Amanhecemos ontem e antes de sentir o gosto amargo da derrota, revendo lances e mesmo ouvindo amiGalos – pela derrota vexatória -, somos bombardeados com a informação da demissão do Cuca. Nos próximos minutos, horas, logo depois do meio dia e assim foi intercalando sobre a realização de uma do treinador, até que ao final a boataria – providencial – adiou para a manhã desta terça-feira o anúncio. Até acho que é irreversível. Só não curto essa protelação como se tivesse negociando preço de material de construção ou qualquer matéria prima para obra ou mesmo juros de financiamento. Tampouco valor de cevada ou outros produtos de consumo similar. Somos milhões de Torcedores na expectativa de uma mudança de rumos que nunca acontece.
Vamos pegar a partir de 2020, sem fazer juízo de valor de cada profissional que esteve no comando Atleticano. Começamos com Dudamel, tivemos James Freitas como interino e fechamos com Sampaoli. Esse agitou em termos de contratações, revolucionando essas transações pois o Galo era tímido no mercado até o argentino bater de frente com os patrões. Foi embora, voltou Cuca – vitorioso da Libertadores de 2013 – que fez talvez o ano mais espetacular da história do Galo. Títulos: Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil; além de semifinalista da Libertadores. Se batesse nas quatro seria insuperável. Depois de ganhar tudo, a exemplo de 2013, abandonou o barco. Já até conversei com profissionais da área da psicologia para entender essa reincidência, nem eles – Atleticanos – encontraram resposta. Receio de não repetir o êxito?
Chegamos em 2022 e começamos com outro argentino Antônio Turco Mohamed (Antõe, turco e moha, trisugestimo) , mas saiu e deu lugar a interinidade de Lucas Gonçalves e voltou o Cuca fujão. Não repetiu os dois sucessos anteriores, embora nessa gestão tenha começado o desmanche do elenco campeão da temporada anterior. Na virada para 2023, de novo – mais um – argentino, agora Eduardo Coudet, também durou pouco e caiu, dando lugar a Felipe Scolari. O Felipão iniciou a temporada de 2024, com boa expectativa depois da bela campanha do segundo turno no Brasileirão. Fez um Mineiro muito desequilibrado e entestou com a Massa, saiu entre os dois jogos da finalíssima. Chegou Milito, para cumprir esse compromisso formal, uma vez que todos já davam o adversário com o título. Venceu com autoridade a segunda partida, numa virada extraordinária por 3 a 1. Caiu nas graças do Torcedor.
Início de Brasileiro fulminante e boa participação nas Copas do Brasil e Libertadores. Todo mundo militizou, até esse sujeito que digita esse blog diariamente. Chegamos nas duas finais das Copas. Perdemos ambas. Na do Brasil com duas derrotas, já a Libertadores – em jogo único – um passeio do campeão. Rua! Lucas Gonçalves comandou a equipe na última rodada em busca de evitar o rebaixamento. Nessa temporada, de volta o Cuca, me lembro de aqui dizer que não desejava mais o fujão, mas como seria estaria abraçado com ele. Pois que em sua quarta passagem pelo Galo, acumula agora duas de sucesso e outras duas vexatórias. Não curto essa troca de técnicos, até porque observem, desde que os atuais gestores decidem tudo no Galo já foram 12 mudanças com exatos nove nomes diferentes entre efetivos e interinos. Apenas Cuca (3X) e Lucas Gonçalves (2X, vai virar 3) repetiram no comando, os demais em apenas uma oportunidade.
Média altíssima! Dois por ano, agora ainda vai chegar o novo a ser indicado, após – claro – a confirmação da saída do Cuca. Não existe mais ambiente para o treinador no comando do Galo. Que tenha sido sua última passagem pela Cidade do Galo. Que seja feliz e terá – de minha pessoa e de muitos Atleticanos – o eterno reconhecimento pelas duas primeiras vitoriosas passagens pelo Galo. Orgulho da Massa que adotou e eternizou sua frase, chega funcionário e sai Torcedor. Mas, como naquele meme da garotinha: um, dois três, (no caso quatro), JÁ DEU! Boa sorte e, quero registrar que nunca me utilizei daquele ataque agressivo contra a pessoa do cidadão Alexi Stival. Sem entrar no mérito, estou entre os que privilegiam o benefício da inocência. Não sou julgador! Sucesso com os netos e vai curtir uma vida mais saudável que comer unha na beira do gramado.
