Publicidade

Categories: blogueiros

Olhe-se no próprio espelho antes de julgar alguém

“Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”. Em tempos de tribunais virtuais, esta frase de Jesus Cristo deveria tornar-se um mantra

Mais uma vítima do tribunal da internet

Entro em uma loja, escolho um produto e negocio o valor. Logo um conhecido me diz: “deixe de ser judeu e pague logo”. Seria este meu conhecido antissemita?

Tenho amigos queridíssimos de origem árabe. Basta estarmos juntos para que comecem os comentários: “hoje a Faixa de Gaza está vazia, todos estão aqui”. Seriam estes comentários xenófobos?

Um amigão do peito, Márcio Salomão, pechincha até cafezinho em boteco. Quando lhe digo: “turco não tem jeito mesmo”, estaria eu sendo preconceituoso?

Cláudio é quase um irmão. Perto dele Pelé se torna Branca de Neve. Só lhe chamo de “negão”. Vivo lhe dizendo — quando faz alguma besteira — que “se não caga na entrada caga na saída”. Racismo?

No nordeste, para onde viajo com muita frequência a trabalho, sou chamado de galego, bicho de goiaba, Sivuca dentre outros. Sou vítima de racistas que odeiam brancos? Como também sou careca já fui chamado de Pinto Albino, hehehe. Sensacional!! Isso é engraçado, não ofensa, pô. Não sou nem um nem outro afinal.

Tenho vários amigos gays. Amigos mesmo! Uns há mais de 20 anos, outros há quase 40 anos. Todos casados ou com companheiros constantes. Saímos juntos, jantamos juntos, viajamos juntos, bebemos juntos. A quantidade de piadas (nós héteros) que fazemos sobre eles não cabe em um livro. A recíproca é verdadeira. Somos homofóbicos ou heterofóbicos?

Num jogo de futebol, quando o juiz erra contra meu time, acho que ele rouba. Para mim é um ladrão! Se for careca, é um careca FDP. Ser for barrigudo, é um rolha de poço FDP. Se for preto, é um tição FDP. Se for mulher, é uma vagabunda FDP. Se for gay, é uma bicha FDP. O que sou quando penso assim? Racista, homofóbico, intolerante?

William Waack não é racista. Preconceituoso no máximo. E não creio que o seja também. É apenas um branco externando (privadamente) um xingamento — aí, sim — preconceituoso. Tal qual como fazem pretos em relação a brancos, héteros em relação a gays, gays em relação a outros gays e quaisquer outros seres humanos em momentos de raiva. Frases ou pensamentos preconceituosos, quando não externados publicamente, não transformam o autor em um ente do mal.

“Racista” é aquele que odeia e não convive harmonicamente com outro ser humano diferente, seja pela cor da pele, etnia ou mesmo condição sócio-econômica. Comparar William Waack a alguém que estoura uma lâmpada na cabeça de um gay, por exemplo, é tão moralmente condenável quanto sua frase infeliz. O pior é que 99.99% dos comissários virtuais já pensaram coisas piores. Já disseram barbaridades ainda mais imorais. Só não tiveram a infelicidade de serem vítimas de um vazamento como foi Waack.

Não acho que a Globo errou ao afastá-lo. Não é compatível com a imagem de um jornalista a frase dita em privado e tornada pública. Assim como não é compatível cuspir na cara dos outros, como fez o ator Zé de Abreu. Ou chamar leitores de “coxinhas”, como fez Chico Pinheiro no Twitter. Infelizmente, no caso dos dois, a emissora nada fez a respeito. Talvez Waack tenha mexido com o grupo errado. Tivesse maldito brancos, conservadores, cristãos, judeus, ricos e heterossexuais e sua vida não sairia dos trilhos. Me recuso a taxar o jornalista como racista. Muito menos a condená-lo ao limbo eterno.

Lula disse que as “brucutus” do PT têm o grelo duro. Disse que gaúchos de Pelotas são gays. Eduardo Paes disse que Lula é rico com alma de pobre. Petistas disseram que Joaquim Barbosa é negro com alma branca. Exemplos de comentários grotescos contra mulheres, pretos e pobres não faltam. O que difere a reação não é o conteúdo, mas o porta-voz. A Jean Wyllys tudo é permitido; a Jair Bolsonaro nada é permitido. Marisa Letícia, por exemplo, a onipresente álibi de Lula, desejou que os “coxinha” fossem tomar no cu.

De minha parte, uma certeza: ao ser fechado por um idiota no trânsito lhe dedicarei um pensamento adequado. E que Papai do Céu não me ouça ou me mandará direto para o colo do capeta. Se o idiota for preto, gay, pobre, japonês, judeu, turco, gordo, manco, aleijado, careca, desdentado ou feio, tanto pior. O pensamento será impublicável! E até o “coisa ruim” se recusará a me receber.

