Categories: blogueirosfutebol

Tempo de reflexão e projetar o futuro

Dividido entre bons motivos para me manter com boa expectativa e convivendo com a frustração do fechamento da temporada, venho tentando a melhor maneira de pensar sobre o que o Galo ainda pode me oferecer. Considerando que já experimentei todas as emoções – tanto de vitórias quanto de derrotas – em mais de meio século, sei que não me restam tantas décadas pela frente. A única certeza é que vou me manter na mesma Atleticanidade. Criticar sem fazer coro a discurso de não Atleticano. Seguirei e sugiro que sigamos!

Não foi o ano que projetamos. Tampouco desastroso como alguns embarcam na onda do negativismo. Frustrante? Sim pelas derrotas nas duas finais das Copas. Mas, convenhamos, chegar em duas decisões como foi nosso roteiro não é para qualquer equipe. Foram quatro competições ao longo de 2024, sendo que três delas correndo concomitante, exigindo do elenco força e energia para chegar ao topo.

Respeito quem defende que o que vale é tão e somente o título, mas não posso desconsiderar que o segundo colocado tem seus méritos. A frustração de não levar o título não pode ser maior que se tivesse sido eliminado pelo caminho. Na Copa do Brasil foram sete fases, sendo que o rankeamento do Galo nos colocou a partir da terceira, chegando na decisão do título.  Pela Libertadores, além da fase de grupos, superamos todos em três mata matas até chegar também nessa grande finalíssima.

Que nosso elenco motiva essa situação de caça às bruxas é fato e inevitável. Mesmo considerando que as avaliações possam estar contaminadas pela frustração das perdas, em alguns casos são injustas e extrapolam a razoabilidade. Não vou entrar no mérito e tampouco mencionar casos que tenho tomado conhecimento. Desde tempos, seguramente pela experiência dos tempos já vividos, procuro conviver com minhas frustrações – pessoais ou que não dependam do meu esforço e/ou trabalho – de maneira leve e suave. Não existem culpados, talvez minha expectativa é que não tenha racionalidade.

Numa competição com dezenas de equipes, uma única entre todas vai ser campeã e comemorar o título. Qual foi mais participativa ou teve destaque? A vice campeã ou outra que foi eliminada lá no início e/ou nem disputou?  Pela lógica e racionalidade – como nos dois casos – o Galo que chegou aos dois vices títulos e ainda faturou premiação condizente com a sua classificação. Ah, mas se tivesse levantado o caneco o prêmio seria maior. Sim, mas ainda assim muito superior aos que seguem atrás. Não entro na pilha dessa gente mesmo

Isso nem de longe significa conformismo ou passar pano. Acredito que tenha sentido muito mais a tristeza dessas derrotas que muitos que optaram pelo xingamento e desabafo excessivo. A mim não é a melhor terapia. É como penso, reiterando que respeito os divergentes, ainda que não tenham a mesma consideração. Aliado a essas considerações, não abandono a convicção que toda essa situação vivenciada – perdas e elenco desequilibrado – sugerem uma profunda reformulação no elenco. Sim mas de 50% do que temos precisa ser renovado e rejuvenescido. Sobre o treinador, confesso que – apesar de ele ser muito teimoso – não teve elenco para um projeto ambicioso e vitorioso. Vamos esperar o que vai acontecer.

Oh! Quase me esqueço, hoje tem jogo pelo Brasileiro lá no Rio frente ao Vasco. Um empate afasta o terrorismo, uma vitória praticamente assegura vaga na Sul americana. Então não percam! Quero ver a escalação. Se corrigir as convicções (teimosias) que atolou o Galo no brejo, sei não…

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • quem torce para empresa é acionista, esse clube para mim ja era , a final da liberta foi o 7 a 1 do atletico para mim,e eu nem gostava da seleção antes do 7 a 1 .Vou ser sincero, eu não tenho gosto por essa empresa desde que nasceu, o 7 a 1 da liberta foi so a gota da agua. Eu ja contava com a derrota liquida e certa para o botafogo antes de o jogo começar, ja estava resignado, mas ainda consegui me frustar e muito , E demais cidadão , ja basta os problemas da minha vida para ficar me amolando com futebol.Ninguem e obrigado a torcerpara clube algum .Nao vou deixar um clube de m me aamolar e estragar meu dia ou minha semana de trabalho .minha vida é bem melhor sem o atletico

