O resultado final, visto sem saber sobre o roteiro da partida, sugere que foi um jogo comum onde o dono da casa – com melhor elenco – venceu o confronto. Mas, numa curta resenha, quero justificar porque não foi exatamente como pode parecer. A começar pela escalação. Qual Atleticano não demonstrou surpresa com as escolhas? Creio que nenhum. Incluindo aqueles que entenderam e os que sempre estão questionando.
Sem dois suspensos, Mariano e Paulinho; em transição e aguardando para retornar ao time como Arana, Allan, Rabello e Kardec; somaram-se ainda Saravia, Lemos e Patrick vetados por diferentes problemas. Quando observado o banco de reservas, com apenas sete jogadores – incluindo Edenílson e Hyoran, que estão recuperando seus brilhos e sem saber exato os motivos (fazer número?) – não faltou quem criticasse a diretoria, o treinador, os médicos e até o blogueiro.
Não dispondo de nenhum lateral, foi mantido o improvisado Rubens do lado esquerdo e na direita o Zagueiro Fuchs. Nathans Silva e Jemerson no miolo. Sem dois volantes, optou por Bataglia, completando um trio com Zaracho e Igor Gomes; e três atacantes Hulk, Vargas e Pavón. O argentino finalmente atuou na Libertadores, depois de cumprir seis jogos de suspensão dos tempos de Boca Junior.
Minha caixa de mensagem ficou lotada, xingamentos de toda ordem, alguns até misturando meu post de ontem sobre a SAF com uma derrota que iria acontecer na partida. E no intervalo, além das redes sociais, lá mesmo no front da partida, lia e ouvia as previsões pessimistas sobre o futuro do Galo. Eliminação e falência pautavam as opiniões. Disse a um ou outro que ainda tinha confiança na vitória no segundo tempo. Nem sei se tinha mesmo, parecia ser daqueles dias que a bola bate na trave, no traseiro do zagueiro, a pontaria não ajuda, porém não queria me entregar ou ceder ao desânimo no meu entorno.
E voltamos perdendo gols. De memória, no jogo todo, cito os dois do Vargas nos primeiros minutos do jogo. Zaracho em grande defesa do goleiro, baixinho, mas que fechou a meta adversária. No final do primeiro tempo, Jemerson debaixo do gol (no lance que culminou na penalidade perdida). Hyoran escorrega e não passa a bola para Hulk, Zaracho de novo, Cadu (lance que sofreu pênalti) e até o Hulk numa cavadinha que nunca erra também mandou pra fora. Eita pontaria! Precisa ser treinada. E nosso super herói ontem não estava iluminado como sempre foi, é e sempre será!
Mas, tínhamos a grata surpresa, Igor Gomes mostrou que não veio só pra compor elenco. É opção e não perdeu tempo e tampouco deixou o Atleticano sofrer. Dois, gols um com cada pé, para selar nossa primeira vitória na Libertadores. Não teria um destaque individual, mas se tivesse de escolher um seria o Igor Gomes, tanto pelos tentos assinalados quanto pela leveza que estava em campo, notadamente depois dos gols. Mas, o melhor a mim, que se registre tenho criticado o Chacho, foi perceber que o time não vacilou e teve entrega em campo. Buscou encurralar o adversário, como tem feito embora sem vencer outras partidas, tendo mais que o dobro de tempo com posse de bola e chutado mais de 30 vezes no gol adversário que nem ameaçou Éverson.
Pra fechar, depois de uma noite curta de sono mas muito bem dormida, algumas considerações. De minha parte, até que algo justifique, vou dar um voto de confiança no treinador. Não retiro o que disse, ter sido ele o causador do mal-estar recente, mas o time vem mostrando alguma evolução e promete crescer muito com a volta dos contundidos. Pode e deverá render muito mais que até o momento. A aguardar!
O público, certamente pelo preço exorbitante, ficou longe do que eu imaginava e esperava. Muito pequeno mesmo. E o juiz? Teria adjetivos para dizer o que penso, mas vou evitar reações noutra seara. Diante de um time covarde, como o Alianza em campo, o árbitro se mostrou conivente com o antijogo e deu apenas quatro minutos de acréscimos em cada tempo. Até lateral, debaixo do nariz dele, inverteu em prejuízo do Galo.
Além de, em quatro penalidades, ter assinalado apenas uma, pouco ou quase nada marcava a favor do Galo e deixou a zagueirada peruana bater a vontade no Hulk. Vargas, a exemplo de Edenílson no jogo anterior, teve de ouvir a Torcida ao mencionar o seu nome, completar com “vamos jogar”. Semana passada deu certo com o meio campista. E finalmente, uma pergunta aos amiGalos deste nosso espaço. Coudet foi ousado, abusado ou louco? Lembrando que vencemos e cheios de desfalques.
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
TEOBALDO ,
você me deixou uma pergunta ontem sobre o LUAN .
O que eu sei é que se trata de um jogador com qualidades , mas as notícias que nos chegam é de que problemas extra-campo prejudicam o seu aproveitamento .
Tendo quem o ampare , psicologicamente falando , trata-se de uma boa alternativa .
Não , não jogamos com TRÊS ZAGUEIROS como opção tática do Monstro Coudet .
Tivemos o FUCHS como lateral mesmo , indo e voltando .
Foi um zagueiro deslocado pra lateral .
Como já tivemos um meia a exercer tal função .
Então , não teve nada de prancheta do Professor : foi pura necessidade .
p.s.
