, o Meireles também foi ministro da fazenda do governo. O Geddel, anão do orçamento, foi ministro da integração nacional , no segundo governo Lula por três anos e depois foi responsável pelo setor jurídico da caixa econômica , colocado pela Dilma. Foi neste período que ocorreram os empréstimos suspeitos, utilizando os fundos do Fgts , para a JBS (Joesley) a OGX (Eike) dentre outras. Não descarto que os 51 milhões foram acumulados nesse período…

    2. Somente lembrando que o Meireles e o Geddel foram ministros do Lula e o primeiro foi colocado pela Dilma, como responsável do setor Jurídico da caixa econômica…

      1. Olá Getúlio, por falar em memória façamos como Riobaldo Tatarana “esquecer para mim é como perder dinheiro”. Não troque as bolas cavalheiro: Gedell foi quem atuou na CEF, o padre devasso esteve do BACEN, inclusive, Lulinha Paz e Amor teve de blindá-lo com o status de Ministro, porquanto, ele fez algumas trapaças e oposição fez barulho. Me dispense apenas de ter de lhe explicar os motivos dessas injunções. Fique esperto.

  2. Cara, me permita chama-lo assim como se fosse meu amigo.
    A cada leitura do que escreve fico mais seu fã….isto ai OPINIÃO SEM MEDO.
    Você me representa neste comentário.
    Grande abraço….”e tem que manter isto ai”….rsrsrsrs

  3. Jesus, o sujeito externou o seu preconceito de cunho racial, dizendo que é “coisa de preto” ficar buzinando exageradamente na rua (tudo a ver), assim como aquele outro âncora do jornalismo destilou o seu preconceito social ao fazer chacota de um trabalhador de origem humilde e com emprego de qualificação precária. Mas agora escrever um post para querer botar na conta de um grupo que adota ideologia política distinta daquele defendida pelo autor do post é forçar a barra demais. O William Waack vacilou feio porque externou um (desprezível) posicionamento no meio de seu ambiente de trabalho e se permitiu ser filmado por algum desafeto. Como pessoa pública que é pela profissional desenvolvida, agora aguente as consequências, até porque sujou a imagem de sua empregadora. Ou agora o liberalismo não funciona ? Ele que corra atrás do responsável pelo vazamento da gravação, o que não diminui a mediocridade de seu preconceito externado de uma forma tão espontânea naquele momento.

    1. Parece que você é mais um daqueles leitores de manchetes. Ou, se leu o post inteiro, é apenas mais um intelectualmente ignorante patrulheiro virutal.

    2. Pior foi quem sorrateiramente e certamente mal intencionado e oportunista gravou e divulgou,traindo um colega de trabalho.Sobre esse ninguēm fala…Quem trabalhar com ele que se cuide!!!

      1. Corretíssimo Júlia ! A questão é que deslealdade passou de moda … e vitimismo rende mais ibope ! Caso para se dizer ” o ser humano no seu melhor ” …

    3. Com todo respeito à sia opinião, o que foi pior: zé de Abreu cuspiu em pessoas por discordarem de seu pensamento político, José Mayer, assediou uma companheira de trabalho, é nada aconteceu aos dois. Será que o Sr nunca fez um comentário semelhante ao de Wack? Atire a primeira pedra, quem nunca!

  4. Um dos piores textos que já vi na minha vida! Nunca li tanta imbecilidade em tão pouco tempo. Que arrependimento de perder tempo pra ler esse lixo. Sério que um ser retardado como esse escreve nesse site???? kkkkkkkkkkk que nível!!!

      1. Caro Ricardo, sensacional o seu texto cara, falou o que muitos querem falar e não tem coragem por puro medo. Os caras são racistas por si só, não é preciso que ninguem diga a eles o que são, se acham inferiores e que culpa os outros tem da inferioridade interior existente em muitos seres humanos. Eu particularmente deveria estar me descabelando por ser pobre enquanto existem muitos abastados financeiramente pela propria capacidade.

        1. Vou chamar sua mãe de puta, se ela reclamar vou responder: que culpa eu tenho da inferioridade interior da sua mãe. Vc é negro? É bem provável que não. Irmão, se vc acha que vou se conivente com aqueles que querem me humilhar vc esta muito enganado. Me xingou eu processo, e não adiante vir com esse papo falacioso de racista dizendo que é o negro que se coloca em situação de inferioridade. Quem usa o termo “coisa de negro” quer na verdade afirma que o negro vale menos que um branco. Esse que é o objetivo da “brincadeira”. Não vem colocar sua covardia e sua escrotidão na conta dos negros.

      2. O divertido, acompanhando os comentários do Opinião sem Medo, é que o autor não gosta muito de opniões contrárias às deles e responde cada um com o nível intelecto de um pré adolescente magoado hahahah

    1. Não concordo João. Me alinhei bastante com o pensamento do Ricardo e me intriga saber porque o vídeo ficou guardado um ano, para só então vir a tona. Não te parece oportunismo de quem vazou ??? Ou a pessoa levou 1 ano para se indignar como declarou ??? Hipocrisia pura, querer defenestrar o jornalista por causa do comentário (infeliz sem dúvida). Como vou sempre pela minha cabeça e não pela dos outros, errando ou acertando, e não tenho bandido de estimação fico na linha de raciocínio do Ricardo a quem criticarei neste espaço sempre que achar pertinente. Essa é minha opinião !!! Sem medo ! Abraço

      1. Os que divulgaram eram técnicos (negros) e estavam no estúdio na hora do comentário e só divulgaram depois que foram desligados da Globo. Pelo que relataram, na hora ficaram em dúvida quanto ao que tinha sido cochichado e tiveram que pegar o VT e repassá-lo. Então copiaram para o celular deles.

    2. Acabou de chamar um cara que escreveu algo que você não gostou de “retardado”… Assim como ele chamou um cara que fez algo que ele não gostou de “preto”… Que tem alguém que sofre de retardo mental na família também pode se sentir ofendido???

  5. Talvez o fato de serem martirizados pela escravidão (o Brasil foi o último País a abolir essa prática demoníaca) os torne “melindrosos” a todos os pretos. Ou a recepção calorosa e repleta de prendas, como terras e outras posses, enquanto seus ancestrais foram despedidos de mãos vazias, sendo chamados de vagabundos e preguiçosos quando não aceitavam trabalhar por meio prato de comida, os torne tão chatos nas lutas pelo respeito as suas raízes.
    Todas as reclamações dos pretos (negro não é cor de cutis) são infundadas, pois a direita brasileira sempre os tratou com muito respeito e dignidade. Tanta, que o Brasil vai ser presenteado com absolvição dos crimes de escravidão trabalhista em breve…
    Admiro seus textos, mas esse não deveria ter tom político. Pois só quem sofre ou sofreu algum tipo de preconceito sabe como é doloroso.
    Saúde e Paz

  6. Q época insuportável de se viver!!! Não pode nem abrir a boca q já vem um bando de mascarados se sentindo ofendidos. Adorei o texto e concordo com tudo. E quero q esse povo sem ter o q fazer pagando de santinhos vão todos a PQP seja preto, branco, azul, roxo amarelo e q se foda todos esses.

