Categories: blogueirosfutebol

Tite, Ademir, a história e as lições

Paulo Peixoto

A revelação do treinador da seleção masculina principal do Brasil, Tite, falando do atacante Ademir e elogiando a bola do rapaz foi uma dessas coisas inesperadas. Ninguém previa que ele estaria de olho no jogador do Galo. Ponto pro Ademir.

Eu gostei de o Tite ter falado isso. Afinal, Ademir vem precisando de estímulos para voltar a jogar com regularidade, como jogou no América. Penso que Ademir ainda será muito útil com Cuca de treinador. Oremos!

Muita gente torceu o nariz para a fala do Tite. 1) Porque não gosta do Ademir; e 2) porque não gosta / odeia / não tolera o Tite, depois da sua passagem pelo CAM.

Quanto ao ponto 1, é fato que Ademir teve boas chances com o Turco Mohamed e pouco aproveitou, embora tenha brilhado nos jogos contra o Flamengo no Mineirão. Ah, mas quem jogou bem e com regularidade neste ano no Galo? Nem o Hulk. Os gols que o Ademir perdeu, o Hulk também perdeu.

Ah, mas é claro que o Hulk tem um crédito danado e o Ademir não tem. Mas, cá pra nós, o Hulk já gastou todo o seu crédito. Ele e a Cia. inteira já estão em débito com o CAM. Todos precisam voltar a jogar bola com regularidade, e rápido.

O ponto 2 envolve uma questão que está no ar desde a segunda saída de Cuca do Galo, no final do ano passado. Trata-se de um contínuo tititi de que Tite pode voltar a treinar o Galo, qualquer dia após deixar a seleção brasileira.

Isso deixa alguns atleticanos com ar de revolta, porque Tite foi um dos treinadores naquele fatídico ano de 2005, quando caímos para a série B. Colocam na conta do Tite o rebaixamento. Treinador sempre leva a culpa, e deve ter, sim, a sua parcela de culpa. Mas, e o elenco que não jogou absolutamente nada naquele ano?

É bom lembrar que aquele ano do Galo começou no desastrado Campeonato Mineiro, sob o comando do experiente técnico Procópio Cardoso. Ficamos apenas em quarto lugar na fase de classificação e fomos eliminados pelo Cruzeiro na semifinal –que, por sua vez, perdeu o título para o Ipatinga.

Na fase de classificação, o que salvou foi a vitória de 2 a 0 sobre o Cruzeiro. O time daquele jogo foi: Danrlei, George Lucas, André Luiz, Henrique e Rubens Cardoso; Walker, Ataliba, Renato e Rodrigo Fabri; Euller e Quirino.

No primeiro jogo da semifinal, o time do Galo foi Diego Alves; George Lucas, André Luiz, Adriano e Rubens Cardoso; Ataliba, Amaral, Renato e Rodrigo Fabri; Edson Araújo e Fábio Jr.

No jogo da volta, mais mudanças: Henrique foi para a zaga no lugar de Adriano, Leandro Smith entrou no Lugar de Renato e, na frente, jogaram Prieto e Quirino. No decorrer do jogo entraram o volante Márcio Araújo e o atacante Marcelo Sá.

Com o fiasco, saiu Procópio e veio Tite, que pediu demissão duas vezes naquele ano. Na primeira, houve um pedido do novo diretor de futebol, Carlos Alberto Silva, para que ele reconsiderasse. Ele voltou, então, a comandar o time uma semana depois. Mas foi uma vez somente, no Mineirão, contra o Paysandu. O Galo só empatou, e a torcida cantou “Adeus, Tite”. Tite, então, se demitiu de vez, em agosto.

O time que Tite escalou naquele jogo contra o Paysandu foi Danrlei; Walker, Leandro Castan, Henrique e Rubens Cardoso; Zé Antônio, Rafael Miranda (Édson Araújo), Fábio Baiano e Rodrigo Fabri (Euller); Marques e Luís Mário (Renato).

Saiu Tite, com 25,5% de aproveitamento, em 17 jogos, e entrou Marco Aurélio, que teve 39,2% de aproveitamento, também em 17 jogos.

