Já tivemos oportunidade aqui de dizer e comprovar o quanto o Galo é um time de vanguarda. São inúmeros exemplos e agora surge outra situação que é copiada, oficialmente, pelo Flamengo. E observem que, no caso, a iniciativa partiu da torcida e não do próprio clube. Refiro-me à formação, por Atleticanos que residem fora de Belo Horizonte, dos “Consulados do Galo”.
São grupos de pessoas que, num determinado ponto de encontro, geralmente em bares, reúnem crianças, jovens e adultos – em clima familiar e de amizade – para comemorar e assistir aos jogos do Galo pelo mundo afora. Utilizam as redes socais e os próprios canais de contato dos “Consulados” indicando os locais destes encontros.
Assim funcionam com a GaloSampa, a CarioGalo e tantas outras espalhadas por todo o Globo, inclusive em outros países, como nos Estados Unidos e por toda a Europa. No Brasil, já são dezenas, beirando a primeira centena de “Consulados” cadastrados pelos organizadores. Pelo mundo são cerca de duas dezenas, mas a tendência é de consolidação em outros países onde Atleticanos mantêm contatos com os organizadores por meio deste site.
Pois bem, agora lendo um jornal carioca, vejo a notícia de que o Flamengo – oficialmente – lançou o seu consulado como parte de um projeto de embaixadas para o fortalecimento do clube pelo território nacional. “Nada se cria, tudo se copia.” Fica evidente que o crescimento do Galo, por todo o país e pelo mundo, vem preocupando o clube carioca, que sempre se vangloriou de ter a maior torcida do Brasil. E, com a TV ajudando, então o “Consulados do Galo”, além de preocupar, foi copiado pelos cariocas.
Além desse projeto pioneiro, o Atleticano se orgulha de várias outras marcas de sua sanha de vanguarda. O primeiro título interestadual, em 1936, foi vencido pelo Galo. Igualmente, em 1971, levantou o primeiro título brasileiro. No campo, não por “fax” enviaado décadas depois. Maratona de Berlin, em 1936, teve atleta do Galo. No vôlei e no futsal também fomos pioneiros. Consquistamos, ainda, a São Silvestre de 1983.
No futebol, carro chefe do nosso clube, além dos títulos acima, some-se o fato de ter sido o primeiro time brasileiro a fazer uma excursão pelo território europeu. E foi numa missão de paz e de reconstrução de uma Europa destruída pela guerra, especialmente a Alemanha. Foram dez jogos, somando seis vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. Considerado um título mundial para aquela ocasião e circunstância.
E agora, com mais este exemplo dado por abnegados e anônimos Torcedores, sugere a primeira cópia da ideia pioneira do Clube Atlético Mineiro.
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Olá, Eduardo!
Essa lista de consulados está incompleta. Desde o início de 2016 existe o Consulado TrileGalo, aqui no Rio Grande do Sul. Somos uma turma com mais de 50 atleticanos e em franca expansão.
Estivemos com o Atlético nas fases finais da Copa do Brasil, inclusive com a viagem debaixo de muita chuva na subida para Caxias do Sul. O destaque maior ficou para a final da Copa do Brasil, onde fizemos uma grande concentração no nosso QG. Presença maciça de praticamente 300 atleticanos, que compraram canecas de chopp e camisas do nosso consulado.
Para 2017 o consulado estará mais fortalecido.
Conte com a gente!
Mais que Trilegalo, vocês são trilindos.
Engraçado como tem ...... que dá valor a pesquisa de torcida.... Isso no máximo é pesquisa de simpatizantes ou de "antis".... Quem sabe a força que tem não precisa de pesquisa.....
Já notaram que todo fim de ano tem uma pesquisa de torcida? Na falta do futebol criam-se pesquisas de torcida, contratações, dívidas, discuti-se tudo para atrair discussão e novidades no lugar do futebol e tem trouxa que acredita nessas pesquisas kkkkkkkk. Pesquisa de torcida só se fosse ser feita pelo censo mas censo não pesquisa torcida e mesmo assim haveria polemicas. Deixe elas acreditando em pesquisa, aliás a única torcida virtual que só aparece em pesquisa. Saudações Alvinegras. Aqui é GALO e não precisa de pesquisa pra mostrar que é a maior de minas.
Faltou a TrileGalo, do Rio Grande do Sul, que empurrou o Galo nesses jogos da copa do Brasil desse ano e que se o time pegar algum uruguaio na Libertadores, estaremos lá também.
Pra quem acha que a História cultural do Brasil só é contada por Rio e São Paulo , o texto do nosso de Ávila é uma excelente indicação . A torcida atleticana , além de muito calorosa e apaixonada, é bastante criativa .
É por isso que, seja nos campos ,na arquibancada ou nas ruas em todo o cotidiano ou nas redes sociais , como sugere o nosso hino, " honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial " .
Caro Eduardo e galera atleticana, você está correto sobre a vanguarda do Galo e esses torcedores dos consulados atleticanos de parabéns! Porém, note que (até onde eu sei) esta é uma iniciativa exclusiva e isolada da torcida, sem o apoio do clube. Quero chegar na falta de profissionalismo e dedicação na área de MARKETING do Galo. Outros clubes exploram a marca de maneira planejada, estruturada e profissional, mesmo "copiando" nossas ideias. O que, diga-se de passagem, faz parte do processo. Desde de que Kalil acabou com um departamento especializado de marketing (um dos seus poucos erros), ficamos pra trás em muitas coisas dessa área e deixamos de explorar o crescimento que tivemos desde então. Fica a sugestão pra diretoria de novamente estruturar este departamento, com profissionais de ponta. Não é caro, poucas pessoas, que dão um grande retorno. Grande abraço
O problema das pessoas que possuem temperamento colérico, como é o caso do Kalil, é que tudo para eles é 8 ou 80. Ele encontrou um departamento de marketing inchado de gente, dispendioso e improdutivo porque não eram profissionais capacitados. Acabou com tudo em vez de sanar e organizar. Firmou-se na ideia de que marketing é bola na rede. Realmente isso ajuda, mas, não é suficiente. Lembro-me de que quando criança o Galo tinha uma jogada de marketing extremamente simples e que alcançava milhares de crianças, das quais muitas com certeza hoje são atleticanos. Consistia simplesmente em distribuir material escolar nas escolas contando com a participação de atletas do clube. Eram cadernos, livros, lápis, etc., confeccionados para o clube e com o logotipo do Galo. E não é só em favela que eles iam. No interior de Minas tem gente que guarda o caderninho até hoje. Com a tecnologia atual isso pode ser feito com muito mais facilidade e muito mais barato. Mas, para fazer uma coisa tão simples e objetiva, primeiro precisamos de uma diretoria desperta e atuante.
temos tambem em Toronto no Canada
Quando digo que o marketing do Galo fica jogado às traças ... num dá outra ... anos e anos de praticamente "nada" ... e ainda ganham alguma notoriedade. Quase sempre "bola fora".
Vi "in loco" com se tratam as marcas "Boca Juniors" ... "Barcelona" ... "Real Madri" ... e tenho certeza absoluta que tudo aquilo não é somente titulos. Tem muito trabalho de divulgação e manutenção da marca ... o tempo todo.
Espero sempre que o Galo se entenda como "gigante que é" e se promova à exaustão.
E a mais recente pesquisa de torcidas??? Vai comentar não?? Torcida só existe dentro da Contorno!! kkkkkk
Assim como Santos Dumont, perderemos a primazia, para aqueles que tem a mídia a seu favor.