Categories: blogueirosfutebol

Virada que não me convenceu

E o time do Coudet, mesmo vencendo depois de sair atrás no placar, segue sem motivar o Torcedor. Na saída do Mineirão, que teve quase 15 mil Atleticanos (muito abaixo dos públicos de quinta e domingo últimos), pude ouvir os comentários e opiniões de Atleticanos neste sentido. Já são 18 partidas na temporada, pois até agora – cada jogo com uma série de alterações – não podemos sonhar com desempenho que leve a títulos na temporada.

Pra se ter uma noção, da escalação inicial para a partida final do mineiro – frente ao América – o treinador fez sete alterações. Apenas Éverson, Jemerson, Hulk e Igor Gomes começaram jogando nos dois compromissos. E o último, sabemos, não está ganhando a posição, foi tão e somente opção do treinador. Nem Sampaoli, com aqueles delírios, fazia tantas alterações como seu compatriota Chacho.

Vejamos: Mariano/Saravia; Lemos/Fuchs; Rubens/Dodô; Otávio/Bataglia; Zaracho/Pedrinho; Pavon/Patrick; /Paulinho/Isaac. Os primeiros atuaram no domingo e os demais ontem frente ao nada ameaçador Brasil de Pelotas. Quer dizer, imaginei que não fosse amedrontar, mas o desempenho do Galo em campo fez até que saíssemos em desvantagem e tendo de buscar reverter a situação.

Nos primeiros minutos, só nos instantes iniciais, parecia que o elenco de 18 milhões de reais, iria se impor contra o sétimo colocado do campeonato gaúcho. Antes mesmo dos 10 minutos da primeira etapa, o adversário mostrando que veio para perder de pouco, começou a se assanhar e trouxe preocupação para a Massa – que apesar de tudo e em número reduzido da nossa capacidade de lotar estádios de BH – manteve o incentivo. Mas, em campo, o desempenho não era o esperado.

No intervalo tirou dois jogadores, quando nas rodas que participei o consenso era que deveriam ser três, exatamente os dois que entraram (Zaracho e Hyoran), até que nos primeiros minutos do segundo tempo fez a terceira (Pavon) que era quase consensual. Com isso, saíram Igor Gomes e Dodô (neste caso obrigando mais uma vez a improvisação do Patrick na ala) e por fim o estreante Isaac. Garoto bom de bola, mas que na fogueira sentiu o peso da camisa.

Nas resenhas, antes, intervalo e pós jogo, as piadas não perdoavam o treinador. Um brincou: “pedi ao presidente um treinador, ele me trouxe o Coudet”, numa alogia à entrevista que deixou sequelas na relação técnico/Torcedor. Outra comentava que sonhava em ganhar 32 milhões na mega. Daí um dos amigos da roda, sugeriu que ficasse com 30 e lhe passasse apenas dois milhões. Ato contínuo reagiu, “não posso, é pra pagar a multa do Coudet”. Não sei até quando isso vai ficar assim. Quero crer que, quando o time do Galo mostrar algum padrão de jogo, o Atleticano volte a respeitar o treinador. Isso que estamos acompanhando, ao que penso, justifica sim as anedotas. Ele é o responsável por isso.

Sobre o jogo e o time, reitero que a partida foi de qualidade ruim, entre dois times que não apresentaram nada que motivasse. O time gaúcho, que praticou o antijogo, seguiu fazendo cera até mesmo depois do segundo gol. Será que estão seguros da vitória no Rio Grande do Sul. Já o Galo, que nos interessa, não teve um único jogador que se destacasse. Saravia e Fuchs, ambos que já tiveram a defesa do blogueiro aqui neste espaço, foram muito mal. O lateral errava tudo. O zagueiro não acertou um cruzamento ou lançamento. Ambos, que já trabalharam com Coudet, foram indicações do treinador.

