Categories: blogueirosfutebol

Tite, Ademir, a história e as lições

Paulo Peixoto

A revelação do treinador da seleção masculina principal do Brasil, Tite, falando do atacante Ademir e elogiando a bola do rapaz foi uma dessas coisas inesperadas. Ninguém previa que ele estaria de olho no jogador do Galo. Ponto pro Ademir.

Eu gostei de o Tite ter falado isso. Afinal, Ademir vem precisando de estímulos para voltar a jogar com regularidade, como jogou no América. Penso que Ademir ainda será muito útil com Cuca de treinador. Oremos!

Muita gente torceu o nariz para a fala do Tite. 1) Porque não gosta do Ademir; e 2) porque não gosta / odeia / não tolera o Tite, depois da sua passagem pelo CAM.

Quanto ao ponto 1, é fato que Ademir teve boas chances com o Turco Mohamed e pouco aproveitou, embora tenha brilhado nos jogos contra o Flamengo no Mineirão. Ah, mas quem jogou bem e com regularidade neste ano no Galo? Nem o Hulk. Os gols que o Ademir perdeu, o Hulk também perdeu.

Ah, mas é claro que o Hulk tem um crédito danado e o Ademir não tem. Mas, cá pra nós, o Hulk já gastou todo o seu crédito. Ele e a Cia. inteira já estão em débito com o CAM. Todos precisam voltar a jogar bola com regularidade, e rápido.

O ponto 2 envolve uma questão que está no ar desde a segunda saída de Cuca do Galo, no final do ano passado. Trata-se de um contínuo tititi de que Tite pode voltar a treinar o Galo, qualquer dia após deixar a seleção brasileira.

Isso deixa alguns atleticanos com ar de revolta, porque Tite foi um dos treinadores naquele fatídico ano de 2005, quando caímos para a série B. Colocam na conta do Tite o rebaixamento. Treinador sempre leva a culpa, e deve ter, sim, a sua parcela de culpa. Mas, e o elenco que não jogou absolutamente nada naquele ano?

É bom lembrar que aquele ano do Galo começou no desastrado Campeonato Mineiro, sob o comando do experiente técnico Procópio Cardoso. Ficamos apenas em quarto lugar na fase de classificação e fomos eliminados pelo Cruzeiro na semifinal –que, por sua vez, perdeu o título para o Ipatinga.

Na fase de classificação, o que salvou foi a vitória de 2 a 0 sobre o Cruzeiro. O time daquele jogo foi: Danrlei, George Lucas, André Luiz, Henrique e Rubens Cardoso; Walker, Ataliba, Renato e Rodrigo Fabri; Euller e Quirino.

No primeiro jogo da semifinal, o time do Galo foi Diego Alves; George Lucas, André Luiz, Adriano e Rubens Cardoso; Ataliba, Amaral, Renato e Rodrigo Fabri; Edson Araújo e Fábio Jr.

No jogo da volta, mais mudanças: Henrique foi para a zaga no lugar de Adriano, Leandro Smith entrou no Lugar de Renato e, na frente, jogaram Prieto e Quirino. No decorrer do jogo entraram o volante Márcio Araújo e o atacante Marcelo Sá.

Com o fiasco, saiu Procópio e veio Tite, que pediu demissão duas vezes naquele ano. Na primeira, houve um pedido do novo diretor de futebol, Carlos Alberto Silva, para que ele reconsiderasse. Ele voltou, então, a comandar o time uma semana depois. Mas foi uma vez somente, no Mineirão, contra o Paysandu. O Galo só empatou, e a torcida cantou “Adeus, Tite”. Tite, então, se demitiu de vez, em agosto.

O time que Tite escalou naquele jogo contra o Paysandu foi Danrlei; Walker, Leandro Castan, Henrique e Rubens Cardoso; Zé Antônio, Rafael Miranda (Édson Araújo), Fábio Baiano e Rodrigo Fabri (Euller); Marques e Luís Mário (Renato).

Saiu Tite, com 25,5% de aproveitamento, em 17 jogos, e entrou Marco Aurélio, que teve 39,2% de aproveitamento, também em 17 jogos.

