Categories: blogueirosfutebol

Time pra lá de despudorado

Trocando em miúdos, mais que sem vergonha. Descarados! VTNC, saf! FDP, elenco! VSF, comando técnico! Voltei arrasado da casa que um dia imaginei fosse minha (nossa), mas que nada mais é que um capricho de milionários que estão brincando com o sentimento do Atleticano. Como já mencionei aqui, vivendo tratamento oncológico, consegui autorização da médica para ir até minha cidade (Araxá) participar de encontro de colegas da infância/adolescência. Com todos os cuidados e recomendações, ajustado por voltar no domingo cedinho em tempo de ir ver o nosso time do coração. Horários apertados e cumpridos, estrada péssima e cheia de “pare/siga” cheguei no local do confronto por volta de 15 horas.

Cansado, evidentemente da viagem e com a agravante de conviver com a fadiga que a radioterapia impõe durante as aplicações, fui lá iludido em testemunhar o sonho da recuperação. Eu e outros profissionais de imprensa, mais 38.262 Atleticanos (incluindo minhas duas cativas que sempre cedo a algum amigo, quando minha filha não anima ver esse arremedo de time) sonhando com a reação que nunca acontece. O que vimos ali no campo objeto do desejo de milionários foi o mais do mesmo. Um time, que acabou de trocar de treinador, mas que sofre da falta de comando dos gestores (donos e seus cargos de confiança), ameaçando condenar o Torcedor ao pior ano de nossas vidas. Depois de 2021, reconhecendo o valor dessa gente, foi só ladeira abaixo. Descarrilhado e sem freio.

Interessante, nada contra, mas menos ainda a favor, os dois principais acionistas (reizinho e príncipe) só aparecem em duas situações. Quando se visualiza alguma chance de recuperação ou acuados. Nessa segunda alternativa, ao que me lembro, desqualificando em coletiva quem ousa criticar seus desacertos. Reclamando de textos, confrontando com entrevistador, até questionando a Atleticanidade de quem não reza na cartilha da ilusão que nos meteram, ou quando – silenciosamente – apagam imagens de torcedor símbolo ou reclamam de veículo de imprensa sobre algum comentário que não foi do agrado. Enfim, assim tem sido o roteiro do Torcedor do Galo nesse novo jeito de governar futebol. Excluo dessas críticas dois entre esses, que não vou repetir quais para evitar polêmicas.

Sampaoli ontem, diferente do jogo pela Copa do Brasil, não inventou. Porém não fez boas escolhas. Vitor Hugo, Fausto Vera e Rony, com todo respeito aos profissionais, são três a menos dentro de campo. O zagueiro por pouco não entrega a paçoca no primeiro tempo. Sorte nossa que o ex-jogador Neymar furou e não abriu o placar. No intervalo os outros dois ficaram no vestiário. Depois de um primeiro tempo bisonho, com um chute a gol – Cuello aos 46 minutos -, na verdade atrasou a bola para o goleiro, o time voltou melhor.

Com a expulsão de um zagueiro, abriu o placar em cima de um goleiro que havia acabado de desmaiar em campo. E o arqueiro adversário, outra vez, apagou no gramado e deu lugar a um reserva que fez dois jogos no time profissional e na temporada sequer havia sido utilizado. Caixa para ampliar o placar, mas a incompetência de um elenco – que mesmo com o novo treinador – segue descompromissado e sonolento nos jogos, tomou o empate depois dos 40 minutos e teve mais 16 de infrutífera prorrogação para tentar buscar a vitória.

Sem ânimo para aprofundar sobre esse desastre, dentro e fora do campo que estamos vivenciando, farei rápidas pinceladas. Incompetência da gestão – donos e responsáveis pelo futebol – que liberaram mal e contrataram pior ainda atletas na temporada. A penalidade que originou o empate foi cometida por Lyanco, que fosse centrado na partida, não tomaria tantos cartões e tampouco faria tantas faltas infantis como essa de ontem. Esse grito do Lyanco é pitbull, contaminou o mediano e voluntarioso jogador que vem se notabilizando nesses revezes recentes do Galo nas competições. Entrou na pilha do ex-jogador Neymar. Esse, por sua vez, dissimulou contusão no primeiro minuto e logo depois quando perdeu gol feito -, provocou a paralização da partida quando o Galo tinha a posse da bola e matreiramente levou o infeliz árbitro na conversa. No primeiro lance mencionado, o cara de pau do juiz reiniciou a partida com a bola ao chão para o adversário. Tudo de ruim parece estar condenando o Galo nesse segundo semestre.