  • Uma reflexão ,ou melhor um conclusão ,o atletico mineiro historicamente foi um clube aguerrido , de massas , que crescia na dificuldade e entregava tudoo em campo , mesmo com os piores jogadores. Inaugurada a era saf o clube tem , pq o galo que eu torcia morreu, tem um belo estadio , mas que mais parece um teatro e um shopping center , poderiam ter o projetado para 60 mim e manter um espaço para as massas com preços mais populares, e um time de frouxxos mal treinados e covardes e ainda endividado , ao contrario do que se prometeu. Sim , criticar é facil, concordo , eu nao queria gerir isso e nem sei se faria melhor , mas é preciso tb ter alguma humildade para se fazer um auto critica. O milito obviamente é um treinador medio que não é capaz de criar um sistema defensivo estavel e afins. Eu odeio o atletico saf , o time que eu torcia morreu quando foi vendido e afastado de suas origens, que ganhem muito dinheiiro no clube, ha algum tempo perdi o gosto de torcer ,esse ano foi a gota d agua, e olha que quase nem assisti jogos mesmo na fase boa.Nao assisti contra flu , river e assisti so o segundo tempo da final da liberta ,opinao , publica se quiser , pouco importa

  • Boa tarde, Eduardo e Amigalos.
    Se fizermos uma compilação da maioria dos comentários, haveria um texto bem auto-explicativo para situação do nosso Galão. Além do risco que corremos de mais vexame contra Vasco e Genérico, este em alta, temos que temer 2.025. Perigo de passar sufoco como Fluminense, Vasco, Athletico, e outros, considerando notícias de que não haverá contratações necessárias, pois a equipe está desequilibrada. Fora a insistência do técnico de jogar sem lateral direito, improvisando cabeças de bagre, sem cacoete e velocidade. No primeiro gol da decisão Luiz Henrique (nojento), só ameaçou cruzar e nosso jogador deu as costas (cm medo de bolada??), Lyanco, dececpção, Arana, há tempos não joga nada, só sabe recuar a bola, nunca encara adversários e chegar à linha de fundo para cruzamentos. Paulinho, some nos jogos, Bernard, chegou da Grécia??? e outros mais. Então, a continuar como está o risco de rebaixamento no próximo ano é grande. Só nos resta rezar.

  • Boa tarde Eduardo! Os vice campeonatos são de grande valia e méritos sim, e merecem serem valorizados. Porém o inaceitável e ter desprezado o Brasileiro ao ponto de estarmos onde estamos. Ou algum Atleticano por mais otimista que fosse, não acharia normal os dois vocês? Isto que fez o final de ano virar essa melancolia. Nunca deveríamos ter entrado sempre com time reserva e tomados as goleadas e as derrotas humilhantes como essa do Juventude. Agora e esperar e curtir um ano sem muitas espectativas.

  • Os elencos,após 2021, foram protagonistas de eliminações e derrotas pífias. Quando perde jogando bem e com alma, a torcida sempre reconheceu. Assim sempre foi a nossa história. Lembro de eliminações e perdas de títulos, como em 1976 quando caímos em uma semifinal para a grande equipe que o Internacional tinha à época, ou a perda dos títulos de 77, 80 e 99, em que perdemos jogando de igual para igual. A torcida sempre reconheceu.
    Após 2021 sofremos uma eliminação na copa Brasil para o Flamengo jogando de forma apática no RJ, eliminação para o Palmeiras estando com dois jogadores a mais e caindo nos pênaltis em libertadores, e os vexames das finais desse ano. Acho que esse elenco já deu, se insistirem que temos um "timaço", nem com toda sorte ,como aconteceu no primeiro minuto da decisão com o Botafogo, veremos título de expressão, como em 2021.
    Tem que mudar o perfil desse elenco. Ajustes pontuais como sugerem os gestores, parece insuficiente, como mostra os anos de 2022, 23 e 24. Se investem 500 milhões no futebol, estão gastando mal.
    Por mais que o Milito tenha errado, o elenco é formado por jogadores rodados e dentro de campo era com eles, quando ficaram com um a mais. Sucumbiram por incapacidade do elenco .
    Meia sola não irá resolver, não é um elenco vencedor. Só comparar com Palmeiras e Flamengo que estão empilhando títulos, após passarem a ter investimentos pesados. O Galo está parado nas conquistas de 20021, ano que realmente tivemos elenco para competir e levar os títulos.

