Publicidade

Categories: blogueiros

O verdadeiro racismo no Brasil

É na boca dos populistas e nos programas dos partidos políticos, onde se pratica a pior espécie de racismo no país

Ele só é lembrado nas propagandas

Eu não concordo com o termo racista, muito menos com seu uso indiscriminado. Tampouco concordo que o Brasil seja um país “racista”.

Resta cientificamente provado (e comprovado), que há apenas uma raça, uma espécie humana: a… humana! Ponto. Simples assim. Não há um mísero ser humano que difira de outro, a ponto de ser considerado outra espécie ou raça. Gente é gente; cachorro é cachorro. Não há nada mais imundo que tentar dividir homens em raças. Aliás, o Nazismo, palavra tão em moda na boca dos idiotas, pregava justamente isso, ou seja, o homem divide-se em raças e sub-raças. Os arianos seriam os supremos. Pretos, ciganos, judeus e afins, as derivações inferiores. É asqueroso.

Peso, altura, fisionomia e, sim!, cor de pele não distinguem porcaria de raça alguma. São meras características físicas. Os orientais, e você aí que me lê, são gente. O mais típico dos quenianos e eu somos gente. O índio de 110 anos do Arizona (EUA) e a senhora judia da Polônia são gente.  Portanto, nada mais falso que o termo racismo. Infelizmente, assim como Nazismo e Fascismo, virou bordão na boca de desqualificados morais. Você acha uma loirinha finlandesa mais bonita que a mulata do Rio, você é racista. Você acha que a culpa pelo conflito no Oriente Médio é de Israel, você é nazista. Você se revolta e esbraveja contra Lula e sua gangue, você é fascista. Santa ignorância do sétimo dia, viu!?!

O Brasil é um país — assim como qualquer outro — preconceituoso, e isso é fato. Majoritariamente cristão e conservador, o brasileiro não aceita o homossexualismo com naturalidade. Não à toa os apelidos pejorativos repetidos à exaustão (bicha, viado, sapatão, etc.) por aí. Mas xingar a bandeirinha de “sapatão” e o juiz de “viado” não torna ninguém homofóbico; apenas um bobão preconceituoso. Curiosamente, a despeito de ser um país igualmente majoritariamente negro (65% da população se declara preta ou parda), os apelidos de cunho étnico (negão, macaco, tição e afins) não saem da boca de todos. Inclusive dos próprios pretos.

Aliás, um adendo: não existe a cor negra. Existe a cor preta. Pessoas com pele escura são pretos, não negros. Negro é um termo pejorativo — e asquerosamente preconceituoso — cunhado nos EUA, advindo da palavra “nigger”. Sempre escrevo “preto”, e sempre me aparece algum ordinário, que obviamente não me conhece, jamais me viu e muito menos me acompanha, dizendo que sou racista. Portanto, já fica o alerta e o recado: racista é a PQP!

O preconceito existe contra tudo e todos, indiscriminadamente, e pronto. Contra albino e preto, contra gordo e magricelo, careca e cabeludo, rico e pobre, contra coxinha e mortadela. Pessoas se aglutinam em grupos semelhantes e tendem a ser preconceituosos com os diferentes. E dentro dos limites da boa educação e da lei, não vejo grande problema. Uma coisa é pensar, sentir e até mesmo verbalizar preconceitos. Outra, bem distinta, é agredir, ofender.

O Brasil é “racista”? Não, não é. Jamais vi ou ouvi falar de atitudes racistas como: espancar algum preto, não sentar ao seu lado no ônibus, proibir sua entrada em qualquer lugar. O Brasil é preconceituoso? Sem dúvida! Ou melhor, o Brasil não, alguns imbecis são. Nojentos que imaginam que cor de pele ou origem torna alguém melhor ou pior. Principalmente os políticos populistas e seus marqueteiros impregnados, aí, sim, do mais puro “racismo”. É impressionante como não há uma mísera propaganda eleitoral que não seja apresentada por um preto, ou melhor, por uma preta (já que as mulheres também são maioria no país). E isso é repugnante! Sabem por quê? Porque estes valentes, que se pretendem defensores da diversidade étnica, estão reclusos naquilo que eles próprios chamam de “elite masculina branca opressora”: homens, brancos e ricos.

Sim, senhores! O PSDB recém apresentou seu desastre, digo programa eleitoral, estrelado por personagens pretas e pobres. Agora me digam: quantos parlamentares pretos tem o PSDB? E pobres, então? Qual mulher dá pitacos por lá?