Outro dia, uma mulher preta, ministra de alguma coisa, disse que ganhar R$ 30 mil por mês é coisa de escravo. Caraca! Ainda que não fosse uma descendente de escravos, a fala é de um desrespeito imperdoável. O que lhe aconteceu mesmo? Nada, né? Imaginem se fosse homem e branco. Pior: imaginem se fosse um desafeto das esquerdas. Pois é. O mundo lhe cairia na cabeça. O tribunal do Facebook lhe condenaria à morte. Dias estranhos estes, não é verdade?

Leiam também.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Olá Inundado, no mundo do real e que conta no miúdo de nossas vidas, estão o padre devasso de filme holandês, também conhecido como Henrique Meireles, aquele que esteve em Goiás para nascer, com suas contas em bancos do estrangeiro - ele que é foi empregado de grandes bancos e trabalhou no frigorífico (Lulinha Paz e Amor não tem conta no estrangeiro); o mininu que exigia ventilador ligado para empinar pipa dentro de casa, o Senador do Amapá e Gedell Vieira Lima exigiram a substituição do Delegado chefe da PF ao que o Vampirão não titubeou em fazê-lo; e a lama que desceu da Vale cobre a vida e os sonhos Rio Doce abaixo, todavia, enquanto isso é o que nos diz respeito o blog tal e qual Assis Chateaubriand cuida do Macaco Elétrico e da Xoxota Pestana. Mais uma cortininha de fumaça básica no dia dia de Pindorama em nome da leitizinhza rapinosa, escravagista e extrativista.

    • Somente lembrando , aos que tem memória seletiva e ou fraca, o Meireles também foi ministro da fazenda do governo. O Geddel, anão do orçamento, foi ministro da integração nacional , no segundo governo Lula por três anos e depois foi responsável pelo setor jurídico da caixa econômica , colocado pela Dilma. Foi neste período que ocorreram os empréstimos suspeitos, utilizando os fundos do Fgts , para a JBS (Joesley) a OGX (Eike) dentre outras. Não descarto que os 51 milhões foram acumulados nesse período...

    • Somente lembrando que o Meireles e o Geddel foram ministros do Lula e o primeiro foi colocado pela Dilma, como responsável do setor Jurídico da caixa econômica...

      • Olá Getúlio, por falar em memória façamos como Riobaldo Tatarana "esquecer para mim é como perder dinheiro". Não troque as bolas cavalheiro: Gedell foi quem atuou na CEF, o padre devasso esteve do BACEN, inclusive, Lulinha Paz e Amor teve de blindá-lo com o status de Ministro, porquanto, ele fez algumas trapaças e oposição fez barulho. Me dispense apenas de ter de lhe explicar os motivos dessas injunções. Fique esperto.

  • Cara, me permita chama-lo assim como se fosse meu amigo.
    A cada leitura do que escreve fico mais seu fã....isto ai OPINIÃO SEM MEDO.
    Você me representa neste comentário.
    Grande abraço...."e tem que manter isto ai"....rsrsrsrs

  • Jesus, o sujeito externou o seu preconceito de cunho racial, dizendo que é "coisa de preto" ficar buzinando exageradamente na rua (tudo a ver), assim como aquele outro âncora do jornalismo destilou o seu preconceito social ao fazer chacota de um trabalhador de origem humilde e com emprego de qualificação precária. Mas agora escrever um post para querer botar na conta de um grupo que adota ideologia política distinta daquele defendida pelo autor do post é forçar a barra demais. O William Waack vacilou feio porque externou um (desprezível) posicionamento no meio de seu ambiente de trabalho e se permitiu ser filmado por algum desafeto. Como pessoa pública que é pela profissional desenvolvida, agora aguente as consequências, até porque sujou a imagem de sua empregadora. Ou agora o liberalismo não funciona ? Ele que corra atrás do responsável pelo vazamento da gravação, o que não diminui a mediocridade de seu preconceito externado de uma forma tão espontânea naquele momento.

    • Parece que você é mais um daqueles leitores de manchetes. Ou, se leu o post inteiro, é apenas mais um intelectualmente ignorante patrulheiro virutal.

    • Pior foi quem sorrateiramente e certamente mal intencionado e oportunista gravou e divulgou,traindo um colega de trabalho.Sobre esse ninguēm fala...Quem trabalhar com ele que se cuide!!!

    • Com todo respeito à sia opinião, o que foi pior: zé de Abreu cuspiu em pessoas por discordarem de seu pensamento político, José Mayer, assediou uma companheira de trabalho, é nada aconteceu aos dois. Será que o Sr nunca fez um comentário semelhante ao de Wack? Atire a primeira pedra, quem nunca!