Por fim, podem trazer quem quer que seja, não vou deixar minha Atleticanidade. Digo a boca miúda que alguns nomes não me agradam, mas creio que sequer deverão ser cogitados. Igualmente sem entrar no mérito, dois gaúchos da mala pesada, Tite e Mano Menezes. Outros, tão ultrapassados ou até mais que o atual, não me seduzem. Estaria eu disposto, mas sei que maioria do Torcedor não, por iniciar um exorcismo imediato. Que se danem as Copas do Brasil (embora confie no Galo) e mesmo a Sul-americana, mas optaria por tentar pontuar no Brasileiro para não repetir 2004/2005. Naquela oportunidade salvamos na última partida da primeira temporada e caímos na seguinte. Ano passado escapamos na rodada final, chispa!!! Temos um bom elenco, embora quase 10 podendo ser liberados, lá existem jovens valores precisando minutagem (Gabriel Delfim, Robert, Iván Roman e até Vitão, Patrick (sem DM), Iseppe, Cadu, Caio Maia, João Marcelo, Isaac (apesar de resistência pessoal) para mostrarem seu potencial. Não é possível que entre 10 garotos não vinguem três, quatro, cinco ou até mais. Caso contrário, só não sugiro fechar a base, pois estou dando crédito – assim como no profissional – a uma nova ordem a ser implementada. Seguramente a terceira, quarta ou quinta dos últimos tempos.
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Diferente da expressão usada por tementes e/ou adoradores a Deus, o Atleticano está dando um…
A goleada sobre os reservas do Vasco ontem não apagam a péssima campanha da temporada.…
Já vivenciamos dezenas, acredito que centenas, de despedidas. Quase todas impregnadas de saudade antecipada. Seja…
Ao longo das últimas décadas, no caso brasileiro por mais de meio século, o futebol…
Nem bem terminou a temporada para o Galo e as especulações já ocupam o noticiário.…
Hoje o dia amanheceu, ou melhor clareou pela minha janela depois de uma noite com…
View Comments
Valeu, Cuca, todo o meu respeito. Pra quem desmerece dizendo que foi o Sampaoli que montou o time em 2020, eu sigo achando que bom mesmo é quem levanta taça, mas tudo bem se tem quem prefira dar volta olímpica qdo o time é bem montado. SAN ps: sério que tem gente sugerindo Lisca, Pepa?! Jezuiszzzzzz muita çabedoria!
Bom, pessoal, Cuca já foi e ao meu ver tarde! Só não saiu antes pq Everson o salvou de um vexame contra o Bucaramanga e a sobrevida veio ao eliminar, nos pênaltis, o todo poderoso flamídia! Mas a verdade é que tirando esses próprios jogos contra o flamídia e o segundo tempo do primeiro jogo contra o Godoy Cruz, o Galo não vinha jogando nada e Cuca deveria ter saído após a vergonhosa derrota em casa para o péssimo time do Grêmio! Se não me engano, Vojvoda estava livre naquela ocasião, mas agora vai treinar o Santos com toda a sua bomba de Neymar em decadência e pernas de pau como companhia! Dentre as opções ventiladas, a menos pior é a de Sampaoli, até acho que Caixinha poderia se dar bem, mas com pré-temporada e tempo para acertar o time, coisa que não terá. Quem vier de cara terá que reverter um placar muito difícil contra o maior rival, outra decisão tremenda na altitude de La Paz e o longo Brasileiro! Enfim, é torcer pra Lucas Gonçalves ter mais uma vitória nesse confronto com o enjoado time de mesmo nome na Bahia e o time levantar um pouco a crista e ter um pouco de paz e treinamento. Se não der pra reverter, temos que jogar totalmente diferente e vencer o Cruzeiro é obrigação! Aliás, nossas últimas vitórias contra eles foi no Mineirão e com um placar que levaria para os pênaltis! Portanto, o Galo está ferido, mas ainda está vivo, pois como já postou alguém aqui, quem morre de véspera é o peru! De qualquer forma, passando ou não pelo Cruzeiro, é fazer logo os 45 pontos, levar a sério o Brasileiro e trazer um resultado bom da Bolívia, no mínimo um empate para decidir aqui em BH. Venha quem vier, terá que ter o aval da diretoria para mexer com os brios desse elenco mimado e possivelmente rachado e o apoio da torcida também para levantar o time, não acham?