A PRANCHETA , hoje tão idolatrada como ferramenta dos PROFESSORES para passar suas mirabolantes alternativas de jogo foi , lá atrás , objeto de escárnio e deboche pra cima de quem a trouxe para a cena : o folclórico JOEL SANTANA !
Riam dele , faziam piadas quando ele aparecia com ela debaixo do braço .
Nos dias de hoje virou atração dos estudiosos .
Coisas do FUTEBOL MODERNO .
Boa tarde amigos do Galo. Então o NOSSO GALO faz um belo jogo mesmo estando com uma equipe totalmente improvisada e a manchete do SUPER é " O que Gabigol faz nos bastidores para driblar a má fase". PQP
Boa tarde, AmiGalos!!
Parafraseando um ex-jogador: " a moto vai pro Igor Gomes, o rádio para o Pavón!"
Corrigindo a informação: HULK, 7 cobranças de pênaltis, acertou 4 e errou 3. A média de acerto tá baixa. Tá batendo muito mal. Os goleiros já manjaram como ele bate. Dá um tempo. Igual vc parou de dar entrevistas. Ajuda né!
LIBERTAD x FURACÃO:
Jogam hoje às 21h no Paraguai. Um empate e a 3ª rodada terminará perfeita, nesta classificação: CAP (5); Alianza (4); Libertad (4) e CAM (3).
Assim ocorrendo, o Grupo G ficará embolado em melhor cenário para o Atlético.
E na rodada seguinte o Galo poderá até terminar na liderança, caso vença o CAP em BH e Alianza e Libertad terminem empatados em Lima.
E tem aquela: qualquer empate ou derrota do Atlético de agora em diante e a classificação dificilmente virá.
Eduardo Coudet já colocou o time pra jogar com 2 volantes, com 1 volante, com 3 meias, com 3 zagueiros, com 3 atacantes, com 2 atacantes, etc. E ainda tem sabichão dizendo que o time não tem variação tática, que o "treineiro" é apenas entregador de camisas... haja paciência pra ler tanta bobagem escrita por aí.
Quem sabe sem querer o Coudet tenha achado a base titular, tem que da uma sequência:
Goleiro: Everson
Laterais: Mariano e Rubens
Zagueiros: Fuchs e Jemerson
Volante: Bataglia
Meias: Igor Gomes e Zaracho
Atacantes: Pavon, Hulk e Paulinho
É o time que começou contra o Alianza mas com Mariano no lugar do Nathan Silva e Paulinho no lugar do Vargas.
Pelo o que esse time jogou merece um sequência...
O Lemos é titular absoluto na zaga! Pela outra vaga, brigam Jemerson e Bruno Fucks. Mas se ele quiser jogar com 3 zagueiros como ontem, é só sacar o Nathan Silva e escalar o trio.
Grande vitória do GALO! E vamos melhorando, ganhando confiança, apesar dos 10 desfalques e da carência de, principalmente, um centroavante estilo DIEGO COSTA. O jogo foi leal, cada time no seu ESQUEMA. O GALO atacando e o Alianza esperando. E o GALO sufocou, sufocou, faltou o gol, que ficou ainda mais claro no PÊNALTI: E HULK PERDEU MAIS UM. E TEM QUE SER CRITICADO POR ISSO. JÁ SÃO 7 PÊNALTIS E 4 PERDIDOS. PÉSSIMA MÉDIA. STOP. Por quê HULK tem que bater todos os pênaltis? Por quê HULK tem que bater todos os escanteios? Por quê HULK tem que bater todas as faltas? HUMILDADE FIII. TODA ARROGÂNCIA SERÁ CASTIGADA. Temos EDENILSON, VARGAS, LEMOS, HYORAM, PAVON, excelentes batedores de pênaltis, faltas, escanteios. Hora de ceder a vez. Parabéns ao CHACHO e comissão técnica. Ótima partida de PAVON. RUBENS tá melhorando na marcação, precisa respirar, diminuir a ansiedade, pegar a manha da lateral: hora de atacar, hora de defender. BATAGLIA chegou e assumiu a posição. Parabéns ao IGOR GOMES, grande partida, merecedor, o garoto é inteligente e vai ajudar muito o GALO. Elenco é para isso, quando alguns jogadores vão bem, sobe o nível do time. E vamos evoluindo GALO, jogo a jogo.
ONTEM , GANHAMOS TRÊS GRANDES REFORÇOS.
ÍGOR GOMES E PAVÓN , QUE AINDA NÃO TINHAM JOGADO NADA , PROVARAM ONTEM QUE PODEM SER TITULARES NESSE TIME....... PAVÓN , ESPECIALMENTE É UM JOGADOR DE SELEÇÃO , DE COPA DO MUNDO , TEM QUE JOGAR O QUE JOGOU ONTEM , E AINDA TEM POTENCIAL PARA MELHORAR MUITO......
ALÉM DE PAVÓN E GOMES , RUBENS É OUTRO QUE MOSTROU QUE TEM POTENCIAL PARA SER TITULAR , POIS É BEM MELHOR QUE DODÔ.........
PORTANTO , VAMOS COMEMORAR E EXIGIR DESSES JOGADORES QUE CONTINUEM MELHORANDO.
VARGAS , É UM CASO À PARTE , JOGADOR APROVADO INTERNACIONALMENTE , MAS PARECE ESTAR FAZENDO CORPO MOLE ......
A DIRETORIA PRECISA CHAMAR VARGAS À RESPONSABILIDADE E ATÉ APLICAR UMA MULTA , SE FOR O CASO..........
SE RESOLVER JOGAR , SERÁ MAIS UM GRANDE REFORÇO.