Quem imaginava que faltando uma única partida estivéssemos aqui fazendo contas e projeções para uma vaga das oito brasileiras na Libertadores? Entre as quais, seis direta na fase de grupos. Ao que eu vislumbrava, até o final do primeiro turno – antes de comemorar (quem diria) a chegada do Cuca – era brigar pelo título e como no ano passado poder comemorar rodadas antes do final do Brasileiro.
Antes de discorrer sobre isso, rapidamente, falo sobre a vitória de ontem que nos reacendeu a chama da classificação. O adversário, fraquíssimo, pouca resistência ofereceu ao Galo. Bem no início, a defesa do Cuiabá bateu cabeça – na verdade as pernas – e Keno desencantou. Ainda no primeiro tempo, numa assistência de Vargas, novamente Keno ampliou. Depois – já no segundo tempo – ele devolveu o presente ao chileno que fechou a goleada. Ano passado, era assim com todo e qualquer adversário. Mas, Cuca 2022 não foi o mesmo.
Atuando com uma camisa alegórica, gosto do Galo com uniforme tradicional, vencemos pela fragilidade do Cuiabá. O time teve uma oscilação, logo após sofrer um gol anulado pela arbitragem, mas a diferença técnica foi determinante ao resultado. Éverson, pouco exigido, precisa corrigir um vício irritante. Meu amigo, Bastião Verçosa lá do Araxá, me alertou faz tempos. Ele demora muito na reposição de bola. Fosse mais rápido, seguramente, jogadas em velocidade seriam fatais aos adversários. Demora tanto e recomeça com aquela jogada imbecil na defesa.
Ontem, sem o saltitante Allan, as coisas funcionaram melhor na ligação defesa, meio e ataque. A ausência do jogador, suspenso pela terceira vez na competição por cartões amarelos – vale dizer, tomou nove advertências –, não foi sentida pela equipe. Ao contrário, Otávio e Jair, funcionam melhor sem o Allan que o treinador insistia com um ou outro companheiro. Enfim, vencemos e subimos de volta ao sétimo lugar. Dizem que sete é o número da mentira. Provem o contrário. Ah! Registre-se, diferente do que eu previa e alguns torciam, a Massa esteve presente com mais de 28.800 pagantes. Portanto, 30 mil Atleticanos no Mineirão.
Para domingo, com todos os jogos no mesmo horário, a sorte será decidida. Se cinco equipes – Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo – já estão assegurados na fase de grupos, as três vagas restantes estão em aberto. Uma delas será direta e as outras duas na pré Libertadores. O Galo, junto com o Paranaense, têm os mesmos 55 pontos, mas perdemos a posição pelo número de vitórias. Além dos dois, ainda estão na briga por vagas o Botafogo, América, Fortaleza e com remotíssimas chances o São Paulo.
O que nos interessa é o nosso time do coração. Se vencer o Corinthians e o Paranaense não for vitorioso – situação ideal – asseguramos a sexta colocação e vamos direto para a fase de grupos a partir de abril. Em caso de empate, o Galo entra na pré Libertadores, pois chegando aos 56 pontos, pode ser ultrapassado por Paranaense (55) ou Botafogo (53), mas não será superado pelos concorrentes América e nem Fortaleza (ambos com 52).
Porém, caso sejamos derrotados, a chance de Libertadores ficará por um fio. Além dos dois que se enfrentam – Paranaense e Botafogo – um ou mesmo ambos podem superar o Galo. Já os outros dois, América e Fortaleza, se vencerem ultrapassam também nossa pontuação. Então é vencer para sonhar com a classificação direta nos grupos ou empatar para assegurar a pré Libertadores.
Ao final do jogo, com meu bom amigo Paulo Vilhena, ficamos lamentando a quantidade de “se” que teria evitado todo esse martírio. Desde “se” não tivesse perdido para o Botafogo, Paranaense, Goiás, além dos empates com Bragantino, Ceará, entre tantos outros resultados negativos surpreendentes no Mineirão. É a nossa sina, parece!
Hoje, cedinho ao acordar e assentar para redigir essa resenha, me ocupei por consultar o site de probabilidades da UFMG. Entre todos, ao que acompanho, é o melhor da modalidade. Transcrevo as chances, segundo o mesmo. Galo (89,4%), Paranaense (84,4%), Botafogo (51,7%), América (41,8%), Fortaleza (28,8%) e São Paulo (3,8%). Temos de ficar com um olho no nosso time lá no Itaquerão e o outro nos demais jogos. Paranaense e Botafogo, América e Atlético GO e ainda Santos e Fortaleza, sempre com mando de campo na casa do primeiro mencionado. Seja tudo o que Deus quiser, desde que ele queira o Galo na Libertadores. Que assim seja!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Nesta semana, indaguei aqui no espaço democrático, quando alguém respondeu-me que a década de 2012 até 2022, teria sido a melhor administrada do clube, a quem pertenceria, efetivamente, a Arena e qual era a dívida do clube. Fiquei sem resposta. E, ainda, quando me referi aos "artistas" da década de 80, também fui respondido com títulos conquistados - que reconheço óbvio -, porém se não conquistamos mais nos anos 80 foi por causa evidente do APITO, época em que foi flagrado, inclusive, um juiz ladrão que foi processado... Hoje, creio, é bem mais difícil isso acontecer. E indago mais: quais seriam os artistas da bola de hoje que superariam os da década de 80? Hulk só? Outra coisa: conheci pessoalmente o Elias Kalil, no Mineirão e em nenhum outro lugar mais, e, muito menos, o filho, a não ser como presidente do Galo. Mas, convenhamos, o Elias Kalil foi um baita presidente e merecia o nome da Arena, SE PERENCER MESMO AO GALO, e que agora estão reunindo prá dar outro nome.... Tempos estranhos...