Acho que agora é esperar os ânimos amainarem, procurar outro técnico (o Lisca está desempregado), e correr atrás dos pontos garantidores da série A/26.
Sampaoli NÃO! Pelo amor de Deus! Detesto aquele "raivosinho" de beira de gramado! Irritante, chato, joga para alguns tolos da Massa, mas mostrar o que é bom mesmo, à altura do nosso Galo, NADA!
Após a demissão do Cuca (o que considero erro), o único nome disponível em condições de fazer esse time jogar bonito e pra frente é Jorge Sampaoli. O argentino passou aqui como um furacão. É intenso e muito competente, na minha opinião.
Agora, se for pra trazer algum ilustre desconhecido, que nunca ganhou nada de relevante, melhor deixar o interino Lucas Gonçalves até o fim do ano.
Precisamos acalmar os ânimos, baixar a fervura, pois o ano está longe de acabar. Quem morre de véspera é peru.
Galo Sempre!
GB, eu também até preferiria o Lucas Gonçalves, mas, creio, deve ser muito obediente à turma de cima que nada entende de DIREÇÃO de futebol. Se tivesse uma certa autonomia, sem "direção" pra dar pitaco errado, eu apostaria nele.
Pessoal, estes nomes ventilados e que estão pipocando são todos balão de ensaio - Rebeldia...Pacotinho...Careca nervosinho...São bons treinadores, mas é tipo um "joga uma isca pra torcida ficar discutindo...esse ou aquele". A verdade é que na calada estão conversando com o Profexxor...pq o vestiário esta pegando fogo e dividido.
PRECISAMOS SER JUSTOS , EU E A MAIORIA DIS ATLETICANOS APLAUDIU A CONTRATAÇÃO DE CUCA...........
INFELIZMENTE NÃO DEU CERTO , CUCA SE MOSTROU SUPERADO , ULTRAPASSADO , UM TÉCNICO QUE NÃO EVOLUIU ........
A DEMISSÃO DEMOROU ATÉ DEMAIS..........
A DIRETORIA NÃO PODE ERRAR MAIS , A CONTRATAÇÃO DO NOVO TÉCNICO TEM QUE SER MUITO BEM PENSADA..........NÃO HÁ ESPAÇO PARA MAIS ERROS.
SAMPAOLLI ????? NÃO SEI SE SERIA UM BOM NOME....
Meu caro
Em todas as enquetes feitas nos diversos canais de comunicação, SAMPAOLI está ganhando de lavada das demais opções, mesmo todos sabendo do temperamento difícil do cara. E porque?
Primeiro porque ele é sem dúvida um dos melhores técnicos atuais do futebol e segundo porque ele tem o tamanho ideal para lidar com um elenco cheio de jogadorzinho chinelinho e cheio de mimimi, como o nosso.
Vc tem dúvida que se até Hulk tiver mal, com o careca ele vai pra reserva?
O cara é bravo e a torcida do Galo tá de saco cheio de panacas como nossos diretores, que não sabem e nem competência têm para cobrar os jogadores.
NOBRE BLOGUEIRO EDUARDO , NÃO VAMOS TENTAR ESCONDER O SOL COM A PENEIRA , POIS ISSO PODE SER MUITO PREJUDICIAL AO NOSSO GALO , ACREDITAR QUE ALGUM DESSES PERNAS DE PAU CITADOS ORIUNDOS DA BASE , PODE VIRAR JOGADOR DE FUTEBOL , NÃO DÁ , NEM PARA O MAIS OTIMISTA ATLETICANO.........
DESSES AÍ , PODE MANDAR TUDO EMBORA , TUDO CABEÇA DE BAGRE , EU NÃO ME ILUDO MAIS........
E lá vamos nós novamente! Começar tudo de novo, no meio do ano! Parabéns aos envolvidos!
Caiu!!!!