Marco Aurélio foi demitido após perder em casa para o Fortaleza, de virada. O time daquele jogo foi Diego; Rodrigo Dias (George), Cáceres, Marquinhos e Rubens Cardoso; Amaral, Vinícius (Catanha), Zé Antônio e Ramon (Rafael Miranda); Marques e Uéslei.

O último treinador do ano foi Lori Sandri, que teve 52,3% de aproveitamento em sete jogos.

Quando Lori assumiu, ele insistiu com o time anterior em três partidas. Obteve duas derrotas em casa e um empate fora. Na partida seguinte, a quarta, ele fez a mudança que muitos atleticanos esperavam que tivesse acontecido antes, que foi colocar para jogar os “meninos do Galo”.

Esse rótulo a equipe ganhou com a entrada de vários juniores nos últimos dias de campeonato. A garotada ficou invicta. Nas quatro partidas em que os garotos jogaram, eles ganharam três vezes e empataram uma.

O empate foi na partida derradeira, contra o Vasco de Romário, no Mineirão. Aquela partida decretou o rebaixamento. O time daquele jogo, no esquema 3-5-2, foi Bruno; Cáceres, Lima e Thiago Junio; Rodrigo Dias, Alicio, Rafael Miranda, Tchô (Rodrigo Silva) (Euller) e Rubens Cardoso; Renato e Pablito (Quirino).

O elenco de 2005 do Galo foi estranho demais. Marques já tinha 32 anos, e Euller, 34. E foi um entra e sai danado de jogadores. Tudo muito esquisito, mal planejado. Por isso sempre acho prudente refletir sobre o elenco antes de colocar apenas na conta de Tite o rebaixamento. E nunca podemos nos esquecer do papel da diretoria, claro.

Trago essa história à baila porque acho que o Galo de 2022 ensina um pouco sobre isso também. Se os jogadores não assumirem as suas responsabilidades, com confiança e entrega, a coisa pouco vai andar.

Mais de uma vez, Tite falou sobre uma espécie de dívida que ele sente ter com o Galo. Na semana passada, ele voltou a falar disso, quando soltou um “talvez” acerca de um eventual retorno.

Tite disse que a maturidade traz aprendizados, e é verdade. Isso deve valer para as duas partes, ou as três, se formos considerar os torcedores também.

Não estou aqui dizendo se o CAM deve ou não deve contratar Tite no futuro. O que estou dizendo é que o ocorrido em 2005 jamais deve ser usado como critério para contratar ou não contratar Tite. Os critérios de escolha devem ser outros.

Se fossemos levar a ferro e fogo, Cuca não teria retornado ao Galo em 2021 para se tornar o maior vencedor da história do CAM, já que parte da torcida o escorraçava pelos acontecimentos do final de 2013, na patacoada do mundial de clubes da Fifa.

Agora, o Galo segue aguardando as decisões de Cuca, ou da CBF, caso a instituição resolva convidar o treinador do Galo para substituir Tite na seleção. Em quatro meses é provável que tenhamos um desfecho sobre isso.

Até lá, o Galo de Cuca 3 precisa reagir forte para tentar buscar a vaga na Libertadores-2023. É o que nos resta esperar, acreditar e torcer. E, quem sabe, com Ademir comendo a bola depois dos elogios de Tite. Oremos!

Mas Cuca não pode perder de vista os meninos que o Galo têm atualmente e que estão pedindo passagem. Rubens é só um caso. Se os “medalhões” não estão entregando o que se espera deles, o banco de reservas pode ser uma boa terapia para alguns deles.

*Fotos: redes sociais do Atlético e Superesportes/DA (Tite)

Blogueiro

View Comments

  • "Dentro de campo está difícil, vocês não imaginam fora de campo, em relação às finanças do clube. Nós temos o maior endividamento do futebol brasileiro".
    Declaração, hoje, do sujeito que "figura" como presidente do Galo!!
    Como alcançar boas propostas de investidores para uma "possível" SAF com esse amadorismo...triste realidade a nossa...

