Publicidade

Categories: blogueiros

11 de Setembro: quinze anos de dor.

A perda de um ente querido é como uma ferida em carne-viva que nunca cicatriza. Com o tempo já não dói tanto, mas jamais desaparece.

O ataque em 11/9

Marginal Pinheiros, São Paulo. Era lá que eu estava naquela maldita manhã de terça-feira, 11 de setembro de 2001, trabalhando quando meu irmão me ligou. Corri pra casa — morava em SP — e liguei a TV. Sentei-me no sofá e vi a primeira torre ruir. O resto todos já sabem.

Conhecia as torres. Me lembro da primeira e da última vez que as visitei. Depois da tragédia jamais retornara ao local, mesmo tendo estado em Nova Iorque algumas vezes. Nunca quis ver as ruínas ou o vazio. Tampouco as obras e seus tapumes. Mas em Abril deste ano, aproveitando uma visita memorável à cidade por conta de um aniversário especialíssimo, criei coragem e me dirigi ao chamado Ground Zero. Um lugar estupendo.

Os EUA são mesmo admiráveis. Os caras ergueram um tributo ao valores democráticos ocidentais, sem obviamente esquecerem-se dos verdadeiros homenageados: os mortos e suas famílias. Um espaço gigantesco, sóbrio, imponente, onde o poder do dinheiro mistura-se à fragilidade da vida. Vê-se uma árvore viva sobrevivente e vê-se nomes de mortos igualmente sobreviventes – na memória e no coração dos entes queridos. Misturam-se selfies inapropriadas e orações mudas, sorrisos turistas e lágrimas de saudade. Saí de lá sentindo-me pequeno, menor.

Neste 11 de setembro conclamo os homens de boa vontade a unirem-se em memória dos tombados, dos familiares viúvos e órfãos, dos valores democráticos e de liberdade religiosa e, acima de tudo, da celebração da vida, desta vida, pois só a ausência daqueles que amamos é capaz de nos mostrar o tamanho da importância de aqui estarmos.

Homenageiem a morte, sim, mas celebrem a vida. Deus merece. Amém!

A reconstrução
Ricardo Kertzman

View Comments

  • Também estava em S.P.Estupefata olhando a tv com indignação, comnum medo terrível e com a sensação do mundo acabando.Lágrimas vieram aos olhos.E a cena de terror cada vez pior.Fica na lembrança uma chaga eterna.Como o homem pode ser tão cruel? Tantas famílias morreram ali. Ficou o ódio, os órfãos, os machucados pelo resto da vida.Mas a esperança, ah sempre ela, de que isso servisse de alerta para sermos melhores e mais humanos. Triste ilusão. E os americanos conseguem ainda dar a volta por cima e refazer a vida e homenagear a vida. Como precisamos evoluir!!!!!!!!

  • Talvez nós não ficaríamos tão chocados se pudéssemos ver o que as bombas americanas já fizeram mundo afora. Por exemplo: quantos civis morreram no WTC? E quantos civis morreram em Hiroshima e Nagasaki? Será que as bombas que matam civis na Síria têm origem somente Russa e do Estado Islâmico? Outra pergunta: Osama não foi devidamente treinado e armado pelos E.U.A. enquanto ele era um instrumento útil para a CIA no jogo geopolítico? Cada um colhe o que planta.

  • O GRANDE PROBLEMA DO SER HUMANO É QUERER ENTENDER OS DESÍGNIOS DE DEUS. NO MEU ENTENDIMENTO, O SER HUMANO ESTÁ SE AFASTANDO CADA VEZ MAIS DE DEUS. JUSTIFICO ESTE MEU ENTENDIMENTO: QUANDO JESUS ESTAVA NA COMPANHIA DOS SEUS APÓSTOLOS E PRESTES A SER LEVADO PRESO PARA SER CRUCIFICADO, RESPONDEU A UM QUESTIONAMENTO DESSES APÓSTOLOS SOBRE COMO IRIAM SOBREVIVER APÓS A IDA DE JESUS O CRISTO PARA JUNTO DO PAI SUPREMO DEUS. JESUS RESPONDEU AOS DISCÍPULOS, PARA QUE NÃO SE PREOCUPASSEM, POIS DEIXARIA UMA PESSOA ESPECIAL (O ESPÍRITO SANTO DE DEUS) PARA SOCORRÊ-LOS NAQUILO QUE NECESSITASSEM. A PARTIR DAÍ, O ESPÍRITO COMEÇOU SEU TRABALHO DE PRONTO ATENDIMENTO DA HUMANIDADE. NO ENTANTO TEM UM DETALHE QUE A HUMANIDADE ESTÁ DEIXANDO DE SER ATENDIDA PELO ESPÍRITO SANTO POR UM MOTIVO MUITO SIMPLES, O ESPÍRITO SANTO SÓ ATUA SE NÓS RECORRERMOS A ELE. SÓ SEREMOS ATENDIDO SE NOSSA CONTA CORRENTE ESPIRITUAL ESTIVER POSITIVADA. AS PESSOAS ATINGIDAS NA TRAGÉDIA DO 11 DE SETEMBRO, PROVAVELMENTE NÃO ESTAVAM COM SUAS CONTAS ESPIRITUAIS POSITIVADAS.

    • Não da pra generalizar, pessoas boas e pessoas menos boas morrem o tempo todo pelos mais variados motivos, não é porque morreu no WTC que o sujeito não é amparado pelo Espirito Santo, ele nos acompanha na vida e na morte também.

  • Deuses, a invenção mais sórdida que o ser humano criou. Há muita dor e lamento no mundo, não precisamos de mais...

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!