Publicidade

Categories: blogueiros

Um dia triste para a imprensa que presta no Brasil

Dois casos bastante emblemáticos dão conta do momento difícil pelo qual o país está passando. Tá tudo muito confuso

Vergam, mas não caem

Eu leio muito. Me informo o máximo que posso. Assino revistas, sites, Portais, assisto aos noticiários, etc. Sempre que posso e me interesso, frequento seminários e palestras. Vez por outra participo de reuniões e encontros com grupos representativos de setores privados e sociedade civil.

A internet revolucionou a informação. Se antes dependíamos das análises de um ou dois grupos de comunicação, hoje encontramos fontes abundantes em qualidade e diversidade. Não à toa, no Brasil e no mundo, os tradicionais veículos estarem sofrendo tanto.

Há dois profissionais da imprensa que gosto muito — e conheço pessoalmente, quando participamos dos mesmos eventos — e respeito: Reinaldo Azevedo e Marco Antonio Villa. Deste último, sou leitor também dos seus livros. Pois bem. Hoje, ambos foram “vítimas” (reparem nas aspas, ok?) de si mesmos. Por quê? Explico:

Reinaldo é um sujeito brilhante. Possui rara inteligência e capacidade argumentativa. Equilibrado e dono de um conhecimento geral muito acima da média, dificilmente deixa margem racional à contra-argumentação do que escreve. Por isso é vítima (sem aspas) de tantas ofensas. Na internet é assim: neguinho não concorda contigo? Então você é um “lixo, vendido, boçal, idiota…”. Pois é. Gênios são eles, que se comportam como cães raivosos. Em frente.

Reinaldo foi exposto, através de uma gravação de uma conversa sua com Andréa Neves, criticando a Veja. Andréa estava grampeada, Reinaldo não. A conversa em nada o implica com a investigação. Ainda assim, de forma vergonhosa a PF/MPF anexou a transcrição do diálogo no processo que veio a público, numa clara tentativa de manchar o nome do jornalista, que é um crítico feroz — não à Lava Jato — mas à alguns métodos empregados pelos Procuradores. Dignamente, como não poderia ser diferente, Reinaldo se demitiu da Veja. Se não concorda com a linha editorial da revista, que caia fora. Foi o que fez.

Já o Professor e Historiador Marco Antonio Villa protagonizou um embate lamentável com o Deputado e pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro. Num debate, ou melhor, num bate-boca ao vivo na Rádio Jovem Pan, Villa mostrou-se arrogante como jamais imaginei. Estava tão desequilibrado que perdeu completamente a razão. Tentou — e conseguiu — humilhar intelectualmente Bolsonaro o tempo todo. Foi agressivo, mal educado e por vezes um tirano, como quando disse que nem toda decisão judicial reflete a justiça. É verdade? É. Mas ou reconhece-se a mesma legítima ou então teremos um único julgador; ele próprio.

Se a intenção de Villa era humilhar Bolsonaro e expor sua fragilidade intelectual, conseguiu com louvor. Se a intenção era tirar-lhe alguns votos, se lascou! Quem os ouviu ficou literalmente ao lado de Bolsonaro. Depois desta, tamanha audiência possui a Pan, é capaz de o Deputado faturar mais um ou dois pontos nas próximas pesquisas. Bolsonaro saiu maior, Villa saiu menor. Muito menor. Infelizmente, pois é um excepcional sujeito. Mas a fama e a notoriedade por vezes inflam egos. Aí, meus caros, ou a pessoa segura seus cavalos ou cai deles.

Hoje, ambos caíram. Um injustamente. E ilegalmente, diga-se. Outro, por si mesmo. Uma pena. Mas são grandes demais para tombarem por isso.

Em frente! Força, Reinaldo e Villa. O Brasil que pensa precisa de vocês.

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Olá Ricardo! Esse Villa..... me desculpe.... super prepotente. Biodiversidade uma ação dos homens e ignorar Deus. Triste isso! Fiquei com nojo desse cara. Se diz democrata! kkkkkkkkkkkkkkk Não deixe o outro falar e fica dando um de professor de história, geografia, economia. O cara.! kkkk

    • ele é bom pra caramba! mas a bola fora de hoje é inexplicável. deve ter fumado maconhe estragada, hehe

  • Mesmo o blog sendo muito informativo, tinha lido rapidamente mais cedo sobre a demissão de Reinaldo mas não sabia nada sobre Bolsonaro e Marco Antonio. vou procurar vídeos e/ou reportagens!