São 17 jogos realizados depois da paralização pelo Mundial de Clubes. Desse total são 10 derrotas, dois empates e cinco vitórias. Desse recorte, nove jogos pelo Brasileirão, contabilizando seis derrotas (Bahia, Palmeiras, flamída, Grêmio, São Paulo e Vitória); dois empates (Vasco e Santos) fechando com uma mísera vitória (Bragantino). E esses três pontos sobre o Red Bull de Bragança Paulista foi no sufoco. Nas Copas do Brasil e Sul-americana quatro jogos em cada. Pela CB três derrotas (flamídia e duas vezes para o csa/mg) e uma vitória sobre os cariocas; na SA, uma derrota (Bucaramanga e três vitórias (Bucaramanga e duas vezes sobre o Godoy Cruz.

Desse total de dez derrotas, quatro foram no estádio dos milionários do Califórnia (flamídia, Bucaramanga, Grêmio e csa/mg). Os dois primeiros, pela CB e SA, superamos ambos nas penalidades. Noutro recorte, ainda mais trágico, nas quatro primeiras rodadas do turno fizemos dois pontos em 12 possíveis, agora frente aos mesmos adversários tão e somente um do empate de ontem com o poderoso Santos dentro de BH. E assim caminhamos, daí o desafio VTNC (Vem Treinar Negociar Comigo), saf. Elenco FDP (Flor De Pessoas), que precisam aprender a garra de lutar, lutar, lutar). E por fim VSF (Vem Ser Feliz) comando técnico, aqui junto da Massa.

Em tempo; É o que temos para essa ressaca pelo descompromisso de mamando a caducando no Galo. Registre-se ainda, contrariando o protocolo fifa, juiz e DM do Santos, deixaram o goleiro no gramado sob risco de agravamento da situação pós desmaio. Temerário e que merece ser avaliado pelo stjd. Sonha! Acabaram de dar efeito suspensivo a Bruno Henrique que pegou pena leve. Amanhã, depois de ouvir no dia de hoje, alguns amigos sobre saf e a situação do Galo nesse imbróglio, pretendo voltar ao tema. Ao Galo o que é do Galo.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Eduardo, boa tarde. Que você consiga se livrar deste tratamento , vencendo-o,o mais rápido possível.
    Quanto ao texto, irretocável, como sempre, desta vez, mostrando a realidade desta SAF, com o rigor que exige: " O que vimos ali no campo, objeto do desejo de milionários, foi o mais do mesmo."

  • Só quero meu Galo de volta esse elenco VDP não me representa, para 2026 é fazer uma limpa geral a começar da barca Ex Palmeiras: Caio Paulista, Rony, Dudu, Patrick bichado, Vitor Hugo, Gabriel menino e + Bernard, Fausto Vera, Júnior Santos, Biel, só nessa lista SÃO 10 INÚTEIS CARISSÍMOS ERRO TOTAL DESSA DIRETORIA INCOMPETENTE!!

  • A paciência do atleticano chegou ao limite. O que temos visto em campo é inaceitável para um clube do tamanho do Atlético Mineiro. Rony, Júnior Santos, Bernard e Fausto Vera não passam de peso morto financeiro: altos salários, custo elevado, e nenhum retorno esportivo. Eles não agregam nada dentro de campo e só ampliam o rombo financeiro do Grupo. É dinheiro jogado fora enquanto o time afunda.

    Vitor Hugo, então, é simplesmente péssimo. Não demonstra segurança, falha constantemente e parece completamente deslocado. E o Arana, que já foi referência, vive uma fase lamentável, sem confiança e sem apresentar o futebol que dele se espera.

    O Hulk não para de reclamar, ao invés de liderar pelo exemplo. O Lyanco parece mais preocupado com likes do que com marcação ou entrega, de quem se esperava algo, vê que também esta contaminado. E, enquanto isso, a diretoria assiste de camarote, passiva, omissa, sem qualquer pulso para reverter o caos. O Atlético não pode ser tratado assim, como se fosse um brinquedo de luxo para jogadores descompromissados e dirigentes acomodados. Esse time, com essa folha salarial, não pode apresentar esse futebol sem vergonha. O torcedor não aceita mais ver o clube virar piada e o dinheiro sendo queimado sem nenhum resultado. Ou a diretoria age imediatamente, ou a situação vai se tornar insustentável e o prejuízo — esportivo e financeiro — será irreparável.

  • Já nem sei mais o que pensar. Após cada queda, vem o coice. O pior é que temos que montar de novo, e o boi se apresenta cada vez mais agressivo e avassalador. Misericórdia pro GALO, não merecemos isso!

