Até quando os senhores legisladores continuarão de olhos fechados para essa corja que não respeita nada nem ninguém
As ruas são públicas. E público significa de todos. Não é mais possível permitir que manifestações, sejam pacíficas ou desordeiras, políticas ou não, ocupem desordenadamente um espaço ilimitado. Se a democracia pressupõe o livre exercício de manifestação, igualmente pressupõe a liberdade de ir e vir. Quando uma interfere sobre a outra, a democracia perde o pano de fundo e a desordem e o totalitarismo ganham cores. Guilherme Boulos, o arruaceiro criminosos preso hoje é um exemplo crasso disso. Um sujeito que se julga acima das leis e dos direitos de terceiros.
Pessoas perdem compromissos importantes, perdem viagens, perdem nascimentos e casamentos que não se repetem, perdem tempo de descanso, e, sim, perdem até mesmo a vida pelo atraso no atendimento, quando se defrontam com ruas e avenidas interditadas, não importa se por uma dúzia ou por dezenas de milhares de pessoas. E o que falar sobre as propriedades privadas invadidas ou depredadas por esse sujeito e sua gangue?
Já passou da hora de se regulamentar estas manifestações de rua. E regulamentar significa estabelecer regras, limites, deveres, direitos e punições. Não é mais possível mascarados saírem depredando patrimônio público e privado sem serem sequer admoestados por isto. Não é mais possível ver a força policial ser atacada a paus, pedras, bombas, morteiros, etc., sem ter o direito mínimo de se defender, sem depois ser acusada de truculenta e autoritária. Não é mais possível que pessoas tomem como privado um espaço público, e impeçam outras pessoas de prosseguir em seus caminhos. Boulos já deveria estar preso há muitos anos.
O país precisa de uma lei que permita o imediato encarceramento e a imediata punição a quem pratica atos terroristas travestidos de manifestações democráticas. Ou é democracia o que este tal MTST pratica? E os MST e MPL da vida? E a tal Via Campesina? CUT, APEOESP? Desde quando depredação, intimidação, pancadaria, assédio físico e moral, interdição e invasão são exemplos de práticas democráticas?
O drama é vivermos em um país, que se pretende democrático, mas que é pautado e refém de uma agenda e métodos de extrema esquerda que patrulha a imprensa e o legislativo, locais recheados de esquerdistas semelhantes ou de covardes que preferem se omitir a enfrentar esta corja bandoleira. Daí ficamos todos, a sociedade ordeira e trabalhadora, à mercê dos rituais criminosos desta gente. Duvido que Guilherme Boulos passe mais que um dia no xilindró. Duvido que seja processado e, se for, condenado. O Brasil é a pátria dos bananas.
O dia em que aparecer um candidato ao legislativo, que defenda a imediata regulamentação das manifestações, terá o meu voto na hora! O duro é aparecer um.
Leia também.
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Isso mesmo, as manifestações precisam urgentemente de uma regulamentação rígida. Afinal, o direito de cada um termina onde começa o do outro.
Não é necessário absolutamente NADA em novas regulamentações. Basta que se cumpra a LEI, lei esta já existente e que prevê claramente sanções pela invasão de propriedades, depredações, vandalismo e furtos; estabelece as autoridades responsáveis pelo cumprimento.
Basta que se o Estado e o Poder Judiciário parem de se acovardar perante movimentos sociais.
Ordem e Progresso!
Olá Guilherme, estás atento que o lema que consta na bandeira brasileira esta incompleto? O positivismo ensinava que o Amor por princípio, a Ordem como meio e o Progresso por fim.
O Papa Francisco, um líder respeitabíssimo no mundo, mesmo para os não católicos, vêm defendendo os três T. Terra, Trabalho e Teto. Por ai dá pra perceber que o rapaz que foi preso hoje em São Mateus milita em boa companhia. Medite a respeito. Grato.
Respeito seu posicionamento. Meditarei. Obrigado!
O que ocorre é que anarquistas e agitadores profissionais não respeitam a democracia, acham que ela permite tudo, invadir escolas, prédios públicos, danificar o patrimônio público e privado, agredir a polícia com rojôes e pedras e não respeitar as residências das autoridades e seus vizinhos E isso tem sido muito tolerado, o que a gente não vê nos paises mais adiantados e civilizados, onde os abusos são reprimidos como se vê nos noticiários.