  7. Senhor blogueiro..seus exemplos representam de fato, no máximo, um hábito não muito compatível com os novos tempos e novos costumes…já a postura do repórter em questão foi além e atingiu as raias do desrespeito ao criticar de forma negativa todo um grupo de pessoas ao redor do planeta: ” os pretos ” …e mesmo se não atingisse toda a população preta do planeta e nem fosse transmitida em uma rede de televisão com alcance igualmente expressivo ainda assim seria falta de respeito e de fato pré-conceito ..que lhe sirva de lição e a outros também, pois é necessário agir com mais prudencia e mais responsabilidade, especialmente quando atuando na mencionada profissão.

  8. Concordo com você, Ricardo. Infelizmente no Brasil está assim mesmo: a poucos, tudo, a outros nada. Podemos citar exemplos das piadas: se você faz piadas com homossexuais, é homofobia; com estrangeiros, é xenofobia; com negros, é racismo; com a religião é liberdade de expressão.

  9. William desferiu palavrões antes de falar que deveria ser um preto. No posto em que ele se encontra acho total imprudência e mal exemplo. Assim como os seus comentários são bem escritos mas totalmente ofensivos às suas vítimas. Eu não queria falar mas vou falar..já imaginei o Uai dizendo: O portal repudia toda e qualquer forma de desrespeito, etc e zela por um ambiente de harmonia.

  10. William desferiu palavrões antes de falar que deveria ser um preto. No posto em que ele se encontra acho total imprudência e mal exemplo. Assim como os seus comentários são bem escritos mas totalmente ofensivos às suas vítimas. Eu não queria falar mas vou falar..já imaginei o Uai dizendo: O portal repudia toda e qualquer forma de desrespeito, etc e zela por um ambiente de harmonia.

  11. Não acho que ele seja racista. Porém, é formador de opinião e deve tomar todo o cuidado para não dar mancada como essa. Muitos deram e não lhes foi dada a reprimenda. No caso dele, infelizmente, deu azar de estar do lado errado. Mas, a reprimenda é certa, mas, deve ser praticada em relação a todos. Lembram da torcedora do Grêmio?

  12. Muito bem colocado. Quando me chamam de magrela, recebo dos queridos como expressão carinhosa, dos que querem me ofender recebo com dó de quem não tem argumentos.

  13. Olha, sinceramente não sei qual foi o comentário dele, mas concordo com você que antes de de atirar a primeira pedra devemos olhar se a pedra não voltará com força total pra gente.
    Quem nunca fez um comentário sem noção, sem maldade, mas que poderia soar como preconceito ou racismo?
    Estamos vivendo em uma época de muito mimimi e pouca atitude.
    Estamos problematizando tudo é deixando de vivenciar experiências significativas para nossa existência.
    Em resumo… amei seu texto e Super concordo! Rs

      1. João, você sabe a diferença entre um comentário racista e um preconceituoso? Se não sabe, dá uma lida no texto deste post. Você vai se surpreender. O comentário foi preconceituoso. E, como bem colocou o Ricardo, atire a primeira pedra se você nunca verbalizou um.

  14. Sinceramente, não sei como alguém como vc tem espaço em um jornal grande assim para publicar. Geralmente discordo em tudo, mas dessa vez passou dos limites. Passar panos quentes nesse tipo de ideia, de brincadeira, que só reforça um estereótipo racial é inaceitável em pleno século XXI.

  15. Ricardo, achei o seu entendimento perfeito. Concordo com você quando diz que a Globo acertou na medida pelas razões expostas, mas claro que há um certo exagero e também hipocrisia por parte dos censores das redes sociais. Assim como no Direito Penal existe a figura do “animus necandi” em que dolo do homicídio é a vontade de eliminar uma vida humana, grosso modo, poderíamos dizer que há uma diferença importante entre a intenção de ferir, agredir, desrespeitar e cometer um crime de racismo e apenas fazer uma galhofa infeliz e inoportuna. Claro que uma figura pública tem que ter mais cuidado e zelo com as palavras e atitudes, mas depois de devidamente censurado, penso que o jornalista deve retomar o curso de sua vida profissional.

    1. Perfeito, Amauri. E quer saber? Acho que a Globo combinou com ele este afastamento. Acho também que em breve ele gravará um vídeo ou escreverá um texto se desculpando pelo infeliz comentário e dentro de uns dias ou meses tudo voltará ao normal. Waack é de longe o melhor jornalista da TV brasileira e a Globo sabe disso. Vão se entender. Ao menos assim espero. Abraços

  16. Mas que bom que hoje se paga um preço por ser preconceituoso. Outra coisa é que o lula é sim preconceituoso assim como os todos os exemplos que vc deu

    1. Uai, então por que o Lula não “pagou” pelas dezenas, centenas, milhares de comentários preconceituosos que emitiu ao longa da sua (miserável) existência?

  17. A Globo não tem que afastar Willian Waak, embora a gravação, mesmo sem ajuda de técnico especializado , revela o que ele disse. Willian Waak é apenas um conservador como Alexandre Garcia ( que é até pior) ,Mirian Leitão entre outros. A Globo e essa gente toda se merecem. O que eles dizem é apenas reflexo da cultura Nababesca que possuem. Eles não ganham menos de 500 mil por mês. Talvez um dia a Globo arranje uma boquinha para o Ricardo engrossar a turma.

  18. Waack pode ter sido infeliz no que disse e ainda por cima ter sido gravado por aproveitadores, mas verdade seja dita, ele era um dos poucos que metia o pau na esquerda e isso ai está cheirando mais a perseguição para destruir a carreira dele, afastá-lo por justa causa sem ter que pagar milhões por rescisão de contrato e até processá-lo para tirar dinheiro dele, como fizeram com Jair Messias Bolsonaro, apenas por expressão sua própria opinião.
    #GloboLixo

  19. Prezado Ricardo.
    Seus comentários sobre o tema espelharam exatamente o que penso e falo sobre o tal racismo criado por hipócritas e demagogos.
    São falsos discursos morais.
    Temos muito mais coisas sérias para tratar em nosso país. Parabens pela coluna deste tema.

  20. Respondendo as 5 primeiras perguntas:
    Sim;
    Sim;
    Sim;
    Sim;
    Não, pois não existe racismo reverso.
    Não consegui terminar de ler seu lamento. Parei ali.

    1. Porra, pensei que só eu estivesse louco lendo tal coisa! E quanto a Ministra que queria ganhar mais (o que lhe é de direito), mas foi infeliz na frase do “trabalho escravo”, ela – além de desistir do que queria -, foi devidamente criticada pela Direita e talvez até mais pela Esquerda (para entra no âmbito da política). Quanto mais um branco vem debater esse assunto tentando “abafar” a fala do Waack, mais eu acho que estou do lado certo.