Marco Aurélio foi demitido após perder em casa para o Fortaleza, de virada. O time daquele jogo foi Diego; Rodrigo Dias (George), Cáceres, Marquinhos e Rubens Cardoso; Amaral, Vinícius (Catanha), Zé Antônio e Ramon (Rafael Miranda); Marques e Uéslei.

O último treinador do ano foi Lori Sandri, que teve 52,3% de aproveitamento em sete jogos.

Quando Lori assumiu, ele insistiu com o time anterior em três partidas. Obteve duas derrotas em casa e um empate fora. Na partida seguinte, a quarta, ele fez a mudança que muitos atleticanos esperavam que tivesse acontecido antes, que foi colocar para jogar os “meninos do Galo”.

Esse rótulo a equipe ganhou com a entrada de vários juniores nos últimos dias de campeonato. A garotada ficou invicta. Nas quatro partidas em que os garotos jogaram, eles ganharam três vezes e empataram uma.

O empate foi na partida derradeira, contra o Vasco de Romário, no Mineirão. Aquela partida decretou o rebaixamento. O time daquele jogo, no esquema 3-5-2, foi Bruno; Cáceres, Lima e Thiago Junio; Rodrigo Dias, Alicio, Rafael Miranda, Tchô (Rodrigo Silva) (Euller) e Rubens Cardoso; Renato e Pablito (Quirino).

O elenco de 2005 do Galo foi estranho demais. Marques já tinha 32 anos, e Euller, 34. E foi um entra e sai danado de jogadores. Tudo muito esquisito, mal planejado. Por isso sempre acho prudente refletir sobre o elenco antes de colocar apenas na conta de Tite o rebaixamento. E nunca podemos nos esquecer do papel da diretoria, claro.

Trago essa história à baila porque acho que o Galo de 2022 ensina um pouco sobre isso também. Se os jogadores não assumirem as suas responsabilidades, com confiança e entrega, a coisa pouco vai andar.

Mais de uma vez, Tite falou sobre uma espécie de dívida que ele sente ter com o Galo. Na semana passada, ele voltou a falar disso, quando soltou um “talvez” acerca de um eventual retorno.

Tite disse que a maturidade traz aprendizados, e é verdade. Isso deve valer para as duas partes, ou as três, se formos considerar os torcedores também.

Não estou aqui dizendo se o CAM deve ou não deve contratar Tite no futuro. O que estou dizendo é que o ocorrido em 2005 jamais deve ser usado como critério para contratar ou não contratar Tite. Os critérios de escolha devem ser outros.

Se fossemos levar a ferro e fogo, Cuca não teria retornado ao Galo em 2021 para se tornar o maior vencedor da história do CAM, já que parte da torcida o escorraçava pelos acontecimentos do final de 2013, na patacoada do mundial de clubes da Fifa.

Agora, o Galo segue aguardando as decisões de Cuca, ou da CBF, caso a instituição resolva convidar o treinador do Galo para substituir Tite na seleção. Em quatro meses é provável que tenhamos um desfecho sobre isso.

Até lá, o Galo de Cuca 3 precisa reagir forte para tentar buscar a vaga na Libertadores-2023. É o que nos resta esperar, acreditar e torcer. E, quem sabe, com Ademir comendo a bola depois dos elogios de Tite. Oremos!

Mas Cuca não pode perder de vista os meninos que o Galo têm atualmente e que estão pedindo passagem. Rubens é só um caso. Se os “medalhões” não estão entregando o que se espera deles, o banco de reservas pode ser uma boa terapia para alguns deles.

*Fotos: redes sociais do Atlético e Superesportes/DA (Tite)

Blogueiro

View Comments

  • "Dentro de campo está difícil, vocês não imaginam fora de campo, em relação às finanças do clube. Nós temos o maior endividamento do futebol brasileiro".
    Declaração, hoje, do sujeito que "figura" como presidente do Galo!!
    Como alcançar boas propostas de investidores para uma "possível" SAF com esse amadorismo...triste realidade a nossa...