  • Boa tarde Ávila. Gostaria te desejar, um recuperação mais breve possível. Sobre o time, você já disse tudo. Queria fazer um reparo, em relação a torcida. Dizer que a torcida do galo é diferente : Não é. Todas as torcidas sofrem , apoiam , vaiam, basicamente da mesma forma, Mas são também as mesmas que agridem, matam, depredam , ameaçam jogadores, familiares de jogadores . Ontem foi a filha do Everson, a familia do Lyanco. São torcedores e são marginais sim. Por isso, tenho muita dificuldade para elogiar qualquer torcida. Principalmente as organizadas. Estas então deveriam ser banidas de todos os estádios.

  • Gente.Ha 3 anos que J. Alonso e Arana estão fudendo com o Galo. Não estão jogando nada.
    Dá pena ver estes dois correrem atraz dos adversarios. Só jogam pra traz. Patéticos. Hulk é um dom quixote lutando sozinho. Precisa de um paulinho junto dele. Não temos meio de campo. Scarpa é um jogador de uma jogada só. Trava todo o time. Então precisa dar ao galo um choque de realidade e jogadores que foram recentemente contratados. Vitor e o diretor são fracos. Jogadores como Veras, Roni, J. Santos, Dudu, Bernard não podem jogar neste time tambem. O Mamoré de Patos ganha deste time ai. Não trocam passes, não desmarcam, não marcam, naõ tem determinação. Nadica de nada.
    Hulk precisa parar de cair, de reclamar e fazer uma auto critica do seu pequeno futebol atual.

  • Boa tarde nobre blogueiro, estimo uma boa recuperação no seu tratamento, já passei por isso e sei que não é fácil, mas com fé e luta vem a ou as vitórias. Existe algo de podre no reino, num futuro quem sabe, saberemos, é muita incompetência desde 2022, algo lá atrás, como um fermento, não foi contido, e a coisa contaminou , e agora Galo…isso não é normal !!!

  • Quinta-feira pode por o time sub17 pra jogar.

    A luta é contra o rebaixamento.

    Verdades difíceis de engolir:
    Hulk - Top 3 maiores ídolos da história, fato. Porém, história não entra em campo. Está lento, chorão demais com arbitragem e se o pé não está calibrado nas faltas não contribui em nada pro time. Adora ficar no chão enquanto o time precisa fazer gol. Ontem em um contra ataque ele recebeu a falta, juiz deu vantagem, invés de levantar e continuar a jogada ficou no meio campo e quem recebeu a bola ficou com menos uma opção de passe. Só pra dar um exemplo. Não dá mais. Pro ano que vem pode ficar no banco entrando no segundo tempo, mais descansado contra os zagueiros cansados.
    Arana - Já deu, pode ir pro Corinthias. Obrigado por tudo.
    Scarpa - Com boa proposta pode ir.

    Rony, Jr Santos, Alonso, Dudu, Caio Paulista, Vera e G Menino podem ir também, vendendo de preferência ou empréstimo. O que for preciso.

    Reformulação, terminar o ciclo de 2021 e começar um ciclo novo com as promessas da base em foco (Veneno e Cia)

  • Prezado Eduardo, boa sorte no seu tratamento oncológico.

    Sou cruzeirense, já escrevi aqui algumas vezes. Te conheci pessoalmente no Pátio Savassi há alguns anos e admiro o seu trabalho. Muita força aí.

    Aproveitando a oportunidade de comentar aqui nesse espaço atleticano, acho que uma coisa que ajudou muito o Cruzeiro nesse ano além da organização dada pelo Leonardo Jardim que é um excelente treinador é a fase matadora do Kaio Jorge. Acho que é uma coisa que falta ao Atlético. Um jogador que esteja em boa fase para fazer os gols. O time do Atlético tem bons jogadores mas ninguém agora está em boa fase para fazer os gols necessários para ganhar as partidas.

  • Sobre o jogo e o momento atual, nada a comentar. Estou sem energias até para cornetar, então faço das palavras do nobre blogueiro as minhas.

    Eduardo, desejo a você uma pronta recuperação neste momento de tratamento oncológico. Receba um abraço carinhoso, com muita força e fé. Estamos contigo!

Recent Posts

Chegou no limite

  Considerando só os jogos da atual temporada, desprezando a campanha pífia sob o mando…

9 horas ago

Acorda Galo, vitória já!

E lá vou (vamos) eu (nós) pela imensidão do mar – digo – da esperança…

1 dia ago

Verdades incontornáveis

Que a arbitragem brasileira, notadamente a mineira, são horríveis é fato. A cbf anunciou que…

3 dias ago

Em uma rodada tudo pode mudar

Quem não se lembra do slogan da Rádio BandNews, “em 20 minutos tudo pode mudar”,…

3 dias ago

Mais dois pontos na conta do treinador

Depois de sete rodadas, 21 pontos possíveis, o Galo – ainda que invicto na competição…

4 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!