  21. A torcedora do Grêmio, que chamou o goleiro Aranha do Santos de Macaco foi execrada pela opinião pública . No futebol muita hipocrisia , pode xingar de bicha , mas não pode de macaco . São 2 pesos , 2 medidas

      1. que esse retardado que escreve esse lixo era um boçal todo mundo já sabia. Mas aí o energúmeno vem defender racismo e falar que preconceito é coisa de esquerda? kkkkkkkkk o imbecil sendo imbecil!!! não esperava nada mais de um ser abjeto como esse ainda mais escrevendo nesse site de 5 categoria!! É muita vergonha alheia, tenho pena até de quem é amigo desse cara.

          1. Vai tomar no seu cú, ricardo.
            Vc é um imbecil mesmo que nao sabe a diferença em falar merda para um amigo de forma carinhosa e ser ofensivo com um estranho usando racismo. Que lixo humano que vc é cara, justificando racismo.
            Mesmo que vc ou qualque um seja racista no dia a dia. Um erro nunca vai justificar o outro, E o certo é o certo, mesmo que ninguém faça. Vai tomar no seu cú, seu merda.

            1. Eita!!! Mais uma bibinha histérica, irritadinha. Mais um que posa de humanista, mas não resiste a uma opinião contrária e já sai xingando. Dou o brioco na esquina se não for mais um esquerdinha de merda, eleitor do PT, que não faz porra nenhuma que presta na vida

  22. Concordo plenamente! Me representa com esse comentário. O jornalista foi infeliz…ponto! Como qualquer outro em qualquer momento. É inteligente e elegante suficiente pra se reposicionar. Malhar o judas é pra quem tem tempo de sentar um cima do próprio rabo e apontar o dos outros. Lamentável! Volta William W.

  23. Prezado Ricardo, apenas recapitulando o que aconteceu: 1) escuta-se uma buzina ao fundo; 2) Waack se vira e diz “tá buzinando por quê, seu merda do cacete?” (até aí sem problema, não há qualquer conotação racista); 3) mais buzina; 4) comenta algo pouco inteligível a princípio e depois diz ao convidado “não vou nem falar porque eu sei quem é, né… sabe quem é, né? É preto.”; 5) o convidado não entende direito e ele repete: “É preto, né?”; 6) o convidado ri e o Waack repete: “É coisa de preto! Com certeza”. E ri. O convidado, curiosamente, para de rir de repente (será que estava achando que poderia dar merda depois?), e solta no máximo um “sim!” esquisito.

    Fica bem evidente que o Waack associa o comportamento mal-educado (buzinar) a um grupo que nos EUA é significativamente mais distinto do que no Brasil. Nos EUA há uma distinção entre brancos e negros muito mais forte do que aqui em vários aspectos. Quem buzinou poderia ser um branco, um negro, um oriental, um albino. Mas o Waack associou esse tipo de comportamento desrespeitoso a um negro, sem nem saber se era de fato. “Ora, pra ser mal-educado assim só pode ser preto”, é o raciocínio que se depreende disso. “Porque brancos, orientais, etc, são pessoas educadas, não fazem isso”. E esse é o tipo de pensamento que se espalha: “se o comportamento é negativo, só pode ser de preto”.

    O que o Waack fez não é a coisa mais racista que alguém possa fazer. Mas foi a reprodução de uma ideia essencialmente racista: de que determinados comportamentos – seja ele positivo ou negativo -, podem ser associados a pessoas de qualquer cor.

    Por fim, ele deveria assistir essa cena de “O Balconista 2” (Clerks 2): https://www.youtube.com/watch?v=dWdVwt2deY4 .

  24. Eu não poderia estar mais de acordo com você Ricardo … diria ainda que vivemos em plena era de inquisição com caça às bruxas … se eu disser que este mundo é de LOUCOS , estarei eu fazendo um comentário DESUMANO ???

  25. Acho que ele foi muito infeliz no que disse,mas por ser uma pessoa famosa da esse tumulto todo.
    O certo seria ele fazer uma declaração pública se retratando e pedindo desculpas.
    Todos os dias vejo esses tipos de comentário na rua serviço etc… e a maioria das pessoas levam na brincadeira,mas por ser uma pessoa famosa vai pagar o preço.

  26. Acho que ele foi muito infeliz no que disse,mas por ser uma pessoa famosa da esse tumulto todo.
    O certo seria ele fazer uma declaração pública se retratando e pedindo desculpas.
    Todos os dias vejo esses tipos de comentário na rua serviço etc… e a maioria das pessoas levam na brincadeira,mas por ser uma pessoa famosa vai pagar o preço.
    Infelizmente muitas pessoas aproveitam quando acontece casos tipo esse para aparecer nos holofotes.

  27. A unica coisa que condeno no William Waack neste episódio, foi a ingenuidade. Ele deveria saber que estamos numa época de caças as bruxas. Deveria saber que ele é um jornalismo famoso, de muita competência, experiencia e inteligencia. Deveria saber que ele trabalha para uma emissora de comunicação e que existem o tempo todo, microfones, cameras, smartphones espalhados por tudo quanto é lado. Ele deveria saber que não precisa estar no ar para as imagens e audios estarem sendo gravados. Ele deveria saber que está cercado por inimigos por todos os lados, seja por inveja, seja por posicionamentos políticos ou por outros motivos. Assim é a vida. Da mesma forma achei Aécio e Temer ingênuos quando receberam e conversaram com aquele meliante bilionário.
    Atire a primeira pedra quem nunca fez uma brincadeirinha contra um negro, contra um gordinho, contra um branquelo, contra um judeu, contra um nordestino, contra um baixinho, contra um brasileiro, contra um carioca, contra um gaúcho, contra um argentino ou contra um mineiro? Sorte desta maioria é que não tinha microfone por perto, não era famoso e muito menos gatunos e malandros interessados em promoção ou ganhar dividendos com a “esperteza” de gravar e divulgar.
    Até mesmo este tal de Cidrac já cometeu estes pequenos deslizes em sua vida principalmente por motivos de posicionamentos politicos. Até Lula já fez comentários não muito éticos contra pobres e nunca houve este mi mi mi.
    William, não fez apologia contra negros publicamente. Enquanto ele estiver afastado, o jornalismo brasileiro é que estará perdendo e muito por causa de dois imbecis que querem ganhar seu minutos de fama. Isto é que se chama processo de idiotização de uma população. A Globo, com este afastamento, sucumbiu a esta paranóia destes fundamentalistas “anti racistas” e a esta pressão dos idiotas.

  28. willian Waack preconceituoso. Foi exposto por funcionários que não mais o aguentavam fazer tanta canalhice. Já foi pego ao vivo destratando uma companheira de profissão. Enfim, não há como defendê-lo a não ser se você se portar da mesma maneira que ele e achar “natural”.

  29. William,
    Racismo é crime e inafiançável. Processo e cadeia, a lei é para todos…
    Jogou tantas pedras em um determinado partido e sempre amaciava para outros…Muito parcial e com péssimo exemplo, ainda mais tendo à sua mão a mídia.
    Fora das mídias em geral#

  30. Já agimos sim, a grande maioria, como Willian Waack, mas cada dia que passa, comentários deste calibre, graças a Deus, perdem seu espaço em nossa cultura, e vão se tornando inadequadas os e proibitivos, e abrindo espaço para um olhar mais tolerante e pacificador, onde as diferenças não encontram mais oportunidades de piadas desumanas!!! O mundo muda, e enquanto for pra melhor, devemos mudar com ele!!!