    • Amadorismo pouco é bobagem! Leia a matéria do Capello no ge-galo sobre a arena que se pagava por si só e sinta-se enganado como se não houvesse amanhã. Só isso

  • boa tarde Eduardo e massa e Paulo Peixoto. ademir o foguete molhado na seleção da vergonha? poderia ir e um clube europeu comprar rápido.espero eu que este engodo de treinador nunca mais volta no galo. ontem a rainha da Inglaterra o coelho apareceu puxando saco dos 4RS que se não fossem eles o galo estava na série B. porque este péssimo presidente aproveitou e disse porque doaram o resto do Chopinng e a dívidas continua aumentar. aliás não sei ok este presidente fraco faz no galo ja que não manda em nada. piadas. aliás o engodo o diretor de futebol só abre a boca para falar merda. aff.enquanto isto o DM esta com o bichado do Pedrinho que veio passar férias no Ct. Otávio e Kardec. a galo falta 10 pontos para acabar o ano. pipoqueiros. vá galoooooo.

  • Peixoto, saudações Atleticanas!
    Saímos de 2005,mas 2005 não saiu do CAM. Basta ver a enxurrada de besteirol que um dos caras que "saíu de fininho" á época e hj continua um zero a esquerda dentro da Instituição, vem soltando para a imprensa nos últimos dias. O nível de depreciação que o CAM vem sofrendo da boca deste sr., nem o mais ferrenho dos adversários é capaz de fazer. Para mim é o mesmo modus operand utilizado qdo venderam um importante patrimônio do Clube,ou seja,fortalecer a narrativa de que ao final do ano não haverá outra salvação_mais uma_ que não seja a saf. Conselho compra a ideia e parte_ veja bem! PARTE da torcida_ da torcida segue batendo o bumbo que os maluco querem que seja batido p eles sambarem na cara do restante dos torcedores que não compram essa narrativa tosca,nem fUd€π$©!!!!
    Abs

  • Não tem explicação cabível que explique a diferença de rendimento do galo nestes dois anos 2021 e 2022. Cadê aquele CAM que era respeitados e até mesmo temido por todos os adversários? Keno, Jair, Vargas, Hulk, Júnior Alonso e cia? Não é possível uma coisa dessa. Realmente chegou a hora de dar banco a estes jogadores como disse o Miguel Alhadas. Está na hora do Cuca ter uma atitude contundente, pois se não poderá ser tarde demais.

  • Boa tarde amigos do Galo. "Rivais diretos vencem, e Galo vê situação difícil para vaga na Libertadores", porque voce não continua centrando suas atenções no acesso do CSA a série A?

  • Agente tá uma draga danada, pra que lembrar de 2005? 2005 pra mim tá morto e enterrado.
    Que o Galo volte a ser como em 2021.
    Saudações!!

  • Boa tarde Massa, PP e Guru

    Socorro! Cadê 2023?
    Pois é estive recordando aqui as postagens e os comentários do início deste ano e os assuntos predominantes eram:
    - Galo vai qualificar elenco
    - Galo vai brigar por todos os títulos;
    - Gao vai priorizar a libertadores
    - Galo melhor elenco do Brasil
    - Arena MRV, será redenção do Galo
    - Galo constrói arena sem recursos públicos
    - Galo tem planejamento de reduzir a dívida
    - Os mecenas garantem que o Galo será uma das mais poderosas equipes sul-americanas

    Pronto! Acordei e tudo que estávamos apostando virou a palavra da moda.
    Um verdadeiro FAKE NEWS!

  • Estou enganado pode me dizer, não tem mulheres comentando aqui, muita coisa é dita aqui, esquecemos que ficamos 50 sem o brasileiro, galo sempre.

  • Boa tarde Peixoto.
    Somente assisti ao segundo tempo do jogo do GALO e pelo que EU vi, o Ademir não consegue jogar, pois é derrubado sempre que consegue o drible e nem sempre a arbitragem dá cartão amarelo.
    O Hulk infelizmente não conseguiu produzir nada, errando todas as jogadas em que participou.
    Quanto ao elenco de garotos que
    Participou do final do campeonato de 2005, creio que somente o goleiro Bruno teve sucesso na carreira de bom jogador.
    No mais, desejo ao cronista muita paciência, pois não é fácil agradar a todos os leitores e ter que ler alguns comentários jocosos e desrespeitosos. Grande abraço.

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

11 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

1 dia ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

2 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

3 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

4 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!