  • Estou a poucos passos de completar 50 anos. E sou Atleticano desde que me entendo por gente. E derrotas nunca me abalaram, nem mesmo a goleada sofrida pelas smorfetes, e muito menos a caída para a série B. Mas, esta derrota para o bostafogo, ainda não foi digerida. Impossível não ficar indiferente. O modo que perdemos o título é inadmissível, como se portaram a maioria dos jogadores nas duas finais foi a meu ver, uma vergonha. Um absurdo. Que venha 2025, onde as projeções indicam um ao difícil. Aqui é GALO e não esta equipe que aí está.

  • E toma porrada da Conmebol também com direito a portões fechados por causa dos sinalizadores... multa e 2 jogos sem torcida na próxima competição sul americana que participar!!!

    Então tá viu Sr. Dono???

    O ano realmente foi positivo... só que não para nós, meros torcedores!!!

    OBS.: papai do céu, tirando o penta mineiro, o que fizemos para merecer tanta tristeza nesse fim de ano???

  • Boa tarde,

    Papinho furado esse do Rafael Menim.
    Fazendo uma continha básica entre o orçamento com as oitavas de finais e a realidade que chegamos as finais, foram arrecadados 105,8 milhões a maior se levado em consideração a cotação do dólar na época das fases ou 108 milhões se receber no final da competição, a U$6,1, coisa que não sei como funciona.
    Uma libertadores até as quartas é de 24,4 milhões, que era o orçado, a Sulamericana até as finais e batendo campeão são 45,8 milhões, o que nos daria uma arrecadação maior do que as quartas da Libertadores.
    Então meus amigos, o problema do Galo em não investir em 2025 pelo menos igual a 2024 é uma decisão puramente administrativa dos donos, onde fica claro que o objetivo do Atlético mudou, agora é pagar dívida e não concorrer a títulos nas competições.
    Isto só vem em encontro a decisão tomada de abandonar o Brasileiro em detrimento as Copas $$$$$.
    A perda real então foi o Mundial que no fim das contas era contar com ovo antes de ser botado.
    Hoje consigo enxergar bem essa compra do Galo por parte dos Menins, na verdade era a única coisa a se fazer para garantir o retorno dos 350 milhões que emprestaram sem "juros".
    Essa dívida já comeu um Shopping, 950 milhões de aporte dos R's e mais 200 milhões de outro investidor e não sai da casa dos 1 bilhão.
    Lá no início, um shopping daria para pagar 50% da dívida "se bem negociada", palavras dos R"s, hoje não sobrou nem para pagar a compra do Deyverson.
    Me engana que eu gosto.
    Agora continuo torcendo pelo time do Galo, o restante infelizmente vem junto com o sucesso da equipe.
    Precisa mesmo é de deixar de inflacionar o mercado com os altos salários como fizeram com o Deyverson que saiu de menos de 200 mil no Cuiabá para 750 mil no Galo e outros mais, daí o porque ninguém quer largar o osso.
    Essa fase pelo menos estamos podendo soltar os "cachorros" até sair esse gosto amargo que ficou na boca depois de dois vice campeonatos perdidos como foi.
    Agora Titi não, aí é acabar de vez com o torcedor.

    • Outra coisa que tá martelando minha cabeça há algumas semanas: como essa diretoria do Galo marcou amistoso contra o Cruzeiro dia 18/01 nos EUA sendo que tinha possibilidade de jogar com o Real Madrid dia 18/12? Será que eles já sabiam de antemão que não íamos ganhar a libertadores? Pq seria impossível reduzir as férias dos jogadores, só se eles se reapresentassem pra próxima temporada já nos vestiários do estádio em Orlando.