  31. Complicado. Achei que minha raça fosse negra, mas me chamam de preto, mas o tom da minha pele é marrom, sendo assim, um cavalo marrom é preto e um cavalo preto é preto? Me divirto lendo teorias de brancos para negros.
    Sou negro, meus filhos brancos com os cabelos cacheados, todos inocentes e sem nem uma maldade, esses termos racistas e preconceituosos em geral são colocados em suas cabeças durante a infância. Só chegar e falar assim (se perguntarem lógico), filho(a) aquele rapaz ali é negro e gente como a gente.
    Ah e vale lembrar amigos, negro é raça e preto é cor, assim como o marrom, amarelo, etc…

  32. #coisadepreto Trechos do Texto de johnatan Oliveira Raimundo. “Coisa de Preto é a bruxaria contida num conto de Machado de Assis. Um samba escrito pela caneta de Mauro Diniz. Coisa de preto é a poesia de Cartola. Os dedos a bailar sobre o violão de Paulinho da Viola. Ah, só podia ser preto – Romário, Imperador, Ronaldinho. Responder ao racismo com Lamentos em forma de chorinho. Pixinguinha, preto rei, rei dessa coisa escura. Renato Gama autodidata senhor da soltura. Coisa de preto é manter-se grande diante de quem mata. É se precisar ameaçar com canhão pelo fim da chibata. Coisa de preto é viver com alegria. Inventar a matemática, arquitetura, medicina, agricultura e filosofia. Ser parte da primeira civilização. Ser senhor do Blues, do Samba, do Reggae, do Pop, Soul, do Jazz.” ” é manter amor a Terra diante de um povo que a desdenha pelo céu. Coisa de preta é Jovelina partideira. Milton, Djavan, Tim, Alcione e Candeia. Veja a noite Yurugu, fique atento. É preta a senhora dona do vento. Veja, estejas pronto e ouvindo.” Jonathan Oliveira Raymundo E eu completo aqui: é tudo isso e muito mais. E pra vc o que É? E só pra não esquecer: Racismo é crime e ponto final.

  33. Parabéns, Ricardo Kertzman!

    Concordo com seu ponto de vista e argumentos. Considero o William Waack o melhor jornalista da rede Globo e um dos melhores do Brasil. É o único que me anima a assistir ao excelente (quando ele é o mediador) Painel da GloboNews.

    O comentário do Waack parece ter sido um desabafo à boca pequena, veiculado por colegas da empresa à sua revelia.

    São os tempos orwelianos, da policia do pensamento e dos crimes de liberdade de expressão.

    E a rede Globo é ridícula em afastar o brilhante profissional, fazendo o joguinho politicamente correto.

  34. Ricardo, entendo sua opinião. Você fala da perspectiva de alguém que nunca sofreu uma limitação importante por causa de alguma característica sua e é normal não entender o que os outros sofrem sem estar em suas peles. Mas o fato é que mulheres, LGBT e negros sofrem coisas que você jamais sofrerá na vida. Quantas vezes um táxi não parou para você por causa da sua cor? E quantas você sentiu medo real de ser estuprado ao andar na rua? E quantas vezes precisou fingir ter outra orientação sexual para não ser agredido ou conseguir um trabalho? Precisamos eliminar da sociedade essa naturalização do preconceito (a propósito, preconceito racial = racismo, então não cabe a distinção feita para defender o Jornalista) que são coisas que estão tão entranhadas em nós que achamos normal. Não são. Sou machista e tenho varios preconceitos, mas são fruto do que aprendi durante a vida. Não consigo melhorar 100%. Concordo em um ponto com você. Ainda que exista uma importância pedagógica em relação à sociedade nas consequências que o Waack sofrerá, como indivíduo ele pagará um preço desproporcional. O seu texto está repleto de preconceitos que estão impregnados em boa parte de nós, muitas vezes até nas vítimas de preconceito. Isso torna compreensível seu posicionamento, como elemento da nossa identidade coletiva que precisamos desconstruir, abrindo mão de brincadeiras, que parecem inofensivas, mas que são a ponta do iceberg da intolerância, da violência e da opressão que existe nesse mundo. Não precisa concordar, mas, inteligente que você é, tenho certeza que irá refletir. Um abraço.

  35. Gente viver nesse Brasil de comunista está chato demais, não se pode mais brincar, eu nunca vi ninguém mudar de pele porque foi chamado de branquelo, negão, gordinho. Racismo é quando você é chamado de branquelo ou negão e se ofende com isso, não aceita o que você é, você aceita a teoria de Charles Darwin que o homem veio da evolução do macaco mais não aceita ser chamado de macaco, então vamos viver como uma arvore que produz seu próprio fruto mais não usufrui dele, faz sua sombra, porem para o descanso dos preguiçosos e aproveitadores.

  36. O ponto central aqui meu amigo é que estamos vivendo uma fase no Brasil tipo pré _ revolucao francesa e ninquém tá aguentando mais a turma e agregados palacianos. Nao resta a menor dúvida ,
    perdemos a cabeça, e queremos que essa cambada perca as suas na quilhotina. Fazer o que? Bem que voce tá tentando botar a nossa no lugar. Vai ser dificil. RACISMO É CRIME.

  37. Psicodelismo argumentativo é: Comparar sua calvice com a Escravidão.

    Cabeça de Pinto! hahahahahaha só pode ser isso, não tem cérebro.

      1. DICK HEAD kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vc é fraco, sua argumentação é fraca, seus textos são pra turma formada no Promove e Pitágoras.

        Vc é um cocô de ser humano. Meu apelido vs a Escravidão… francamente! kkkkkkkkkkkkkkkkk

  38. Realmente você é um cara que quer aparecer, só vou de responder por mim mesmo sabendo que você se esconde através das matérias publicadas , você tinha que ter vergonha na sua cara para defender a este caso e respeitar o passado do negros , fico muito triste por você e que DEUS TENHA SEJA MISERICORDIOSO DA SUA ALMA

  39. Racismo: crença que diferenças entre várias raças humanas determinam potenciais e ações individuais e culturais . Discriminação: ato ou ocasião onde se faz uma consideração à favor ou contra uma pessoa, grupo… baseado na classe, categoria, raça… a que êles pertençam em vez de mérito individual. No sentido literal até concordamos que um é ligado à uma crença e o outro à comportamento, mas os dois são muito próximos para conforto! Discriminação é produto do racismo: institucional, cultural, ideológico, religioso….. Profissões que lidam com pessoas devem passar muito longe disso, jornalistas, professores, assistantes sociais, religiosos… Lutando contra um eliminamos o outro!