E o PT? O que dizer quando não se encontra um só preto na linha de comando do “partido do povo”? Lula, Zé Dirceu, Genuíno, Marco Aurélio, Delcídio, Mercadante, Palocci, Mantega, Dilma, Rui Falcão, Gleisi, Lindbergh, Suplicy, Haddad, Delúbio, Vaccari, Vacarezza… Posso parar? Vejam aí. Nenhum preto! Zero! Nadinha de nada. Mulher? Uma! A ré criminal Gleisi Hoffmann, que prova que safadeza não é exclusividade masculina. Ainda assim é branca.

Pois ontem foi a vez da filial petista, o PSOL. Sabem quantos parlamentares pretos possui o partido? Um! Um deputado estadual em Pernambuco. Vejam a lista aqui. E mulheres? Uma! São todos homens e brancos, assim como em absolutamente qualquer partido político desta porcaria de país cínico. Mas sabem como é, né? “Temos de nos parecer com o povo, ora. Como é que poderíamos enganá-los melhor, não é mesmo?” Pois é. É isso que dizem os marqueteiros aos seus clientes — estes, sim — racistas!

Poucas coisas são piores que covardia. E não ter coragem de assumir o que se é, não passa da mais pura forma de… covardia.

Leiam também.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Ricardo, mais uma vez parabéns!
    Texto excelente, pois retrata exatamente a ditadura do politicamente correto que vivemos no Brasil!
    Não tiro uma vírgula do seu texto!

    • Havia uma pessoa que se apresentava neste blog com o nome de Gainfranco Del Veneto e cometeu contra mim, mais de uma vez, o crime de difamação (A blogsfera não imuniza a conduta de ninguém). Gian é outra pessoa ou outra forma de o mesmo se apresentar? Grato.

    • Caramba!!! Essa doeu! É a primeira vez que uma ofensa de quem eu não conheço me dói. Sr. Ildeu, o senhor conseguiu

  • Parabéns! Disse tudo, tem que usar o pretexto do racismo e da propaganda pra no final falar mal do PT mesmo que não tenha sido isso o início da conversa!! É de gente assim que dá gosto de ler as matérias!!

  • "Jamais vi ou ouvi falar de atitudes racistas como: espancar algum preto, não sentar ao seu lado no ônibus, proibir sua entrada em qualquer lugar"

    esse trecho aqui foi dose! Policia espanca preto diariamente.. quando o ladrãozinho é preto, sim é espancado e amarrado no poste; gente SIM se recusa a sentar ao lado de preto (talvez nao no onibus, mas em avião e restaurantes é comum); e proibir entrada de preto é praxe em quase toda casa noturna de bairro nobre, restaurante dito fino, etc.. só não ve quem não quer

    • Caro Rodrigo,

      Você poderia, por favor, me dizer quais são estas casas noturnas. Terei o maior prazer em, pessoalmente, denunciá-las, e me comprometo aqui, publicamente, a te manter informado sobre todo o andamento da denúncia.

      Sobre polícia, um outro favor: onde você viu, ouviu ou leu sobre esta barbárie (um ladrão pretos espancado e amarrado em um poste por policiais)? Igualmente me comprometo a processar -- por minha conta e risco -- os policiais que fizeram isso.

      Como percebi que você é um defensor do "anti-racismo", o que merece todo o meu apoio, estou certo que me enviará tudo isso para, juntos, vencermos esta gente hedionda.

      Um abraço!

      • Prezado Ricardo,

        Sou advogado criminalista e me colo inteiramente ao seu dispor para ajuda-lo nesta cruzada contra o racismo.

        Não hesite em me contactar. Meu e-mail é este mesmo que encontra-se no comentário.

        Caro Rodrigo,

        Por favor, não deixe de enviar o que o Ricardo pediu. Salvo se tudo não passar de mentiras da sua parte, o que não creio, frise-se.

        Grato,

      • Vem aqui em São Paulo, Heliópolis, Rua do Pacificador, chegue, mais ou menos, Às 23:45, hora que o pessoal que vem da faculdade chega. Fique 15 dias aqui que vai encontrar o que procura, aí pode processar a seu bel prazer, só que se prepare, vai cansar de fazer processos.

  • Então tantos pretos em propagandas eleitorais te despertou a atenção?
    Porque?
    Estranho isso, contraditório!

    • Você quer dizer "por quê?", certo? ok.

