Que terça difícil a que vivemos. Pior só nos tempos de Segundona, no início desse milênio. Lembram? Eram viagens para o interior de São Paulo; pelo Norte e Nordeste, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pará, Pernambuco, Alagoas e Amazonas. Ainda passamos por Santa Catarina, Brasília e Goiás. Foi vapt vupt. Felizmente!
Atualmente, quem está na série B tem de ir ao mesmo interior de São Paulo e ainda de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Paraná e pelos estados da parte de cima do mapa como Alagoas, Maranhão, Sergipe, Bahia, Pernambuco e até no Mato Grosso. Foi um tempo difícil, mas superamos e voltamos no ano seguinte. Imagina então se ficássemos mais de uma temporada e até correndo risco de uma Terceirona. Cruz credo!
Pois é, depois desse momento duro na nossa vida Atleticana, reagimos e conquistamos títulos internacionais, regionais e até a Copa do Brasil. Por duas vezes, fomos vice-campeões do Brasileiro. Em 2012 e 2015, que nem vale à pena mais fazer considerações sobre as armações que nos vitimaram nas duas temporadas.
Agora, neste 2020, com um início fulminante passamos a sonhar com dias melhores. Nas três primeiras rodadas, três vitórias. Depois duas derrotas e imediatamente reagimos e voltamos a liderar. Até que os conceitos do treinador, que pareciam revolucionários cederam espaço a uma misteriosa e estranha queda de rendimento e nos atirou à terceira colocação.
Não podia ser diferente, afinal, conquistar cinco pontos em 18 possíveis, com três derrotas, dois empates e uma mísera vitória, condena toda e qualquer pretensão de conquista de título. Já tem quem se deixe ficar satisfeito com uma eventual vaga na Libertadores, ainda que na prévia da competição. Pessimismo? Não! É o retrato do que estamos acompanhando.
Meu entusiasmo com o treinador começou a correr pelo ralo da desesperança. Como pode um comandante, antes mesmo de fechar o turno de a competição, ter tomado seis cartões amarelos. Aquela agitação, que parecia incendiar o time no gramado, deu lugar a um destempero que reflete na atuação dos jogadores. Some-se a isso a insistência com reforços de sua confiança que não deram resultados em campo. Me recuso a comentar a infeliz entrevista dele, a cada jogo, que busca explicar o inexplicável. Seus pedidos foram atendidos. Os jogadores são de suas indicações.
Teve quem chegasse e, sem ter tempo de mostrar a que veio, já foi liberado. Outros amargam o banco de reservas depois de testados e reprovados. Dois, para não alongar, recebem mais oportunidades que jovens que pedem passagem, mas não tem os olhos e a confiança do treinador. Refiro a Sasha e Everson. O atacante, jogador de confiança, atuou em quase em todas as partidas desde que chegou, porém marcou dois únicos gols. Um no Mineiro e outro no Brasileiro. Apenas!
Já o goleiro – Everson –, a título de comparação, atuou em 10 partidas (Bragantino, Atlético GO, Grêmio, Vasco, Fortaleza, Goiás, Fluminense, Bahia, Sport e Palmeiras) e tomou 15 gols. Titularíssimo desde sua chegada à Cidade do Galo. Victor em apenas uma vez (Santos), foi vazado por três tentos. E Rafael, que tem a preferência de quase a totalidade dos Torcedores, tem números estimulantes. Num total de 15 jogos, sua meta foi vencida em nove oportunidades.
Foram oito jogos e cinco gols no Brasileiro (Flamengo, Corinthians, Ceará, Botafogo, Internacional, São Paulo, Coritiba e Santos – embora por apenas 15 minutos – foi expulso após uma pixotada do Mariano, indicação do treinador) e sete partidas (América em três confrontos, Vila Nova, Patrocinense e nas duas partidas da decisão com o Tombense), e quatro tentos no Mineiro. São números.
Mas o treinador gosta de goleiro que joga com os pés, eu – que não sou profissional da área futebolística – opto por arqueiro que joga com as mãos. Nem vou me alongar noutras insistências, como por exemplo, com Nathan (comprado por desejo dele), que depois da contusão parece continuar no Departamento Médico. Aos gramados ainda não voltou. E Alan Franco, Bueno, Zaracho, Marrony e Keno? Tudo na conta dele!