  40. Prezados,
    Hoje no Brasil há muita tempestade em copo d’agua e qualquer fato dependendo de quem assiste pode tomar proporções irreais. No Brasil, quase na totalidade de sua população possui sangue negro em suas veias. Eu mesmo, sou da cor branca mas descendo de avô negro. Então, quem são puros é pequena parcela da nossa população. E percebo que hoje, após várias leis que fingem proteger os negros, como a de cotas de universidades, ao invés de melhorar a situação, piora cada vez mais. Pura hipocrisia, visto que as cotas em Universidades públicas, deveriam proteger as pessoas de não possuem renda para estudar e o governo, para aparecer, numa hipocrisia sem tamanho, coloca cotas para negros ( cor da pele), Será que não tem branco ( cor da pele ) pobre? quando digo, cor da pele é para reafirmar que quase a totalidade da nossa população, descende de alguma forma de negros, devido a mistura das raças, na colonização do País. Há também outras ações que somente atingem um objetivo: separar as pessoas. Ao invés, de incentivar a igualdade racial das pessoas. E o pior, para se candidatar nas cotas para negros, basta se declarar negro. O melhor exemplo, foi o de Nélson Mandela, que apesar de ter sido preso pelos brancos, na época do apartheid, quando se tornou presidente em nenhum momento privilegiou a sua raça negra, pelo contrário, conforme o filme ” invictus” baseado em história real, ele incentivou a igualdade racial. Por isso, eu dou os parabéns para você Ricardo, que foi excepcional no seu comentário. Em tempo, se for escrever mais a respeito deste assunto, vai dar até um livro e não sou racista nem preconceituoso, pois na minha opinião somos todos iguais..

  41. Quem mais ajudou a parir esse Brasil do ódio foi a Globo, tendo no Waack um aplicado discípulo desse projeto. Só não contavam que eventualmente manada de zumbis que
    criaram se voltaria contra eles . Nenhuma pena desses desprovidos de caráter . Todo castigo pra eles e pouco.

  42. Piorou. O problema do Waack não e ser racista ou não, o problema e ele ser jornalista e âncora tendencioso. O fato de ser racista só mostra um ponto de sua personalidade que não e nada virtuoso e nos induz a pensar que ele também não e nada virtuoso. Se ele fosse uma pessoa qualquer seria horrível , mas passaria despercebido. O problema e uma pessoa como ele ser um informador e formador de opinião. Ele pode ter toda a cultura do mundo, mas não tem nenhuma sabedoria e e indigno da posição que ocupa. Mas assim como Boris Casoy , daqui a pouco todo mundo já esqueceu , ele volta como não tivesse acontecido nada e destilando seu veneno como sempre. Não gaste seu tempo nem sua verve em defendê-lo , pois ele não precisa. A menos que você queira parecer bonzinho da história. Da um tempo, meu amigo, nós estamos em uma guerra que não foi proposta por nos , mas por gente como esse infeliz quer você está tentando justificar.

  43. VIVEMOS EM UM PAÍS DE DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS…

    A MEU VER, PESSOAS QUE NÃO ESTÃO CONSEGUINDO FALAR DOS POLÍTICOS, FRITAR OS LADRÕES DA PÁTRIA, E NEM MANDAR OS PRESIDENTES DE SENADO, SUPREMO, CÂMARA, PARTIDOS E ATÉ DA RELES-PÚBLICA TOMAREM NO CU, ESTÃO FAZENDO DO CARA UM “JUDAS” PRÁ VAIAR…

    QUANDO NÃO CONSEGUEM DAR UMA CHINELADA NUMA AUTORIDADE, POR MEDO OU COVARDIA, APEDREJAM MORALMENTE O PRIMEIRO COITADINHO QUE APERECER PELA FRENTE MANCANDO OU COM ALGUMA ANOMALIA.

    E ISSO, QUE NOME TEM?

    VOU RESSALTAR SÓ ESTE TRECHO DO PARECER DE RICARDO KERTZMAN:
    -““Racista” é aquele que odeia e não convive harmonicamente com outro ser humano diferente, seja pela cor da pele, etnia ou mesmo condição sócio-econômica. Comparar William Waack a alguém que estoura uma lâmpada na cabeça de um gay, por exemplo, é tão moralmente condenável quanto sua frase infeliz. O pior é que 99.99% dos comissários virtuais já pensaram coisas piores. Já disseram barbaridades ainda mais imorais. Só não tiveram a infelicidade de serem vítimas de um vazamento como foi Waack.”.

    PENSO QUE O CARA QUE GRAVOU E VAZOU O ÁUDIO REALIZOU UMA BOA “VENDETTA” DANDO UMA BOFETADA COMO TROCO A ALGUMA RUSGA QUE TINHA COM O APRESENTADOR.

    QUE SIRVA DE LIÇÃO AO QUE PODE NO MÁXIMO SER QUALIFICADO COMO ARROGÂNCIA…MERECE UNS PÉS-DE-OUVIDO E NÃO TIRO DE CANHÃO!!!

  44. VEM CÁ : ESTOU NUM AMBIENTE DA KLU KLUX KLAN OU COISA ASSIM ?? Um bando racistas defendo esse Filho da Puta do Waack ? Textinhos bonitinhos, esplendorosos , rebuscados e CHEIOS DE PRECONCEITO… SIM !!! DE RACISMO !!! Cambada de FDP !!! Vão todo enfiarem seus dedos sujos de preconceito no C…e rasgarem bem rasgado !!!

  45. Bom dia Ricardo, prazer em conhecê-lo.
    Enfim um texto lúcido, e corajoso sobre o linchamento que os desafetos ideológicos estão fazendo com o Waack.
    Dias estranhos você diz, mas que sobre o assunto o inferno começou em 1.995, quando o presidente FHC decidiu que seríamos RACISTAS e institucionalizou o RACISMO na nossa Constituição, através da Lei de Cotas que dividiu o povo brasileiro.
    Creio que só por aqui xingar alguém de negro é crime. RACISTA é quem acredita em RAÇAS (no plural), quem acredita que há raças superiores, quem acredita que há povos superiores e outros inferiores. Agora, desde que uma destas pessoas jamais faça uma piadinha e trate bem (ate´demais aos negros), ou adote uma criancinha negra (esta é imbatível) jamais se saberá que ela é racista. Tudo é questão de APAPARENCIA. Há um ótimo filme discutindo isso: ” O JANTAR”, com Richard Gere. Assisti no NOW

  46. Só um detalhe…a fala dele não foi dita numa situação de raiva e nem falada diretamente para um amigo com quem a brincadeira estaria estabelecida. A fala foi aleatória, de deboche, sem propósito e dita para outro branco. E esse contexto faz toda diferença! Uma caisa é vc chamar um amigo de gay que recebe o comentário como brincadeira, ou o turco ou o judeu…outra muito diferente é o deboche q existiu na fsla dele. Aquilo é racismo sim dos mais nojentos.

  47. Racismo é crime imbecil e sempre será não tente justificar o injustificável tentando jogar na conta do tribunal virtual das redes sociais, ainda bem que existe essa rede que serve para que a população desmascare racistas como voce e como o jornalista que teria que dar exemplo.
    Brincadeira é brincadeira e ofensa é o que voce está fazendo com a população negra do mundo.
    Idiota!