    • Amadorismo pouco é bobagem! Leia a matéria do Capello no ge-galo sobre a arena que se pagava por si só e sinta-se enganado como se não houvesse amanhã. Só isso

  • boa tarde Eduardo e massa e Paulo Peixoto. ademir o foguete molhado na seleção da vergonha? poderia ir e um clube europeu comprar rápido.espero eu que este engodo de treinador nunca mais volta no galo. ontem a rainha da Inglaterra o coelho apareceu puxando saco dos 4RS que se não fossem eles o galo estava na série B. porque este péssimo presidente aproveitou e disse porque doaram o resto do Chopinng e a dívidas continua aumentar. aliás não sei ok este presidente fraco faz no galo ja que não manda em nada. piadas. aliás o engodo o diretor de futebol só abre a boca para falar merda. aff.enquanto isto o DM esta com o bichado do Pedrinho que veio passar férias no Ct. Otávio e Kardec. a galo falta 10 pontos para acabar o ano. pipoqueiros. vá galoooooo.

  • Peixoto, saudações Atleticanas!
    Saímos de 2005,mas 2005 não saiu do CAM. Basta ver a enxurrada de besteirol que um dos caras que "saíu de fininho" á época e hj continua um zero a esquerda dentro da Instituição, vem soltando para a imprensa nos últimos dias. O nível de depreciação que o CAM vem sofrendo da boca deste sr., nem o mais ferrenho dos adversários é capaz de fazer. Para mim é o mesmo modus operand utilizado qdo venderam um importante patrimônio do Clube,ou seja,fortalecer a narrativa de que ao final do ano não haverá outra salvação_mais uma_ que não seja a saf. Conselho compra a ideia e parte_ veja bem! PARTE da torcida_ da torcida segue batendo o bumbo que os maluco querem que seja batido p eles sambarem na cara do restante dos torcedores que não compram essa narrativa tosca,nem fUd€π$©!!!!
    Abs

  • Não tem explicação cabível que explique a diferença de rendimento do galo nestes dois anos 2021 e 2022. Cadê aquele CAM que era respeitados e até mesmo temido por todos os adversários? Keno, Jair, Vargas, Hulk, Júnior Alonso e cia? Não é possível uma coisa dessa. Realmente chegou a hora de dar banco a estes jogadores como disse o Miguel Alhadas. Está na hora do Cuca ter uma atitude contundente, pois se não poderá ser tarde demais.

  • Boa tarde amigos do Galo. "Rivais diretos vencem, e Galo vê situação difícil para vaga na Libertadores", porque voce não continua centrando suas atenções no acesso do CSA a série A?

  • Agente tá uma draga danada, pra que lembrar de 2005? 2005 pra mim tá morto e enterrado.
    Que o Galo volte a ser como em 2021.
    Saudações!!

  • Boa tarde Massa, PP e Guru

    Socorro! Cadê 2023?
    Pois é estive recordando aqui as postagens e os comentários do início deste ano e os assuntos predominantes eram:
    - Galo vai qualificar elenco
    - Galo vai brigar por todos os títulos;
    - Gao vai priorizar a libertadores
    - Galo melhor elenco do Brasil
    - Arena MRV, será redenção do Galo
    - Galo constrói arena sem recursos públicos
    - Galo tem planejamento de reduzir a dívida
    - Os mecenas garantem que o Galo será uma das mais poderosas equipes sul-americanas

    Pronto! Acordei e tudo que estávamos apostando virou a palavra da moda.
    Um verdadeiro FAKE NEWS!

  • Estou enganado pode me dizer, não tem mulheres comentando aqui, muita coisa é dita aqui, esquecemos que ficamos 50 sem o brasileiro, galo sempre.

  • Boa tarde Peixoto.
    Somente assisti ao segundo tempo do jogo do GALO e pelo que EU vi, o Ademir não consegue jogar, pois é derrubado sempre que consegue o drible e nem sempre a arbitragem dá cartão amarelo.
    O Hulk infelizmente não conseguiu produzir nada, errando todas as jogadas em que participou.
    Quanto ao elenco de garotos que
    Participou do final do campeonato de 2005, creio que somente o goleiro Bruno teve sucesso na carreira de bom jogador.
    No mais, desejo ao cronista muita paciência, pois não é fácil agradar a todos os leitores e ter que ler alguns comentários jocosos e desrespeitosos. Grande abraço.

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

4 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

5 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

6 dias ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

7 dias ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!