  • Chegamos em duas finais de copa: mostra a força do time titular. Mas o elenco é fraco, os reservas não conseguiram pontos que pudessem nos deixar na zona da libertadores. Não devemos jogar fora o que foi feito esse ano. A derrota na copa do Brasil foi um alerta, nosso time e estilo de jogo estão mapeados.

    Milito culpado de tudo? Não! A libertadores sim, foi. Time estava muito pacato no primeiro tempo. Dava pra ter mexido já com 25 minutos, quando já estava nítido que o outro time estava começando a incomodar.

    2025 será um ano só com a Sula, então menos grana. Que venham investimentos para reforçar o time titular e o elenco, para rodar o time e vamos vencer o mineiro, brasileiro e sul-americana.

  • Os donos do Clube não querem tirar o dinheiro do bolso pra investir.
    Eles consideram que o futebol deve ser tocado com recursos que o próprio Clube gera.
    Ou seja, nós somos uma SAF às avessas.
    Eles não aproveitaram a única vantagem que a lei permite, que seria o tal "calote legalizado", afinal os credores precisam receber seus juros e rendimentos, não é mesmo?
    E também não querem fazer investimento como outros donos de SAF por aí estão fazendo. O objetivo deles é atingir metas financeiras. De futebol mesmo e da paixão do torcedor não sei se entendem.

    Enquanto a gente fica discutindo o sexo dos anjos, algo muito mais profundo não é abordado.
    2024 já está ido embora, as derrotas já foram, que se dane. Eu quero é ver o time forte em 25, em 26, quero ver o Galo no topo, quero ser hexacampeão mineiro, quero brigar pelo título Brasileiro do ano que vem. Foi isso que eles prometeram.
    Se os donos não possuem capacidade financeira pra cumprir, deveriam vender!

    • Sobre o que não concordo com vc, eu particularmente não quero ver hexa mineiro nem classificar pra Sul americana em 2025. Servem como cortina de fumaça, como foi aquele 3x1 contra o Cruzeiro, que mascarou a nossa realidade. E nem quero que o time poupe no brasileiro do ano que vem por causa de um eventual avanço em mata matas da sul americana.

      • Caro Ramon, se você não gosta de vencer clássicos, ser campeão do estado e manter um baita hegemonia, talvez você não esteja muito antenado sobre a rivalidade. Mas respeito sua opinião.

    • Concordo em partes com vc. Os donos não tiveram visão suficiente pra enxergar no Galo o potencial de eliminar rápido boa parte das dívidas. Sem contar o prêmio das duas conquistas, qual o valor que evaporou com as ausências no intercontinental, recopa, super mundial e próxima libertadores? Dava pra pagar toda a dívida onerosa do clube. E agora ainda vai conviver com a queda na arrecadação da Arena e do GNV em 2025, veio tudo em cascata pq os donos não enxergaram o Galo como fazem com suas empresas. Pelo recado do Menin filho ontem, 2025 será mais tenebroso ainda pq não haverá investimento num elenco que perdeu pro Juventude e Goianiense.

Recent Posts

O que fazer para reanimar o Atleticano?

Assim como na medicina é preciso imediatamente iniciar a ressuscitação do paciente (em duplo sentido)…

18 horas ago

E a porta de saída segue escancarada

Acordei hoje cedinho, como usualmente faço, correndo os olhos nos poucos grupos que ainda participo.…

2 dias ago

Qual Galo o Atleticano vai encontrar?

  Enquanto esperamos o que essa SAF pretende para a sequência de nossas vidas, assistimos…

3 dias ago

Feliz Galo Novo!

Nas primeiras viradas de ano, desde que passei a essa condição de blogueiro, tive por…

1 semana ago

Duas boas notícias na virada do ano

Além do Cuca, outro que volta ao Galo é o jornalista Domênico Bhering. Como bem…

1 semana ago

Cuca e investidores na berlinda

Se foram quase unanimidade no passado, atualmente dividem as opiniões dos Atleticanos. O treinador, ao…

2 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!