    1. Racista é quem acredita em RAÇAS, e porque acredita em RAÇAS (no plural) classifica-as: há raças superiores e outras inferiores RACISTA é quem não gosta dos NÃO BRANCOS , SÓ POR CONTA DA COR DA PELE. RACISTA É QUEM ACHA QUE BRANCOS São SUPERIORES.Só que caro, que há gente RACISTA, que pode até se casar com uma mulher não branca, ou fazer sexo com ela,, tratar bem os não brancos, trabalhar com os não brancos, e ninguém jamais desconfiará que é RACISTA, porque nunca contará uma piadinha sem graça, ou fará um trocadilho .Meu caro não é uma piada racista que faz alguém ser racista, mas o que ele pensa e sente em relação aos não brancos. Você pode ser UM RACISTA. quem garante que não? ? Felizmente ainda não podemos ler a mene dos outros. Racismo é crime inafiançável só aqui no Brasil, desde que FHC decidiu em 1995, que seríamos racistas e institucionalizou o RACISMO na nossa Constituição, através da Lei de Cotas, dividindo o povo brasileiro em dois. e criando esta onda de ódio e do desconfiança entre a ente.

  48. “Se for preto, é um tição FDP. Se for mulher, é uma vagabunda FDP. Se for gay, é uma bicha FDP. O que sou quando penso assim? Racista, homofóbico, intolerante?”

    SIM, SIM e SIM!

  49. Isso não é racismo??? Procure essa palavra no dicionário. Waack é um dos melhores jornalista da TV mas errou feio! fez comentário depreciativo e deveria no mínimo pedir desculpas. É mto fácil um branco acostumado a fazer piadinhas idiotas falar q isso é mimimi.

  50. E se eu puder acrescentar mais um: MACHISTA.

    Impressionante como um homem branco hétero acha que tem o direito de definir o que afeta ou não determinada minoria.

    Comparar a sua falta de cabelos ao que negros sofreram (e ainda sofrem) durante e em decorrência das diásporas africanas ou o que mulheres sofremos diariamente ao sermos mortas, espancadas, estupradas, mutiladas, etc. é de uma ignorância sem fim.

    Por favor, reflita e leia quem realmente pode dizer algo a respeito do tema.

    1. Caramba!! Que pecado o meu, não? Sou homem, branco e hetero!! Ah, sou judeu e classe média também, viu?

      Mas olha só: eu não acho que tenho o direito de definir nada. Acho que tenho — e exerço — o direito a uma opinião. Só isso! Assim como você tem direito a uma e eu não lhe molesto por isso.

      Sei que pode soar ofensivo, mas sugiro que busque uma ajuda urgentemente. Seja para te ensinar a ler e a interpretar um texto, seja ainda para te explicar o que significa “diáspora”. Daí, quem sabe, poderá, após ter aprendido o básico do básico, definir o que é ou não ignorância.

      Agora vá lavar uma muda roupas e não me amole, ok?

      p.s.: brincadeirinha!!!!!!!!!! é só para provocar!!!!!! calma!!!!!!! amigo, amigo!!!!!!!!

      1. Pode ser leitura fácil, tipo wikipedia, pra você conseguir entender?

        Pois segue: Diáspora africana — também chamada de Diáspora Negra — é o nome que se dá ao fenômeno sociocultural e histórico que ocorreu em países além do continente africano devido à imigração forçada, por fins escravagistas mercantis que perduraram da Idade Moderna ao final do século XIX, de africanos (em especial africanos de pele escura chamados pela cultura ocidental de negros ou afrodescendentes).

        Não preciso buscar ajuda alguma. Considero minha capacidade de interpretação muito boa.

        E, por fim, seu comentário confirmou a primeira impressão que tive de você: é ignorância que não acaba mais.

          1. Sou não, meu bem. Longe disso.

            Mas deixa pra lá.

            De todo modo, fica a sugestão, numa boa mesmo: procura ler quem pode escrever sobre o assunto com propriedade. Não só sobre racismo (eu não tenho qualquer protagonismo sobre o tema, aliás), mas também sobre os outros tipos de preconceito que você propagou no seu texto.

            Se refletir com cuidado, vai perceber que colocou no mesmo balaio situações incomparáveis entre si. Não dá pra comparar o que eu sinto quando me chamam de branquela com o que negros sentem ao ouvir que determinado comportamento reprovável “é coisa de preto”, ou mesmo com o que eu sinto quando me mandam “lavar uma muda de roupas”, porque é isso que cabe às mulheres.

      2. E, sim, você soou ofensivo, especialmente quando sugeriu que eu fosse lavar uma muda de roupas. Mas nada diferente do seu texto como um todo.

    1. Sério? Existe raça negra? Pensei que só houvesse uma raça, a humana. Pensei que Raça Negra fosse só conjunto de pagode. Pensei que seres humanos fossem todos da mesma espécie e que cor da pele (preta, já que não existe a cor negra) fosse só uma característica física, como olho puxado ou altura. Que pena essa sua informação! Então Hitler estava certo, né? Existem raças humanas, superiores e inferiores, por conta da etnia. Triste saber disso. Imaginei que só animais fossem separados em raças. Enfim….

  51. Foi o q eu disse num outro comentário. Infelizmente brasileiro não tem é educação; mas opinião ele tem. Todos temos e seria politicamente incorreto isto ?? ( ter opinião ? ) Pode ser uma brincadeira, como pode ser uma direta ou indireta; mas não necessariamente que seja racista, homofóbico, xenofóbico e/ou.
    As vezes sai uma brincadeira, um jargão conhecido mundialmente ou ” brasileiramente ” já que somos pioneiros em dar apelidos e emitir brincadeiras muitas vezes até sem graça.
    Acho que o racismo está encrustado em quem realmente é racista quando não aceita certos jargões ou certos comentários.
    Então … porque para um amigo podemos usar as jargões, frases diretas ou indiretas e não usá-las para quem não conhecemos?? ÓBVIO!! È PORQUE NÃO TEMOS EDUCAÇÃO ORAS BOLAS.
    Mas afinal minha gente : Não somos todos irmãos? Não somos todos descendentes dos macacos??
    Vamos para o “MENOS” da coisa … Sermos mais toleráveis e menos sensíveis à certos assuntos.

  52. Falou bonito, mas que nem você disse. “NAS RODAS DE AMIGOS FALAM ISSO”
    e não em um lugar onde ele nem sabia se realmente quem buzinou era um Preto, poderia ser um braco, amarelo, azul, rosa, qualquer um poderia ter buzinado.
    Porque ele logo diz que era preto sendo que naquele movimento deveria estar todo tipo de raça já que era uma campanha eleitoral dos Estados Unidos em 2016.
    Eu não ligo quando me chama de negro, preto, ou negão porque sei que é meus amigos, agora quando não conheço ai….

  53. Eu achei esse texto um lixo! E acho muito legal quando falam que o assunto é mimimi ou vitimismo. No início do texto, fala-se dos amigos que chamam uns aos outros de careca, brinquedo, magricela, viado e etc.. Na minha opinião, amigo pode tudo. O que houve no caso do jornalista, nada tem a ver com amizade. O que será que está acontecendo com os brancos? Será que o fato de estarem perdendo as mulheres brancas para os negões bem dotados? Muita das vezes, o negão é pobre, porém bem servidos. Me causa muita estranheza, todos acharem que é normal chamar os pretos de macacos e o sujeito reagir ,no caso o mimimi. Ou então, seja pelo fato de alguns (poucos) negros estão dando certo profissionalmente? E os brancos estão com medo de perder os seus espaços, se perdem a mulher pro preto duro, imagina pro negão abastado?? É…. pensando bem, vocês têm mesmo razão de querer NÓS pretos na senzala.. Graça e Paz.