Enfim, como sou galo desde que nasci, há bastante tempo, vamos torcer amanhã e ponto final.
boa tarde Eduardo e massa. porque estes amontoadas de peladeiros e pipoqueiros não jogaram assim contra o foguinho. Avaí.Ceará. goias. etc.porque Vargas pipoqueiro.keno bichado não jogaram assim em vários jogos. acordaram tarde demais até o nacho preguiça correu ontem ok se passa com estes amontoadas de peladeiros estão com medo de perder seus altíssimos salários de milhões por ano. piadas vocês não me engana. agora sem o inutel Allan butineiro o meio do campo joga mais o problema que no próximo jogo ele está de volta porque seu padrinho cuca manso não deixa fora do time. bom na poderosa sula americana já está agora é sofrer para tentar uma pre libertadores. vergonha. reformulação urgente em 2023.vai galooo.
Um amigo me mandou uma msg interessante após o jogo contra o poderoso Cuiabá que concordo.
Disse ele: Notou que o Vargas e o Keno fizeram gols na penúltima partida do campeonato? Aí a torcida e diretoria esquecem da pirraça, das contusões e falta de gols durante o ano todo?
Pois é, a última impressão é a que fica! Agora sim, chegaram os artilheiros dos gols desimportantes!
Renovem e aumentem os salários desses cracks que tanto nos orgulharam no decorrer do ano!
Keno e Vargas, seleção!
O time só ganhou porque o Alan não jogou. Nunca marcou um gol, só joga para os lados e com o goleiro, não consegue dar passe e não chuta com a perna direita.
Vamos ver se o Cuca mantem o mesmo time e deixa o Alan no banco.
Boa tarde!
Como faz bem para o time a ausência do ALLANpratrás!
Não gostei daquela faixa que colocaram enaltecendo o Cuca. Isso é coisa da diretoria ou de torcida que mama nas tetas do clube. A faixa deveria ter os seguintes dizeres: "Cuca, a maior fraude que por aqui passou" ou "Cuca, o mercenário manso".
Comemorei apenas os 3 pontos e mais nada... ganhar desse timinho horroroso do Cuiabá é pra lá de obrigação!!!
Para o fim de semana, eu não me arrisco com nenhum palpite e a que ponto chegamos depois de tanta expectativa para 2022, torcendo e rezando pra ficar em SEXTO lugar no Brasileirão... que vergonha!!!
Tô com um mal pressentimento com essa libertadores. O Corinthians, não vai poupar esforços para vencer o Galo, e América e fortaleza tem jogos teoricamente simples. Ontem o Nacho correu o tempo todo, mas pouco fez, espero que a diretoria não seja louca de mantê-lo em 23, assim como o Vargas, que só joga bola, 4 ou 5 partidas por ano.
O contrato do Nacho vence em dezembro de 2023. E como nada está tão ruim que não possa piorar, o contrato do Vargas vai até dezembro de 2024. Portanto, para se livrar dos caras, o Galão da Massa vai ter que gastar uma graninha...
Esse frangueiro quase apronta novamente.
Frangueiro
Bom dia Massa e Guru
O adversário de ontem foi tão fraco como : Bostafogo, Ceará, Goiás, Bragantino,São Paulo e utros que vieram aqui e levaram pontos valiosos que teriam nos colocado entre os primeiros, mas para o atleticano tão sofrido, valeu o resultado.
Ao que tudo indica, foi a despedida de Cuca no MIneirão e espero que como a dele tenha sido a despedida de vários jogadores do elenco.
Engraçado e até previsível é o fato do chileno voltar a jogar justamente quando nova ameaça de saída paira sob sua cabeça. Malaca o cara hein! Só espero que a diretoria não embarque nesta canoa furada de novo e renove o seu contrato.
Aliás, mesmo com minhas restrições, fico aqui pensando como Cuca foi burro em insistir com o insosso Sacha de camisa 9, ao invés do chileno que mesmo sonolento e descompromissado é anos luz melhor que seu concorrente.
Enfim, vamos pra São Paulo buscar uma classificação que se todos no clube tivessem um mínimo de vergonha na cara, já deveria ter sido garantida. E a campanha continua:
#Chega logo 2023!
Vargas e Keno ( jogando bem nas últimas partidas do campeonato) me faz lembrar a dupla Robinho e Fred que arrebentavam apenas contra o Cruzeiro, e enganaram por muito tempo. Acho que este time do Galo não aguenta o Corinthians e teremos que torcer por tropeços dos rivais.
Bom dia Eduardo e Atleticanos! em que pese a fragilidade do adversário , as expectativas para o Atlético contra o Cuiabá não era das melhores, tanto que a postura do Time e o resultado me surpreenderam, tamanho o descredito que estava com o time do Galo. Agora tem o Corinthians pela frente que vai tentar fechar o campeonato em terceiro. se o time do Galo não tiver a má sorte que o acompanhou em muitas rodadas e o time entrar focado pode-se esperar um bom resultado em São Paulo e aí a vaga da libertadores estará garantida. Portanto, nos resta crer que agora o time entrara em campo com gana e confiança para buscar esse bom resultado. Saudações Atleticanas.
Bom dia amigos do Galo. Como um elenco tão caro e qualificado, chega ao ponto de depender do último jogo para ser o oitavo colocado do campeonato?