Mas noutra teimosia, serei insistente e chato. Sabemos que o treinador desdenhou a vinda do zagueiro Jemerson e de atacantes que sabem fazer gols – entre eles o Pratto – que seriam duas soluções aos nossos problemas que decretaram essa queda de rendimento. Trágico! Não para ele, que ao que percebo, não está preocupado e sofrendo como o Torcedor.
Com propostas interessantes, chega a criar a desconfiança entre muitos Atleticanos, que – em função de uma alta multa contratual – poderia estar cimentando uma rescisão unilateral por parte do clube. Gostaria de rechaçar essa possibilidade, entretanto, essa versão vem ganhando força e tem alguma consistência.
Temos outro turno pela frente e muita coisa irá acontecer. Ou reagimos e seguramos as primeiras colocações e brigamos pelo título; ou corremos o risco de cair para o meio da tabela e sequer conseguir vaga na Libertadores. Enquanto isso, o presidente – que cheguei a defender e elogiar sua mudança de postura –, continua alternando momentos de silêncio e outros de destempero. Atualmente está na fase da omissão.
Preocupado com a possibilidade de reeleição do Kalil para a Prefeitura, de tanto insistir nessa direção, Sette tem ajudado ao mandatário que mantém e se consolida para a reeleição, porém os reflexos dessa ação parecem ter atingido ao time na competição. Miséria! Que chegue logo as eleições (internas do Galo) e Menin tenha êxito no nome que deverá indicar. Alguém que se preocupe exclusivamente com o Clube Atlético Mineiro.
Arrisco em afirmar que conheço um bocado o sentimento do Atleticano. Não me acho e tampouco sou, como disse acima, qualificado para debater questões táticas e técnicas por isso recolho ao que me vejo com alguma mínima qualificação. Conversar e resenhar sobre futebol e Galo. A paciência do Torcedor está à beira do limite. Fizeram a gente sonhar alto e o que estamos vendo é muito baixo. Refiro ao desempenho do time e ao uso do Atleticano para interesses que passam à margem do nosso sentimento.
*fotos: 1 e 2) Pedro Souza/Atlético; 3) Bruno Cantini/Atlético
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
O time deste treinador, exigiu um monte de jogador medíocre, dispensou alguns que poderiam ter ficado (Cazares, Otero, Patrick) não quis o Prato, Emerson. É um treinador Kamicase. O que adianta ficar a beira do gramado correndo como um louco? Time não tem padrão de jogo. Chega.
Aqui é #AquiEGaloP****
Aí Barros,mais três p serem queimados em breve! Destaque p as atuações de Guilherme Santos, Wesley e Guilherme Silva o GALO UB-20 derrotou o Vitória-Ba por 5 a 1 na tarde de hj em BH. Guilherme Santos marcou dois gols e deu uma assistência p outro. Echaporã, Wesley e Giovani completaram a goleada. 3º colocado na competição o Guilherme Santos é o artilheiro isolado com 7 gols. Foi um passeio de bola no "vicetória" baiano desde o primeiro minuto. Abs
Saudações Atleticanas # GALOSempre
Estou acompanhado agora a vitória parcial do Ceará sobre o Santos no Castelão, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil! O Vozão vai ganhando por 1 a 0 com gol do Vina, que passou por aqui, mas a diretoria jumenta que "entende bastante de futebol" preferiu dispensar. O passe foi do centroavante Felipe Vizeu, ex-Flamengo e ex-Grêmio, muito bom jogador que estava dando sopa por aí mas o seu Alexandre Mattos, não quis buscá-lo, afinal ele só obedece às ordens do dono do Galo, o argentino Sampaoli, né mesmo? Enquanto isso, o Ceará tem centroavante, assim como o Flamengo, o Fortaleza, o Inter, o Cruzeiro e até o América, nós não, pq o onisciente e onipotente carequinha acha que não precisa, uma vez que já temos os craques filha da Xuxa e cantor sertanejo, afffff! Depois perguntam pq o Galo não consegue ser campeão....
OLÁ AMIGOS ATLETICANOS.
NÃO SOU DE DESANIMAR , NEM DE DESISTIR OU ACHAR QUE ESTÁ TUDO PERDIDO.
