Há muito, ventila-se que os empréstimos do BNDES são uma caixa preta, utilizados para favorecimento de empresas em troca de vantagens financeiras ilícitas (corrupção).
O anterior governo abriu os cofres do banco, segundo noticiado pela imprensa, para empreiteiras realizar obras no Brasil e no exterior em condições especialmente privilegiadas, o que coloca tais empréstimos sob suspeitas. A quem diga que o escândalo dos empréstimos do BNDES às empreiteiras e outras empresas pode ser ainda maior do que o Petrolão.
Apenas nos anos de 2003 a 2015 foram financiados às empreiteiras, para trabalhar fora do Brasil, quase 14,5 bilhões de dólares, empresas estas investigadas na Operação Lava Jato. A triste história, sob suspeita, investigada pelo Ministério Público e a PF, começa a tomar ares de realidade e a chegar aos ouvidos dos brasileiros, através da colaboração premiada dos dirigentes do Grupo JBS, demonstrando que o esquema não cingia-se apenas às empreiteiras.
Segundo trechos vazados da colaboração de Joesley Batista, sócio do Frigorifico JBS, realizadas com a Procuradoria da República e homologada pelo STF, a empresa exercia influência sobre o BNDES através do ex-Ministro da Fazenda Guido Mantega, para conseguir empréstimos em condições mais favoráveis. Dos empréstimos conseguidos junto ao Banco de Desenvolvimento, eram repassados, a título de corrupção, o importe equivalente a 4% para ser distribuído entre o PT e seus aliados.
Segundo Joesley e demais dirigentes do grupo, Dilma e Lula possuíam um conta corrente no total de 150 milhões de dólares em nome da empresa no exterior. Por óbvio, a primeira reação dos envolvidos é a total negação e a tentativa de desqualificar as colaborações premiadas.
Contudo, como não surtiu o efeito desejado, o Congresso aprovou uma CPI para investigar a delação da JBS e os negócios com o BNDES. Claro que à primeira vista a colaboração dos dirigentes da JBS soa indiscutivelmente como excessivamente benéfica, mas os brasileiros têm ciência apenas do que foi vazado, não tendo conhecimento de sua íntegra e o que levou o acordo e sua homologação pelo STF.
Por outro lado, soa-se no mínimo estranho a reação do Congresso Nacional, com vários de seus membros envolvidos e delatados pela JBS, abra uma Comissão Parlamentar de Inquérito contra fatos que já estão sendo investigados e sob a mira da Justiça. A função da CPI é investigativa de fato determinado relevante para a vida pública, uma vez que não pode punir ou condenar o investigado, sendo este papel exclusivo do Poder Judiciário.
Uma CPI com tantos parlamentares envolvidos nas delações premiadas da JBS, de fatos que já estão sendo devidamente apurados e investigados, poderia ser intitulada CPI da Vingança Política.
Por: Bady Curi Neto, advogado e ex-juiz TRE-MG. Sócio fundador do escritório de advocacia empresarial que leva seu nome
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Esse é o nosso Brasil. Corruptos julgando Corruptores.
Prezado sr. Bady Curi Neto,
Ninguém mais no Brasil, nem a mais humilde e desinformada criatura acredita em CPI.
Todas as últimas foram feitas para enterrar as investigações e ganhar dinheiro criando dificuldades para vender facilidades. Este congresso brasileiro não tem credibilidade nenhuma.
Prezado Sergio, concordo integralmente.
ó o doutô já defendendo os clientes. Espera ao menos os caras serem processados porra!!
Opinião de advogado e bunda é o que não falta no Brasil kkkkkkk!!!!!!!!!
Eu prefiro dar opinião, ja vc com este apelido deve dar a ........kkkkkkkk
Nóóóóóóóóó!!
TEM DE ESPERAR PARA VER SE É VINGANÇA MESMO OU TEM MAIS COISA AÍ QUE AINDA NÃO FOI DIVULGADA PELA IMPRENSA
Nossa e tao definformado quanto o titular...lembrando q a propria oposicao abriu uma cpi do bndes e nada achou e a tal conta de 150 milhoes em nome de lula e dilma nao passa dw bravata do jorslei, a propria globo dsmentiu esse fato, mas isso nao vem ao caso, ne?
As investigações devem separar o que é bravata e o que é real.
O objetivo, é fazer uma confusão tão grande, que as pessoas vão perceber que tem algo errado, mas não vão conseguir enxergar o que é. E, no final, estaremos muito mais pobres do que estamos hoje. Está na hora de fazer a limpeza com o diabo verde. Aquele mesmo desinfetante usado em 1964.
O único alívio por enquanto, é que se tiver uma eleição direta, somos nós que vamos fraudar e não a vaca e o sapo barbudo, pelo menos eu acho. Trabalho com informática, se precisar da minha ajuda, estou totalmente a disposição.
Prezado Jose Geraldo,
A minha unica preocupação é a mudança na constituição casuisticamente, hoje eleição direta, amanha lista fechada.
Ali babá também falou que vai estancar a sangria porque as mulas estão muito sobrecarregadas com as malas. Ricardinho, já está antes de aprovar a lei da terceirizacao, já está alugando a caverna onde esconde o bando de Ali babá. Como a carne e fraca, ele só da nome aos bois do lado de cima. Mas ali babá e Mineirinho da Silva, e tem conta com seu próprio nome numa caverna perto da Suíça de nome Linchestein. Eita boiada boa uai.!!
Se você se refere àquele pequeno Principado encravado na confluência da Áustria, Suíça e Alemanha, os nomes são Lichtenstein ou Liechtenstein.
No mais, entendi quase nada do seu comentário. Porém, não culpo sua redação. Reconheço que sou fraco na Língua Portuguesa.
Eita vingança boa..,Sujeito leva uma mala cheia de dinheiro e ainda consegue convencer os otarios de que tudo foi uma vingança. Só não conseguem explicarem porque levaram as malas de dinheiro para uma pizzaria e outra para a empresa tapera que fica na na lua.
Nilton e Herbert são a mesma pessoa. Quem? Vá saber... "não consegue explicarem", né?