Bataglia, outro jogador sugerido pelo técnico, fez o gol e mostrou alguma qualidade, mas andou também claudicando. Creio que irá se firmar. Pavon, que vem mostrando boa melhora em campo, entrou só no segundo tempo e do lado esquerdo onde sabe jogar. Perdeu o terceiro gol nos instantes finais do jogo. Já o sistema defensivo, a exemplo do ano passado e de outros anteriores (só em 2021 funcionou nos tempos recentes) se mostrou confuso. A saída de bola tem sido uma temeridade. Desde os pés descalibrados até a dificuldade em fazer a bola ir para o campo de defesa do Brasil. Éverson, igualmente, tem se atrapalhado nessas saídas e nos chutões.

Em que pese o goleiro deles ter feito três defesas espetaculares, dignas de fotografia na capa do jornal, tivemos relativa dificuldade em ameaçar a meta contrária. Ganhamos, não deveria nem reclamar, mas imploro por um futebol de melhor qualidade e sem sofrimento toda partida. Que o treinador, que sinalizou pedir o boné e depois se arrependeu, justifique sua permanência no comando do Galo. Estamos acostumados a títulos e ao protagonismo e não fazer papel de figurante.

Por fim, gostei da atuação da árbitra Edina e suas auxiliares Neuza Inês e Leila. Colocam muito marmanjo falastrão no bolso, como aquele que coagiu em forma truculenta o jogador Hulk e o STJD – vergonhosamente – puniu com cestas básicas. Daronco tinha de ter sido banido do apito, mas isso aqui é cbf. Edina, quando um zagueiro do Brasil foi pra cima dela reclamando de uma marcação, peitou o parrudo que afinou. Boa juíza!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Bom dia Amigalos!!!
    Triste estarmos a mercê de um péssimo e horroroso treinador.
    Onde já se viu um clube com uma dívida desta, fazer um contrato absurdo com este senhor, uma multa estratosférica. Por isso teremos que engolir esta merda...

  • Valeu pela virada e a importante vitória, com vantagem mínima para jogar, podendo empatar no jogo da volta em Pelotas. Porém, realmente o Mano, apesar de ser mala, está certo com relação ao Coudet. Ele é burro e gosta de jogar pressão sobre si mesmo. Se a opção ontem era mesclar o time, visando preservar a estreia no Brasileiro e principalmente o jogo em Curitiba - onde não podemos pensar em sequer no empate, pq estamos na lanterna do grupo na Liberta - pq não entrou de uma vez com um time forte, fazia o resultado no primeiro tempo e poupava no segundo tempo. Não, o burro (ontem com sorte) põe um time mexido e com o mesmo sistema fraco e compulsivo e não arruma nada na primeira etapa. Na segunda metade, com as mexidas tardias e até o time esquentar, ainda leva mais um gol de bola aérea, coisa que acontece desde o jogo com a Caldense, lá na estreia do Mineiro! Se queria mesclar o time e sem menosprezar o Brasileirão, onde queremos o tetra (considerando a aceitação da conquista de 1937), por que não fez isso no jogo de sábado, contra o Vasco? É um jogo importante? Claro, porém se houvesse algum revés inesperado, dá pra se recuperar na segunda rodada. O Brasileiro é um campeonato longo, onde te permite essa recuperação. Agora, a Copa do Brasil é mata-mata e vale uma grana preta, muito maior do que a do Brasileiro, fora a vaga direta na próxima Libertadores! Qualquer bobeada numa eliminatória pode ser fatal! E poderíamos ter resolvido a parada ontem mesmo. Temos time para ganhar em Pelotas? Sim e não. Sim, no papel, pois temos um time mais forte, mais técnico etc do que o Brasil, time de Série D, mas como o Coudet muda a escalação todo jogo, vai depender do time que entrar em campo e também se o Galo vai se livrar da maldita máxima de "se não for sofrido, não é Galo"! Se toma um gol lá e não consegue o empate, já vai pro drama dos pênaltis! E a última coisa que precisamos é de um novo "Afogados" no nosso caminho....