      Justamente por ser contraditório, ué, na forma exata do termo; não na usada por você, já que completamente sem sentido. Ou seja: por usarem mulheres, pretos e pobres nas propagandas e esquecerem-se completamente de todos eles depois.

      Aliás, cometo aqui um engano: eles se lembram, sim. Na hora de lhes enfiar as mãos nos bolsos

      • Ter sentido ou não é subjetivo, por exemplo, eu não vejo sentido em um debate como este você está preocupado em corrigir o meu português, mas você vê. Não vejo sentido quando mandei fazer os "Novinhos" do bolo do meu casamento por exemplo, quando foi solicitado que o noivo tivesse a pele escura e pessoas do meu convívio indagaram que poderia soar racista, qual o sentido disso se de fato a minha pele é escura, ou preta, como você quiser chamar, ou que esteja cientificamente correto. O seu sentido pode não ser o meu, aliais, nem sei porque entrei neste debate, você já tem sua opinião formada sobre tudo e argumentos melhores que os meus, escreve bem e sem erros. Viva a "liberdade" de expressão.
        ‎"O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece." (Morgan Freeman)

        • Muito bom Francis. Realmente, este colunista irrequieto só escreve a opinião polarizadas, acho que isso aqui deveria ser chamado de blog ou diário eletrônico, sinceramente, beira o sensacionalismo.

      • Esse comportamento de ridicularizar o leitor quando ele comete erros de português não é legal. Faça isso com seus pares, outros jornalistas adversários da verdade. Com leitores não é bacana! É desrespeitoso com quem parou alguns minutos e privilegiou o seu trabalho!

        • Eu não sou jornalista, não!!

          E só "ridicularizo"(palavra sua) quem merece, sacou? Tipo gente que "para alguns minutos" não para privilegiar o blog, mas, sim, para adjetivar pejorativamente -- ou ofender mesmo -- o blogueiro, e não para comentar o post. Exemplo: "Faça isso com seus pares, outros jornalistas adversários da verdade".

          Assim, Alex, você me chamando de mentiroso, me sinto no direito de te chamar de baba-ovo do PT ou do lularápio, sem que isso se torne desrespeito da minha parte. Manja o "bateu, levou"? Pois é.

          Só não vale fazer como a maioria que vem aqui me xingar e leva chumbo no lombo, e depois sair fora cheio de mimimi dizendo que não aceito crítica, que sou grosseiro e bla bla bla.

          Entendeu ou preciso desenhar?

          • Cara eu devo ter cometido algum erro de pontuação. Não queria te chamar de mentiroso. Quando falei pares me referia a outros jornalista ou formadores de opinião, mas quando falo em adversários da verdade são os que vc deveria combater. Entendeu? Foi um mal entendido. Como vc é o cara no português se puder me falar o de errei rs. Mas, sinceramente, foi um mal entendido. Quanto à ridicularizar o leitor eu mantenho, pois querendo ou não ele leu o seu texto. Leu seu trabalho. De qq forma me desculpe o mal entendido.
            E sobre ser petista não podia me ofender mais que isso. Sou antipetista até os ossos, sou um liberal clássico

          • No problema amigo!! Mal-entendido, então. Sigamos com o jogo e esqueçamos o passado.

            Abrs,

  • Muito bom o texto. Porém, a maioria do povo não é negra. Segundo o IBGE a maioria da população se declara branca 47%, depois parda com 43%. Os pretos são aproximadamente 8%. Pardo não é negro, é branco com preto, branco com vermelho, etc.... é mistura! Então quem definiu que pardo e preto é negro?

  • Outra observação é que eles não colocaram esse rapaz para apresentar porque ele é parecido com o povo (aproximadamente apenas 8% no Brasil se declaram pretos). Eles colocaram porque midiaticamente o politicamente correto e o vitimismo estão vencendo, ainda que parcela considerável do povo não se dobre a essas idiotices.

      • Mais ou menos 54% dos brasileiros se declaram 'afro descendentes' para conseguirem cotas e benefícios onde (concordando com o ALEX) o vitimismo tira proveitos.

      • Conforme o link que te mandei em reposta ao meu comentário de 16h58, pretos são precisamente 7,52%. Pardos são 43,42%. Então 7,52% + 43,42% = 50,94% de pretos e pardos. Porém, considero tal aglutinação imprópria.
        De qualquer forma compartilho totalmente do ponto principal do seu texto, que considerei muito bom. Mais uma vez me desculpe pela confusão em relação aos "jornalistas adversários da verdade". Abraços!

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

3 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

3 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

3 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!