ACHO QUE A CULPA DOS NOSSOS ÚLTIMOS RESULTADOS É EXCLUSIVAMENTE DO TÉCNICO SAMPAOLI E DE ALGUMAS FALHAS INDIVIDUAIS DE GUGA E MARQUINHOS ( ESSE NÃO É JOGADOR DE FUTEBOL) , QUE SÃO FRACOS E NÃO PODEM SER TITULARES.
O ESQUEMA DE SAMPAOLI , KAMICASE E SUICIDA
RAPIDAMENTE FICOU MANJADO E É ANULADO POR QUALQUER TÉCNICO ADVERSÁRIO.
NUNCA VI NENHUM TIME DO MUNDO ATACAR COM 8 JOGADORES DEIXANDO DOIS NO MEIO DE CAMPO. ORA , ISSO É O MELHOR CAMINHO PARA OS CONTRA ATAQUES ADVERSÁRIOS.
NOSSO SISTEMA DEFENSIVO FICA COMPLETAMENTE VULNERÁVEL , ALÉM DE TER UM GOLEIRO MUITO FRACO , O EVERSON "CHAMA GOL" QUE NÃO TEM NENHUMA CONDIÇÃO DE SER TITULAR.
ACHO QUE NA DEFESA À EXCESSÃO DA LATERAL DIREITA ESTAMOS BEM SERVIDOS , O PROBLEMA ESTÁ NO POSICIONAMENTO MUITO ADIANTADO DOS ZAGUEIROS , CULPA DO SAMPAOLI.
NO MEIO DE CAMPO ESTAMOS BEM SERVIDOS COM ALLAN , JAIR , A.FRANCO , QUE MAIS UM VEZ É MAL POSICIONADO , CULPA TAMBÉM DE SAMPAOLI.
QUANTO A SASHA E NATAN , SÃO DOIS JOGADORES FRACOS QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE SEREM TITULARES .
NO ATAQUE ESTAMOS BEM SERVIDOS NAS PONTAS COM KENO E SAVARINO , MAS , FALTA O CENTRO AVANTE , O HOMEM GOL , BEM POSICIONADO NA ÁREA.
INÚMEROS CRUZAMENTOS SÃO FEITOS NA ÁREA , POR KENO E SAVARINO , MAS NÃO EXISTE NINGUÉM NA ÁREA PARA CONCLUIR , JÁ QUE SASHA NÃO PASSA DE UM FRAQUÍSSIMO JOGADOR.
ENTÃO NO MEU ENTENDIMENTO , SAMPAOLI É O CULPADO PELO MAL MOMENTO DO TIME.
TEM QUE REVER , MUDAR E CORRIGIR OS ERROS , INCLUSIVE SACAR DO TIME OS SEUS PUPILOS SASHA E EVERSON MÃO DE ALFACE.
Como pode um bloqueiro atleticano postar tanta bobagem! Sinceramente, nunca li tanta bobagem! meu amigo, você deveria, no alto da sua experiência, entender de futebol. O galo está montando um time para medio e longo prazo. Tem jogador chegando agora! Os investidores estão colocando dinheiro e reformulando um time, que no inicio do ano com aquele elenco seria rebaixado! Acordem turma! Você bloqueiro, deveria é levantar o time, a torcida deveria apoiar incondicionalmente o projeto. O torcida burra! Por isso estamos há 50 anos sem ganhar o brasileiro! Este ano é um ano de reformulação. Como foi em 2012 e depois vieram os titulos nos anos seguintes! Acorda blogueiro! Acorda torcedor! Esqueçam título! Torçam nas derrotas e nas vitórias e acreditem no projeto a medio e longo prazo!
Acato toda e qualquer crítica e acho saudável o contraditório. Lamento, entretanto, sua ausência nas postagens enaltecendo e botando fé na equipe. Foram inúmeras. O leitor sabe disso. Como aqueles que acompanham e ajudam no bom debate, também são testemunhas de duas situações:
1) jamais fiz imposição do meu pensar e prego que o ambiente aqui é do Torcedor, estou ocasionalmente blogueiro;
2) confessei inúmeras vezes e sempre reafirmo. Não tenho qualificação suficiente para definir elenco, porém sei exatamente onde o calo incomoda.