    • Prezado, ouça a rádio jovem pan news ou jptv na Internet as 7,30 da manhã, vai ficar bem informado, melhor q essas, itatiaia cbn,

  • O Villa pode ser bom, mas não é infalível. O problema dele é achar que sabe tudo.
    Temos o exemplo do Lula que se acha infalível. Ainda não foi preso porque preso seria endeusado, solto está minguando e perde a cada dia mais o apoio do povo que o colocou no poder. Tem alguns poucos burros que o seguem porque ainda não acordaram pra vida ao sol.

    • Nossa, o cara usa o Villa para falar do Lula. O quê tem a ver uma coisa com a outra? São temas tao distintos.
      Para piorar a argumentação, o cara afirma que lula está definhando e perdendo apoio, mas esqueceu de dizer que este mesmo lula está em primeiro lugar disparado em todas as pesquisas. Não entendo de onde vem o definhamento que quer imputar ao Lula.
      Ou seja: o cidadão não gosta do lula e vem com um argumento esdrúxulo desses. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas não precisa distorcer os fatos para impulsionar uma opinião negativa SJ sobre a pessoa. E depois reforça que ele não está preso só para não o tornar Ainda mais ilustre, um mito. Então, essa é a justiça do Moro? Tem medo do lula? A quem ele quer agradar com um pensamento desses. Totalmente sem nexo, um despropositado! Dá nojo o seu comentário! Falta coerência.

      • Nojinho, Ismael Pereira?... Estude Platão: "Pessoas normais falam de coisas, pessoas brilhantes falam de ideias, pessoas medíocres falam de pessoas". E tente passar menos vergonha em público.

        • Outra vez, mais uma coisa sem nexo. O quê tem a ver Platão com o assunto? Estamos falando de falta de coerência, de um cara que usa o fígado para dizer sobre uma pessoa que ele não gosta, utilizando-se de subterfúgios para atingir a imagem de um Cidadão brasileiro que é tão amado (ou até mais) quanto é odiado. Eu não costumo passar vergonha em público, pois não confundo assuntos e nem nego a realidade dos fatos para falar ou opinar sobre alguém. Com Platão ou sem Platão, o lula é uma realidade que atormenta aos que o odeiam, mas ao mesmo tempo acalenta aos que o admiram, apesar dos pesares contra ele, pois o povão sabe que pior que ele estão o que estão atualmente no Poder ou alguns que também almejam ao mesmo Poder.

  • Assisti o vídeo Villa X Bolsonaro(é, foi uma disputa em + de 28 minutos). Putz, o villa é sociologista ? como estuda o comportamento humano, relações de formalidade e não determina regras da conduta humana? tendenciosamente? ...sem mais sobre o lugarejo, ou melhor, o barraco DO villa! Eu sempre disse para meus filhos que cultura não tem ligação com educação nem caráter, vou mostrar o vídeo que assisti para eles!

    by Reinaldo: "essas questões que você levantou para mim, posso colocar como se fosse resposta do Aécio?" ......e ainda fala mau(com u) da empresa que trabalha e isto dá dispensa por justa causa! 'ISTO é um jornalista respeitável que ainda quer as garantias que tem a profissão'???

    Tô fora dos dois!

  • Ricardo Kertzman
    Já ouvi e assisti muitos comentários do Marco Antonio Vila, mas hoje depois de assistir o debate da JP e depois ver o vídeo feito pelo Grupo Direita Minas mostrando as contradições do próprio Vila, acredito que ninguém mais poderá chama-lo de "historiador", ele não passa de um canastrão que hora fala uma coisa, ora outra totalmente diferente sobre o mesmo assunto.
    O que parece é que ele faz comentários mais pensando em ganhar audiência do que expor uma opinião seja de que lado for.

    LINK DO VIDEO:

    https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/videos/843902282425426/

    • Certamente para ganhar audiência. No final do vídeo que assisti ele comenta com Bolsonaro que foi a maior audiência que já teve(algo assim, não me lembro bem das palavras corretas)
      Carlos, assisti o vídeo no link que você postou até 01:20, foi o suficiente para confirmar sobre o sociólogo toupeira!

  • O “historiador” e contraditório Marco Antônio Villa de hoje foi destruído pelo Marco Antônio Villa de ontem!
    E quanto aos R$ 200.000, haja dificuldade de compreensão do pobre “jornalista”.

  • Reinaldo Azevedo é show...não consigo imaginar viver sem seus escritos.
    Leitura obrigatória, de melhor qualidade e análise.

  • Essa coisa de gravação ilegal é foda! Já dizia o grande Falcão (o cantor), Lends Picantis In Anus Autrem Q Sucus Est...Fora Temer!!!!

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!