  • 2023 repórter pergunta: " Everson! O quê vc achou do gramado?
    Resposta: "Achei uma porca enferrujada,com a rôsca espanada q ñ serve prá nada. De duas uma,ou ñ se fazem mais caminhão como antigamente,ou,o mecânico desses sertanoj...ooopsss! sertanejos,são headbangers e fazem uma manutenção bem de acordo com o q achei." E o GALO levou uma multa polpuda da conmebol por conta do estado do piso do porca... ooopsss! do mineirão,a qual não é de sua responsabilidade. Imagina se esse item,a porca, constasse no manual de clubes da própria?
    Repórter 1976: E aí Paulo Izidoro! O q vc achou do gramado?
    Resposta: Achei uma medalhinha e pedi ao Cerezo p guardar p mim.
    Conclusão: O gramado do Mineirão nos dias atuais aos poucos vai se tornando um depósito de ferro velho e se for comparar o futebol q o GALO jogava tempos atrás com o atual, é melhor deixar baixo. Vai q a gente ache uma porca(ria).
    Em tempo:desde q o fazedor de beicinho lá ficou responsável pelo futebol do Clube, é só trapalhada em cima de trapalhada. Mas isso é normal,afinal a mancha maior na nossa História foi ele quem colocou.
    No mais,ficamos aqui a esperar quem vai achar uma medalhinha,de preferência de tds os santos,q ajude ao GALO jogar um futebol melhorzim um cadim! Já deixo o alerta: tô fora de rifa,bingo, ação entre amigos etc... p angariar montante p pagar multa q eu não fiz.Bilionario não sabe o que faz? Se vira vivente! Embale q o filho é seus...
    Saudações Atleticanas

    • Engessado muda a tática/ esquema, vez em quando!!! Mostra a que veio. Tá certo que a diretoria ( sustentadaora) tem muita culpa) , mas que este time tá mal treinado tá. Isso é com vc chacho. Se houvesse tirado a multa,teria vazado já. Sds,

  • Procópio pediu Chicão e Palhinha.
    Propôs a troca Isidoro / Éder .
    Indicou Orlando e Valença .
    Luizinho ele buscou em Nova Lima

    Olha só o que ele montou :
    João Leite
    Orlando Osmar Luizinho Valença
    Chicão Cerezo Palhinha
    Pedrinho Reinaldo Éder

    Um dos maiores times de futebol que vi jogar

    Ah ! , não ganhou nada , dirão muitos que apontam Pedrinho como craque.

    A Hungria 54 também não ganhou .
    A Holanda 74 idem .
    Brasil 82 na mesma linha .

    Mas quem pode contestar o brilhantismo e a magia desses times?

    Hoje já indicaram uns 20 e é essa draga em campo .
    E fora dele .

    • Boa tarde

      Permita-me discordar nobre amigo de espaço.
      Brilhantismo se vai na memória, títulos e taça não.

      • JBHGALO ,

        à vontade , o espaço é aberto ao debate .

        Só que os times maravilhosos que vi jogar ( claro , a Hungria só em filmes super 8 ) me permitem o doce prazer de relembrar imagens de jogadas maravilhosas , concebidas por verdadeiros artistas da bola .

        Títulos ( uma anotação numa folha de papel ) e taças ( um objeto inerte apenas representativo de um feito ) não conseguem de forma alguma provocar sensações de puro enlevo como um gol que esteja gravado em nossaa mentes com a marca registrada dos , como disse , ARTISTAS DA BOLA .

    • Concordo contigo, amiGalo, Barata, mas sejamos justos com a geração anterior, Barbatana e o time de 1977 (dos "treze titulares", 10 saíram da base, certamente com participação do Dr. Zé das Camisas):

      João Leite (base)
      Alves (base); Márcio Gugu (base); Vantuir (base) e Waldemir
      Cerezzo (base); Ângelo (base) e Paulo Isidoro ou Marcelo (ambos da base);
      Serginho ou Marinho (base); Reinaldo (base) e Ziza

      ps.: para mim o Zé das Camisas era um Doutor

      • TEOBALDO ,

        claro que eu reputo o time do BARBATANA como um dos mais encantadores e espetaculares que já vi na vida , e com um jeito de jogar que só o Rinus Michels podia a ele ser comparado .

        Ouvir , por exemplo , o MARCELO se referir a ele é o que todos deveríamos fazer :
        nosso atacante sempre diz que nos treinamentos ( e aplicado ao jogo ) a condução da bola era sempre em dois toques , com muita movimentação , e eles tinham que saber o que fazer sem pensar ou reter o jogo ( assim com o Allan , o nosso craque de hoje , sempre faz , se me faço entender ) .