Foi pela chamada "desordem " que as francesas e os Franceses derrubaram a bastilha.
Não sei se precisam ou se já existem, mais, que o direito do povo, de todos precisam ser respeitados, tenho certeza. Uma pequena minoria se acha dona do mundo, resolvem fazer greve e obrigar outros a fazerem, se estão prejudicando alguém que não tem nada com isto. A fazer qualquer tipo de manifestação, e quem não quiser, vá se ferrar, não querem saber se a pessoa precisa ir ou voltar do trabalho, voltar para a casa, sua família, etc. Vamos parar com isto. Quer fazer GREVE faça, quer fazer MANIFESTAÇÃO faça, mais deixem os outros de fora.
Nobre Ricardo, eu concordo com você em gênero, numero e grau. Acontece que tudo o que é feito contra um grupo ou um interesse se torna inconstitucional. Vejamos este exemplo citado de bloqueio de vias. Se é algo para defender alguém e este alguém está, ou tem poder, neste caso pode haver manifestação . Se é para protestar, não pode. Não há coerência. Indo um pouco mais alem, como eu, você e alguns outros que não nos disponibilizamos a participar de manifestações ficamos? Que dependemos de nos locomover para conseguir arrancar o "pão nosso de cada dia"? Sem contar as inúmeras pessoas que tem que ir ao médico, com e sem urgência, dentre muitos outros profissionais que não de dispõe a participar deste tipo de coisa. Ficam imensamente prejudicadas, sem terem a quem recorrer. E o que é pior, ninguém toma providência... Esse país está uma zona e olha que na zona tem o cafetão que comanda a bagaça toda e põe ordem no galinheiro, no Brasil, não tem comando. Dão um fodas bem grande para todos nós, cada dia de nossa sofrida vida.
A Extrema Direita, viés que pelo visto o sr. segue, é vergonhosa, retrógrada e fascista.
Abra sua mente!!!
Pra cair no bueiro?
Para que você não caia nele Ricardo, ou saia.
Viva a Democracia!!!
Vai pra Cuba oferenda!
E a esquerdopatia, viés que pelo visto o sr. segue, não é vergonhosa, retrógada e fascista? Cuba e Venezuela que o digam... abra sua mente!
A Extrema Esquerda, viés que pelo visto o sr. segue, é vergonhosa, retrógrada e fascista.
Conserte sua mente!!!
Tente conhecer um pouco mais a Direita conservadora (não a extrema direita). Veja se não há nada lá que lhe pareça uma ideologia "razoável" ou aceitável. Talvez pelo menos o nobre amigo exercite a "arte da tolerância", coisa que extremistas (de esquerda ou de direita) não praticam.
Festival de chorume.
né?
Denise, cidadania mudou de nome?
Olá Denise, chorume é aquele líquido que escorre dos monturos de lixo? De outra mão o povo brasileiro tem muito que chorar. O Papa Francisco tem defendido o acesso ao Trabalho, a Terra e ao Teto, mas, desafortunadamente existem muitas vozes que se levantam contra esses direitos básicos e incitam a violência ao invés de apoiar o movimento de quem necessita de teto como no caso de São Mateus noticiado hoje.
A vida em sociedade nos proporciona certos confortos e alguma segurança, entretanto ela nos impõe algumas restrições, como por exemplo, ficarmos retidos em congestionamentos - em que pese nem todos sejam provocados por movimentos reivindicatórios - mas decorre, logicamente, do conforto da vida na urbes. Muito pior é a vida de milhões de pessoas que vivem em casas precárias onde ha mosquitos, infiltração, poeira e outras malinações. Então não se exige alto grau de inteligência para entender que o esforço deve ser no sentido de apoiar os movimentos populares, pois, eles estão pedido o básico! Sorte, Saúde e Cidadania!
Olá Distinto; permita-me discordar, porquanto, é justamente o contrário. O Brasil é um dos países que mais prende no mundo. E o que é pior, grande parte das pessoas presas não praticou violência e tantos outros estão presos provisoriamente, não foram julgados e permanece, as vezes anos a fio presos provisoriamente. Isso sim é que é uma afronta monumental.
Então, todo esforço racional deve ser no sentido de retirar as milhares de pessoas submetidas aos alucinantes presídios ao tempo que se evita mandar para lá outras tantas. Nada de incitar ao ódio.
Sorte, Saúde e Sabedoria.