Tenho um bom e calejado tempo de arquibancada. Sempre presente e em apoio a promoções de interesse do Galo. Não sou mais e tampouco menos que qualquer outro Atleticano. O que nos une é o Galo, o desejo de vitórias e títulos, aliados ao respeito ao modo de ser, às opiniões e o respeito ao pensamento divergente. Prefiro apanhar, ainda que de maneira exagerada e cruel, ao frustrar o Torcedor de usar o espaço democrático pra falar do nosso time do coração.
Apareça mais vezes, especialmente nos posts que tentei trazer o Torcedor a apoiar o elenco, mesmo em momentos difíceis.
Seguirei, diariamente, expondo minha emoção do momento. Sem patrulhar e sem ser patrulhado. Sou assim desde meus tempos de infância em Araxá.
Eduardo, me desculpe por algumas palavras mais duras, entendo que somos bipolares, mas você, como blogueiro, é um influenciador de opiniões. Você, tem que ser o primeiro a entender que estamos em processo de reformulação do elenco. Foi assim em 2012! Mesmo com o ET aqui, não conseguimos ganhar o Brasileiro, sendo vice campeão. Tirando a ajuda da CBF ao Fluminense naquele ano, o galo também despencou de rendimento no segundo turno. Já em 2013 nos reforçamos mais, com um time já com uma base, trouxemos a cereja do bolo (Tardeli) e os resultados vieram. Esse time que está aí hoje não tem obrigação de nada! Está sendo montado no decorrer do campeonato! Temos que apoiar, mesmo se perder 10 partidas seguidas. Não adianta, se jogarmos contra, quem vai jogar a favor? E o projeto do Sr. Menin? Vamos jogar ralo abaixo? Brigando e criticando um time em formação? O Flamengo levou dois anos para montar o time de 2019. É só buscar e analisar os jogadores contratados de 2017 e 2018. Formaram uma base e depois, em 2019, trouxeram as cerejas do bolo. Então, blogueiro, entenda, não se faz time em 6 meses. Respeito sua opinião, entendo que queremos as vitórias a todo custo. Mas agora, o momento é para pensar com a razão e não a emoção, pois se assim fizermos, jogaremos o Galo de volta ao fundo do poço, sem dinheiro e time! Vamos apoiar esse ano, esperar a montagem completa do time! Nos preparar e reforçar para o ano que vem nas posições que enxergarmos carentes e colher os frutos no futuro. Se vier agora o titulo comemoraremos, mas será uma exceção! Em relação ao blog, escrevo pouco, mas acompanho sempre!
Eu só acho que o "bloqueio" deveria bloquear um asno como esse Flávio.
Também parei de ler nas citações dos estagiários largho, santana, e por aí vai. Agora mesmo falam que micale foi injustiçado e osvaldo de oliveira foi incompreendido. . Valha nos Deus
Quando ouço falar no 6 a 1, a imagem que me vem a cabeça é cuca. Desmobilizou o time a semana toda, permitiu churrascos todos os dias, reportagens de cabelereiros no ct , tentando melhorar o visual do bebezão sem noção,, aquele que kalil enfrentou ondas de dez metros e temperaturas abaixo de 20 graus, esforço hercúleo pra buscar aquele blefe, aberração. Como é que pode. Voltando, na semana fatidica , toda hora cuca dando entrevista dizendo que era ruim pra Minas o cru cru cair. Nascemos pra sofrer. De novo, como é que pode. Grande fdp , Queria ver se fosse o contrario se eles pudessem nos jogar na segunda , aí seria 12 a 1
Boa tarde xará e amigalos! A carroagem do Sampaoli virou abóbora. O futebol alucinante e avassalador do início do campeonato virou "esquema manjado" no final do primeiro turno. A única coisa certa desde o início é a quantidade de gols que o GALO leva. Não acho isso normal e nunca irei achar. Fazíamos 4 e levávamos 2 ou três. Eu repito: O GALO tem o mesmo filme há anos. NINGUÉM!!!!!!!!!!!!! EU DISSE NENHUM TREINADOR CONSEGUE ACABAR COM ESSA SINA DE DEFESA DE PENEIRA DO GALO!!!!!!!! Parece uma zica que o time tem!!!!!! Começa o jogo e você já fica apreensivo. Deixaram o Jemerson ir para os gambás mesmo com nossas sérias deficiências defensivas!!!!!!! Gastou-se R$ 20.000.000,00 nesse Marrony que não apresentou absolutamente nada até o presente momento. Oportunidades ele teve sim. Dylan Borrero chegou como jóia(só se for jóia falsificada da Colômbia!). Contrataram o Leo Sena(rifaram o jogador). Esse Zaracho é tão bom assim????? Esse Savarino é um Neto Berola melhorado. As coisas vão se clareando com o tempo. Acho até que tivemos sorte nos primeiros jogos. Quando os adversários se acertaram ficamos pra trás. Essa é a realidade. Alguns desses erros devem ser creditados ao Sampaoli que ganha uma fortuna e encheu o GALO de gringos meia boca e Alexandre Mattos que gastou muita grana em jogadores medianos. Sejamos coerentes e racionais. Algum de vocês acha que venceremos o CBFLA no domingo??????? Se tiver sorte empata....se não será goleado....
