Mais uma vez atônitos, os brasileiros assistiram ao vazamento de uma nova etapa da Operação Lava Jato, com envolvimento de um Senador, um Procurador da República e do Presidente Michel Temer, segundo a delação premiada dos donos da JBS.
De acordo com o noticiado, o Senador teria solicitado ao proprietário da JBS 2 milhões de Reais, para pagar honorários de um advogado, o que não fora efetivado. Já o Presidente Temer teria conhecimento de valores pagos a Eduardo Cunha e Lúcio Funaro, presos em Curitiba, para comprar os seus respectivos silêncios, o que pode ser caracterizado, em tese, como obstrução à justiça.
Evidente que o escândalo envolvendo o Presidente do PSDB e o mandatário maior da nação, apesar de ter que ser melhor apurado, já que o processo encontra-se na fase embrionária de investigação, traz consigo um abalo na base aliada do governo e o agravamento da crise na economia, já tendo o dólar disparado e a Bolsa de Valores despencada.
Ao tomarem conhecimento destes fatos, em verdadeira “incontinência verbal”, congressistas do PT, antes de saberem da íntegra dos depoimentos dos colaboradores — o vazamento só referia a Temer e Aécio — correram às tribunas pedindo pelo impeachment do Presidente, voltando a falar no “golpe” contra a Dilma e etc… Pareciam felizes com os fatos narrados!
Esqueceram que Lula, expoente maior do partido, ostenta a condição não só de investigado, mas de réu em cinco processos criminais, acusado formalmente pelo MP de obstrução de justiça, lavagem de dinheiro, corrupção, entre outros.
Os simpatizantes do ex-presidente, que sempre desqualificaram as delações premiadas e acusavam a mídia de perseguição, afirmavam que os vazamentos dos depoimentos dos colaboradores eram seletivos, com a precípua intenção de condenar Lula, em verdadeira teoria da conspiração.
Agora, tomam (os vazamentos da JBS) como verdade absoluta, já que atingem seus inimigos. Segundo Lula e seus correligionários, Delcídio Amaral, Leo Pinheiro, Pedro Barusco, Marcelo e Emílio Odebrecht, João e Mônica Santana, apenas para citar alguns, mentiram em seus depoimentos à Justiça. Apenas, e tão somente apenas, a verdade irrefutável dos fatos são os trechos vazados dos colaboradores e donos do grupo JBS.
Ocorre que, após o vazamento inicial e parcial, o Ministro Fachin autorizou que os vídeos dos depoimentos se tornassem públicos, sendo dito por eles que Dilma e Lula receberam juntos 150 milhões de Dólares em conta aberta no exterior. E como se vê no quadro acima, o PT e seus membros foram os campeões disparados no recebimento das propinas pagas pela JBS.
Não se pretende fazer aqui a defesa de Temer ou outro político envolvido com desvios de conduta. Certo que se existem suspeitas, há de serem investigadas, independentemente de quem seja ou de seu partido. O que se pretende e se deseja, contudo, é que haja um mínimo de coerência dos petistas e seus aliados. É o tal “pau que dá em Chico, dá em Francisco”.
Será tão difícil assim?
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Ricardo! Seu blog é excelente.
Pra melhorar ainda mais, comprei um fardo de feno e estou mandando pro CIDRAC via Sedex, assim ele vai ficar distraído por um bom tempo e para de vir aqui falar asneiras.
obrigado!!
Há o risco de ele ficar freguês, visto que a bolsa mortadela está em baixa.
Olá Mardição, se é pra falar de vegetais, que tal você comprar umas generosas porções de erva cidreira para fazer uns chazinhos fumegantes e ir sorvendo em boas goladas? É calmante, dá sensação de conforto e o mais importante: é indicada para consumo humano, talvez assim você consiga parar com essas agressões gratuitas a quem nunca lhe ofendeu. A urbanidade ainda é um dever dos citadinos. Exponho minhas ideias acerca das pessoas que ocupam cargos públicos ou que tenham relevância histórica. Boa semana.
Ideias?
A psiquiatria dá outro nome a isto.
Valeu CIDRAC. Vejo que você ainda não recebeu o fardo. Vou reclamar com os correios que eram bons e depois do PT viraram a casa da mãe Joana.