        O drible era recurso pra ser usado na definição da jogada .

        Aquele time era MÁGICO !

        No tocante ao time do PROCÓPIO , o que eu quis dizer foi sobre a capacidade de um técnico em escolher peças e lhes dar um conjunto majestoso , sem muitos gastos .

        Foi esta a minha ideia .
        Valeu muito o seu debate .

  • Triste.... E lembrar que tempos atrás, independente do elenco que o Galo tinha, quando enfrentava times de série C e D, ganhava em casa no mínimo com 3 gols de diferença... Hoje qualquer Brasil de Pelotas vem aqui e saem com a certeza que conseguirão vencer a partida de volta e eliminar o Galo. Cada dia está mais difícil assistir aos jogos do nosso time.

    • Será porque nossos jogadores são pouca coisa melhores que os deles? Quais jogadores do Galo jogariam nos times da década de 80 do Galo. Acho que só Hulk e Zaracho.

  • Prezado Ávila. O Galo, sob o comando desse peseudotreinador, nunca me convenceu, e jamais o fará.
    Não tem tática, esquema de jogo. Nada. Não sei o que virá pela frente, mas boa coisa não será.

  • Uma jogada quebo galo poderia treinar seria uma triangulação coordenada entre lateral, volante e extremo, mas tem de ser bem treinada. Quando p lateral estiver com a bola e houver espaço , o extremo deve acelerar pela linha de fundo para ocupar o espaço vazio, ao mesmo tempo que o volante se desmarca e as aproxima para receber do lateral , em posição de corpo para dar um tapa na bola e lancar o extremo na linha de fundo, que seguira a linha de fundo e dara um tapa para tras para atacantes e volantes dentro da area, com zagueiro e laterias compactando o time na intermediaria para pegarem.a sobra e primeiro volante para impedirem contra ataques, finalizarem, tentando pegar as duas linhas da retranca ainda espacadas e recuando para se compactarem Jogo rapido e coordenado que exige muito treino. O lateral se posiciona no ponto certo do campo e quando estiver a receber o volante ja se.aproxima e o extremo acelera , e se o extremo atacar o espaco vazio , os finalizadores ja estaram a se posicionar na area. Jogo coletivo treinado e coordenado. Transicao rapida entre defesa e ataque, com time atacando e defendendo em bloco, com pressao constante na saida de bola do adversario. Acho que o coudet ta propondo algo proximo disso

  • por que ninguem fala sobre a contrataçao inicial do coudet com multa absurda e certamente estranha?

  • Eduardo, tá me lembrando o Turco, infelizmente o time não engrena.
    O Turco foi Campeão Mineiro e Da Super Copa, Saiu nas oitavas da Copa do Brasil contra o Flamengo e na quartas da Libertadores contra o Palmeiras, no Brasileiro estava no G4 oas trancos e barrancos.
    Vejo um cenário bem parecido com ano passado, na Hora que pegarmos Palmeiras, Flamengo, River, Boca, com esse desempenho é preocupante, TEM QUE MELHORAR MUITO!!
    Quero demais pelo menos um título de expressão esse ano, mas do jeito que tá vai ser muito difícil!!

Recent Posts

Cumprindo tabela no BR e com ausências

A opção pelas Copas, que até questionei – sem criticar -, está cada dia mais…

15 horas ago

A sobriedade da Massa Atleticana

Conforme planejado, executei fielmente minha programação para a quinta, pós vitória e classificação dignas de…

2 dias ago

Na raça e no grito do “eu acredito”

Uma partida gigante, frente ao último campeão da Libertadores. Assim, como na Copa do Brasil…

3 dias ago

Motivação da Massa em alta

Tem tempos que não sentia uma atmosfera tão interessante para o Galo como para esse…

4 dias ago

A voz da massa é a voz da sensatez

Tudo bem, é verdade que somos milhões de técnicos, mas a decisão é do treinador…

5 dias ago

Vitória para engatar melhor sequência

O bom resultado e a boa apresentação da equipe, tem tudo para sinalizar uma mudança…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!