Boa dia, Massa e Guru !
Uai, qual é nossa colocação no brasileirão atual, para um clima tão hostil e pessimista? Desculpe Guru, mas tá batendo o desespero? Comparar nosso momento atual com o da segundona? Nosso arquirrival gostaria de estar em nosso lugar, pergunte a eles?
Meu caro amigo, não deixe se contaminar por este tsunami de pessimismo que vem assolando parte de nossa torcida depois dos resultados ruins. Sei que é difícil e até eu que fiz um curso intensivo de paciência com Mahatma Gandhi, ontem entrei na pilha.
Pergunto: quando foi que na montagem do elenco, na contratação do técnico e na vinda do novo diretor de futebol, foi prometido o título para este ano? Nunca, fomos nós mesmos torcedores que criamos esta expectativa e agora estamos cobrando.
“El pelado” precisar rever seu conceitos, escalações e esquema tático é fato, mas daí a pedir a cabeça do cara é um absurdo. Querem voltar à época de 4 a 5 técnicos no ano? O clube está mudando, mas parte da torcida continua a mesma.
.
Bom dia MASSA!
Eduardo, em meus comentários sempre deixei claro que nosso time é para disputar pré libertadores, ou talvez uma vaga direta a depender dos Gs. Isso não quer dizer que eu me contento com essa vaga. Tb não sou pessimista, só sou realista. Vejamos:
- Réver, qdo quis voltar a 5 anos atrás, o 9ALO não quis por que era "velho". Ele foi para o mulambo e lá virou capitão. Qdo já não precisava mais, pois aí sim já estava velho, voltou pra cá.
- Bueno, não sei quem é até hoje. E acho que a torcida toda tb não. O Gabriel é tão ruim assim? Eu nem gostava dele, pelo jeito ficou pior.
- Mariano, vc ou mais alguém achou que iria dar certo? E O Mailton, por que encostou ele? Guga?
- Keno, bom jogador, mas sabemos que não é nenhuma cereja do bolo.
- Marrony, tinha, ou tem, um futuro promissor, mas é igual aos da nossa base, precisa de tempo. Chegou e foi queimado jogando fora de sua posição. Igual a Borrero e outros tantos que já passaram aqui, uma promessa que nunca vinga.
- Sasha, onde passou não deixou lembrança. Aqui pelo jeito tb não.
E por aí vai. Nenhum desses aí serve para ser protagonistas. Nem vou falar de Allan, Nathan, Hyoran, Savarino, etc. Acorda! Esse time é uma base razoável para se ter um time. Para ficar um pouco forte, e aí sim disputar posição lá em cima, é necessário mais umas 5 peças, mas mesmo assim ainda é difícil de brigar por título.
O 9ALO precisa nesse momento é de um bom psicólogo para atender o técnico e os jogadores, que estão achando que são os melhores do mundo. Tem de por o pé no chão e acordar para a realidade limitada do time. Com isso é partir pra cima com vontade, gana, desejo de vencer na marra, por que na técnica, esquece. No sapatinho então, aí é pode por as barbas de molho.
BORAAAA 999AAAALLLLÔOOOOOOO!!!!!!!!!!
PS.: Depois de tanto dar errado, eu acredito em vitória sobre os mulambos. Mas se perder, registra aí, já vai ter gente torcendo para os 45 ptos chegarem rápido.