  • Um dos piores textos que já vi na minha vida! Nunca li tanta imbecilidade em tão pouco tempo. Que arrependimento de perder tempo pra ler esse lixo. Sério que um ser retardado como esse escreve nesse site???? kkkkkkkkkkk que nível!!!

      • Caro Ricardo, sensacional o seu texto cara, falou o que muitos querem falar e não tem coragem por puro medo. Os caras são racistas por si só, não é preciso que ninguem diga a eles o que são, se acham inferiores e que culpa os outros tem da inferioridade interior existente em muitos seres humanos. Eu particularmente deveria estar me descabelando por ser pobre enquanto existem muitos abastados financeiramente pela propria capacidade.

        • Vou chamar sua mãe de puta, se ela reclamar vou responder: que culpa eu tenho da inferioridade interior da sua mãe. Vc é negro? É bem provável que não. Irmão, se vc acha que vou se conivente com aqueles que querem me humilhar vc esta muito enganado. Me xingou eu processo, e não adiante vir com esse papo falacioso de racista dizendo que é o negro que se coloca em situação de inferioridade. Quem usa o termo "coisa de negro" quer na verdade afirma que o negro vale menos que um branco. Esse que é o objetivo da "brincadeira". Não vem colocar sua covardia e sua escrotidão na conta dos negros.

      • O divertido, acompanhando os comentários do Opinião sem Medo, é que o autor não gosta muito de opniões contrárias às deles e responde cada um com o nível intelecto de um pré adolescente magoado hahahah

    • Não concordo João. Me alinhei bastante com o pensamento do Ricardo e me intriga saber porque o vídeo ficou guardado um ano, para só então vir a tona. Não te parece oportunismo de quem vazou ??? Ou a pessoa levou 1 ano para se indignar como declarou ??? Hipocrisia pura, querer defenestrar o jornalista por causa do comentário (infeliz sem dúvida). Como vou sempre pela minha cabeça e não pela dos outros, errando ou acertando, e não tenho bandido de estimação fico na linha de raciocínio do Ricardo a quem criticarei neste espaço sempre que achar pertinente. Essa é minha opinião !!! Sem medo ! Abraço

      • Os que divulgaram eram técnicos (negros) e estavam no estúdio na hora do comentário e só divulgaram depois que foram desligados da Globo. Pelo que relataram, na hora ficaram em dúvida quanto ao que tinha sido cochichado e tiveram que pegar o VT e repassá-lo. Então copiaram para o celular deles.

    • Acabou de chamar um cara que escreveu algo que você não gostou de "retardado"... Assim como ele chamou um cara que fez algo que ele não gostou de "preto"... Que tem alguém que sofre de retardo mental na família também pode se sentir ofendido???

  • Talvez o fato de serem martirizados pela escravidão (o Brasil foi o último País a abolir essa prática demoníaca) os torne "melindrosos" a todos os pretos. Ou a recepção calorosa e repleta de prendas, como terras e outras posses, enquanto seus ancestrais foram despedidos de mãos vazias, sendo chamados de vagabundos e preguiçosos quando não aceitavam trabalhar por meio prato de comida, os torne tão chatos nas lutas pelo respeito as suas raízes.
    Todas as reclamações dos pretos (negro não é cor de cutis) são infundadas, pois a direita brasileira sempre os tratou com muito respeito e dignidade. Tanta, que o Brasil vai ser presenteado com absolvição dos crimes de escravidão trabalhista em breve...
    Admiro seus textos, mas esse não deveria ter tom político. Pois só quem sofre ou sofreu algum tipo de preconceito sabe como é doloroso.
    Saúde e Paz

  • Q época insuportável de se viver!!! Não pode nem abrir a boca q já vem um bando de mascarados se sentindo ofendidos. Adorei o texto e concordo com tudo. E quero q esse povo sem ter o q fazer pagando de santinhos vão todos a PQP seja preto, branco, azul, roxo amarelo e q se foda todos esses.

  • Senhor blogueiro..seus exemplos representam de fato, no máximo, um hábito não muito compatível com os novos tempos e novos costumes...já a postura do repórter em questão foi além e atingiu as raias do desrespeito ao criticar de forma negativa todo um grupo de pessoas ao redor do planeta: " os pretos " ...e mesmo se não atingisse toda a população preta do planeta e nem fosse transmitida em uma rede de televisão com alcance igualmente expressivo ainda assim seria falta de respeito e de fato pré-conceito ..que lhe sirva de lição e a outros também, pois é necessário agir com mais prudencia e mais responsabilidade, especialmente quando atuando na mencionada profissão.

  • Concordo com você, Ricardo. Infelizmente no Brasil está assim mesmo: a poucos, tudo, a outros nada. Podemos citar exemplos das piadas: se você faz piadas com homossexuais, é homofobia; com estrangeiros, é xenofobia; com negros, é racismo; com a religião é liberdade de expressão.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

3 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

3 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

3 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!