... o brasil é o país em que mais se rouba no mundo, mais se mata no mundo, mais se corrompe no mundo. O número de prisões reflete o número de delinquentes azarados pegos com a "boca na botija", fora os outros 95% que mereciam estar presos.
Minha sugestão: triplicar o número de presos no Brasil. Seria um sossego!
Obs.: quem não deve não teme.
Obs. n° 2: não me envolvo com vagabundo, traficante e outros delinquentes.
DEFENDER A POPULAÇÃO POBRE DE SER LINCHADA PELA PROPRIA POLICIA QUE DEVERIA SER PAGA PRA DEFENDE-LA É SER ARRUACEIRO. AINDA BEM QUE VC É UM ZÉ NINGUÉM QUE NÃO SABE A DIFERENÇA DE ARRUAÇA E DE LUTA DE CLASSE....NO MINIMO DEVE SER TUCANO E ADORA UM POZINHO COMO SEU PRINCIPE AÉCIO NEVES....FICO ME PERGUNTANDO QUANTO ESSE SITE RECEBE DOS TUCANOS PARA ATACAR TODO MUNDO QUE É LIGADO AO PT?
De que jaula você fugiu, hein?
Na verdade, esta abestado ta ganhando muito dinheiro dos petralhas pra tumultuar. Porque na época dos petralhas ele não cobrou moradias do lula bilionário e da abestada da Dilma petrolão. Quantas pessoas trabalham pra conseguir moradia e estes bandidos querendo casa de graça. Governo é frouxo, botar este povo para correr, ninguém aguenta esse movimento de bandidos a mando do petralhas pra tumultuar na proteção de pilantragens sem justa causa.
Pode até ser errado a forma do tal Boulos protestar, mas a preocupação maior que deveria ser com quem precisa da ajuda do Estado para ter moradia inexiste. Deixem a economia livre cuidar delas e se não puderam ter uma moradia digna nesse sistema tão perfeito que nós vivemos, que se danem, só não as quero protestando na rua e me fazendo dar a volta no quarteirão para chegar em casa.
Caríssimo ,vou ter que discordar.Que adianta novas regras se as básicas não são seguidas,basta ver o que acontece no sistema prisional.o que fazer com as que mataram brandamente roubando o dinheiro da merenda,da saude,falsificando proteses?
Prezado Ricardo,
Li seu texto e gostei muito. Você verbalizou uma situação que me incomoda há tempos.
Porém, estou confuso com algo. O comentário do Cidrac Pereira de Moraes foi publicado nesta página por engano, ou eu estou com dificuldade de associá-lo ao seu brilhante texto?
Faça como eu. Sequer passe os olhos no que ele escreve. Ou é um psicopata ou mero provocador. Acho que o segundo. Nem perco meu tempo. Clico no botão aprovar e pronto. Abrs!
Huum! Acho que é o primeiro.
Olá Veneto; me falta talento para atuar como provocador, embora reconheça que a ironia e o humor sejam poderosos contra o desmando e a arrogância. Sou apenas um zé povinho daqueles que vivem da mão para boca como milhões em Pindorama, mas, como bom mineiro desconfio de muita coisa e sei, por exemplo, que Lulinha Paz e Amor não tem conta em banco do exterior e que o Papa Francisco tem defendido abertamente a luta dos pobres na busca dos três T, Terra, Trabalho e Teto, disto dessume que o rapaz que foi preso e agredido hoje de manhã, nas quebradas de São Mateus, atua em boa companhia. Grato.
Modéstia sua, Cidrac. Não lhe falta talento para atuar como provocador.
Falta-lhe talento para tudo.
Faltam-lhe, ainda, uma iniciação na gramática, um pouco mais de vocabulário, um certo cuidado com a grafia de termos mais eruditos ("urbes", por exemplo) e, principalmente, um mínimo de percepção da realidade que o envolve e capacidade de organizar o raciocínio para expor suas ideias.
putz!
Olá Veneto, você não estaria muito rigoroso na afirmação de que me falta talento para tudo? Esteja certo que seu alerta já me ajudou na percepção da realidade e no cuidado com a gramática. É fato que encontrei muita dificuldade para estudar, por isso, não tenho um nível escorreito. Mas, não deixarei de buscar melhorias. Neste sentido é bom encontrar pessoas como você que se dignam a apontar as falhas.
E quanto a defesa do Papa Francisco aos três T, preferes não oferecer nenhuma reflexão a respeito? Grato.