  54. Disse tudo isso em defesa da ideia de que velhos comportamentos equivocados permaneçam em nome de um legado cultural?? É isso? Nao entendi com que propósito continuar fazendo de conta que tudo bem algo, no mínimo, inadequado. Preconceito sim. Racismo sim. Ele é uma figura pública… Não podemos mais considerar natural. Não é errado perceber o erro. O erro é o ato, o pensamento de, a ideia de,… “Quem nunca falou isso ou aquilo outro?” E porque muitos cometem um erro devemos legitima-lo. Algumas pessoas têm dificuldade de aceitar, compreender que o século passado já foi é que podemos e devemos evoluir. Adiante minha gente!

  55. Infelizmente eu cheguei tarde nesse post para listas as possíveis passadas de pano para o William Waack.

    – não foi por maldade
    – ele é de outra época
    – ain, não pode falar mais nada
    – patrulha da problematização
    – ele já tá velho, gente
    – foi uma piada interna
    – quem nunca fez isso
    – atire a primeira pedra quem nunca…

    Não pessoal, não foi uma brincadeira que todo mundo faz.
    Se ‘todo mundo’ faz, não quer dizer que é legal.
    Lembram-se de suas mães dizendo: ‘você não é todo mundo’.

    O cara pode ter sim a opinião dele, pode não gostar de negro ou de quem ele quiser, mas guarde isso para ele, ao verbalziar isso, vai pagar caro, simples assim.

    Preconceituosos querendo defender um preconceituoso.
    Acaba logo 2017.

  56. Sou negro e sinceramente não estou nem aí pro Willian Wack que nada mais é do que um babaca com um microfone. Não influencia a minha vida e não devia influenciar a de ninguém!

  57. É mais fácil culpar os jovens negros que divulgaram o vídeo do que o jornalista que foi racista?
    A própria Globo reconheceu em seu comunicado que a fala era “ao que tudo indica, de cunho racista”.
    Não fosse a necessidade do brasileiro (sobretudo branco) em negar o racismo, bastaria uma escuta minuciosa com um simples fone de ouvido de melhor qualidade.
    Muitos aqui querem transformar Waack em vítima.
    Bem típico do país que prefere culpar a vítima quando seu algoz é alguém poderoso, de preferência um homem branco, heterossexual e rico.

    Agora passa a ser irresponsabilidade divulgar crimes.
    É brincadeira, né?
    Aquela turma do: bandido bom, é bandido nosso.

  58. Na Guerra Fria, seguiu-se o macartismo, onde procurou-se uma associação de profissionais do jornalismo e do entretenimento com o comunismo. Carreiras foram destruídas diante de um pré-julgamento sumário. A “caça às bruxas” perdurou até que a própria opinião pública americana ficasse indignada com as flagrantes violações dos direitos individuais. O politicamente correto associado com o poder enorme das redes sociais realizam uma “caça às bruxas” sumária em que não há o direito sequer de defesa e todo o meio jornalistico se cala com medo de perder anunciantes e seu público consumidor. Somente depois de algumas décadas, iremos perceber os excessos comedidos na era do politicamente correto. O problema reside no fato que um número enorme de carreiras já terão sido destruídas.

    1. William Waack caiu numa cilada armada pela própria Globo. Ele deu uma opinião infeliz em off no calor do momento e foi demitido. No Brasil do politicamente correto, não importa o trabalho de Willian Waak como correspondente, a condução fantástica dos debates junto ao programa Painel e a forma sóbria que apresentava o Jornal da Globo. Waack era uma ilha de inteligência no oceano de mediocridade que vive o submisso jornalismo brasileiro. O patrulhamento das esquerdas derrubou ele, pois era o único na Globo que tinha coragem de dizer que os desastres dos governos Lula e Dilma destruíram a economia brasileira. O que eu posso fazer? Muito pouco, mas a partir de hoje não assistirei nada relacionado a Rede Globo como forma de protesto.

  59. Ricardo, adorei o texto porque aqui em casa é a mesma coisa, falamos a mesma língua.
    Tanto que se meu avô fosse vivo ouviríamos amiúde frases assim; “negro quando não caga na entrada caga na saída”, né ministra?

  60. O autor do texto, tentando defender o comentário racista do jornalista, cita vários exemplos e momentos em que ele próprio é racista. É isso mesmo?? E ainda há gente defendendo? Mais ou menos assim: Um cara é flagrado ROUBANDO. Eu vou defendê-lo, citando diversas vezes em que eu também roubei. Que texto absolutamente sem fundamento. Vc dá muita sorte de ser medíocre, e não ter muto alcance. Um texto desse repleto de preconceito, se chegasse a um público maior, vc veria seu bloguinho perder este espaço. Racismo é CRIME!

    1. Sério?!?! Pouco alcance?? É melhor avisar lá no Google Analitycs, viu?!?!

      E volte amanhã! Freguês, burro ou não, é sempre bom

  61. Menos mal hj….
    Nos perguntamos sempre quem é racista e onde está o racismo brasileiro. Outros tantos falam que ele é invisível, mas nos posts podemos descobrir onde o racismo e os racistas estão…
    Vale lembrar o conceito de micro racismo, tá fácil de ver, ele apareceu até no clipe da música “kong”.

  62. Não posso nem comentar, pois descobri que sou racista. E meus parentes negros e meus amigos negros nunca me disseram nada! Vivendo e aprendendo. Tempos estranhos estes.

  63. Finalmente uma porra de um macho de coragem prá falar o que muita gente (inclusive eu) queria dizer mas se sente tolhido pelo maldito politicamente correto. Parabéns, Ricardo. Virei teu seguidor!

  64. Tem uma coisa que eu não entendo na raça negra…
    eles pegam no pé de todos os brancos que existem e se esquecem que foi uma mulher branca a princesa Isabel que deu a eles a libertação. Eles tem que pedir a cabeça é dos senhores das fazendas e dos capatazes que judiavam deles no tronco. Para mim quem guarda rancor e é vingativo
    também se torna um racista.

  65. Ontem expus aqui uma visão analítica do caso do William Waack. Hoje percebo que esse Blog não propõe o debate, apenas alimenta brigas no estilo torcidas do Fla-Flu. É uma pena!

  66. O jornalista da globo relacionou a autoria de um fato para ele desagradável como inerente das pessoas negras. É claro o preconceito. O fato de outras pessoas adotarem esse tipo de discurso carregado de esterótipos não justifica a fala dele.
    No vídeo divulgado é notável o desconforto do outro indivíduo com o comentário.
    Um jornalista do patamar do Waack precisa atualizar as ideias.

    1. Muito bom, Pedro! Assinaria seu comentário, não fosse a frase final. É por aí mesmo: a frase foi preconceituosa. Ele ser racista é outra coisa, né?

  67. Texto paupérrimo. Uma defesa sem vergonha do indefensável! A tentativa de legitimar preconceitos e pensamentos odientos contra minorias jamais pode ser relativizada. As piadas que para um tolo como você são apenas graça ou forma de parecer intimo do outro, para uma imensidão é motivo de constrangimentos. O termo ‘negão’, a expressão ‘não faz na entrada mas faz na saída’ dentre outras coisas, além de evidenciar nossa herança escravocrata, demonstra toda sorte de racismo escancarado em nossa sociedade.
    Os dias de hoje, dias em que os nazistas que estavam intocados no armário ganharam força, encontraram até um líder pra chamar de Mito, vejam vocês, estão batendo no peito e atacando ferozmente tudo e todos, estão contados. Parou do meu lado com esse comportamento será chamado atenção! Reagiu de forma deseducada a chamada, porrada!

    1. Opa!!! Parece que temos aqui um moralista, na verdade um humanista, que diz — valentão que só!! — que sairá por aí cobrindo de porrada quem se comportar mal. Sei… E os eleitores do Bolsonaro é que são fanáticos!!!

  68. E dai quantas vezes falamos, cara burro até parece portugues e dai? são expressões nossas sem ofensas mais no Brasil quanto mais o tempo passa mais anda para trás no meu tempo negro era negro e ponto final agora inventaram um tál de afro- decedente ridiculo coisa de séculos no meu tempo agente ia no morro na favela agora é uma tal de comunidade que nem sei porque. Em 30 anos O Brasil em vez de se preocupar de preparar suas crianças para um futuro melhor não, ficam é criando cota para negro, como se negro fosse mentalmente incapaz de concorrer de igual para igual com qualquer pessoa porque cor não é defíciencia não existe isso em lugar nenhum no mundo. Se isso fosse a solução, não teríamos tantos bandidos.

  69. Não sou brasileiro mas morei 15 anos no seu pais. Nunca vi uma parcela da sociedade tão preconcetuosa e racista quanto aquela brasileira. O pior de todo é que vc pertence a um povo que sempre foi perseguido e quase exterminado.
    Ao final de conta para “pessoas” como vc negro é lindo so quando ganham as copa do mundo.

    1. O pior de tudo não, o melhor de tudo!

      Sempre perseguido sim; quase exterminado, jamais!

      De resto, não entendi nada, mas intuo que não vale a pena tentar

  70. Esta intolerância é uma maneira de agredir a divergência competente.A idiotia chegou a tal ponto que não podemos mais pedir em confeitarias “Negra maluca! ou pedir para comprar comer negrinhos. É capaz de dar cadeia!,No primeiro caso é racismo ,no segundo é racismo e pedofilia.Tem de dar um basta nisto.Racismo é perseguição e odiosidade.manifestações de afeto não considero racismo.Meu amigo é branquelo e o chama de nêgo. Outro é preto feito carvão e sempre atendeu por Fritz. Isto é racismo em cabeça de petista que divide a nação e prega o ódio e a ignorância como modelo de sociedade animal.Isto nunca foi esquerda!.A esquerda sempre foi formada por intelectuais e sempre respeitou as minorias. Usar estas minorias,estimulando o ódio pelos complexos plantados e estimulados,tudo feito sem pudor com fins eleitoreiros é crime e não tem lado nem ética e nem mesmo moral que dirá urbanidade e consciência.Não concordo em tudo com o jornalista prejudicado e acusado.Mas não vejo nele o crime de que querem forçosamente e covardemente acusar.As manifestações coloquiais não são crime em lugar algum do mundo.Tudo é motivo para o diversionismo que quer tirar o foco da roubalheira promovida pelo partido fascistoide o PT e seus satélites que sobrevivem dos sindicatos e associações saqueadas e roubadas. Estes sindicatos são na maioria o exército fascista a serviço do PT.Basta ler a”Carta Del Lavoro” de Benito Mussuline que vocês certamente reconhecerão o Lula e o Zé Dirceu repetindo as palavras e grosserias de Mussuline. Isto será esquerda?Se for abandonei esta canhota que não passa de clichê!

  71. O cara não sabe nem o que é racismo e quer fazer textão. Afff… que preguiça. Tem dicionário online no Google. E é de graça.

    racismo
    ra·cis·mo
    sm
    1 Teoria ou crença que estabelece uma hierarquia entre as raças (etnias).
    2 Doutrina que fundamenta o direito de uma raça, vista como pura e superior, de dominar outras.
    3 Preconceito exagerado contra pessoas pertencentes a uma raça (etnia) diferente, geralmente considerada inferior.
    4 Atitude hostil em relação a certas categorias de indivíduos.

    1. Faz assim, ô sabichona de internet: processe-o! Ou me processe! Topa? Encara por sua teoria de Google à prova? Ah!, outra coisa: textão é o termo que preguiçoso ou analfabeto funcional habituou a adjetivar, pejorativamente, textos grandes no Facebook. Isso aqui é um blog! Uma espécie de coluna de jornal virtual, sacou? É lugar para textos mais elaborados que duas ou três linhas recheados com o linguajar típico de gente como você (aki, blz, miga, tbm, uashuashu, e zurros da espécie). Agora vá produzir algo minimamente útil na sua vida e não me amole mais.

  72. Prezados, vocês que estão com pena do Waack.
    Existe uma solução muito simples.
    Solução essa, que vocês já recomendaram inúmeras vezes.

    “Tá com dó? Leva pra casa”.

    1. Ele não precisa! Tampouco se vitimiza pedindo colo. Ao contrário. É o que gente que trabalha honestamente e é bem-sucedida costuma fazer. Não precisa de piedade, só de verdade. Por isso o entendo, por isso o apoio — mesmo ele jamais sabendo quem sou ou o que escrevo (apesar que seu colega de Globo, Ricardo Noblat, sabe). Por isso ele tem minha solidariedade. Sabe o que é? Ao contrário da energia elétrica, os iguais se atraem. Sacou por que então você o critica? Seu lugar seguramente é outro. E seguramente muito, muito, mas muito degraus, ou melhor, andares mais baixos que o dele. Seja feliz aí no seu subsolo!

  73. Meu querido, não é por que algo é naturalizado em uma sociedade, que é correto. Todos seus exemplos acima a resposta é sim. É preconceito, preconceito naturalizado que muitos acham brincadeira e não ligam. Os turcos, os judeus, japoneses e gauchos por ex. São minoria e não sofre na pele o racismo maldoso, quem sabe por isso nao se manifestam. Essa justificativa de que não se trata de racismo, pois ” todos” fazem e brincam é de longe bem vaga. Se souber um mínimo de sociologia, antropologia e história não usaria esse argumento fraco. E essa intenção de politizar algo não politico, sério? Ou voce finge ou nao viu a ministra sendo eaculachada na internet? Foi e mereceu ser, tamanha a fala idiota dela. Sobre Jean willis e Jair B. nenhum pode nada do que for errado, dois extremos e dois errados em fanatismos cada um defendendo seu lado a unhas e dentes, sem analisar o erro. Dois babacas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *